Para que é usado o cimento de escória e como fazer uma solução?
O cimento de escória é uma substância hidráulica obtida artificialmente com um efeito adstringente pronunciado. É um pouco análogo ao cimento Portland. A sua principal característica é conter resíduos da indústria metalúrgica finamente moídos, nomeadamente escória.
O que é e como é produzido
A escória granulada de alto forno é obtida como resíduo no processo de fundição de metais ferrosos. Tem propriedades inerentes que se aplicam ao cimento Portland de construção em geral, mas existem diferenças. Na forma de um produto finamente moído, é ativo na manifestação de propriedades adstringentes, interagindo com a água, e também com produtos de hidratação de minerais do tipo clínquer (aqueles que fazem parte do cimento Portland simples).
Os componentes do cimento de escória são:
- clínquer - não contém mais de 6% de magnésio;
- escória - até 80%, a quantidade ideal deste componente depende de quais requisitos são apresentados para o produto ligante;
- gesso - natural puro e com teor de fósforo, flúor e boro, não mais do que 5% do gesso deve representar toda a massa.
O cimento com escória é considerado um ligante, cujo uso não se limita a qualquer direção. A pergunta por que, em princípio, a escória é adicionada ao cimento, pode ser respondida da seguinte forma: uma solução de concreto, incluindo cimento e escória, tem um custo baixo. E se compararmos o preço de uma solução de concreto baseada em cimento Portland padrão com cimento com escória, a segunda será financeiramente mais lucrativa. Ou seja, não é melhor em princípio, mas mais lucrativo com características quase iguais.
By the way, sobre as características. A mistura de escória e cimento também é boa porque a temperatura de liberação de calor nela será relativamente baixa.
E também este produto:
- tem maior resistência à influência das águas (sulfatadas e doces);
- caracterizado por maior resistência ao calor;
- tem alta resistência ao gelo (com a condição de usar a tecnologia de vaporização de concreto pré-moldado).
Em geral, a conclusão é que o business case padrão decide na escolha dos materiais.
O custo do produto descrito não inclui os custos significativos de extração, moagem e processamento.
O material é obtido a partir de clínquer, escória, argila e calcário de cimento Portland. O fato é que na produção de cimento o que importa é a composição química do material e não sua estrutura física. Portanto, você deve escolher a fonte com muito cuidado. Na produção desse cimento, é possível usar escória de alto forno básica e ácida.
A propósito, as próprias escórias podem ser granulares e não granulares, mas mesmo assim as primeiras são usadas com muito mais frequência, e o ponto está, novamente, no componente econômico.
Mas há outra razão para usar escória granular: o próprio processo de produção do produto final com escória não granular torna-se significativamente mais complicado. Mas as escórias que são adicionadas ao produto após a queima são granuladas sem falhas.
Atenção! A porcentagem de escória no cimento não deve exceder 60.
Como a prática tem mostrado, o cimento em fusão com a escória significa obter um material que é forte, bastante confiável, não muito durável, mas bastante convincente para muitos propósitos. É por isso que este produto é tão ativamente usado na construção de vários andares.Com a sua ajuda são feitas lajes e cintas blindadas, estruturas subaquáticas e estruturas próximas à água, auxilia também no isolamento térmico, na concretização de alguns produtos na construção. Ou seja, com este produto podem ser alcançados objetivos construtivos completamente diferentes: com alta eficiência, viabilidade econômica e grandes oportunidades.
Visão geral da espécie
O ShPC (cimento portland de escória) é dividido em dois tipos principais - endurecimento normal e endurecimento rápido.
Normalmente endurece
As propriedades dos materiais são descritas em GOST 10178-85. O material difere porque quanto mais escória, mais tempo a mistura irá endurecer. Quanto menos calor será produzido pela reação de hidratação.
Após a solidificação, a escória não deve reagir com a água, razão pela qual a mistura é frequentemente usada para criar estruturas com alta umidade.
Endurecimento rápido
Aditivos especiais são adicionados a este material para ajudar a acelerar o processo. Os aditivos podem ser de etiologia mineral e vulcânica, ou seja, cinza ou pedra-pomes.
Vale lembrar que a vida útil do cimento de escória é menor do que a de uma argamassa simples de cimento seco.
A partir do momento do envio do produto, não devem decorrer mais de 45 dias para que o material seja utilizado. Mas usar um produto vencido significa assumir muitos riscos. Ele perde suas propriedades de desempenho e de forma significativa.
Muitas vezes surge a questão de saber se as diferenças entre o cimento Portland e o cimento Portland de escória são significativas. Sim, eles são significativos, apenas pelo fato de que o primeiro custará significativamente mais do que o segundo. E também o cimento Portland adquire resistência ao acabamento mais rápido do que o ShPC (endurece completamente após 3 semanas). Em princípio, não há escória no cimento Portland, há clínquer e composição mineral com aditivos-aceleradores. Mas a densidade do SPC é menor que a do cimento Portland, assim como seu peso também será menor - mais precisamente, o peso das estruturas feitas com ele.
Para que é adequado?
Este material é especialmente procurado se for necessário construir concreto, bem como estruturas de concreto armado que estarão constantemente em contato com o meio aquático (por exemplo, o ShPC M400 contém pelo menos 21% de material granular). O produto tem propriedades de resistência suficientes para isso. É utilizado para fazer argamassa de concreto de alta qualidade, para fazer painéis de parede e produzir misturas secas. Este tipo de cimento não perde para a mesma marca M500 em nada, mas esta marca é um cimento clássico.
Ainda denovo, construção de paredes e tetos com reforço - cimento com adição de escória também foi bem-sucedida aqui. É usado ativamente em canteiros de obras de grande porte, e sua leveza ajuda nisso (quando comparado ao silicato e à cerâmica, SPTs, é claro, não é um fofo, mas ganha significativamente).
Por que o peso é tão importante: a questão está na carga nas partes da fundação e nas partes estruturais da estrutura - ela será reduzida.
O construtor tem a capacidade de fazer lajes de dimensões impressionantes usando cimento com escórias - economiza tempo de instalação e dinheiro. E o transporte de SPTs-painéis geralmente não causa problemas.
Onde o material é usado - áreas de aplicação:
- construção de elementos monolíticos e pré-fabricados (ou seja, construção privada e industrial);
- fabricação de estruturas que requeiram o endurecimento da base o mais rápido possível;
- pavimentação de estradas com pega rápida da mistura;
- construção de viadutos e pontes;
- produção de lajes e pedras de pavimentação;
- construção baixa com suas diferentes etapas - do preenchimento das paredes ao trabalho com a fundação;
- substituição de argamassa por gesso e alvenaria.
O material é usado ativamente na fabricação de correias reforçadas, que também são frequentemente encontradas em construções de vários andares. O material funciona muito bem em combinação com aquecedores convencionais como meio de isolamento térmico.A classe 50 é considerada a melhor escolha para reforço, a classe 35 é para a construção de elementos de suporte de carga, a classe 25 é mais do que adequada para estruturas pequenas e não as mais importantes, a classe 10 é usada no isolamento térmico.
Proporções de aplicação
Se for decidido fazer o acabamento das superfícies internas com este produto, a escória de granulação grossa deve ser preferida. Será necessário para uma solução de cerca de 6 partes. As 4 partes restantes cairão em escória granular de grão fino. Mas, neste caso, qualquer cimento é usado para concreto.
Para o acabamento da fachada externa, é necessário diluir a solução em diferentes proporções: utilizar 7 partes de escória de granulação grossa para 3 partes de escória de granulação fina.
O cimento deve ser obtido de alta qualidade com alta resistência às influências externas.
Para um escoamento eficaz, bem como no caso de o tempo de reserva não se esgotar, pode-se aceitar a escória não granulada. Claro, a solidificação de tal mistura será lenta, mas a qualidade do revestimento supera uma mistura com uma composição granular. Em tal rachaduras não se formam logo, mas em um piso cheio de escória granular, elas podem aparecer depois de alguns anos.
Para terminar a parte externa da fundação saliente, também é necessária escória granular. Quanto maior a superfície a ser acabada, maiores devem ser os grânulos na escória - esta é a proporção. O feedback também funciona.
Como tornar a escória concreta:
- algumas horas antes do trabalho, a escória deve ser umedecida com água - isso afeta a durabilidade do concreto, que se forma nas ações subsequentes;
- os componentes são misturados na proporção indicada acima (escolha o correto de acordo com a finalidade), tudo é bem misturado;
- após adicionar água à composição, deve-se amassar novamente para obter um estado homogêneo da mistura;
- para obter um grau médio de concreto, são utilizadas 4 partes de escória (menos freqüentemente 5) e 2 partes de cimento para 2 partes de areia;
- é imprescindível o uso correto do produto acabado, isso deve ser feito em uma hora e meia;
- se for necessário reduzir ainda mais o custo da solução, o cimento pode ser combinado com cal nas proporções de 3 para 1.
As proporções estão indicadas na embalagem com a mistura.
O material obviamente tem muitas vantagens, principalmente para aquelas obras onde prevalece a economia. Mas também tem desvantagens, que em algumas situações podem superar as vantagens. Por exemplo, o cimento com escória mostra algum "capricho" nas quedas térmicas. E embora seja considerado resistente ao gelo, não pode ser usado por muito tempo em condições de baixa temperatura. Por fim, o material prescreve uma manutenção cuidadosa da estrutura em caso de calor: deverá ser umedecido regularmente e coberto com polietileno.
Até agora, misturas de concreto e fechaduras de construção com SHPC não são usadas muito ativamente, e muitas vezes são feitas em condições de fábrica e na construção são usadas sob a supervisão de especialistas experientes. Mesmo assim, o produto também não pode ser considerado um material muito raro. Provavelmente, a modernização na produção desse ligante hidráulico deve ser esperada.
Uma visão geral detalhada do uso de cimento de escória no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.