O que é plastificante S-3 e como usá-lo?

Contente
  1. Composição
  2. Peculiaridades
  3. Formulários
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Tipos de produtos e visão geral
  6. Como diluir?
  7. Conselho de profissional

O Plastificante S-3 (polyplast SP-1) é um aditivo para concreto, que torna a argamassa plástica, fluida e viscosa. Facilita a construção e melhora as características técnicas da massa de concreto.

Composição

O aditivo é composto por componentes que, durante a mistura da solução, entram em uma reação química com o cimento, formando uma massa com as propriedades físico-químicas requeridas. Conteúdo do plastificante S-3:

  • policondensados ​​sulfonados;
  • sulfato de sódio;
  • agua.

O aditivo é produzido com a tecnologia de síntese em múltiplos estágios dos componentes da celulose de acordo com as especificações do fabricante.

Peculiaridades

O concreto é a espinha dorsal da maioria das estruturas de construção. É feito pela mistura de cimento, areia e água. Esta é uma tecnologia clássica para fazer massa de concreto. Essa solução geralmente é inconveniente de se trabalhar. Calor, geada, tempo chuvoso, a necessidade de usar a mistura em locais de difícil acesso podem complicar o processo de construção.

O Plastificante S-3 para argamassa de cimento é feito para melhorar as características técnicas da massa de concreto e da pedra endurecida. Facilita o trabalho com a mistura, o que permite agilizar o processo de construção. A adição de um aditivo confere à argamassa uma maior fluidez, podendo penetrar facilmente em cofragens estreitas.

Efeito do aditivo:

  • aumentando a duração da mobilidade da massa de concreto em até 1,5 horas;
  • aumento da resistência do concreto em até 40%;
  • melhoria da adesão em 1,5 vezes (velocidade de adesão ao reforço);
  • melhorando a plasticidade da massa;
  • diminuição da concentração de formações de ar;
  • melhorando a resistência do monólito;
  • aumentando a resistência à geada da composição até F 300;
  • diminuição da permeabilidade à água da pedra congelada;
  • garantindo o encolhimento mínimo da massa durante a solidificação, devido ao qual os riscos de fissuras e outros defeitos são significativamente reduzidos.

Graças ao uso de um plastificante, o consumo de cimento é reduzido em até 15%, mantendo as características de resistência e capacidade de carga dos objetos erguidos. Devido ao uso do aditivo, a quantidade de umidade necessária é reduzida para 1/3.

Formulários

O Plastificante S-3 é um aditivo versátil amplamente utilizado na indústria da construção. O concreto com sua adição é usado:

  • na produção de estruturas individuais com formas complicadas (podem ser colunas, suportes);
  • na criação de anéis e tubos de concreto armado, para os quais é necessário utilizar concreto com classes de resistência aumentadas;
  • ao erguer estruturas de suporte reforçadas, por exemplo, edifícios residenciais de vários andares;
  • ao instalar cofragens;
  • na produção de placas e painéis utilizados na construção civil;
  • ao instalar tiras e fundações monolíticas.

O aditivo para concreto C-3 é utilizado quando há necessidade de melhorar a qualidade da argamassa de cimento na execução de contrapisos, abertura de caminhos para jardim ou assentamento de lajes.

Vantagens e desvantagens

O aditivo melhora as propriedades reológicas da pasta de cimento, bem como suas propriedades físicas e mecânicas. É compatível com a maioria dos tipos de melhoradores de concreto - aceleradores de endurecimento, aditivos para aumentar a resistência ao gelo e outros aditivos.

C-3 aumenta o tempo de cura da solução. Por um lado, esta propriedade é considerada uma vantagem em situações em que é necessário entregar concreto pré-misturado a canteiros de obras remotos. Por outro lado, esta é uma desvantagem, pois devido ao aumento do tempo de cura, o ritmo de construção é reduzido.

Para acelerar o processo de presa, substâncias catalisadoras são adicionadas à massa acabada.

Outras vantagens incluem:

  • custo orçamentário;
  • aumentando a comodidade de trabalhar com concreto - a massa não adere às formas e é facilmente misturada;
  • obtenção de concreto com classe de resistência superior;
  • baixo consumo (para cada tonelada do componente ligante, é necessário de 1 a 7 kg de plastificante em pó ou de 5 a 20 litros de aditivo líquido por 1 tonelada de solução).

Graças ao uso do plastificante S-3, pode-se recorrer ao método mecanizado de despejar massa de concreto, economizar a quantidade de cimento e excluir o uso de equipamento de compactação por vibração.

As desvantagens incluem os possíveis riscos de reações alérgicas nos construtores, uma vez que o plastificante contém formaldeídos, que evaporam durante a operação.

Tipos de produtos e visão geral

O Plastificante S-3 é produzido por muitas empresas nacionais e estrangeiras. Vamos apresentar uma classificação de marcas, cuja qualidade do produto foi avaliada por construtores profissionais e artesãos domésticos.

  • Superplast. A empresa foi fundada em 1992. Suas instalações de produção estão localizadas na cidade de Klin (região de Moscou). As oficinas são equipadas com linhas especializadas de marcas russas e estrangeiras. A empresa está envolvida na produção de ligantes epóxi modificados para a produção de materiais poliméricos.
  • "Grida". Empresa nacional fundada em 1996. A sua principal actividade é a produção de impermeabilizantes. Superplastificante S-3 com características melhoradas é produzido sob esta marca.
  • "Vladimirsky KSM" (combinar materiais de construção). Um dos maiores fabricantes de materiais para construção em toda a Rússia.
  • "Otimista". Empresa nacional que se dedica à fabricação de tintas e vernizes e diversos produtos para construção desde 1998. O fabricante desenvolve suas próprias marcas, cujas linhas incluem mais de 600 nomes de produtos. Ele também fabrica "Optiplast" - superplastificante S-3.

Existem outros fabricantes igualmente conhecidos do plastificante S-3. Estes são Obern, OptiLux, Fort, Palitra Techno, Areal +, SroyTechnoKhim e outros.

O aditivo plastificante S-3 é produzido pelos fabricantes em 2 tipos - pó e líquido.

Seco

É um pó polidisperso (com vários tamanhos de frações) com uma tonalidade castanha. Fornecido em embalagem impermeável de polipropileno, com peso de 0,8 a 25 kg.

Líquido

Este aditivo é fabricado de acordo com TU 5745-001-97474489-2007. É uma solução líquida viscosa com um tom rico de café. A densidade do aditivo é de 1,2 g / cm3 e a concentração não ultrapassa 36%.

Como diluir?

Antes de usar um plastificante em pó, ele deve primeiro ser diluído em água morna. Para isso, é preparada uma solução aquosa a 35%. Para preparar 1 kg de melhorador, são necessários 366 g de aditivo em pó e 634 g de líquido. Alguns fabricantes aconselham deixar a solução descansar por 24 horas.

É mais fácil trabalhar com um aditivo líquido pronto. Não precisa ser diluído em uma determinada proporção e leva tempo para infundir. Porém, em ambos os casos, é importante fazer o cálculo correto da concentração para o concreto.

Existem algumas diretrizes gerais:

  • para pisos de betonilha, nivelamento de paredes e construção de estruturas não maciças, será necessário 0,5-1 litro de melhorador por 100 kg de cimento;
  • para preencher a fundação, você precisará de 1,5-2 litros de aditivos por 100 kg de cimento;
  • para a construção de edifícios privados em um balde de cimento, você não precisa levar mais do que 100 g de um aditivo líquido.

Não há requisitos uniformes para a produção do plastificante S-3, o que torna difícil determinar o método padrão de uso do aditivo.

Neste caso, é importante estudar as instruções de uso do fabricante. Ele descreve em detalhes a concentração, proporções, método de preparação e introdução no concreto.

Conselho de profissional

Para a produção de uma massa de cimento com as características técnicas exigidas, é importante seguir uma série de recomendações de construtores e fabricantes profissionais do aditivo C-3.

  1. No preparo da argamassa, é necessário observar rigorosamente as proporções da mistura areia-cimento, água e aditivos. Caso contrário, a massa pode acabar com força insuficiente e resistência à umidade.
  2. Não é necessário aumentar a quantidade do aditivo adicionado para melhorar a qualidade da mistura de concreto e pedra acabada.
  3. A tecnologia prescrita para a preparação da massa de concreto não deve ser negligenciada. Por exemplo, quando aditivos são adicionados a uma solução praticamente acabada, o plastificante será distribuído de maneira desigual. Isso terá um efeito negativo na qualidade da estrutura acabada.
  4. Para a realização da argamassa, recomenda-se a utilização de materiais de construção que atendam aos padrões de qualidade geralmente aceitos.
  5. Para identificar a concentração ideal do plastificante, é necessário corrigir a composição da mistura cimento-areia por um método experimental.
  6. O aditivo em pó não deve ser armazenado por mais de 1 ano em salas aquecidas e ventiladas com baixa umidade do ar. O aditivo líquido é armazenado em local escuro a t + 15 ° C. É protegido da chuva e da luz solar direta. Quando congelado, o aditivo não perde suas propriedades.

      Os aditivos líquidos C-3 são substâncias quimicamente agressivas que podem causar reações alérgicas nos trabalhadores e provocar a formação de eczema. Para proteger as membranas mucosas e órgãos respiratórios de vapores prejudiciais, ao trabalhar com melhoradores, você deve usar respiradores e luvas de proteção (GOST 12.4.103 e 12.4.011).

      Como usar o plastificante C-3, veja o vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário