Fazendo uma escada de sótão com uma portinhola com suas próprias mãos

Contente
  1. Compromisso
  2. Tipos de estruturas
  3. Onde colocar?
  4. Materiais (editar)
  5. Dimensões (editar)
  6. Fabricação passo a passo
  7. Dicas úteis

Havendo uma casa particular com sótão, muitas vezes é necessário instalar uma estrutura adicional, com a qual seria fácil subir para trabalhar no segundo andar da casa. Fazer uma escada no sótão será a maneira mais fácil e bem-sucedida de fazer isso. O uso da escotilha permitirá ocultar a estrutura quando ela não for necessária, e fazer a própria escada com as próprias mãos não duvidará da qualidade e confiabilidade da estrutura.

Compromisso

Em uma boa casa particular, durante o processo de projeto, um sótão é geralmente colocado. Este é um local não residencial, onde muitas vezes são adicionadas todas as coisas desnecessárias, para as quais não há espaço suficiente na casa. Se desejar, você pode fazer um segundo andar inteiro com ele. Em qualquer caso, não importa como esta sala seja usada, você precisa ser capaz de entrar nela. A opção mais simples e confiável é uma escada.

Inicialmente, as casas particulares eram construídas com estruturas externas de ferro nas laterais., pelo que era possível, com bom tempo, chegar ao sótão com bastante conforto. Se inicialmente a escada não foi feita, então foi utilizada na fazenda uma estrutura simples de madeira acoplada, a qual foi instalada apenas no momento necessário. A desvantagem de qualquer um dos métodos acima é a sazonalidade - somente no verão, com bom tempo e horas de luz do dia, você pode entrar com segurança no sótão e fazer todas as manipulações necessárias nele.

Em vista dessas características, muitos proprietários de chalés de verão e suas próprias casas constroem uma escada de sótão no interior das instalações. Para ocupar pouco espaço e não atrapalhar os inquilinos, na maioria das vezes a estrutura é dobrável. A escada do sótão pode ser de metal ou madeira, você pode comprar ou fazer você mesmo. Cada proprietário decide este momento por si mesmo. Para que não saia uma corrente de ar do sótão, não caia poeira e simplesmente não haja buraco no teto, fecha-se com uma portinhola.

Se o sótão for equipado para aposentos, geralmente uma escada fixa é erguida para que você possa subir e descer rapidamente. Para uma área não residencial, o mais lógico seria uma estrutura dobrável, que fica escondida atrás de uma escotilha sob o teto e pode ser acessada a qualquer momento. Havendo a opção de subir escadas dentro de casa, não há necessidade de se preocupar com as condições meteorológicas ou com a escuridão do dia, se houver necessidade de retirar algo do sótão ou retirar algo desnecessário.

Tipos de estruturas

Se você está intrigado com a compra ou fabricação de escadas para o sótão, em primeiro lugar você precisa entender que tipo de construção é a certa para você. Tendo determinado o local onde vai instalar a escada, você pode entender o quão grande ela pode ser, quanto espaço vai ocupar, que tipo será, e só depois disso você poderá dar alguns passos mais sérios.

As principais opções de escadas do sótão são:

  • dobrando;
  • dobrando;
  • retrátil;
  • Primavera;
  • telescópico.

As escadas dobráveis ​​são geralmente feitas de metal, porque esse material permite que você crie uma estrutura pequena e facilmente dobrável. O principal material para isso é o alumínio, por sua leveza e bons indicadores de resistência. A vantagem desse tipo é a versatilidade do dispositivo, que é adequado para quase qualquer tipo de construção de casa com uma grande variedade de alturas de teto.

Se esta opção for dobrada, o design acaba sendo pequeno, e não vai além da caixa feita para ele. Das desvantagens, apenas a complexidade de dobrar e dispor o mecanismo pode ser distinguida, porque essas ações requerem uma certa força física. Além disso, é muito difícil fazer essa escada em casa. Aqui, cada peça deve ter um determinado comprimento e ser fixada com os mecanismos de dobradiça necessários, pois será mais fácil adquiri-la na loja.

Você pode fazer uma escada dobrável de madeira, mas terá uma aparência completamente diferente. Você pode fazer isso sozinho sem muita dificuldade. Será composto por duas partes. Durante a dobragem, ela será presa à parte mais longa, e a escada inteira não se esconde em lugar nenhum, mas é presa ou presa à parede. No caso de um fixador, você precisa fazer fixadores na parede.

Se houver necessidade de uma escada portátil, um mecanismo muito simples, mas confiável, pode ser feito usando barras e um cabo. Duas barras são selecionadas de acordo com a altura do teto, degraus estão sendo preparados - não devem ser mais do que quatro, entre os dois degraus de madeira haverá um degrau feito de cabo, que estica toda a estrutura durante a operação. Ao afrouxar o cabo, você pode desmontar tudo completamente e colocá-lo em um armário ou outro local de armazenamento.

O tipo de escada dobrável do sótão difere no tipo de dispositivo. Todas as partes da estrutura são dobradas umas nas outras e retraídas para cima. O mesmo princípio é usado no layout - cada seção é aberta por vez e a escada está pronta para uso. Esse tipo de operação é realizado por meio de um mecanismo de dobradiça instalado em ambos os lados de cada vão. A parte superior é fixada na escotilha, ao ser aberta, surgem corrimãos adicionais, que tornam a estrutura da escada mais confiável e contribuem para uma subida fácil e rápida.

A comodidade desta opção é que, quando dobrada, a escada tem as mesmas dimensões da caixa em que está colocada, o que significa que não ocupa mais espaço do que o necessário. Se desejar, subindo escadas, também é possível retirá-la, para não atrapalhar os demais moradores da casa, caso a posição da escotilha seja em passagem.

Por segurança, são feitos sulcos nos degraus que não permitem que o pé se desloque e a pessoa se segure com segurança, subindo ou descendo até o primeiro andar da casa. Nos designs adquiridos, isso é fornecido inicialmente e, ao planejar sua própria produção, você não deve se esquecer dessa nuance. O tipo de fixação de degraus em estruturas acabadas é denominado "cauda de andorinha".

A escada retrátil pode ser composta por duas ou três partes, que é regulada pela altura dos tetos da casa. O princípio de operação de tal dispositivo é simples - cada seção se estende uma após a outra, como se sobre trilhos. A seção superior deve ser fixada à viga principal do sótão para manter a estrutura robusta. Ao planejar a instalação de tal meio de elevação, você precisa fazer uma caixa especial no teto, na qual a escada será montada. É importante ter uma estrutura sólida e confiável, caso contrário corre-se o risco de desabamento do teto com quem subir até o sótão.

Uma tampa de incubação é fixada na seção superior, que deve ser menor que as outras em comprimento., e durante a dobragem de toda a estrutura, a janela do sótão é fechada automaticamente. Não é necessário prender a escotilha, você também pode fechá-la depois de subir as escadas.

Outro projeto retrátil possui duas seções. O pequeno está preso à escotilha e, ao abri-lo, você pode acessá-lo livremente. Ao remover os fechos especiais, você pode soltar a segunda parte e abaixá-la até o nível do chão, apoiando-se com firmeza e segurança contra ela. Na maioria das vezes, a madeira é usada para essa opção, não o metal. A escotilha é levantada e baixada em guias metálicas dobráveis ​​especiais, localizadas em ambos os lados.

Se tal escada for comprada, a escotilha já está incluída e, adicionalmente, é equipada com isolamento térmico para não permitir que o ar quente entre no sótão e o ar frio não entre na sala. Se essa estrutura está sendo construída à mão, essas nuances também não devem ser esquecidas.

As escadas de mola possuem mecanismos especiais de mola, com o auxílio dos quais cada seção da estrutura é fixada, o que não permite que se dobrem espontaneamente. Graças a eles, consegue-se a fiabilidade e segurança do dispositivo de elevação ao sótão.

A escada telescópica é feita de metal e tem a forma de guias redondas que se dobram umas nas outras como um telescópio. Os degraus se movem juntos e toda a estrutura ocupa um mínimo de espaço. É muito conveniente e simples de usar, qualquer família pode lidar com isso.

Os sistemas de elevador de escada loft são mais convenientes do que as opções de produtos que permanecem na sala. O design deslizante permite que você pegue e dobre rapidamente o produto, o que é importante para aqueles que estão acostumados a trabalhar com rapidez. O sistema de travamento automático da escotilha evita o inconveniente procedimento de elevar a uma altura até o nível do teto, a fim de fixá-lo adicionalmente quando a escada for retraída. Se pretende ter uma escada fixa, mas que ocupe um mínimo de espaço, então a melhor opção seria uma estrutura em espiral, que lhe permitirá subir até ao sótão, fazendo movimentos circulares durante a subida e descida.

Onde colocar?

Numa casa com sótão, mais cedo ou mais tarde surge a questão de adquirir uma escada, ao longo da qual será possível aceder sem obstáculos. A construção de tal estrutura para a rua não causará problemas especiais, embora haja pouco conforto em usar tal dispositivo. Para tornar o acesso ao sótão rápido, é necessário colocar um mecanismo de elevação dentro da casa.

A primeira coisa a se cuidar é escolher o local certo para isso. Se a casa for grande, então não será difícil encontrar um canto intransponível, mas em uma pequena casa de campo será necessário sair da posição quando um espaço serve tanto de cozinha, quarto e sala de estar sala. Neste caso, é escolhido o canto mais afastado da entrada da casa. Se houver um corredor, você também pode pensar em uma escotilha nele, onde as escadas se esconderão.

Tendo uma cozinha espaçosa, pode-se prever uma saída para o sótão a partir dela, especialmente se houver algo útil para cozinhar lá. Se precisar ocultar uma escada fixa, você pode cercá-la do espaço geral da sala fazendo um pequeno corredor que terá uma porta, criando a ilusão de uma sala.

A escada também pode ser utilizada como elemento de decoração, mas é melhor fazê-lo quando o sótão for um espaço habitacional e for utilizado com frequência. A estrutura dobrável só vai complicar o uso, e a fixa permitirá que pessoas de qualquer idade e capacidade física escalem e descam com conforto.

Materiais (editar)

Ao planejar a fabricação das escadas de acesso ao sótão por conta própria, é importante adquirir todos os materiais necessários. A primeira coisa com a qual tudo começa é a instalação da escotilha. Esta é uma moldura de madeira onde a estrutura ficará escondida. Para a fabricação, você precisa ter uma viga de 50 a 50 na seção transversal e madeira compensada de dez milímetros. Ao fazer uma escada de madeira, você precisa preparar tábuas de 20-25 milímetros de espessura e 120-150 milímetros de largura.

Para determinar o comprimento das placas, você já precisa saber que tipo de estrutura será - deslizante, dobrável, quantas seções haverá nela. O material para as etapas é calculado, a distância entre elas e a espessura do material são pensadas. Quanto à escotilha, um componente importante de seu bom funcionamento são os componentes responsáveis ​​pelas propriedades de absorção de choques na hora de abrir e fechar. São necessárias dobradiças para prender a escotilha à caixa.Eles devem ser poderosos o suficiente para fazer seu trabalho muitas vezes.

Mecanismos que ajudam a manter a escotilha junto com a escada também são componentes importantes. Esses tipos de amortecedores podem ser adquiridos ou feitos à mão se a ferramenta certa estiver disponível. Outro elemento importante são as dobradiças que ajudam a dobrar e desdobrar a escada. Esses acessórios são vendidos em qualquer loja de móveis, portanto, não haverá problemas para comprá-los. A base de metal de todos os elementos importantes permite que você não tenha dúvidas sobre a confiabilidade e qualidade do produto acabado e use-o com segurança por muitos anos.

Para fazer você mesmo uma escada com uma escotilha, você precisa ter as seguintes ferramentas:

  • Serra para metal;
  • pistola para trabalhar com espuma de poliuretano;
  • chave de fenda com bits ou um conjunto de chaves de fenda;
  • parafusos auto-roscantes de diferentes comprimentos e larguras;
  • fita métrica de comprimento suficiente;
  • loops de cartão;
  • barras com espessura de 20 a 30 milímetros.

Dimensões (editar)

O cálculo das normas para a fabricação de escadas para o sótão foi retirado há muito tempo, portanto você só precisa aplicá-lo para o seu quarto. A largura da marcha deve ser mantida no nível de 650-1100 milímetros, e a altura não deve ser superior a 350 centímetros. Se você tornar a estrutura mais alta, sua confiabilidade será muito menor.

Ao planejar o número de etapas, você não deve fazer mais do que quinze delas. Se a situação exigir, você pode aumentar o número, mas primeiro toda a estrutura é fortalecida. A distância ideal entre etapas é de quinze ou vinte centímetros. O degrau em si deve ter pelo menos dois centímetros de espessura.

O ângulo mais correto para definir a estrutura do sótão será de sessenta ou oitenta graus. Um ângulo maior reduzirá significativamente a segurança de uso da escada. Um pequeno canto exigirá muito pouco espaço, o que é uma vantagem significativa.

Ao considerar o projeto, é importante levar em consideração o peso que ficará na escada durante o uso. Não são apenas quilogramas do dono da casa e seus parentes, mas também quaisquer itens que precisem ser colocados no sótão ou retirados. Vale a pena cuidar para que os degraus não escorreguem, caso contrário você pode voar e se machucar.

A abertura da cortina é feita de acordo com as dimensões da escada acabada e da escotilha que nela está fixada. É importante calcular cada milímetro com a maior precisão possível e isolar a entrada do sótão para que o ar frio não entre na casa por ela.

Fabricação passo a passo

Se decidir fazer uma escada para o sótão com as próprias mãos, então a primeira coisa que deve cuidar são os desenhos e a realização do projeto. Um projeto feito por ele mesmo não é difícil se você abordar o processo de sua implementação corretamente.

O primeiro passo é selecionar todas as ferramentas necessárias e adquirir materiais que certamente serão necessários no trabalho. Em seguida, será instalada uma escada simples, com a qual será possível trabalhar com o teto e fazer um nicho para a escotilha.

Uma vez determinada a localização da subida ao sótão, deve-se recortar uma janela retangular no teto. e comece a construir a tampa do poço. Para fazer isso, você precisa usar uma barra de 5 por 5 centímetros, que é cortada com base nas dimensões do furo acabado no teto. Quando a estrutura é fixada, o compensado de dez milímetros de espessura é recheado no topo. Quando tudo estiver pronto, você precisa experimentar a tampa resultante e, se encaixar, será necessário fechá-la com dobradiças.

Assim que a instalação da escotilha for concluída, você pode começar a fazer as escadas. É fácil fazer você mesmo, especialmente se a opção de design dobrável foi escolhida. Para fazer isso, você precisa usar uma escada extensível, na qual as vigas são aparafusadas em ambos os lados. Na parte inferior, é necessário fixá-los com segurança e, na parte superior, a fixação vai para as dobradiças. Além disso, toda a escada é serrada em duas partes - a de cima é grande e a de baixo tem a metade.

Para que essa escada não conduza, você precisa fazer tiras de reforço adicionais, que são preenchidas na diagonal.

As duas partes da estrutura dobrável devem ser conectadas com dobradiças. A parte superior de toda a escada é ancorada na escotilha e a parte inferior dobrável é enganchada para evitar sua abertura automática. O mecanismo de elevação acabado é pressionado contra a parede e fixado.

Você pode fazer uma escada de sótão de três peças que se dobra para baixo e se esconde em uma escotilha. Para isso, a escada acoplada é dividida em três partes, a primeira das quais tem as dimensões de uma escotilha, a segunda é menor que a primeira e a terceira tem comprimento suficiente para colocá-la no chão. Todas as peças devem ser fixadas com dobradiças, cujo funcionamento deve ser verificado cuidadosamente. A escada deve ser bem lixada e envernizada.

Dicas úteis

Para fazer uma escada de sótão não é necessário ter habilidades únicas e ser um verdadeiro mestre, basta abordar a obra corretamente e fazer tudo de forma correta e eficiente. Criar um mecanismo de elevação não exige muito tempo e esforço se você desenvolver um plano de ação claro e conseguir o apoio de membros da família.

Você pode instalar a escada somente quando todos os elementos estiverem prontos. É necessário reforçar bem a escotilha para que com o peso da estrutura ela não desabe ao chão depois de algum tempo. Assim que o trabalho principal estiver concluído, chegará o momento de um trabalho igualmente importante. É imperativo isolar a tampa do bueiro se a casa for usada durante todo o ano.

Para informações sobre como fazer uma escada dobrável no sótão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário