Condensação no sótão: causas e como eliminar?

Condensação no sótão: causas e como eliminar?
  1. Razões para o aparecimento
  2. Ventilação
  3. Sótão frio
  4. Sótão quente
  5. Dicas para o dispositivo certo
  6. Soluções
  7. Isolamento de telhado
  8. Eliminação de deficiências de ventilação
  9. Substituição de calor e impermeabilização de baixa qualidade
  10. Dormers e outros dispositivos
  11. Conserto de telhado
  12. dicas e truques

O sótão atende as pessoas muito bem e com sucesso, mas apenas em um caso - quando está decorado e preparado adequadamente. É importante combater não só os ventos penetrantes e a precipitação, mas também a condensação da umidade. Vale a pena prever esses problemas com antecedência. Se ocorrer um problema durante a operação, ele deve ser resolvido rapidamente.

Razões para o aparecimento

A condensação no sótão aparece devido a:

  • isolamento térmico de baixa qualidade;
  • fraqueza da proteção térmica;
  • ignorância por parte dos construtores da ventilação do espaço sob o telhado;
  • barreira de vapor não profissional ou proteção contra umidade;
  • má instalação de encostas e claraboias.

    Conclusão geral: a condensação do líquido começa como resultado de desvios da tecnologia padrão. Além disso, esse problema pode surgir quando os reparos são feitos com materiais de baixa qualidade.

    Quando um filme impermeável é colocado sob o telhado, condições excelentes são criadas para a formação de condensação.

    A economia imediata resultará em custos significativos subsequentes e é importante saber como resolver o problema.

    Ventilação

    Quando a condensação se forma no sótão, é necessário trabalhar na troca de ar.

    Deve ser fornecido constantemente e em todo o volume interno.

    Tendo resolvido este problema, os construtores conseguirão a secagem instantânea do líquido de condensação, simplesmente não haverá tempo para formar gotas. Mas tal medida não ajuda a livrar-se radicalmente do problema, simplesmente porque é uma luta com as consequências, e não com a causa.

    Recomenda-se convidar especialistas e realizar um levantamento de imagens térmicas de estruturas de cobertura. Você quase certamente precisará replanejar claraboias, adicionar isolamento ou criar dutos de ventilação adicionais.

    Importante: quando o sótão transpirar, você pode cuidar da ventilação com segurança, sem medo de que isso leve à hipotermia das salas. Quando feito corretamente, não há risco de congelamento da casa.

    Sótão frio

    Quando um sótão frio fica molhado, fica exposto ao acúmulo de condensação, primeiro é necessário ajustar a ventilação. A sobreposição de vigas e ripas é inaceitável. Se você não pode passar sem isso, você terá que formar um forro com fendas pelas quais o ar possa circular livremente.

    A colocação de ardósia e ondulina sem filmes colocados sob elas permite a ventilação automática, então os fluxos de ar entre as partes do telhado podem se mover com calma. Mas ao usar telhas de metal, o risco de condensação ainda permanece.

    A ventilação em telhado de duas águas é colocada nas empenas, por exemplo, cuidando da colocação solta das saliências. Organizando fendas estreitas à mesma distância umas das outras, você pode aumentar a eficiência da ventilação. Quando os frontões são de pedra, ou o recurso da abordagem do buraco já foi usado, fluxos de ar adicionais precisam ser feitos.

    Eles são colocados em paredes opostas, ou simplesmente usam grades de ventilação convencionais, que são complementadas com redes mosquiteiras.

    Com um teto de quadril, essa abordagem não funcionará. A entrada é preparada na parte inferior do depósito, e o ar sai pela crista.Quando as saliências são bainhadas com madeira, é permitido colocar a madeira solta, deixando uma folga de 2 a 4 mm. Furos especiais são feitos na camada de plástico, então o painel é chamado de intradorso.

    Sótão quente

    Os sistemas de aquecimento de um nível moderno quase excluem a circulação natural, portanto, simplesmente não se pode prescindir de uma ventilação melhorada. Sob as telhas flexíveis e as chapas metálicas, um contra-trilho é suturado, proporcionando ventilação local da área. Vale a pena usar um filme à prova de vento sob um telhado de metal. Quando a ardósia fica na parte superior, quase não há necessidade de contra-racks, já que a torta em si não interfere na circulação.

    A entrada de ar é organizada pelas janelas e a sua saída por aberturas especiais. Caso não existam, o exaustor está equipado com arejadores em forma de "fungos".

    Dicas para o dispositivo certo

    Uma casa particular tem suas próprias sutilezas de arranjo do telhado, evitando o aparecimento de condensação:

    • você precisa aproximar os orifícios nas cristas dos telhados o máximo possível;
    • depende do cuidado com a resistência das estruturas de ventilação, sua capacidade de resistir às fortes influências do clima;
    • fluxos de ar devem ser feitos entre as vigas;
    • pensando no dispositivo dos furos, é preciso torná-los de forma a evitar a poluição do ar ou bloquear seu fluxo;
    • as unidades de abastecimento são montadas no ponto mais limpo do sótão.

    Soluções

    Se o isolamento do sótão for úmido, é necessário alterar o projeto para que o ponto de orvalho fique localizado dentro da camada de isolamento. A camada de lã mineral deve ser de pelo menos 250 mm. Se a água se acumular sob uma barreira de vapor, uma membrana permeável ao vapor deve ser colocada acima do isolamento.

    Isolamento de telhado

    O aparecimento de líquido no sótão pode ser devido justamente ao fato de a camada protetora ser muito fina. Encontrar um ponto fraco é fácil, mesmo sem a ajuda de um termovisor. Quando a neve cai, é necessário inspecionar sua camada, onde será notado o derretimento, e o calor excessivo por lá passa.

    Eliminação de deficiências de ventilação

    Para que mesmo a umidade que ali chega não permaneça no sótão de uma casa de madeira, recomenda-se colocar os orifícios de ventilação corretamente - sob os beirais dos telhados e em sua cumeeira. Quando a circulação de ar interna é correta e desobstruída, o acúmulo de neve e gelo na superfície do telhado é minimizado.

    Além disso, um movimento bem organizado das massas de ar ajuda a reduzir a aderência da neve à superfície do telhado.

    Ao usar arejadores (na fase final do trabalho), você pode dar a eles a forma que desejar.

    Substituição de calor e impermeabilização de baixa qualidade

    Quando o aparecimento de condensação se torna uma consequência do uso de materiais de baixa qualidade, você deve primeiro mudar o filme de uma amostra convencional para uma camada de membrana. Este revestimento permite que a água saia, mas não permite que entre.

    A superfície, que é revestida de pêlo, evita a formação de gotas.

    Acontece que essas etapas não ajudam. Em seguida, você precisará alterar a caixa e o material de barreira de vapor. Quando a saída de ar é perturbada e sua circulação não ocorre, a umidade se acumula mais ativamente. Será necessário equipar esta parte da sala, atraindo um especialista treinado e criando a folga de ventilação necessária de 4 cm.

    Dormers e outros dispositivos

    O fornecimento de janelas de águas-furtadas não é a maneira mais eficaz de drenar um sótão. O tamanho mínimo permitido é 600x800 mm. As janelas são instaladas em frontões mutuamente opostos. A distância para as cornijas, os lados da estrutura e a cumeeira é feita exatamente igual.

    A solução moderna para o mesmo problema é o arejadorsaída para o ponto mais alto do telhado (inclinação do telhado). É comum distinguir entre meios de aeração pontuais e monolíticos. Os primeiros devem ser complementados com leques, enquanto os segundos são feitos como uma placa colocada ao longo da crista.

    Conserto de telhado

    Ao reparar um telhado, os materiais minerais para sobreposição devem ser colocados com uma camada de pelo menos 20 cm (conforme recomendado pela GOST). Alguns fabricantes indicam que o isolamento térmico deve ser feito de pelo menos 30-35 cm. Observando essas regras e verificando as áreas problemáticas com termovisores, o sucesso total pode ser garantido.

    dicas e truques

    É importante não esquecer a criação de focos perfurados junto à cornija.

    A camada isolante é sempre colocada estritamente ao longo das vigas para evitar gotas de líquido.

    Considerando que o custo de construção de um bom sótão é de até 1/5 de todos os custos de construção de uma casa, é mais prático e econômico fazer tudo de uma vez do que voltar a trabalhar depois de um tempo.

    Ao criar orifícios de ventilação, vale a pena formar pelo menos 1 sq. m de passagens aéreas para 500 sq. área m. Isso é suficiente para manter o frescor sem perda excessiva de calor.

    Como eliminar a condensação no sótão, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário