Isolamento de sótão em casa com telhado frio: escolha do material e etapas da obra
A salvação do severo clima russo para muitas pessoas é um lar acolhedor. Nem sempre é suficiente isolar o porão, o porão e as paredes: se o telhado da casa estiver frio, é necessário isolar adequadamente o sótão. Este procedimento possui uma série de características que devem ser levadas em consideração antes de iniciar o trabalho. Caso contrário, todos os fundos e esforços serão desperdiçados, o resultado não justificará os esforços feitos.
Peculiaridades
Independentemente do tipo de edifício e do seu número de pisos, os trabalhos com tectos devem ser efectuados de acordo com regras estritas.
- É necessário fornecer uma margem de segurança que cubra seu próprio peso e carga de projeto.
- Sob a carga total do projeto, não deve haver deformação ou deflexão.
- É necessário garantir o nível de isolamento acústico prescrito pelos regulamentos ou recomendações especiais para projetos de construção.
- Pressupõe-se a manutenção do limite de resistência ao fogo estabelecido pelos documentos regulamentares.
Ao isolar sótãos, qualquer um desses requisitos pode ser violado por ignorância, devido à imprecisão ou devido a um desvio da tecnologia padrão. O resto das nuances já pertencem a um grupo de pisos.
Tipos de piso
A parte principal da casa pode ser separada do sótão pelo sótão e pisos intermédios. A diferença é que no primeiro caso a parte superior do edifício não é aquecida e, no segundo, é transformada em sótão residencial.
Por projeto, os segmentos de piso de suporte de carga são com vigas e sem vigas. Os primeiros são formados por vigas e enchimento, os segundos são homogêneos, realizados na forma de lajes ou painéis.
Pisos de viga em uma casa particular são criados de tal forma que o principal os elementos estavam a distâncias iguais. O principal material de construção é a madeira. Metal e concreto armado praticamente não são usados.
Os blocos de madeira são bastante leves, mas têm uma séria desvantagem - a limitação do comprimento máximo. Na versão entre pisos, podem ser utilizados se o vão não for superior a 5 m. Para um sótão inexplorado, o valor admissível pode ser aumentado em 1 m.
Às vezes, você precisa tornar o intervalo ainda maior. Em seguida, é necessário usar estruturas metálicas. Em uma casa de campo de verão, essa solução não é usada por razões óbvias. Na maioria das vezes, o pavimento, que é colocado no topo das vigas, funciona simultaneamente como forro (para o piso inferior) e como pavimento (para um sótão ou sótão simples).
Além das vigas e piso, um rolo e uma camada de isolamento também são montados.
As casas, semelhantes a um retângulo, são paralelas à parede mais curta. Uma distância e seção estritamente definidas da estrutura ajudam a evitar a deflexão das vigas em um estado carregado.... Esses indicadores estão inter-relacionados.
Sob um telhado frio, é necessário colocar vigas com uma folga maior do que sob o sótão (isso se deve à diferença de carga). Independentemente da opção específica, é necessário isolar o piso de forma a garantir a proteção das vigas contra a entrada de água. Um material impermeável ao vapor é necessário no topo da camada protetora.
Materiais (editar)
O isolamento adequado sempre começa com a secagem do sótão, abrindo as janelas.É importante levar em conta a nuance: funcionam no sótão e não no teto das salas.
O sortimento de aquecedores é ótimo, em qualquer loja de ferragens você pode encontrar muitas variedades. Eles são divididos em três grupos principais - bulk, roll e feitos na forma de placas. Cada uma das variedades é adequada para resolver problemas estritamente definidos.
Produtos a granel eles estão perfeitamente combinados com tetos com vigas de madeira, ajudando-os a "respirar". Mas não é muito conveniente montar espuma de poliestireno.
Opções de rolo são caracterizados por uma maior compatibilidade ambiental.
Placa, apesar da gravidade, é bem combinado com pisos de concreto (por exemplo, concreto de espuma), que diferem em densidade.
O isolamento do interior do cômodo (da lateral do teto) em um sótão frio é raramente praticado, o que está associado a vários problemas:
- abaixando o nível da sala;
- violação constante do acabamento já criado e da necessidade de sua reparação;
- diferente segurança ambiental e sanitária de materiais de isolamento térmico.
A instalação da proteção térmica do interior da sala pode ser feita de forma econômica ou mantendo o nível adequado de conforto. Temos que abrir mão da lã mineral, manter a distância entre o isolamento térmico e a decoração externa (isso é necessário para ventilação). O isolamento interno é a melhor opção para se manter aquecido ao organizar um teto falso.
Se o isolamento for realizado com espuma de poliuretano extrudado ou poliestireno expandido, é necessária a pré-instalação do torneamento, em cima do qual é fixada a drywall... A espessura da madeira é selecionada em 0,2 - 0,3 cm a mais do que a própria camada isolante, a etapa de instalação é 0,1 - 0,2 cm mais estreita do que o penoplex. Recomenda-se a utilização de lã mineral apenas nos casos mais extremos: é altamente tóxica.
Ecowool muito melhor, obtido da celulose com adição de substânciasreduzindo o risco de incêndio. Esse material suprime perfeitamente os sons estranhos. Se você usa palhetas, não pode ter medo de fogo.
É hora de descobrir quais características cada um dos grupos de revestimento possui e quais outros materiais pertencem a eles.
Volume
Eles começaram a usar o tipo de isolamento em massa na antiguidade. Suas principais opções são:
- argila expandida;
- serragem;
- fibras de linho;
- hastes de cana.
Cada variedade tem suas próprias diferenças e características de desempenho. A facilidade de obtenção, a disponibilidade e o preço quase nulo da serragem também têm um lado negativo (têm vários inconvenientes).
Os camundongos se acomodam facilmente na massa de serragem. Isso pode ser evitado adicionando cal hidratada e carboneto. Para se manter aquecido, uma camada de 10 - 20 mm é suficiente, mas esta qualidade impressionante é anulada pela alta inflamabilidade.
A argila expandida é compatível com pisos de madeira e concreto: ao ser preenchida, é criado um revestimento de piso completo. A espessura da camada varia de 20 a 25 mm, sob a qual deve haver uma mesa de concreto de cerca de 5 mm.
Em rolos
As vantagens indiscutíveis de qualquer isolamento de rolo são a facilidade de uso e a instalação simples dos blocos. Isso permite que você execute o trabalho sozinho.
Na maioria dos casos, apesar de todas as suas desvantagens, a lã mineral é usada. Antes de assentar o material, será necessário fazer uma barreira de vapor de alta qualidade com costuras coladas para maior estanqueidade.
Entre os materiais do rolo em primeiro lugar em termos de segurança ambiental estão as algas... Eles não são propensos a apodrecer, mas podem se tornar um repositório para organismos microscópicos e animais parasitas. A probabilidade de queima é muito pequena, ao processar com soluções especiais, pode ser reduzida a zero.
Se as algas são seguras, isso não pode ser dito sobre lã de vidro... A resistência à água é desvalorizada por um sério incômodo durante o trabalho: você terá que se proteger de fibras pequenas, espinhosas e perigosas. Depois de um tempo, o material endurece e perde em grande parte suas qualidades positivas..
Na forma de esteiras e lajes
O isolamento da placa distingue-se pelo bloqueio confiável da entrada de ar. Não deve ser usado em casas feitas de materiais naturais.... Mais frequentemente, na fabricação de placas, espuma de poliestireno, juncos, ecowool são usados. algas marinhas.
A tecnologia prevê a instalação estritamente em superfícies planas com colocação preliminar de filmes de barreira de vapor... Mesmo as menores irregularidades precisam ser eliminadas. É fácil fazer um piso completo acima da laje, o que permite criar sótãos residenciais desde o sótão mais frio desde o início.
Pulverizável
Um verdadeiro avanço tecnológico foi o uso de isolamento pulverizado. É importante abordar cuidadosamente sua seleção e levar em consideração todas as características, incluindo as vantagens e desvantagens do revestimento criado.
Os principais aspectos positivos ao usar penoizol para isolamento são:
- nível excepcionalmente alto de proteção térmica;
- excelente absorção de sons estranhos;
- permeabilidade de vapor sólido (sem condensação);
- a possibilidade de uso em locais inacessíveis ou inacessíveis para outros produtos de isolamento;
- facilidade de instalação em cima de todos os materiais de construção existentes.
Este último ponto não significa que a preparação cuidadosa da superfície possa ser negligenciada.
Somente um desengraxamento completo da base garante uma aderência decente e desempenho estável de sua função principal pelo material.
Independentemente da opção escolhida, o trabalho preparatório é mais ou menos o mesmo.
Preparação para o trabalho
Antes de começar a trabalhar no sótão de uma casa de madeira, é necessário verificar as juntas dos pisos. É importante considerar: não deve haver fendas e rachaduras na base. Qualquer lacuna é fechada usando argamassa de cal e estopa... Os elementos da estrutura são impregnados com compostos anti-sépticos e retardantes de fogo.
Se as saídas de ventilação ainda não foram criadas, é hora de fazê-las.
Se você planeja fazer o isolamento de acordo com o esquema de laminação, é necessário equipar as lajes do piso com toras (barras especiais). Parafusos ou buchas de concreto podem ser usados para fixá-los.
Quando se planeja transformar o sótão em sótão, os tubos de aquecimento com certeza serão isolados. Os seguintes tipos de lã técnica são mais adequados para eles:
- copo;
- mineral;
- escória;
- pedra;
- basalto.
Para sua informação: as opções mais baratas devem ser utilizadas em áreas com invernos amenos. Se as geadas forem fortes o suficiente, você terá que comprar um isolamento mais caro e confiável.
É necessário limpar a superfície tanto quanto possível dos menores vestígios de poeira e outros contaminantes. Todas as seções dos sistemas de aquecimento são sobrepostas com materiais de proteção pelo menos duas vezes.
Características da combinação de isolamento de calor e vapor
A barreira de vapor em combinação com o isolamento térmico é sempre feita extremamente apertada. Os rolos são sobrepostos até 0,2 m, colados. Um pré-requisito é uma sobreposição na parede, seguida de prensagem com gesso... Deve-se dar preferência a materiais com uma superfície de folha que reflita efetivamente os raios infravermelhos.
Limpeza de pisos
Este momento não pode ser subestimado. Vale a pena usar uma casa por vários meses sem visitar um sótão frio, pois uma quantidade incrível de poeira, sujeira, teias de aranha se acumulam ali. É necessário remover todas as coisas, mesmo as menores e insignificantes, remover todos os detritos antes de iniciar o trabalho.
Aquecimento
Não será possível desmontar a tecnologia de aplicação de todos os revestimentos possíveis. Precisamos parar em uma opção. Por exemplo, como esteiras minerais.
Primeiro, você precisa remover o calçadão e anexar uma camada de barreira de vapor às vigas. Para a fixação de filmes de membrana, vale a pena usar grampos de 14 - 16 mm, cravados na base com um grampeador. Os vãos das estruturas são preenchidos com esteiras, as quais são fixadas com seções transversais de 20x50 mm.Essas ripas ajudarão a manter a barreira extra de vapor.
Depois, você precisa fazer um calçadão com as próprias mãos e equipar o teto. Para proteger os tubos de ventilação do frio, os materiais que formam uma espécie de concha (por exemplo, penofol) são mais adequados... É melhor que a espuma de polietileno, não absorve tanta poeira, que está inevitavelmente presente em qualquer ambiente.
Se o tubo de ventilação passar pela parede principal, ele deve ser colocado em uma luva de isolamento térmico... Quando o duto de ventilação passa pela sala, é necessário colocar o material onde comece a sentir o congelamento. A proteção da ventilação é feita antes de cobrir o resto do edifício.
Uma torta típica envolve empilhamento:
- placas sólidas 25x100, 30x100 mm;
- uma membrana de duas camadas que protege do vento;
- Vigas de 5x5 cm nas vigas sobrepostas (a distância entre os blocos deve ser de 59 cm);
- vigas com base em madeira dupla 5x20 cm;
- madeira nova 5x5 cm;
- barreira de vapor (melhor com folha de alumínio);
- placas nas sobreposições da barreira de vapor.
Nos sótãos, é preciso lidar com o problema de uma parede congelada ou mesmo de várias paredes ao mesmo tempo. Apenas o isolamento simultâneo da estrutura, tanto fora quanto dentro do edifício, ajudará a eliminar esse incômodo. A espessura mínima da camada interna deve ser de pelo menos 20 cm. Este é o caso raro em que não há nada melhor do que lã mineral simples.
Usando outro método antigo de isolamento da parte principal do sótão (com linho), proceda da mesma forma que no trabalho com serragem. A diferença se manifesta apenas no revestimento da camada formada com papel kraft, devido ao qual o risco de danos ao material e de seu molhamento é reduzido.
Sobreposição
Pisos de madeira entre pisos não precisam ser isolados, a menos que o aquecimento separado das instalações seja planejado para economizar dinheiro. Neste caso, a camada de barreira de vapor deverá ser montada por cima e por baixo.
A sequência de trabalho com piso de concreto é a seguinte:
- limpeza;
- nivelar o relevo;
- preparação com base em contrapisos monolíticos de taludes para escoamento de umidade;
- colocação de impermeabilizantes (é necessária liberação nas bordas);
- a formação de uma mesa cimento-areia de até 50 mm de espessura;
- decks e vedações para telhados.
Quando o telhado já está pronto, não faz muito sentido abri-lo e tocá-lo. É melhor usar penoplex ou outro material que não precise ser protegido do contato com a umidade. Em uma versão, as toras são montadas, cobrindo-as com isolamento e cobrindo as lacunas com espuma. Em outro método, as lajes são fixadas ao chão usando buchas de guarda-chuva.
Telhados
Para garantir um nível suficiente de proteção térmica, é necessário isolar não só o teto, mas também as saliências das cornijas, a calha, a junção com as paredes. Eles funcionam estritamente de pontos baixos para pontos altosenquanto mantém todas as encostas intactas. As lacunas são de pelo menos 15 cm, a própria camada de isolamento deve ser de ponta a ponta.
As telas são dispostas da cumeeira até a saliência com uma inclinação não superior a 15% paralela aos patins, sendo uma maior - perpendicularmente. Deve-se ter cuidado para garantir que os rolos sejam empilhados sem amassados., bolhas de ar e vazamentos.
Processamento de elementos de cobertura
Se as pernas da viga forem mais finas do que a camada pretendida de isolamento, elas devem ser construídas com ripas de madeira. As próprias ripas são previamente impregnadas com soluções de proteção. O tratamento do telhado para prevenir incêndios e danos causados por insetos também será necessário.
Dicas de construtores profissionais
Qualquer construtor experiente é guiado pelo SNiP II-3-79 ao isolar várias partes de um edifício.
Além de fórmulas prontas para calcular a espessura e o tipo de material, você precisa prestar atenção a:
- condições climáticas da região;
- recursos de carga do vento;
- material de parede;
- as especificidades do aquecimento na casa.
Um verdadeiro especialista ou equipe inicia o isolamento somente após a conclusão de todos os trabalhos de cobertura.
Como isolar o sótão com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.