Variedades e tamanhos de escadas do sótão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais, tipos e tamanhos
  3. Tipo de desmontagem
  4. Material
  5. Seleção de tamanho
  6. Vantagens e desvantagens
  7. Dicas de Seleção
  8. Cálculo de parâmetros
  9. Como organizar?
  10. dicas e truques

Em casas particulares, onde um sótão está sempre presente, uma escada de sótão desempenha um papel importante. É necessário prestar especial atenção à escolha deste design.

As lojas modernas podem ajudar com isso, oferecendo uma rica variedade de diferentes produtos acabados. Mas muitas vezes é difícil decidir qual escada é melhor instalar na casa. Portanto, é importante aprender com antecedência sobre as características, tipos e características das estruturas do sótão.

Peculiaridades

O sótão é um compartimento que ocupa o território superior de uma casa privada e está ligado ao resto do território por meio de escadas. A escada é instalada diretamente na entrada do sótão. Uma conexão firme é necessária para que nenhum orifício seja formado onde a perna possa ficar presa.

A escada pode situar-se numa divisão ligada ao sótão, e no exterior, formando uma entrada "fria" para o sótão. A estrutura interna pode ser feita em diversas variações, mas um pré-requisito é a harmonia da escada com o interior da sala.

O produto não deve se destacar do conceito geral ou desvanecer contra o fundo de um design atraente. A variação exterior deve ser combinada com o desenho da fachada do edifício. É necessário selecionar o material adequado que seja resistente a várias condições climáticas... Uma característica importante das escadas do sótão é o grau de confiabilidade. Independentemente do método de fixação das estruturas, eles devem ser firmemente presos à abertura do sótão e suportar um grande peso.

Materiais, tipos e tamanhos

Existem muitos tipos de estruturas de escada para o sótão. Cada um deles difere em vários aspectos característicos, mas todos eles implicam a presença obrigatória de uma portinhola - uma abertura de sótão através da qual o acesso ao sótão é feito. A escotilha geralmente também é o suporte da escada do sótão.

Quando se trata da escolha das escadas, os compradores costumam considerar diversas variedades, de acordo com o projeto.

Monolítico

Esse design é chamado de padrão. Apresenta-se sob a forma de uma moldura complexa com degraus que ocupam toda a área desde o chão até à escotilha. Uma característica distintiva de tal produto é sua solidez: a escada não pode ser movida ou removida se necessário.

Esses projetos são típicos de casas antigas clássicas. Muitas vezes têm uma forma e um design complexos, são em forma de parafuso ou em marcha. Às vezes, o espaço sob essa estrutura pode desempenhar uma função separada (por exemplo, usado como depósito).

Parafuso

A escada em espiral é uma estrutura em espiral estreita. Freqüentemente, essa estrutura é equipada com um corrimão feito de um material diferente daquele usado para criar a própria moldura.

Escadas em espiral são feitas de vários materiais e incorporadas em uma variedade de estilos. Este projeto exige que o cômodo que leva ao sótão tenha um teto suficientemente alto., caso contrário, as curvas da escada ficarão ridículas.

Dobrável

Este tipo de construção de loft com alçapão tem sido muito popular recentemente. Inclui muitos tipos de estruturas de escada.

A escada em si é uma estrutura móvel que se dobra de várias maneiras e não atravessa o espaço. As opções de dobragem são dotadas de muitos mecanismos interessantes que permitem mascarar as escadas de várias maneiras.

Dobrando

Esses modelos têm um design bastante complicado. Não dependem de fixação à escotilha, pois quando dobradas se fixam na parede.

Com a ajuda de loops de cartão especiais, as etapas são corrigidas. Essa escada permite que você economize espaço tanto quanto possível.

Deslizante

Os mecanismos deslizantes da escada do sótão não são menos populares. A escada é dividida em seções que são conectadas entre si por meio de tubos de metal. Particularmente popular é o design de três peças... Quando montados, é difícil notar a disposição clara dos degraus de tal escada; quando desmontados, eles são fixados com precisão, enquanto cada degrau está claramente em seu lugar.

Essa escada não está entre as mais estáveis, ela tem certas restrições de peso.

Com mecanismo telescópico

Entre as escadas deslizantes, atenção especial é dada às estruturas com mecanismo telescópico. A essência de tal estrutura reside no fato de que no estado dobrado as seções estão uma dentro da outra.

Quando a escada precisa ser desmontada, as seções são estendidas alternadamente (como um mecanismo de telescópio). As partes mais grossas são as mais baixas, é nelas que são colocadas as restantes secções durante a montagem (quanto mais alta a secção, mais fina é a moldura). Quando montada, a escada ocupa pouco espaço.

Retrátil

De outra forma, essa escada é chamada de acordeão ou tesoura. Suas seções são apresentadas na forma de losangos ou ovais, unidos de maneira especial. O método de compressão deste projeto se assemelha a um mecanismo de compressão de harmônio.

Na maioria das vezes, essa estrutura leve é ​​feita de metal e precisa de uma manutenção cuidadosa para que a escada não range quando é desmontada.

Em anexo

Este tipo de escada inclui estruturas ou escadas portáteis retas. Eles são colocados em um determinado ângulo sob a escotilha do sótão e, se necessário, removidos.

Tipo de desmontagem

As escadas de acesso ao sótão são classificadas de acordo com a forma como são desmontadas. Vamos considerar os principais mecanismos.

Manual

Com a ajuda de uma bengala especial montada no teto, a estrutura montada é enganchada em um gancho especial e puxada em sua direção. Freqüentemente, não é necessário aplicar muita força para colocar a escada na posição de trabalho.

Com movimentação

Produtos de teto operados eletricamente permitem a extensão automática da escada usando um controle remoto.

Este método é especialmente conveniente se sua casa tiver um teto alto.

Material

Além das opções básicas para o dispositivo das escadas, uma característica importante na divisão dos produtos em grupos é o material com que o produto é feito. Existem vários tipos de matérias-primas para a fabricação de escadas de sótão.

Madeira

A madeira é o material mais popular para fazer escadas. Estruturas complexas, como escadas em espiral e modelos compactos dobráveis, são feitas a partir dele. A opção mais acessível é o pinho, às vezes o bordo ou o carvalho são usados ​​na produção..

As estruturas são bastante fortes e sólidas, porém, sob certas condições, as escadas podem apodrecer. Para evitar isso, é necessário processar periodicamente a escada com compostos especiais ou aplicar uma camada protetora sobre ela... Não se esqueça dos meios contra os parasitas da madeira.

Metal

O segundo material mais popular é o metal. É usado principalmente para criar escadas que conduzem ao sótão a partir da rua.Dentro da casa, esse design será apropriado se for combinado com um certo estilo do interior. A vantagem indiscutível do metal é a sua resistência, mas em condições de alta umidade, ferrugem e corrosão podem aparecer nas escadas (no caso de se usar um metal ferroso especial).

É necessário cobrir as estruturas com compostos anticorrosivos especiais... Ao contrário de um sistema de madeira, uma escada de metal não é tão fácil de fazer você mesmo. A escada metálica não sofre incêndio, em caso de incêndio não impedirá a saída do sótão.

Considere a relevância dos diferentes materiais:

  • Aço inoxidável popular para escadas dobráveis. É leve e altamente resistente à umidade. Tais estruturas devem ser lubrificadas periodicamente para que os mecanismos funcionem silenciosamente.
  • Alumínio pode ser visto em estruturas telescópicas de sótão. Este material é utilizado devido ao seu baixo peso. Isso cria conveniência adicional na operação da escada.
  • Para partes individuais da estrutura (degraus ou grades), materiais adicionais são usados: borracha e PVC... Eles ajudam a evitar deslizamentos desnecessários em estruturas metálicas. Ao criar uma aderência mais forte em diferentes solas de sapatos e mãos, esses mecanismos de proteção evitam escorregar em escadas e se machucar.
  • A escada combinada é popular no design do espaço entre o quarto e o sótão. Essa escada pode consistir feito de uma combinação de madeira e metal, às vezes a madeira parece apropriada com vidro, existe uma combinação de madeira e aço inoxidável. Todas essas combinações abrem um grande espaço para a imaginação. Ao combinar materiais, a escada pode se tornar um destaque brilhante do interior.

Seleção de tamanho

Outro sinal importante das escadas do sótão a que você deve prestar atenção é o tamanho do produto.

Para não se confundir com as dimensões, além da possível carga de peso sobre o produto, uma série de nuances devem ser levadas em consideração.

Altura do teto na sala

Se a estrutura for muito grande, sua rigidez é violada, tornando-se inseguro caminhar sobre tal estrutura. O número mínimo de etapas geralmente é de 13 peças e o máximo é de até 16 peças.

Ângulo de inclinação da escada

Ele não deve ir além limites de intervalo de 65 a 75 graus... Com um valor mais alto, o grau de segurança do dispositivo é significativamente reduzido, com um valor mais baixo, o design em si parece não apresentável.

Crescimento e largura do passo das famílias

Este indicador afeta a altura e a largura dos degraus. A distância entre passos é determinada pelo padrão, levando em consideração o comprimento médio de uma passada humana, geralmente tem pouco mais de 19 cm.

Só levando em consideração todos os parâmetros acima você poderá cuidar do belo visual das escadas de acesso ao sótão e da sua segurança durante o seu funcionamento.

Vantagens e desvantagens

Cada um dos modelos de escadas que levam ao sótão tem seus prós e contras que você precisa saber antes de comprar uma determinada opção.

As estruturas monolíticas apresentam várias vantagens. Vamos observar os principais:

  • Como os produtos são compostos de materiais duráveis ​​e têm uma estrutura bastante densa, é difícil deformá-los durante a operação. Com os devidos cuidados, tais espécies mantêm sua forma, tamanho e apresentabilidade por muito mais tempo do que as estruturas dobráveis.
  • Com um aspecto invulgar, os produtos monolíticos impressionam fortemente os hóspedes e proporcionam um prazer estético. Devido a essas estruturas, é possível enfatizar o status de dono da casa e dar à casa um visual luxuoso.
  • Na fabricação dessas escadas, é permitida a maior variedade de materiais. Se em outros casos a estrutura for principalmente de aço ou madeira, no caso de um produto monolítico, vários materiais decorativos são usados, incluindo metal e vidro.

As opções fora do padrão também têm desvantagens:

  • Eles ocupam espaço extra. Essas estruturas requerem muito espaço, as instalações devem ser grandes o suficiente. Isso é especialmente necessário se você deseja instalar uma escada em espiral para o sótão.
  • Esses itens grandes costumam ser muito caros, especialmente se forem usados ​​materiais caros e de alta qualidade para sua fabricação.

As estruturas fixas, embora sejam usadas temporariamente para trabalhos de reparo, têm uma série de prós e contras.

Vamos marcar as características positivas:

  • Mobilidade... Essas escadas podem ser removidas após o uso em um espaço de armazenamento especialmente designado, o que economiza espaço.
  • Preço barato... Modelos anexados são feitos de materiais simples. Não estão equipados com acabamentos e decoração adicionais, pelo que os seus preços são bastante baixos.
  • Princípio de uso tais estruturas são perfeitamente simples. Basta fixar o produto no ângulo desejado à abertura do sótão ou desmontar a própria estrutura para uma posição estável (no caso de escada).
  • Se o produto estiver danificado, fácil de consertaruma vez que não há necessidade de desligar a escada do mecanismo de fixação, o trabalho pode ser realizado em qualquer lugar que lhe seja conveniente.

Estruturas anexadas também têm desvantagens:

  • Escada nem sempre é fácil... Alguns produtos de madeira têm um peso muito impressionante, nem todos os membros da família podem transportar o produto de forma independente para a escotilha do sótão.
  • O nível de segurança das estruturas auxiliares é baixo... Em caso de fixação indistinta com suporte, a escada pode alterar o ângulo de inclinação, perder estabilidade ou desabar completamente. Essas estruturas nem sempre têm uma fixação clara com uma portinhola.

    As escadas dobráveis, que estão ganhando cada vez mais popularidade, também têm suas qualidades positivas e negativas:

    • Esses produtos economizam espaço tanto quanto possível. Quando dobrados, eles podem ser arrumados na escotilha, criando um teto perfeitamente plano. Essa habilidade permite que você não atravesse a sala.
    • Pela possibilidade de equipar as estruturas com acionamento elétrico, são de fácil manuseio. Mesmo com um método mecânico de desmontagem, o layout das escadas não leva muito tempo.
    • Uma vez que a escada está firmemente fixada na abertura da própria escotilha, maior segurança é fornecida durante sua operação.
    • A maioria das estruturas dobráveis ​​é leve em comparação com as contrapartes anexadas. A desmontagem mecânica não requer muito esforço para colocar o produto em condições de funcionamento.
    • As escadas dobráveis ​​são adequadas para uma ampla variedade de estilos (desde o country até o de alta tecnologia). Isso permite que você escolha um design que se encaixa perfeitamente no conceito de interior.
    • Em comparação com os modelos monolíticos, nota-se que o preço de um produto dobrável é democrático. Muito material não é gasto na produção de uma escada; tais produtos não exigem grandes despesas financeiras.
    • Com a ajuda de um acabamento especial de hachura, você pode criar uma zona isolada no teto. Ao mesmo tempo, a escada é retraída de forma compacta, criando uma aparência estética no ambiente e mantendo o ambiente aquecido.

        Existem também características negativas:

        • Para instalar o mecanismo, na maioria dos casos, é necessário buscar ajuda de especialistas.
        • No caso de quebra de uma escada (especialmente se a estrutura estiver equipada com acionamento elétrico), será problemático repará-la.

        Dicas de Seleção

        Para escolher corretamente uma escada de sótão pronta de qualquer tipo, você precisa ouvir as recomendações de especialistas que estabeleceram certos critérios para a escolha de escadas que levam ao sótão.

        Vamos observar os principais marcos:

        Segurança

        Deve-se prestar atenção especial a isso se sua família tiver filhos pequenos ou membros idosos. Nesse caso, é imperativo considerar fatores como a presença de corrimãos e o possível risco de escorregar em uma superfície feita de um determinado material.

        Compacidade

        Este critério depende de quão importante é para você ocultar a abertura do sótão. Esta prioridade determinará se a estrutura ficará visível da sala ou se ficará completamente escondida atrás de uma escotilha.

        A conveniência de uso

        Fornece a opção de tal mecanismo para que todos os membros da família, independentemente de sua altura e constituição, possam usar o dispositivo por conta própria. Deve-se prestar atenção aos produtos leves de alumínio.

        Montagem

        Nem todos os modelos são fáceis de instalar na abertura. Calcule sua força com mais cuidado. Considere todas as características da sala que podem interferir na instalação de certas estruturas.

        Projeto

        Certifique-se de que o design da escada corresponde ao conceito do interior da sala em que ela será inserida.

        Preço

        O custo é um fator importante. Ele define o número de variações do produto que você pode considerar como uma compra potencial.

        Características da caixa de hachura

        É preferível escolher uma caixa isolante que não permita a entrada de ar frio na divisão que confina com o sótão. Se você mora em lugares com clima quente, você pode ignorar esta recomendação.

        Cálculo de parâmetros

        Independentemente de você escolher uma estrutura de madeira ou metal, é importante considerar uma série de parâmetros para ajudar a criar a entrada perfeita para o sótão.

        • Altura Máxima Permitida os produtos não devem exceder 350 cm.
        • Dimensões padrão de aberturas para o nascimento são 80 x 70.
        • Mínimo ângulo permissível a inclinação é de 55 graus.
        • Considere o tipo de abertura do sótão, que pode ser teto, parede ou canto.

          Tendo em conta todos os indicadores necessários, pode escolher a escada perfeita para o sótão ou sótão. Mesmo com um desvio mínimo de alguns parâmetros, outros indicadores podem mudar.

          Como organizar?

          Existem várias opções de localização de estruturas que conduzem ao sótão. Eles dependem do fator de localização da própria estrutura. As escadas da rua geralmente estão localizadas ao longo da parede da casa, de modo a não se cruzarem com as aberturas das janelas. Isso requer uma área significativa, portanto, na maioria dos casos, essa estrutura é feita na lateral da casa onde há um mínimo de janelas. É importante equipar uma pequena área na frente da entrada do sótão, certifique-se de fornecer uma grade.

          Se uma escada em espiral parece volumosa em casa, essa estrutura é muito mais adequada para a rua. A escada não tem um comprimento tão geral, portanto, pode ser instalada na lateral onde há janelas, podendo ocupar a distância entre elas.

          Ao instalar escadas para o sótão, deve-se ter em mente que não deve interferir com o movimento ao redor da sala... Uma escada monolítica é geralmente instalada em um canto ou ao longo de uma parede sem janelas. A localização das estruturas móveis é significativamente influenciada pela localização da incubação.

          Se a escada for compacta, pode ser instalada em quase qualquer parte da sala. Não coloque uma escada dobrável diretamente na frente de uma porta: assim que entrar na sala, você pode acertar o dispositivo desmontado.

          dicas e truques

          Resumindo todas as recomendações de especialistas e usuários experientes, você pode fazer uma lista de dicas universais para a escolha e instalação de escadas para o sótão:

          • Considere as características do layout da casa.
          • Considere a frequência com que você usa a escada do sótão.
          • Verifique a compatibilidade do produto com o interior da sala antes de comprar.
          • Utilize produtos apenas de fabricantes de confiança, tendo previamente estudado as avaliações das empresas.
          • Cuide da sua própria segurança ao escolher um design.

          Tendo em conta todas as dicas, requisitos e características elencadas, poderá escolher o modelo ideal de escada de acesso ao sótão, que será um pormenor funcional do interior e complementará de forma interessante o mobiliário da sala.

          Veja o vídeo a seguir para o processo de instalação da escada do sótão.

          1 comentário

          Uma escada de metal com uma escotilha para o sótão foi encomendada para a casa da aldeia. Antes disso, eles usavam um add-on - muito inconveniente. Monitoramos o mercado e descobrimos que a maioria dos fabricantes tem hatches muito pesados. Portanto, a facilidade de construção passou a ser um dos principais critérios. Além disso, a própria saída para o sótão, feita de modo que uma pessoa de alguma forma entrasse, não cabia em nenhum tamanho padrão. Como resultado, a escotilha foi instalada com meu pai sem esforço.

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário