Cimento Portland grau 400: características e características

Cimento Portland grau 400: características e características
  1. Características e benefícios
  2. Parâmetros de formulações de grau 400
  3. Marcação e áreas de uso
  4. Nova marcação de misturas de cimento M400

Como você sabe, as misturas de cimento são a base de qualquer trabalho de construção ou reforma. Quer se trate de uma fundação ou preparação de paredes para papel de parede ou tinta, o cimento está no centro de tudo. O cimento Portland é um dos tipos de cimento que possui uma gama bastante ampla de aplicações.

O produto da marca M400 é um dos mais procurados no mercado nacional pela ótima composição, boas características técnicas e preço razoável. A empresa está há muito tempo no mercado da construção e conhece as melhores tecnologias para a produção dessas matérias-primas, o que garante uma confiabilidade ainda maior.

Características e benefícios

O cimento Portland é um dos subtipos de cimento. Contém gesso, clínquer em pó e outros aditivos, que mencionaremos a seguir. Deve-se destacar que a fabricação da mistura M400 em cada etapa está sob o mais estrito controle, cada aditivo é constantemente estudado e aprimorado.

Hoje, além dos ingredientes acima, a composição química do cimento Portland inclui os seguintes componentes: óxido de cálcio, dióxido de silício, óxido de ferro, óxido de alumínio.

Ao interagir com uma base de água, o clínquer promove a formação de novos minerais, como os constituintes hidratados que formam a pedra de cimento. A classificação das composições ocorre de acordo com a finalidade e componentes adicionais.

Os seguintes tipos são diferenciados:

  • Cimento Portland (PC);
  • cimento Portland de pega rápida (BTC);
  • produto hidrofóbico (HF);
  • composição resistente ao sulfato (SS);
  • mistura plastificada (PL);
  • compostos brancos e coloridos (BC);
  • cimento portland de escória (SHPC);
  • produto pozolânico (PPT);
  • expansão de misturas.

O cimento Portland M400 tem muitas vantagens. As composições têm resistência aumentada, não reagem às mudanças de temperatura e umidade, e também são resistentes a ambientes externos adversos. Essa mistura é resistente às geadas severas, o que contribui para um maior período de preservação das paredes das edificações.

O cimento Portland garante a estabilidade de estruturas de concreto armado para o efeito de temperaturas até mesmo criticamente baixas ou altas. Os edifícios terão uma longa vida útil em todos os climas, mesmo que nenhum ingrediente especial seja adicionado ao cimento para neutralizar os efeitos do gelo.

As misturas feitas à base de M400 endurecem muito rapidamente devido à adição de gesso na proporção de 3-5% do volume total. Um ponto importante que afeta a velocidade e a qualidade de presa é o tipo de retificação: quanto menor, mais rápido a base de concreto atinge sua resistência ideal.

No entanto, a densidade da formulação na forma seca pode mudar à medida que as partículas finas começam a compactar. Os artesãos profissionais recomendam a compra de cimento Portland com grãos de 11-21 mícrons de tamanho.

A gravidade específica do cimento sob a marca M400 varia dependendo do estágio de sua preparação. O cimento Portland recém-preparado pesa de 1000-1200 m3, os materiais recém-entregues por uma máquina especial têm um peso específico semelhante. Se a composição ficar muito tempo armazenada na prateleira da loja, então sua densidade chega a 1500-1700 m3. Isso se deve à convergência das partículas e à redução da distância entre elas.

Apesar do preço acessível dos produtos M400, eles são produzidos em volumes bastante grandes: sacos de 25 kg e 50 kg.

Parâmetros de formulações de grau 400

O cimento Portland é considerado um dos materiais básicos para construção e reparos. A mistura universal possui parâmetros ideais e consumo econômico. Esse material tem uma velocidade de obturação em torno de 400 quilos por m2, respectivamente, a carga pode ser muito grande, não é um estorvo para ele. O M400 contém no máximo 5% de gesso, o que também é uma grande vantagem das composições, enquanto a quantidade de aditivos ativos varia de 0 a 20%. A demanda de água do cimento Portland é de 21-25%, e a mistura endurece em cerca de onze horas.

Marcação e áreas de uso

A marca de cimento Portland é a sua principal característica, pois é dela que vem a designação da mistura e o grau de resistência à compressão. No caso de composições M400, é igual a 400 kg por cm2. Essa característica torna possível usar um produto de cimento para uma ampla gama de casos: eles podem fazer uma base sólida ou despejar concreto por vingança. De acordo com a rotulagem do produto, é determinado se no seu interior existem aditivos plastificantes que contribuam para o aumento da resistência à umidade da mistura e a dotem de características anticorrosivas. Graças a essas propriedades, a taxa de secagem da composição em qualquer meio, seja líquido ou ao ar, é regulada.

Além disso, certas designações são prescritas na marcação, que indicam o tipo e o número de componentes adicionais. Eles, por sua vez, afetam a área de uso do cimento Portland 400.

As seguintes características técnicas podem ser vistas na marcação:

  • D0;
  • D5;
  • D20;
  • D20B.

O número após a letra “D” indica a presença de certos aditivos em porcentagem.

Assim, a marcação D0 informa ao comprador que se trata de cimento Portland de origem pura, onde não existem componentes adicionais que são adicionados às composições comuns. Este produto é usado para fazer a maioria das peças de concreto usadas em alta umidade ou em contato direto com um tipo de água preferido.

O cimento Portland D5 é usado para a produção de elementos de suporte de carga de alta densidade, como placas ou blocos para tipos de fundações montadas. D5 fornece força máxima devido à hidrofobicidade aumentada e evita a corrosão.

A mistura de cimento D20 tem excelentes características técnicas, que permitem a sua utilização na produção de blocos individuais para montagem em ferro, fundações de concreto ou outras partes de edifícios. Também é adequado para muitos outros revestimentos que estão em contato frequente com um ambiente desfavorável. Por exemplo, ladrilho na calçada ou pedra no meio-fio.

Uma característica distintiva deste produto é um endurecimento bastante rápido, mesmo na primeira fase de secagem. Betão preparado com base nos conjuntos de produtos D20 após 11 horas.

O cimento Portland D20B é um produto versátil que pode ser usado em qualquer lugar. Isso é garantido pela presença de ingredientes adicionais na mistura. De todos os produtos M400, este é considerado o de mais alta qualidade e tem a taxa de solidificação mais rápida.

Nova marcação de misturas de cimento M400

Via de regra, a maioria das empresas russas que fabricam cimento Portland usa a opção de rotulagem mencionada acima. No entanto, já está um pouco desatualizado, portanto, com base no GOST 31108-2003, um novo método de marcação adicional adotado na União Europeia, que é cada vez mais comum, foi desenvolvido.

  • CEM. Esta marcação indica que se trata de cimento Portland puro, sem ingredientes adicionais.
  • CEMII - indica a presença de escória na composição do cimento Portland. Dependendo do nível de conteúdo deste componente, as composições são divididas em duas subespécies: a primeira marcada "A" contém 6-20% de escória, e a segunda - "B" contém 20-35% desta substância.

De acordo com GOST 31108-2003, a marca de cimento Portland deixou de ser o principal indicador, agora é o nível de resistência. Assim, a composição de M400 foi designada B30. A letra "B" é adicionada à marcação do cimento de pega rápida D20.

Assistindo ao vídeo a seguir, você aprenderá a escolher o cimento certo para sua argamassa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário