Cimento: tipos e características de produção

Contente
  1. O que é isso?
  2. Fabricação e embalagem
  3. Variedades
  4. Fabricantes
  5. Cor
  6. Marcas: como escolher?
  7. Armazenar
  8. Aplicativo

O cimento é indispensável para a construção. É literalmente um elemento básico para muitos tipos de renovação. É capaz de assumir a função de outros materiais, embora seja difícil encontrar uma alternativa válida ao próprio cimento. Este material é universalizado pelos tipos e características de produção das misturas de cimento, pensadas em função da composição dos componentes.

O que é isso?

O cimento é uma mistura de rocha calcária com adição de minerais e substâncias sintéticas, os chamados plastificantes, que passaram repetidamente por um triturador e por um procedimento de queima em temperaturas acima de 1.500 graus. Eles são necessários para aumentar a resistência e também desacelerar o processo de perda de umidade da pasta.

Uma mistura de minerais é freqüentemente confundida com outro material de construção - concreto.

Há uma diferença fundamental entre eles em vários pontos:

  • O cimento difere do concreto porque já pode ser usado para reparos com a adição de água. As misturas de concreto consistem em 4 componentes, um dos quais é o cimento.
  • Em misturas cimentícias não há componentes de uma fração grossa, e areia, brita, cascalho e argila expandida são adicionados ao concreto.
  • Devido à ausência de grandes cargas, o cimento endurece mais rapidamente e se transforma em uma junta monolítica sob quaisquer condições.
  • Várias aplicações. Embora ambos os materiais sejam usados ​​na construção, eles têm finalidades diferentes. As fundações e os elementos das estruturas de suporte de carga são formados em concreto. O cimento freqüentemente atua como alvenaria e material de nivelamento.
  • As características técnicas e a composição são reguladas por diferentes GOST.

Fabricação e embalagem

A produção e embalagem de cimento é um processo longo que requer equipamentos de alta tecnologia e controle. A sua origem encontra-se nas pedreiras de calcário. Dois tipos de calcário são usados. O primeiro está localizado próximo à superfície, a uma profundidade de várias dezenas de centímetros. Este é o chamado calcário de "segunda categoria", mas já contém ferro, óxido de alumínio, silício e outros minerais. Eles conferem propriedades únicas às misturas de cimento.

A segunda camada está localizada a uma profundidade de vários metros. É mais limpo, quase isento de outros minerais (com exceção do carbonato de cálcio) e é considerado de primeira linha.

Ambos os tipos são usados ​​na produção, tanto puros quanto combinados em diferentes proporções entre si e componentes adicionais. A relação entre a substância de primeira e a segunda classe, bem como o tipo e a quantidade de aditivos, determinam a marca e o custo do cimento. A rocha calcária em seu estado natural é um monólito sólido. Ele é quebrado em pequenos fragmentos com explosivos, depositando-os em camadas de calcário na pedreira e, em seguida, recolhidos por carregadores. O tamanho dos fragmentos pode ser de diferentes tamanhos, desde pequenas pedras até um bloco de construção inteiro. Dessa forma, eles vão para as fábricas de cimento.

Na fábrica, as matérias-primas vão primeiro para o “britador primário”. Nele, grandes fragmentos são esmagados até o tamanho de uma bola de tênis. No processo de moagem de grandes fragmentos, a água entra no triturador para que a poeira não suba e, junto com ela, não se perde a massa de calcário. As pedras trituradas são transportadas por um transportador para um britador secundário. Nele há uma "trituração" da rocha em fragmentos do tamanho de uma pedra britada. O primeiro e o segundo graus são triturados separadamente.

Em seguida, uma mistura bruta é formada para cimento de diferentes graus. Após a mistura, as "pilhas" acabadas são enviadas para o moinho de rolos. No processo de moagem do calcário, são utilizados aditivos: magnésio em pó, silício e óxido de alumínio, se contidos na rocha calcária em quantidade insuficiente. O moinho transforma a pedra em farinha de pedra. Essa farinha de pedra vai então para o pré-aquecedor. Em menos de um minuto, ele aquece de 80 graus Celsius para 800.

Este procedimento é necessário para que todos os componentes da composição se movam e adquiram a capacidade de solidificar em um monólito sólido quando combinados com água e em contato com o ar.

Os componentes desnecessários são separados no aquecedor, a cal permanece adequada para construção. Ela vai até a fornalha cilíndrica. A parte inferior da fornalha aquece até 1700 graus. A massa dentro do forno é derretida em pequenas bolas de "vidro" chamadas clínquer. Ao sair do forno, eles são resfriados rapidamente com um fluxo de ar frio a 70-80 graus. Rápido é a chave. Se esfriar lentamente, a mistura é de má qualidade. Essa é a matéria-prima para um cimento de qualidade.

As "bolas de vidro" resfriadas passam pelo último estágio de processamento - a trituração final. Na verdade, trata-se da trituração de clínquer duro entre esferas de aço de diferentes diâmetros, das quais há cerca de uma tonelada e meia em uma trituradora. Ao moer os clínqueres, adiciona-se gesso irregular à farinha de pedra. Isso retarda o processo de endurecimento da pasta. A mistura de pó que sai do triturador é cimento. Alguns fabricantes adicionam plastificantes para aumentar a resistência.

A mistura de pó acabada passa pelo procedimento de embalagem. Para isso, são utilizadas máquinas especializadas com dispensador.

Os sacos de cimento raramente têm um pequeno volume de 10-15 kg. Normalmente, o peso mínimo é de 25 kg, e o mais útil é de 50 kg. Sacos de 50 quilos são chamados de slimbegs. Às vezes, há volumes não padronizados de 30, 35, 42, 46 kg. O saco de embalagem consiste em várias camadas (2 a 5) de papel artesanal. Também são comuns os contêineres de embalagem para construção em escala industrial - big bags. Estes são recipientes macios feitos de polipropileno ou náilon de alta resistência com ou sem reforços e forros. O peso do cimento em big bags é de 300 a 3.000 kg.

Os big bags têm uma série de vantagens sobre as embalagens convencionais:

  • compra de cimento no atacado reduz o preço de 1 kg da mistura;
  • os contêineres macios têm lingas para carregamento;
  • Eles são resistentes, reutilizáveis ​​e recicláveis;
  • casca de polipropileno prolonga o prazo de validade, pois protege o cimento dos efeitos negativos do meio externo;
  • os recipientes podem ser completados com forros para resistência ao calor, antiestático, à prova d'água, proteção UV.

Variedades

A definição de "substância pulverulenta cinza" não é totalmente correta para o cimento. Também vem em uma cor diferente. A cor é dada por vários aditivos que afetam suas características técnicas e cores. Além das tonalidades, o material também difere em outros critérios. A classificação é feita de acordo com a composição do componente, a finalidade, a aparência do pó e da solução e o país de origem.

Em termos de composição e propriedades, pode-se distinguir:

  • Misturas resistentes ao sulfato. São obtidos pela moagem de clínquer, mas sem adição de componentes minerais. Além disso, na fabricação de tal cimento, 90-92% dos aluminatos de cálcio são removidos da composição. Eles são adicionados ao concreto quando é necessária uma substância que será distribuída uniformemente nos poros do concreto sem causar resistência interna.
  • Cimento Portland. Pelo contrário, uma grande quantidade de minerais em pó é introduzida nele. O resultado é uma camada durável de endurecimento rápido. A resistência da camada é normalizada não apenas para a substância "maturada" na quarta semana, mas também no terceiro dia.Isso contribui para que o cimento, ao ser endurecido, adquira maior resistência e resistência aos danos. Não trinca e resiste a vários choques mecânicos e cargas. Essas misturas são adicionadas à composição do concreto na fabricação de estruturas de concreto armado. Eles também são usados ​​na construção de casas.
  • Com aditivos PAD. Isso inclui substâncias sintéticas e plastificantes, cuja quantidade pode chegar a três décimos da massa total. São necessários para a absorção da areia do cimento, ou seja, envolvem cada grão de cimento com uma película que não permite que a substância se adira. Com isso, tanto a própria argamassa de cimento como sua ligação ao concreto adquirem elasticidade e são mais fáceis de encaixar, niveladas na superfície de trabalho.
  • Hydrosulfoaluminate. Este cimento de secagem rápida é frequentemente referido como expansível devido à sua capacidade de expandir em volume durante o processo de "pega". Isso ocorre devido ao fato de os sulfatoaluminatos de cálcio serem adicionados à mistura seca, que, como resultado da reação com a água, aumentam de volume uma vez e meia ou 2,5 vezes (em relação ao sólido original). Quando seca, a massa aumenta em 2%. Apesar deste efeito de “fermento”, tem uma boa densidade.
  • Gesso ou cimento de estresse. O mesmo que autoexpansível, apenas a composição do componente muda. O que é, fica claro pelo nome do material.

É ideal trabalhar com esse cimento em condições úmidas. Portanto, ele se expande com mais eficiência e oferece o efeito máximo. Tipos de cimento expansíveis são usados ​​para nivelar as juntas entre os elementos de estruturas pré-fabricadas de concreto armado. Cria uma boa impermeabilização, o que é especialmente importante na construção de estruturas hidráulicas e tubos de pressão.

  • Aluminoso. O nome desse tipo de cimento é revelador. É obtido a partir do calcário, que é depositado próximo aos depósitos de argila do solo. No processo de torra e moagem, uma grande quantidade de rocha calcária com uma proporção de alumina é adicionada à mistura. Ele, por sua vez, contém aluminatos, que convertem o cimento em uma substância viscosa de pega rápida com propriedades hidráulicas. Esse produto é único em suas características técnicas. É usado em casos raros, quando é necessário realizar reparos urgentes em condições de alta umidade, precipitação, temperaturas abaixo de zero. O cimento de alumina não é caprichoso a este respeito e é igualmente eficaz em diferentes condições. Isso leva ao seu alto custo.
  • Hidrofóbico. É obtido pela moagem de clínquer mineral com vários aditivos. Substâncias hidrofugantes adequadas, como asidol (extraído do processamento de querosene, resíduos solares e oleosos da produção de petróleo com adição de ácido sulfúrico). O uso de sabonetes refrigerantes e óleos minerais, ácido oleico e ácidos graxos sintéticos é amplamente difundido.

As vantagens do cimento hidrofóbico são sua alta resistência ao gelo e à água, bem como sua capacidade de ser armazenado em quaisquer condições sem perder suas propriedades. É menos durável do que outros tipos, por isso não é adequado para suportar estruturas de concreto. É usado para produzir blocos de concreto porosos leves.

  • Resistente ao encolhimento. É uma mistura de três componentes: gesso, cal e calcário alumina. O gesso é usado semi-aquoso, a cal é apagada. Durante o processo de secagem, não se expande e não encolhe. Eles são usados ​​na construção de fundações de edifícios, trilhas de túneis.
  • Magnésio. Recebido de forma radicalmente diferente da produção de cimento convencional. Estes são compostos de óxido de magnésio e uma solução aquosa de cloreto de magnésio. Essa mistura é aquecida apenas a 800 graus Celsius e, então, quando se solidifica em uma massa branca e sólida, é esmagada.Esse cimento é semelhante em suas propriedades ao gesso e é mais usado para decoração de interiores, nivelamento de pisos e para fins arquitetônicos.
  • Pozolânico. Para sua produção, substâncias minerais ativas (argila queimada, cinzas de combustível) são adicionadas à farinha de pedra dos clínqueres. Esses materiais estão prontamente disponíveis e são baratos, e sua participação na composição do cimento é significativa, pois o custo da massa total é menor do que o do cimento "puro". Na forma sólida, é resistente à lavagem com água e lixiviação. Aplicações - estruturas subaquáticas e subterrâneas. O cimento endurecido deve estar sempre no meio aquático ou na superfície, sem a influência variável da umidade.
  • Silicato. Todo mundo que tem restaurações dentárias está intimamente familiarizado com este material. Uma mistura finamente dispersa com uma grande composição de fluoretos de sódio e cálcio é usada em odontologia. É muito semelhante em estrutura ao esmalte dos dentes. A água não é utilizada como líquido, são necessários compostos especiais para sua diluição. Pode ser diluído em água para uso em trabalhos de acabamento de interiores como material de acabamento decorativo. O custo desse cimento é muito alto.
  • Policarboxilato. Substância com alto nível de adesão aos tecidos orgânicos. Como o cimento de silicato, tem pouco a ver com construção e é usado para fins médicos. Em particular, para o enchimento de dentes de leite.
  • Escória. Mistura em pó de cimento, gesso e escória de alto forno. A escória é responsável por 20 a 60% da composição total. Quanto mais for, menos ativo será o cimento. Sua força aumenta com o tempo. Resistente a influências ambientais agressivas estáveis, mas não tolera temperaturas extremas e níveis de umidade.
  • Cal e escória. Nele, além dos componentes do cimento de escória, há uma proporção de cal. A resistência do material não é muito alta, portanto, uma solução é usada para colocar e fazer concreto de baixo teor. Pode ser adicionado ao gesso.
  • Preenchimento. Seu campo específico de aplicação é a obstrução de poços de petróleo e gás. A composição contém muitos componentes responsáveis ​​pela plasticidade, hidrofobicidade e alta resistência.

Fabricantes

Os fabricantes chineses ocupam uma fatia significativa do mercado de cimento. O padrão estadual da China e da Rússia para esse material difere, pois os produtos chineses, que são oferecidos no mercado como cimento de 500 marcas, estão na verdade mais próximos de 400. Do sortimento não há aditivos, cimento Portland e endurecimento rápido.

Um sério concorrente para os fabricantes chineses - cimento turco... Está em total conformidade com os padrões de qualidade europeus. Com características técnicas impecáveis, os materiais turcos se beneficiam de vários outros critérios. Eles não são superfaturados, uma vez que o método seco de processamento de matérias-primas prevalece nas fábricas na Turquia. É mais econômico e rápido do que o método úmido, que ainda é popular na Rússia. Os produtos são transportados para os mercados de outros países em big bags com todos os meios de proteção possíveis. Chega ao local são e salvo e pode ser armazenado dessa forma por muito tempo.

O sortimento de cimento turco é de 300 a 500 marcas. Recomenda-se adquiri-lo em embalagens da marca. Em sacos "sem nome", pode-se vender o cimento em pó, que já foi triturado novamente e embalado depois do prazo de validade, talvez não tenha nada a ver com a Turquia. O cimento indiano era inesperadamente de alta qualidade para o consumidor russo. No ranking de vendas, ocupa consistentemente sua posição nas cinco primeiras linhas. Todas as matérias-primas estão em conformidade com os padrões e os produtos cumprem 100% as suas tarefas.

Mais fabricantes inesperados da lista - Irã e egito... O cimento da produção nacional também é de boa qualidade. Suas vantagens incluem uma ampla gama de produtos, conformidade com as normas estaduais e um custo inferior ao de fabricantes de outros países.Isso se explica pelo fato de o preço não incluir o custo do transporte através da fronteira. O cimento russo é produzido principalmente em formato slim-bag em embalagens de papel e polipropileno sem camadas protetoras internas, o que reduz sua vida útil em algumas condições.

Produtos fabricados por no Brasil... Nenhuma experimentação com a composição do componente (até a reciclagem de materiais cerâmicos) torna tudo pior. Na linha de produtos, você encontra um material adequado para necessidades e condições de operação específicas. O produto da produção americana se consolidou.

Está competindo com materiais de países da região asiática - Japão, Vietnã, Coreia do Sul... Os produtos alemães são populares entre os fabricantes europeus.

Cor

A cor usual do cimento é cinza escuro ou claro. Algumas espécies já podem ter uma tonalidade diferente (magnésia e silicato) durante a fabricação. Eles são brancos por natureza. Parte do cimento é pintado com grafite, quase na cor preta. Este é o efeito da presença de componentes e corantes adicionais. O cimento colorido é menos comum. É utilizado principalmente como aditivo decorativo e funcional em argamassas de concreto e misturas de nivelamento de pisos. Uma camada de nivelamento colorida facilita o acabamento decorativo ao usar misturas de piso autonivelantes.

O cimento é colorido de duas maneiras: diretamente durante a produção (o método é mais confiável e econômico) e com a ajuda de um pó pigmentado durante a diluição da solução. O pigmento solto permite tingir a mistura em qualquer cor, seja vermelho, azul ou roxo. Mas essa variedade é necessária em casos excepcionais, quando o revestimento de cimento serve de imediato e decorativo. A combinação de moagem e queima de clínquer com óxido de alguns metais proporciona uma coloração mais eficaz, mas a gama de cores é limitada às cores verde, amarelo e preto com vários graus de brilho.

Essas misturas são adicionadas ao concreto para dar-lhe uma textura colorida. Sua cor não se desgasta nem desbota com o tempo, em contraste com a solução tingida com a cor.

Ao usar cimento colorido, é importante levar em consideração que a adição de pigmentos corantes é insignificante, mas ainda afeta suas características técnicas. Basicamente, isso afeta o encolhimento da solução. É mais pronunciado do que uma substância incolor.

Marcas: como escolher?

Não é fácil para um não profissional da área da reparação e construção compreender o que significam as letras misteriosas nas embalagens de cimento, como escolher o material certo com base nas marcações alfanuméricas, quem os instala e como encontrar o material certo para encher a fundação. A marcação com cimento é realizada de acordo com GOST. Há pouco mais de 10 anos, o padrão geralmente aceito para a Rússia foi alterado para o europeu, podendo surgir confusão. Nem todos os fabricantes mudaram para o novo sistema de designação e às vezes é difícil determinar o M500 resistente ao sulfato necessário com seus números desatualizados.

Os padrões antigos tinham apenas duas designações: PC (cimento Portland) e SHPC (cimento Portland de escória). A qualidade foi determinada pela marca de 300 a 500, e a quantidade de aditivos foi determinada pela letra D. Por exemplo, ПЦ300Д20 significava que havia cimento Portland no saco com 20% de aditivos de várias substâncias. O padrão europeu comum fez mudanças significativas neste sistema. Agora a embalagem indica o nome do cimento (como em todas as embalagens europeias com cimento - CEM (de cimento), classe de resistência, tipo e quantidade de aditivos, características adicionais.

A classificação composicional foi expandida para cinco posições:

  • CEM I é igual a cimento Portland (PC).
  • CEM II - PC com aditivos de origem mineral. Esta classe possui as subclasses A e B, mostrando a quantidade de aditivos na mistura. Na embalagem, os números são indicados sem%, mas a proporção é medida neles.

O nome exato do aditivo é indicado por um travessão.W significa escórias, I - teor de cal, Z - cinza, MK - derivados de silício. Xisto queimado, pó de silicato, pozolana podem ser adicionados.

  • CEM III - PC com escória. Também possui uma subclasse, mas apenas uma - A. Denota a porcentagem de escória na composição.
  • CEM IV - pozolânico.
  • CEM V - composicional.

A classe de resistência é seguida do detalhamento da composição do componente. O indicador é medido em quilogramas de peso por centímetro cúbico. Normas aceitas: 22,5-32,5, 42,5-52,5. A linha de informação termina com a determinação da taxa de solidificação da solução. H - normal, B - cimento de pega rápida. Para a segunda opção, a resistência da camada por 2-3 dias deve ser indicada adicionalmente.

O que fazer para quem está acostumado com o antigo tipo de marcação e como escolher a mais adequada para fins específicos? Relacione a força do antigo padrão com a força do novo padrão.

Cimento das marcas M100 e M200 (resistência - 12,5 kg por centímetro quadrado) foi usado para todos os tipos de construção e trabalhos de reparação na construção privada. A carga sobre ele não era tão grande quanto em uma escala de produção, então ele lidou com uma série de funções. A argamassa M100 ou M200 era adequada para betonilhas de pavimento áspero, alvenaria de divisórias interiores, nivelamento de paredes e vedação de defeitos complexos, reboco. Nos últimos anos, essas marcas foram descontinuadas devido à baixa qualidade.

Agora, o mínimo aceitável é M300 (força - 22,5 kg por centímetro quadrado). Pode ser utilizado para alvenaria de edifícios residenciais, fogões, lareiras, em grandes construções, trabalhos de reparação, betonilha de concretagem, fundações, para misturar com componentes de betão. Ele também participa da produção de estruturas de concreto armado. Os produtos têm uma força permissível de SNiP, são adequados para uso em diferentes épocas do ano, são resistentes à umidade e aos sulfatos e são fáceis de usar na forma de solução líquida. Mas o M300 fica aquém do desempenho ideal. Se possível, você deve prestar atenção às marcas superiores.

М400 (32,5 kg / cm2) de alta resistência, não corrói, é resistente à umidade e baixas temperaturas, resistente ao desgaste. É considerado acessível e versátil em qualidade. Dependendo dos aditivos, pode ser utilizado na construção privada e em grande escala. As fundações, inclusive pré-fabricadas, bem como as estruturas em contato com a água são produzidas com cimento puro de 400 marcas. Os aditivos hidrofóbicos o tornam adequado para a construção de painéis de parede a partir de matérias-primas de alta resistência com aditivos para fazer calçadas, pisos e fundações.

M500 e M550, que muitas vezes são colocados em uma linha, têm um índice de força na faixa de 42,5-52,5 kg / cm2. Esses tipos de cimento são altamente resistentes às influências atmosféricas, não têm medo de água, geadas, quedas de temperatura, sulfatos, quase não encolhem e são fáceis de usar. Eles são usados ​​para a fabricação de estruturas pré-fabricadas de concreto armado de alta classe.

Cimento М600 (52,5-62,5 kg / cm2) utilizado principalmente em condições desfavoráveis ​​para trabalhos de recuperação em situações de emergência. Possui características melhoradas em relação ao M500. Para uso privado, não há necessidade de usar este material altamente durável e de presa rápida. Você pode se limitar a M400-550. Ele suportará tudo, desde a construção da base para uma casa de campo de dois andares até a instalação de uma lareira dentro desta casa. As marcas M700 - M1000 referem-se a materiais puramente profissionais.

Armazenar

Existem várias maneiras e opções para armazenar cimento seco:

  • Em casa. Não é de forma alguma a maneira mais confiável de manter o material adequado para construção e reparo. Um erro comum é pensar que o cimento está seco o suficiente em um ambiente aconchegante e não precisa de proteção adicional. Isso é especialmente verdadeiro para embalagens artesanais. Mesmo dentro de casa pode haver muita umidade do ar, razão pela qual o cimento perde algumas de suas características.E se a água entrar em contato com ele, ele começará a se acumular no pacote. Além disso, seu estado operacional é afetado pela interação com o oxigênio. É um catalisador para muitos elementos. Seu efeito no cimento também reduz as características de qualidade.
  • Lado de fora. Aqui, todos os perigos são óbvios: o impacto de fatores ambientais pode estragar o material em menos de seis meses. É claro que não deixará de se tornar uma substância viscosa com a adição de água, a menos que solidifique todo o saco, mas as más condições de armazenamento afetam a principal qualidade do material - sua atividade. Estas são suas propriedades de ligação reais e conformidade com a marca. Na melhor das hipóteses, o cimento estragado perderá 10-15% e, em vez de M300, ele se comportará em operação como um M200 inadequado.
  • Na primavera e no verão. Na estação quente, o cimento é ameaçado pela alta umidade, pela exposição à radiação ultravioleta da luz solar direta e pelo risco de um efeito estufa sob o polietileno.
  • Inverno-outono existe o risco de chuva e, para algumas misturas, geadas severas e mudanças de temperatura são prejudiciais. Antes mesmo de virar pasta, o cimento já perde suas qualidades úteis.
  • Em sacos (papel ou propileno). Tanto o papel quanto o polipropileno são capazes de permitir a passagem de umidade, portanto, qualquer recipiente precisa de proteção adicional.
  • A granel. A opção mais problemática para armazenamento de longo prazo. O cimento a granel é um pó seco que é entregue ao comprador em contêineres lacrados e, em seguida, simplesmente despejado em uma pilha sem nenhum contêiner de armazenamento. Você precisa de uma abordagem especial e é melhor pedir esse cimento imediatamente antes do início da construção ou do reparo.

A vida útil aproximada do cimento em condições favoráveis ​​é de 1,5-2 anos. Para que não perca suas qualidades importantes com diferentes métodos de armazenamento, é importante seguir as recomendações dos profissionais. É aconselhável comprar cimento imediatamente antes do uso na quantidade que vai sair para várias aplicações.

Se, por algum motivo, as obras foram interrompidas e o cimento ficou em um pequeno volume, pode ser armazenado em casa. Uma sala adequada deve ser seca, longe de salas onde a água é constantemente usada (não uma varanda ou loggia, não um porão) e ventilada. De vez em quando, os sacos precisam ser virados para que o cimento não endureça. Embalagens instáveis ​​podem ser protegidas com sacos de resíduos de construção pesados ​​(feitos de folha de PVC). Não é aconselhável encher em excesso se o prazo de validade for superior a 6 meses, uma vez que as reações químicas ocorrem ao ar livre. A temperatura ambiente não deve ultrapassar 20-25 graus para evitar o efeito estufa dentro da embalagem. A condensação também pode estragar o material.

É difícil colocar um grande estoque de material em uma área residencial, ele terá que ser levado para a rua.

Para protegê-lo da umidade, você precisa de:

  • escolha o local mais seco;
  • cobrir a base (solo, piso) com filme de PVC em uma camada para que a substância não absorva a umidade do solo;
  • coloque paletes de madeira no topo. É aconselhável tratar os paletes com primário e verniz ou tinta, pois a madeira também é muito absorvente. No futuro, eles serão úteis na fazenda mais de uma vez;
  • rebobine cada saco com filme plástico;
  • colocar em sacos de lixo extra fortes para 120 litros, selar na parte superior com fita de fixação;
  • isole com roupas velhas, feno ou serragem;
  • coloque sob um galpão ou em um anexo. Dessa forma, o cimento será preservado por várias temporadas sem perder suas propriedades.

Uma nuance é importante: quanto maior a atividade do cimento, mais rápido ele se perde.

O cimento a granel é armazenado nos chamados poços de cimento. Organizá-los exigirá muito tempo e esforço. É necessário cavar um buraco fundo, reforçar suas paredes para que não se desintegrem, cuidar de várias camadas de impermeabilização e isolamento térmico de alta qualidade e organizar uma cobertura.Lã mineral, folhas de alumínio e filme de PVC para esses fins não custarão menos do que um novo lote de cimento, portanto, os materiais de construção a granel não são adquiridos com antecedência.

Aplicativo

Com a ajuda do cimento, muitas tarefas de construção e reparo são resolvidas. Em alguns casos, é eficaz por si só e, em alguns, forma uma substância simbiótica com componentes adicionais ou torna-se parte da mistura de construção.

Usos comuns para cimento:

  • Derramando a base para uma casa ou garagem privada. Não é usado em sua forma pura devido ao seu peso muito grande. Para isso, é introduzido em uma composição de concreto em que haja areia aluvial seca, pedra ou brita, ASG, água. O cimento aqui desempenha o papel de aglutinante e componente elástico.
  • Preenchendo a betonilha do piso. É essencial em quase todas as divisões. Com uma superfície do contrapiso relativamente plana, sem defeitos e grandes diferenças de altura, uma mesa de cimento fina de 30-40 mm pode ser dispensada. Para áreas mais problemáticas, ele é usado em duas camadas. Além disso, com a ajuda de cimento, pode-se fazer uma mesa inclinada em ambientes onde seja necessário um dreno, ou preencher o contorno de um piso aquecido a água para evitar danos ao sistema por diferenças de temperatura no interior dos tubos. É importante usar cimento resistente a ácidos e misturas de cimento-areia para contrapisos.
  • Produção de estruturas de concreto armado e fundações pré-fabricadas, pisos e elementos de parede da casa. O cimento estressante é necessário aqui.
  • Construção de estruturas na água, construção de estradas, construção de pontes, túneis, edifícios residenciais de vários andares.
  • Alvenaria. Neste caso, o cimento líquido desempenha o papel de mástique, conectando tijolos, blocos, pedras naturais e decorativas e outros materiais de assentamento. A alvenaria é utilizada não só para a construção de divisórias e paredes da divisão, mas também para a construção de lareiras e fogões. Nos dois últimos casos, o cimento precisa de refratário, não inferior a M400.
  • Reboco e nivelamento de tetos e paredes internas e externas da sala. Uma solução de calcário finamente disperso com adição de áreas problemáticas de cimentos de gesso, tornando-os adequados para acabamentos decorativos. Como o processo é longo, cola PVA é adicionada à composição acabada, o que retarda a evaporação da umidade e melhora a adesão à superfície de trabalho.
  • Impermeabilização. Uma folha de material isolante pode ser "plantada" na argamassa de cimento para que não flutue quando a betonilha for lançada.
  • Fabricação de lajes de pavimentação e outros artigos decorativos. Cimento colorido com alta qualidade estética é usado aqui.
  • Organização de caminhos de jardim em malha de reforço.
  • Para a zona cega. Esta estrutura desempenha o papel de remover sedimentos líquidos e água derretida do edifício. Neste caso, 30-40% dos componentes da fração a granel do tipo de argila expandida, tijolo quebrado, escória são adicionados à mistura de cimento.
  • "Passar roupa". Ele funciona como uma "casca" protetora na superfície de concreto. Uma fina camada de mistura de cimento líquido é aplicada e, após o endurecimento, é esfregada até ficar lisa.
  • Decoração. O cimento substitui perfeitamente o gesso para a criação de esculturas, decoração de parques e jardins na forma de canteiros, vasos e vasos de flores.

Para obter informações sobre como o cimento é produzido, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário