Relógios cuco: história, tipos, recomendações para a escolha
No passado, um relógio mecânico volumoso servia para mostrar as horas. Eles parecem completamente diferentes hoje em dia. Os modelos modernos, além de sua função principal como marcadores de tempo, são projetados para decorar e decorar o espaço. Um lugar especial entre todos os tipos é ocupado pelos relógios cuco. E nos velhos tempos, e agora eles podem decorar qualquer casa. Essas obras de relojoaria são únicas em originalidade e agora são muito procuradas.
Um pouco de historia
Os historiadores oferecem várias lendas relacionadas ao aparecimento do relógio cuco. Então, eles são mencionados pela primeira vez em 1629 como um presente do cortesão Heinhofer ao Eleitor Saxão Augusto... A próxima menção é encontrada em 1650, quando Athanasius Kircher descreveu um órgão com figuras em movimento e um cuco. Em 1669, o relojoeiro italiano Domenico Martinelli, ao ver um pássaro pousando nas tubulações de um órgão de igreja, sugeriu o uso do grito do cuco para sinalizar a chegada de uma nova hora.
Alguns historiadores descrevem em seus escritos como os cortesãos de Luís XIV o presentearam com um relógio de porcelana com pastoras valsando ao som de uma melodia. Espantado com o presente, o rei imediatamente desmontou o mecanismo. E os relojoeiros reais, durante o conserto, substituíram os pastores por corujas que piam.
No entanto, a Alemanha é tradicionalmente considerada o berço desses relógios. São os antigos relojoeiros alemães que são chamados de seus inventores. A história de sua criação começou como um entretenimento para a família camponesa em longos dias de inverno. Quando os montes de neve cobriram todo o bairro, os camponeses esculpiram artesanatos em madeira, incluindo relógios com figuras de plantas, árvores e animais. E, na primavera, eles os venderam a mercadores visitantes para ganhar algum dinheiro. Mas as figuras não se moveram e os pássaros ficaram em silêncio.
Franz Anton Ketterer, um residente da cidade de Schönwald na Floresta Negra, se comprometeu a resolver este problema. E em 1730 ele encontrou uma saída. Inicialmente, ele tentou fazer um mecanismo de galo cantante. Mas, diante da dificuldade de reproduzir o canto de um galo e da estrutura incômoda, ele substituiu o galo por um cuco. O mecanismo de voz inventado por ele permaneceu quase inalterado até hoje.
Claro, os primeiros relógios eram bastante primitivos, mas como eram feitos à mão, cada cuco tinha uma aparência única.
As peças incríveis ganharam popularidade rapidamente no país, e em meados do século 18 eram feitas de madeira com o mesmo mecanismo de madeira e decoradas com entalhes, e cada artesão tinha seu próprio estilo. As primeiras cópias tinham um ponteiro de uma hora, um pêndulo de um bloco especial e uma pedra em vez de um peso. Claro, eles não tiveram um movimento preciso. Mas os artesãos, substituindo o mecanismo de madeira por um de metal, tornaram-nos mais precisos.
Em 1740, os artesãos alemães da empresa Floresta Negra criaram um novo e aprimorado mecanismo de fole com ar e tubos para reproduzir o grito do cuco. Alguns anos depois, essa inovação os tornou famosos muito além das fronteiras da Alemanha.
Rave reviews sobre os relógios maravilhosos se espalharam por toda a Europa e até mesmo chegaram à Rússia. No século 19, o desenvolvimento ativo da indústria alemã contribuiu para a fundação de inúmeras empresas relojoeiras.
O relógio cuco, que se tornou o símbolo da Floresta Negra, ainda está em produção. Confeccionados artesanalmente com acabamento impecável, eles são comprados com avidez por turistas de todo o mundo durante suas viagens à Floresta Negra. E eles são muito procurados entre verdadeiros conhecedores e colecionadores de modelos caros.
