Quarto no sótão: ideias de arranjos interessantes

Quarto no sótão: ideias de arranjos interessantes
  1. Peculiaridades
  2. Sutilezas de arranjo
  3. Aquecimento
  4. Construção de partições
  5. A escolha de aquecimento para o sótão
  6. Como fazer janelas?
  7. Terminando o trabalho
  8. Fazendo uma escada
  9. Como demarcar o espaço?
  10. Opções de design e decoração
  11. dicas e truques
  12. Lindos exemplos no interior

Se a casa tem sótão e há espaço suficiente para equipar o cômodo, é importante levar a questão a sério para que o cômodo seja adequado para a vida de qualquer pessoa. Para que tudo corra bem, é importante seguir algumas regras para a reparação e disposição desta divisão. Uma sala pode adquirir uma aparência interessante graças a ideias estilísticas e de design interessantes no interior.

Peculiaridades

Qualquer casa particular, cujo telhado não seja plano, tem um espaço que, se desejado, pode servir de segundo andar. Freqüentemente, o sótão não é lembrado até que toda a casa seja reformada. Muitas vezes, depois disso, há uma sensação de espaço limitado, e os habitantes de tal casa querem expandir o âmbito de sua casa, lembrando-se do cômodo acima de suas cabeças.

Para fazer um quarto de um espaço não residencial adequado para a residência de qualquer pessoa, é necessário levar em consideração muitos aspectos, sem os quais o reparo será incompleto e os problemas se lembrarão de vez em quando.

A primeira coisa que é importante prestar atenção é a finalidade do espaço. Na maioria das vezes, um quarto, camarim, sala de estar ou berçário é organizado no sótão, muito raramente um chuveiro e banheiro.

Assim que a escolha for feita, você pode prosseguir para o planejamento do tamanho do espaço.

Vale a pena lembrar inicialmente que não há eletricidade e nem aquecimento no sótão, portanto, essas questões precisam ser resolvidas primeiro. Assim que a estrutura do futuro cômodo estiver concluída, a fiação é instalada, os locais para tomadas e interruptores são determinados e o tipo de aquecimento para toda a sala é pensado. Somente após a conclusão dessas obras é possível embainhar o corpo com gesso cartonado e continuar os trabalhos até a finalização.

Sutilezas de arranjo

Para construir verdadeiras mansões a partir de um espaço sem vida, no qual será agradável estar, você precisa fazer muito esforço e, o mais importante, finanças. Um passo importante será a decisão sobre o que exatamente será localizado no segundo andar da casa. Determinar o propósito da sala o ajudará na seleção de todos os elementos subsequentes.

Se for planejado colocar um quarto de criança ou adulto em cima, é importante cuidar da boa iluminação do ambiente. Para uma sala de estar ou hall, você pode usar diferentes opções de design.

O interior de qualquer sala será criado de acordo com as condições que o espaço possui ou suas configurações alteradas.

A decoração de qualquer sala só é realizada depois de feitas todas as medidas preparatórias. Se inicialmente não houver uma única janela no sótão, você precisa começar a instalá-las. Se não há escada conveniente para entrar do primeiro andar ao segundo, este ponto também merece atenção especial.

Levar em consideração todos os momentos na execução de um trabalho de reparo é chamado de planejamento. Ajuda a fazer tudo de forma rápida, precisa e correta, para que todos os momentos de execução da tarefa principal sejam cumpridos.

Aquecimento

Para viver agradavelmente em um novo cômodo, é importante isolá-lo. Uma estadia confortável no segundo andar será desde que não só o teto e as paredes, mas também o chão sejam isolados. É o trabalho complexo que ajudará a alcançar o resultado desejado.

As opções para o material a partir do qual você pode criar uma camada de isolamento podem ser as seguintes:

  • Lã mineral - para tais trabalhos, é utilizada sua versão basáltica. Possui baixa condutividade térmica, é resistente a influências biológicas, não apodrece, não é um material combustível e seu custo é baixo.

Entre as deficiências, pode-se notar a capacidade de tal aquecedor de acumular umidade. Neste caso, o isolamento térmico será mínimo.

  • isopor em termos de características é muito semelhante à primeira opção, mas não tem medo da umidade.

Com todas as vantagens, tem uma série de desvantagens importantes - é inflamável e, quando aquecido a um determinado índice de temperatura, começa a emitir substâncias nocivas e tóxicas.

  • Poliuretano - a versão mais moderna de isolamento. Difere nos melhores indicadores de condutividade térmica em comparação com todos os itens acima. Consequentemente, pode ser colocado em uma camada muito mais fina.

Entre as deficiências, pode-se notar o alto custo do próprio material e a necessidade de chamar operários para a instalação, pois neste caso são necessários equipamentos especiais.

Os trabalhos de isolamento também são executados em uma determinada ordem. O primeiro a ser tratado é o piso, sobre o qual a película de barreira de vapor é inicialmente aplicada. Em seguida, é colocado o isolante térmico, que foi escolhido para a obra. O algodão ou a espuma devem ser cortados em pedaços que ultrapassem um pouco a distância entre as vigas, onde será colocado. Isso é importante para a cobertura total do piso e a ausência de espaços vazios. O material se encaixa totalmente nos compartimentos destinados a ele.

Só após estes trabalhos pode ser aplicada mais uma camada impermeabilizante, após a qual a superfície pode ser recoberta com um material de acabamento.

Assim que esta obra estiver concluída, você pode prosseguir para as inclinações do telhado. Aqui, a instalação ocorre na ordem inversa - o primeiro é o isolamento, que é cortado em certas partes, e depois o material de barreira de vapor. Em seguida, é montada a caixa da eclusa de ventilação, na qual já estão montados os materiais de acabamento.

Assim que terminadas as obras de isolamento da divisão, a organização do espaço está preparada para novas etapas de forma a passar de um simples sótão a uma nova divisão. O que será exatamente, um estúdio ou uma creche, é decidido pelo próprio proprietário, o principal é que os locais não residenciais se tornaram parcialmente adequados para as pessoas ficarem lá por muito tempo.

O segundo andar pode ser uma verdadeira salvação para uma grande família, onde os pais anseiam por descanso e privacidade, pelo menos às vezes.

Construção de partições

Para quem passa todo o verão na dacha, ou mesmo para morar permanentemente, será relevante ter uma casa forte e confiável na qual possa morar sem se preocupar com alguns aspectos. Para quem decidiu transformar o sótão em quarto de forma a criar aconchego e conforto para si e para os seus entes queridos, necessita de planear corretamente o andamento da obra e adquirir os materiais necessários para tal.

Você pode fazer um quarto chique de um sótão comum.onde toda a família ficará feliz em passar o tempo. Uma aconchegante sala de estar poderá reunir todos os membros da casa para um delicioso chá com as tortas da avó, e um lindo dormitório permitirá que seu habitante tenha um descanso completo e, o mais importante, agradável.

No caso de haver demasiados residentes numa casa de campo e todos quererem ter um espaço pessoal, faz sentido dividir o quarto do sótão em várias zonas. A maneira mais fácil de fazer isso é erguendo partições. Podem ser parciais e separar apenas visualmente uma parte do sótão da outra, ou surdos, ter portas e separar completamente um habitante do quarto de outro.

As divisórias parciais podem ser em gesso cartonado, fibra de vidro, móveis, deslizantes ou fixos. Cada pessoa tem o direito de escolher o que quer ver no seu espaço.Uma estante ou prateleira comum pode servir de divisória, que, além da função de delimitar o espaço, também terá a função de guardar seus livros preferidos.

Se um espaço comum é planejado no sótão, então não é necessário zonear, e a presença de divisórias não é necessária.

A escolha de aquecimento para o sótão

Para que seja confortável viver numa casa com sótão em qualquer altura do ano, é importante providenciar um sistema de aquecimento durante a renovação.

Pode haver várias opções de como exatamente aquecer o segundo andar:

  • Construindo uma lareira de verdade.
  • Uso de aparelhos elétricos de aquecimento.
  • Use o sistema de aquecimento autônomo no segundo andar.
  • Conecte o sótão a um sistema de aquecimento estacionário.

A escolha de cada uma das opções tem suas próprias vantagens e desvantagens. A lareira é escolhida por quem pretende ver mais aconchego e conforto na divisão. Dispositivos de aquecimento são convenientes nos casos em que morar em tal cômodo não seja frequente. O uso de um sistema de aquecimento autônomo exigirá grandes investimentos financeiros. Mas conectar-se a um sistema de aquecimento existente é a opção mais lógica.

Para fazer isso, você não precisa fazer trabalhos complicados, basta levar o tubo até o segundo andar e conectar a ele uma bateria ou radiador. O tamanho do sótão ditará seu tamanho de forma a ser capaz de aquecer todas as partes do cômodo.

Para as casas de campo, onde vivem exclusivamente no verão, não há necessidade de aquecimento, é melhor pensar em um sistema de ventilação para escapar do calor do verão.

Como fazer janelas?

Assim que se decidiu pela conversão do sótão em quarto, a primeira coisa a ter em conta é a falta de luz natural. Devido à presença de janelas de ótimo tamanho em todas as casas, é suficientemente luminoso e confortável durante o dia. O sótão muitas vezes não tem janelas, então essa situação precisa ser mudada.

Dependendo do tipo de construção do sótão, será determinado o local para futuras janelas. Se apenas o telhado separa o primeiro andar do segundo, você terá que projetar aberturas de janela bem nele. Se o segundo andar tiver paredes de tijolos suficientemente altas com telhado quase plano, as janelas podem ser feitas na parede.

As paredes são um pouco mais fáceis de trabalhar. Você precisa fazer um orifício de um formato adequado e instalar uma moldura de janela nele. No final da obra, é importante trabalhar o máximo possível com as costuras entre a janela e a parede para que a divisão não perca calor. Se o orifício da janela for no telhado, será necessário remover parte da ardósia ou telhas e fazer a abertura do tamanho desejado. Uma moldura adicional é criada nesta abertura, que servirá como um reforço estrutural. Só então a própria janela pode ser montada e, assim que o trabalho for concluído, os restos do forro são devolvidos ao seu lugar.

E a partir do próximo vídeo, você verá as recomendações de especialistas sobre como preparar a abertura de uma janela para a instalação subsequente.

Terminando o trabalho

Quando todas as obras principais do sótão estiverem concluídas e ele tiver adquirido a aparência de um espaço habitável, você pode renomeá-lo com segurança para sótão. É esta sala que precisa ser concluída para que você possa começar a usá-la. Para equipar a sala, é necessário realizar trabalhos de acabamento.

Para isso, você pode usar uma variedade de materiais:

  • Resina;
  • Madeira compensada;
  • Plástico;
  • Drywall.

Para os amantes da madeira natural, o forro é o mais adequado, para aqueles que não têm molduras estilísticas especiais, o contraplacado também é adequado, que pode ser lindamente colado com papel de parede.

O plástico é usado na decoração de certas áreas, para criar partições, nichos e outras estruturas funcionais com uma aparência interessante. A partir da parede de gesso, você pode criar um ambiente de qualquer estilo e interior, cujos limites são escolhidos pelo próprio proprietário e ajusta o ambiente para si mesmo.

Com a ajuda da parede de gesso, você também pode fazer divisórias que cabem no sótão. Pode ser utilizado para construir qualquer estrutura que venha complementar o interior e tenha uma certa carga funcional. Assim que tudo estiver instalado, a superfície é nivelada, massajada e depois pintada ou colada com papel de parede.

Com a ripa, você não precisa fazer essas ações, se quiser, pode apenas tingi-la com uma tinta mais clara. Isso é especialmente importante em uma sala pequena, porque o branco expandirá visualmente o espaço e o escuro o reduzirá. Sob a cor natural do forro, vale a pena escolher móveis da mesma cor, e sob o pintado, o branco puro será a melhor escolha.

O acabamento do piso será realizado em função da cobertura. Se o carpete for colocado no chão, é necessário colocar uma camada de cobertura protetora no chão e colocar o carpete por cima. Nos cantos, é fixado com pregos, e por cima é fechado com pedestal. Se o piso do sótão for de ladrilho, é preciso nivelar a superfície, esperar que tudo seque e depois trabalhar com o ladrilho em si. Uma solução especial é aplicada a ele e colocada no chão, após o que o nível da alvenaria é verificado pelo nível.

Caso seja decidido colocar um laminado no piso, é necessário escolher a cor adequada, calcular a quantidade de material necessária e adquirir um substrato sobre o qual será colocado. Trabalhar com laminado é simples e rápido, e o piso ficará pronto em um dia. Você precisará instalar mais rodapés nas bordas da sala.

Fazendo uma escada

Tendo um sótão numa casa de campo e pretendendo transformá-lo em sótão, é necessário certificar-se de que pode chegar lá de forma fácil e confortável, para o que é simplesmente necessária uma escada.

Existem várias opções para o material com o qual pode ser feito, principalmente madeira e metal. Você pode fazer uma escada de madeira com suas próprias mãos, e a abundância de opções de design permitirá que você escolha exatamente o que é adequado para um cômodo específico. Uma escada de metal será uma opção desagradável e fria para subir as escadas.

O projeto da escada pode ser diferente. Podem ser estruturas dobráveis, caso se pretenda raramente utilizar o segundo piso, ou fixas e maciças, se o sótão for parte integrante da divisão.

Ao planejar este elemento do interior, é importante levar em consideração o fato de quem exatamente irá subir, e com base nisso, ajuste o tamanho dos degraus, a altura dos corrimãos e a inclinação das curvas, se houver.

Para que o sótão seja um quarto autônomo, a porta deve delinear seus limites. Ao construir uma escada, é necessário posicioná-la de forma que conduza a um pequeno corredor com uma porta, abrindo-se para o segundo andar, para um cômodo que já foi um sótão.

Como demarcar o espaço?

A habitação sob um telhado implica certas alterações na disposição da divisão. Se o sótão permite acomodar vários quartos, então você pode encaixar vários quartos ao mesmo tempo, como um quarto, uma sala de estar, um berçário. O número de quartos dependerá do tamanho da área habitável que realmente existe no sótão.

A disposição conveniente de cada zona envolve sua separação da anterior. Em uma casa particular, isso pode ser conseguido dividindo-se com móveis ou usando esquemas de cores, mas divisórias também podem ser erguidas. A zona do quarto pode ser separada das restantes com um roupeiro, a zona das crianças pode ser dividida com um beliche e um grande sofá pode ser colocado na sala de estar. Usando cores, é mais fácil dividir uma sala pintando o espaço de cada zona com tons diferentes. As divisórias podem ser de drywall, plástico ou matéria simples que separa os quartos com cortinas comuns.

Qualquer que seja a opção escolhida, o principal é que corresponda ao estilo da sala, seja confortável e possa ser facilmente removida se desejar ou precisar.

Opções de design e decoração

Uma divisão que foi organizada no sótão pode ter qualquer design, não existem tendências ou opções de decoração específicas para ela, cada proprietário escolhe-a com base nas suas preferências e na finalidade da divisão. É melhor desenhar um quarto em cores claras, enquanto as paredes podem ser pintadas de branco ou coladas em papel de parede claro com estampa floral, e essas opções também podem ser combinadas.

Um quarto adaptado para uma sala de estar é melhor decorado com cores diferentes., destacando a área de trabalho e sombreando-a, e deixe o resto da luz do espaço. A janela do sótão pode ser decorada com persianas automáticas, que sobem e descem pressionando um botão no controle remoto.

Você pode instalar o mesmo sistema de abertura de janela se for alto e você não puder alcançá-lo enquanto estiver no chão.

Os móveis devem ser selecionados para a sala apropriada e o estilo que foi escolhido para ela. Para reparos de alta tecnologia, é melhor comprar móveis futuristas com formas arredondadas; para um estilo rústico, é melhor levar guarda-roupas maciços, baús, uma cama, o berçário precisa ser decorado com itens de interior claros e ecológicos.

É importante criar um espaço bonito e holístico no qual você queira morar.

dicas e truques

Ao converter um sótão, é importante pensar em todos os materiais que serão usados. Para o acabamento do teto, é melhor levar drywall, é leve e confiável, ficará bem nas paredes. Também é importante cuidar do aquecimento do ambiente. Um sótão grande precisa de radiadores e, para um sótão pequeno, você pode fazer um piso aquecido, isso será suficiente.

Escolhendo o desenho do sótão, você pode escolher qualquer estilo e direção, mas ainda é melhor seguir a direção que já está no primeiro andar da casa de campo e continuar em uma direção nova e mais aprimorada. Ao fazer grandes reparos em uma casa de campo, você precisa se livrar de tudo que é antigo e desnecessário, pois isso vai estragar a impressão do visual acabado do quarto.

Lindos exemplos no interior

Para criar o seu próprio projeto de sótão exclusivo, você precisa aproveitar a experiência de outras pessoas, então o resultado vai superar todas as expectativas.

Ao planejar uma sala de estar sob a forma de algo inusitado, pode-se fazer um teto redondo, ao mesmo tempo em que o torna arejado, preenchendo as ripas não lado a lado, mas após uma certa distância. O design da sala em si é muito lacônico, o esquema de cores da madeira é diluído com toques de cores nos tecidos. A área de estar é facilmente separada do quarto adjacente por uma divisória de prancha leve.

Os amantes da luz e quem tem uma bela vista do sótão podem substituir parte das paredes por janelas e poder curtir o nascer do sol, o pôr do sol e apagar as luzes na maior parte do dia. Se houver casas próximas, é aconselhável pensar em um sistema de persianas ou cortinas para poder se aposentar. O enchimento de móveis nestas condições deve ser mínimo, pois toda a atenção é dada à paisagem fora da janela.

Você pode organizar um quarto pequeno, mas aconchegante em cores claras. As paredes e o teto são forrados a ripa, havendo janela tanto no teto como em local padrão. O estilo rústico é destacado pela escolha do mobiliário: camas de madeira envelhecida, uma cadeira de madeira simples e uma cômoda incomum. O uso de estampas florais suaves nos tecidos traz conforto para todo o espaço.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário