Escada dobrável para o sótão: características do dispositivo
O sótão é raramente usado, mas as escadas que levam a este quarto devem ser confortáveis, compactas e seguras. Normalmente, os proprietários da casa utilizam uma escada anexa ou fixa instalada na rua. Para economizar espaço na casa, uso confortável e levantamento seguro, um sistema de dobramento é instalado.
Características e benefícios
Uma escada dobrável na casa é projetada para ser usada conforme necessário no sótão. É confortável de usar, uma vez que pode ser colocado em condições de funcionamento sem muito esforço, e a necessidade de liberar uma grande área é excluída. A principal característica deste sistema é que o princípio da sua utilização é semelhante ao das escadas. É importante levar em consideração não apenas um grande número de vantagens, mas também algumas características.
Vantagens.
- Segurança. A escada dobrável é estável e resistente. A qualquer momento, independentemente das condições meteorológicas, existe a possibilidade de uma subida segura até ao sótão. Alguns tipos de sistemas dobráveis são equipados com degraus e corrimãos.
- Compacidade. O sistema de construção de pequenas dimensões permite-lhe poupar espaço aproveitável na divisão e no sótão. O estado desdobrado das escadas requer pouco espaço.
- A comodidade de uso. Este tipo de produto dobra-se rapidamente e sem esforço. Existem modelos de construção de acionamento elétrico prontos.
- Facilidade de instalação. O kit de escada dobrável contém instruções simples. Seguindo isso, mesmo uma pessoa sem experiência não terá dificuldade em estabelecer um modelo. O sistema não requer reforço adicional de paredes, pisos e tetos. A leveza do design permite que você mova e instale facilmente o produto em outro local.
- Lucratividade. O sistema acabado é mais barato do que uma escada fixa. O modelo dobrável pode ser feito em casa.
- Estética. A escada está localizada na tampa da escotilha na superfície do teto e um acabamento de qualidade manterá a aparência. O design fica completamente escondido, por isso não estraga o interior.
- Sistema de dobragem o sótão está limpo, é conveniente quando há crianças em casa ou a área do quarto é pequena. O design é visível apenas quando usado, portanto, não há necessidade de selecionar um design para o interior.
Peculiaridades.
- Alguns tipos de modelos nem sempre são confortáveis de usar de acordo com os seguintes critérios: a inclinação da subida, o tamanho e o número de degraus. Se a subida for muito íngreme, será desconfortável mover-se com objetos volumosos nas mãos.
- A presença de uma escotilha quebrará a rigidez da sala. O sótão deve ser isolado, o que acarreta custos adicionais. Em alguns modelos de estruturas de fábrica, a escotilha é equipada com um selo.
- A necessidade de cálculos precisos e habilidades para escadas feitas pelo próprio.
Variedades
O princípio de funcionamento da escada consiste em várias etapas simples: abrir a tampa da escotilha, puxar a unidade dobrada em sua direção. Todos os componentes ficarão fixos e imóveis. Se você empurrar a parte inferior um pouco para cima, a escada dobrará de volta à sua posição original. No final, você precisa fechar a escotilha.
Uma maneira mais fácil de operar é com escadas elétricas. Para colocá-los em condições de funcionamento, você deve pressionar o botão no controle remoto.
A escada de acesso ao sótão apresenta uma série de vantagens: funcionalidade, tamanho compacto e facilidade de uso. A gama de projetos permite que você escolha um tipo específico que seja ideal para os parâmetros da casa.As instalações dobráveis no sótão são de diferentes tipos. Eles diferem em seu design.
Uma das variedades comuns é o "acordeão". Este tipo de produto tem um tamanho pequeno, o princípio de dobragem funciona como uma pele de acordeão. A escada é de metal leve, pois suas partes são móveis, por isso é importante levar em consideração sua carga máxima durante o uso. Depois de um tempo, é recomendável lubrificar os fixadores. "Acordeão" é universal, pois pode ser puxado até um determinado tamanho, dependendo da altura do teto.
A escada retrátil é telescópica. Este produto é caracterizado pela facilidade de uso. Quando dobrado, é o menor em comparação com outros sistemas de escada dobrável. A estrutura é montada a partir de tubos ocos de metal (alumínio), que formam seções com degraus, quando dobrados uns nos outros e presos por grampos. O modelo pode consistir em duas, três ou mais seções.
Escada seccional dobrável. É popular com designs caseiros. O modelo se dobra como um livro ou livreto ou as seções se sobrepõem. Normalmente, o comprimento da primeira seção é igual ao tamanho da tampa do poço. O design é mais geral, mas o mais confiável e seguro.
Há uma escada em duas seções. A primeira parte curta é fixada na escotilha, e a segunda - a longa - se desdobra no chão. Esse tipo de sistema também é chamado de escada do transformador.
O sistema de escada retrátil é o mais complexo. Uma escada dobrável para o sótão consiste em degraus fixados em uma corda de arco. A escada é tão grande quanto possível e confiável. É o mais confortável de usar, pois o ângulo de inclinação não é superior a 45 graus. Para criá-lo sozinho, você precisa de equipamentos e habilidades.
É importante atentar para a preparação da sala com a eclosão. A área potencialmente ocupada pela escada é liberada. Para segurança no sótão, eles instalam uma cerca ao redor da escotilha ou emolduram o modelo dobrado com uma caixa.
Materiais (editar)
A escolha do material depende da tecnologia de dobra. As escadas podem ser criadas em metal (alumínio, aço inoxidável), madeira ou uma combinação.
Escada dobrável de madeira tipo loft ecologicamente correta e tem uma aparência atraente. Ficará bem em uma casa com um interior de madeira. As qualidades positivas da instalação são boa tolerância às mudanças de temperatura e exposição à umidade. As qualidades negativas incluem o risco de incêndio do produto, e os insetos também podem começar na madeira.
A escada dobrável é feita de madeira maciça. Os detalhes são conectados por meio de uma tecnologia especial. Nas bordas dos degraus existem saliências que são inseridas nas aberturas das guias, a conexão é fixada com cola. Para a fabricação de vãos, as vigas são escolhidas a partir de uma variedade de coníferas, faia ou freixo, para degraus - de carvalho. A capacidade de carga da instalação dobrável de madeira é de cerca de 100 kg.
A escada dobrável de metal para o sótão é feita de metal que não corrói. Para a fabricação de estruturas complexas, opta-se pelo alumínio ou aço. A principal vantagem do sistema de alumínio é a simplicidade de construção, um metal tão leve e durável durará muitos anos. Os produtos de aço são oferecidos com um revestimento resistente à corrosão. A capacidade de carga da estrutura metálica é de 200 quilos, valor muito superior ao de uma escada de madeira.
As desvantagens de uma escada dobrável de metal incluem a complexidade de fazê-la em casa. Para criá-lo, você precisa ter habilidades especiais, experiência com soldagem e equipamentos.
Resistência e leveza são as principais características de uma escada dobrável para loft. A melhor opção é uma escada combinada. Esta estrutura é composta por degraus de madeira e suportes de metal.Esse tipo de sistema é econômico e confiável. Alguns modelos usam almofadas de borracha para reduzir o deslizamento.
Como determinar as dimensões?
Para tornar o uso da escada confortável, é necessário determinar as dimensões básicas da estrutura e fazer cálculos. É importante ter em consideração os parâmetros da divisão em que se localizará a entrada para o sótão: a altura dos tectos, a zona onde se desdobrará a escada, o declive da escada. Normalmente é instalado um modelo de 3 ou 4 seções para tetos com altura de 3 metros.
Dimensões básicas a serem determinadas.
- Altura do teto e comprimento da escada. Quanto mais alta a altura do teto, mais confiável e forte deve ser a estrutura. Ao medir a altura dos tetos, o comprimento, o tipo de sistema de dobramento e o número de seções são determinados. A uma altura de 3,5 metros, é recomendável instalar uma versão estacionária da escada.
- A abertura e a largura das escadas. O tamanho da abertura pode ser de 0,5-0,6 a 0,7-0,8 metros. O tamanho ideal é considerado 0,8 por 1,20 m. A largura do degrau depende da largura da escotilha. Será confortável subir escadas com 60-70 cm de largura.
- Tendência. Um ângulo de inclinação seguro e confortável é de 30-55 graus.
- Passo, número e largura dos passos. Características médias de um degrau e de um degrau que serão seguros e fáceis de usar: 15-17 degraus com 20 cm de largura e 2 cm de espessura, um degrau de 18-23 cm.
Depois de determinar todos os parâmetros acima, você pode prosseguir para a seleção de uma escada dobrável. A segurança e confiabilidade do produto são caracterizadas não só pelo material e parâmetros calculados corretamente, mas também pela competente instalação do sistema.
Instalação
Por segurança, considere as seguintes restrições:
- não use o produto para pisos de gesso cartonado;
- não desmonte os elementos constituintes da estrutura durante a instalação;
- não destorça os fechos que conectam a escada e a escotilha;
- não opere a escada dobrável até a conclusão do trabalho.
A instalação doméstica de um sistema de escada dobrável completo começa no sótão, para isso, o kit é elevado até o sótão. Primeiro, a estrutura é colocada com a escotilha fechada e, em seguida, a escada é fixada na tampa da escotilha aberta no estado desdobrado. O sistema deve repousar no chão e estar parado no momento da instalação. Depois de efectuada a instalação "grosseira", é necessário verificar o funcionamento do sistema: abrir várias vezes a tampa da escotilha da divisão, desmontar e montar as escadas. Se nenhum problema for encontrado com a operação da instalação, a instalação continuará.
Antes de iniciar o trabalho, você deve ler atentamente as instruções anexas e verificar a estrutura para manutenção.
Primeiro, você precisa colocar uma caixa na base da abertura e fixá-la com parafusos, o espaço entre a caixa e a abertura é preenchido com espuma. Em seguida, a seção superior é instalada. Desdobre a escada e certifique-se de que está estável, forma uma linha reta. Isso pode ser corrigido reduzindo as pernas da última seção. Ambos os lados da estrutura devem se ajustar perfeitamente às superfícies.
No kit pronto, há uma grade para a escotilha do lado do sótão. Consiste em montantes e travessas. Para criar uma estrutura mais confiável e rígida, os racks são fixados com suportes de metal. Eles conectam as barras verticais ao chão.
Verifique se há vazamentos na porta. A tampa deve se encaixar perfeitamente na abertura. Com pouco aperto, o calor sairá da sala. Em seguida, um reparo cosmético é executado na parte inferior da tampa da escotilha. Quando a instalação for concluída, você pode conduzir uma verificação de controle.
Os equipamentos com designs e funções modernos de uma escada dobrável podem ser variados. Isso inclui corrimãos, tampas de proteção, sistema eletrônico e controle remoto. A opção mais simples é construir um sistema dobrável de madeira. A madeira é o material mais facilmente disponível e fácil de trabalhar.
Antes de executar o trabalho, é criado um desenho da escada projetada. Mede-se a altura do chão ao local onde se encontra a escotilha, realizam-se cálculos. A maneira mais fácil é criar uma escada seccional que se desdobra como um livro.
Para a construção da corda do arco das escadas, você precisará de vigas grossas, placas com a espessura necessária para o fabrico de degraus e fechos de metal. Todos os elementos da futura escada do sótão são preparados com antecedência. As seções da tampa da escotilha são montadas e fixadas com dobradiças de metal. Todos os elementos da estrutura dobrável e escotilha são reforçados e um teste de verificação é realizado. Deve ser lembrado o cuidado com as partes móveis das escadas, elas devem ser lubrificadas a tempo.
Dicas úteis
Se você precisar comprar uma versão econômica das escadas, deve escolher uma escotilha de 16 mm de espessura. A caixa deste modelo não é lacrada. Esta é uma ótima opção para chalés de verão sem aquecimento.
É melhor organizar o local para criar uma abertura para o sótão no canto da sala e o mais longe possível da entrada da sala. Esta localização é a mais conveniente. A área ao redor da rampa deve estar livre de pequenos objetos não estáticos (por exemplo, cadeiras).
Uma escada dobrável é segura para operar se atender aos seguintes critérios básicos.
- A resistência e a qualidade do material de todas as peças e elementos. O mecanismo deve ser o mais confiável possível.
- Apesar de a estrutura possuir elementos rígidos, ela própria deve ser leve. Este critério se deve à facilidade de uso. Além disso, o material leve não cria tensão adicional na hachura.
- Fácil de usar. Qualquer adulto deve lidar com colocar a estrutura em condições de funcionamento e montá-la. Qualquer tipo de mecanismo deve ser fácil de desdobrar e dobrar à mão.
- Todos os acessórios e acessórios devem funcionar sem dificuldade. O funcionamento dos elementos do sistema de dobragem deve ser suave. Para colocar o mecanismo em movimento, esforços e solavancos não devem ser necessários.
- Se o sótão estiver em uso constante, a escada também será usada com frequência. Uma sala de cinema pode ser organizada no sótão. Neste caso, é melhor fazer uma estrutura dobrável com as próprias mãos ou encomendá-la a um mestre. Uma escada projetada para um tamanho específico garante confiabilidade, segurança e confiança.
Para conhecer as características do dispositivo de escada dobrável para o sótão, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.