Fatos interessantes
É conhecido cerca de seis cópias dos maiores relógios cuco do mundo, recebeu o certificado de "O Maior Relógio de Cuco do Mundo" e entrou no Guinness Book of Records. Esses gigantes poderão se gabar da cidade de Wiesbaden, a cidade de Schonabach nos subúrbios de Triberg, a cidade de Hellsteig, St. Goar, Niederwasser. A altura da Torre do Relógio de Wiesbaden é de mais de 14 metros. É feito inteiramente de tília e tem um pêndulo de 100 kg.
Deve-se destacar que na cidade russa de Penza, na Praça Fontannaya, há um relógio cuco com torre de 8 metros feito na Serdobsk Mayak Watch Factory. Existem também dois museus desses relógios no mundo. O mais significativo em termos de número de exposições está no Reino Unido. Sua coleção compreende 600 das mais raras exposições de antiguidades. O segundo está localizado na mesma cidade de Shonabah.
Também é uma loja. Quem desejar pode adquirir o exemplar que desejar, feito por um artesão local.
Variedades e produtores
O relógio cuco é um mecanismo que combina o sistema de percussão e o cuco, fixado em um suporte e olhando para fora das portas que se abrem. A execução dos relógios cuco é variada: desde um simples chalé com um pássaro até grandes estruturas e estruturas. Duas peles com ar imitam o grito de um pássaro. E a frequência de repetição do sinal de voz - a cada hora ou meia hora depois - depende da modificação do relógio.
O tamanho do pêndulo afeta a quantidade de cuco ou sons de batida produzidos. Duas correntes com dois pesos presos nas extremidades, feitas em forma de cones de ferro fundido, são projetadas para dar corda ao relógio. Quanto maior o contrapeso, menos freqüentemente o relógio é acionado. Pesos pesados permitem que você os enrole por uma semana, com pesos pequenos o relógio precisa de dar corda diariamente. E a duração da planta, por sua vez, depende da tonalidade e da velocidade de forjamento.
Com uma planta semanal, isso é mais lento. Você pode iniciar o relógio manualmente simplesmente balançando o pêndulo.
Da mesma forma inalterada, o relógio cuco de parede sobreviveu até hoje. No entanto, ao longo do tempo, seu mecanismo sofreu alterações e está sendo constantemente aprimorado. O movimento do relógio moderno é impulsionado pelo peso de pesos ou por um mecanismo de mola. A estatueta do cuco é capaz de mover, entortar, abrir e fechar o bico. Mecanismos ultraprecisos foram desenvolvidos para permitir uma operação mais longa e sem problemas.
O mercado oferece uma vasta gama de relógios cuco de parede e de mesa com um design moderno. A variedade da gama do modelo depende do mecanismo usado, do conjunto de funções, do material da caixa e das dimensões. Todas as modificações possuem características estruturais do mecanismo e vantagens inegáveis.
Os mais populares relógios cuco mecânicos de parede interior são produzidos pela famosa empresa alemã Hubert Herr, com mais de 100 anos de história. Os produtos desta empresa são fornecidos para a maioria dos países do mundo, incluindo a Rússia, e a demanda por isso está em constante crescimento.
Modelos modernos - relógios de quartzo e eletrônicos - funcionam com baterias ou são alimentados pela rede elétrica. Eles se distinguem por sua versatilidade - esta é sua principal vantagem. Neles, você pode definir vários modos de tempo para conectar as funções, desligar o sinal de som em determinados dias e horas, por exemplo, nos fins de semana ou à noite, ajustar o volume. Seu trabalho neste caso não mudará, a precisão permanecerá a mesma de antes.
Há um relógio com fotocélula embutida que, ao escurecer na sala, passa para o modo silencioso. Quartzo e dispositivos eletrônicos são fáceis de manusear. Você só precisa substituir as baterias a tempo.
Os principais fabricantes de relógios cuco de quartzo são as empresas japonesas Casio e Orient, a empresa suíça Tissot. Belos relógios com design moderno com movimentos de quartzo são produzidos na Coréia, China, Rússia e Alemanha. Modelos de baixo orçamento são oferecidos por fabricantes coreanos. A empresa sul-coreana Sinix é muito popular na Rússia desde os anos 90. A empresa cria apenas uma ampla gama de modelos de quartzo. Esses são relógios de parede clássicos, relógios marcantes e relógios cuco, bem como relógios de parede com um pêndulo e, é claro, opções de piso e mesa.
Mas ainda abandonar completamente os modelos retro, substituindo-os por modernos com novas tecnologias, nunca funcionará... O apelo aos motivos folclóricos é cada vez mais popular entre designers de interiores e amantes das tradições folclóricas.
Raridades valiosas
Tradicionalmente, o mais valioso são as peças antigas dos mestres do passado da Alemanha. Sua vantagem indiscutível é o mecanismo antigo, cujo funcionamento é perfeito até hoje. Gostaria de observar que a madeira natural preservou para a geração atual a habilidade dos entalhadores antigos que faziam caixas entalhadas com tramas tão engenhosas. Isso aumenta significativamente o valor das raridades, tanto esteticamente quanto em termos monetários.
Mas essas cópias inestimáveis em perfeitas condições e com um mecanismo funcionando no mercado de antiguidades são agora quase impossíveis de encontrar. Apesar do custo significativo, os melhores exemplos de coisas raras estão há muito tempo em coleções particulares ou em museus estaduais. E no mercado de antiguidades simplesmente não há quantidades necessárias deles. Entre as raridades soviéticas, os relógios cuco produzidos pela fábrica de Serdobsk "Mayak" provaram ser muito confiáveis e precisos.
Fabricado durante a era soviética, uma variedade de modelos pode ser encontrada para todos os gostos. Eles ainda servem hoje, contando o tempo e se encaixam perfeitamente no interior de qualquer sala.
Como escolher?
Com uma enorme oferta de relógios modernos, não é nenhum problema encontrar algo para a alma. Projetados para diferentes possibilidades, necessidades e preferências estéticas - estilo clássico, antigo estilizado ou sólido, classe representativa - todos complementam qualquer interior e enfatizam o gosto individual de seu proprietário. E suas características comparativas ajudarão a determinar a escolha.
Relógio cuco mecânico:
- alto valor de fabricantes alemães e suíços de grande reputação, trabalhando nesta área há mais de um século;
- têm menos funções;
- conserte mais barato e mais rápido;
- são distinguidos por sua longevidade;
- atrasar cerca de 20 segundos por dia;
- os metais e ligas usados aumentam o peso.
Relógio de cuco de quartzo:
- os mais recentes desenvolvimentos de tecnologias modernas são aplicados;
- tem alta precisão;
- o uso de polímeros leves reduz o peso;
- a facilidade de processamento de materiais poliméricos permite diversificar o design das caixas;
- sua gama de modelos é muito mais ampla;
- a vida útil é muito mais curta;
- devido à complexidade do dispositivo, o mecanismo está praticamente irreparável.
A qualidade dos produtos de relógios determina em grande parte sua vida útil. Por isso, os mais procurados são os produtos fabricados pelas empresas líderes neste segmento de mercado, que sempre apresentam uma qualidade consistentemente elevada.
A escolha do melhor modelo de relógio atualmente depende do fato de uma pessoa pertencer a uma determinada classe e de suas preferências estéticas. Algumas pessoas preferem as opções clássicas, enquanto outras se interessam por novidades. A empresa Nooka Cuckoo, junto com as formas tradicionais, produziu versões de pulso de relógios cuco, diferindo em uma variedade de cores do designer Hannes Griban. Esta é uma casa de cuco achatada com um mostrador e uma pulseira macia feita de um material de borracha especial. O mecanismo é digital e o cuco, claro, não aparece.A coleção é exclusiva e lançada em quantidades limitadas.
Até agora, o relógio se tornou menos usado. No mundo moderno, eles descobrem as horas por meio de um computador ou telefone celular. E apenas um relógio cuco de parede é invariavelmente procurado. E isso não surpreende ninguém, pois não só nos mostram os tempos atuais, mas também decoram o interior, criando aquela atmosfera caseira única de conforto e aconchego, que está cada vez menos no mundo moderno.
No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto no relógio cuco Trenkle 466 Q.
O comentário foi enviado com sucesso.