Como diluir o cimento corretamente?
Quem já se deparou com obras de construção e reparação, pelo menos uma vez, ficou com a dúvida de como preparar bem o cimento, uma vez que é uma das bases mais utilizadas nas obras de construção e reparação. Muitas vezes, ao misturar uma solução, os construtores não cumprem as proporções exigidas pelas normas para a preparação da mistura, o que afeta o resultado final: a estrutura feita desta forma torna-se inutilizável com o tempo. A este respeito, a técnica correta de diluição do cimento é considerada abaixo, ao completar a qual você pode obter uma solução de alta qualidade para futuras construções.
Peculiaridades
O cimento há muito adquiriu o status de material mais procurado para construção. Com sua ajuda, obtém-se o concreto, que será utilizado para a fundação de futuras estruturas. A composição do cimento é o principal ligante para a obtenção de uma mistura de concreto.
O cimento em si é um pó mineral adstringente que, quando combinado com água, torna-se uma massa viscosa de cor acinzentada e depois de algum tempo endurece ao ar livre.
O pó é obtido pela trituração de clínquer e adição de minerais e gesso. O cimento espessado pode ser adversamente afetado por meios agressivos e água pura. Para melhorar as características, um material hidroativo é adicionado à composição do cimento, o que impede a penetração de sais. A resistência à corrosão aumenta com a adição de um aditivo polimérico especial à composição inicial da matéria-prima, o que reduz significativamente a porosidade e evita efeitos físicos e químicos adversos ao meio ambiente.
Todos os tipos de composições de cimento absorvem diferentes volumes de água. O tamanho do grão do material tem uma densidade bastante alta, três vezes a densidade da água. Como resultado, quando uma grande quantidade de água é adicionada, parte do cimento não se dissolve, mas vai parar na superfície da solução preparada. Portanto, o material assentará e o topo da estrutura da argamassa de cimento resultante se tornará uma estrutura instável e com rachaduras.
O custo de um material depende da qualidade de sua moagem: quanto mais finos os constituintes do cimento, mais uma pessoa pagará por ele. Isso está diretamente relacionado à velocidade de pega: a composição de moagem fina endurece muito mais rapidamente do que o cimento moído de maneira grosseira.
Para determinar a composição granulométrica, o material é peneirado em uma peneira com malhas menores que 80 mícrons. Com uma composição de cimento de alta qualidade, a maior parte da mistura é peneirada. Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça que a moagem fina é de melhor qualidade, mas no futuro exigirá um volume maior de água. Portanto, é recomendável dar preferência a uma composição com partículas pequenas (até 40 mícrons) e grandes (até 80 mícrons). Nesta situação, a mistura de cimento terá todas as propriedades necessárias e aceitáveis.
A possibilidade de descongelamento e congelamento é uma das principais características da mistura de cimento. A água nas áreas porosas da estrutura de cimento se expande em volume até 8% em baixas temperaturas. Quando esse processo é duplicado, o concreto trinca, o que contribui para a destruição das estruturas construídas.
Nesse sentido, o cimento não é utilizado em sua forma pura na construção. Breu de madeira, abietato de sódio e outros aditivos minerais ajudam a aumentar a vida útil e a melhorar a estabilidade do concreto.
Receitas
Antes de fazer uma base de cimento, você precisa determinar para que propósito ela será necessária. Cada mistura requer proporções específicas. Abaixo estão as opções mais comuns para a preparação de misturas de cimento.
- Para rebocar paredes. Para obter este tipo de mistura, é necessário utilizar uma proporção de cimento e areia na proporção de 1: 3. A taxa de água é igual à quantidade de cimento. Para obter a consistência desejada, a água é gradualmente adicionada à mistura seca. Caso seja necessária a execução de obras no interior das instalações, dá-se preferência às marcas M150 ou M120, e no planeamento de reboco de fachadas - marca M300.
- Alvenaria. Neste caso, é necessária uma relação cimento / areia de 1: 4. Os graus M300 e M400 são a melhor opção para este tipo de obra. Freqüentemente, essa mistura é diluída com cal apagada, que atua como um aglutinante. A quantidade é calculada para uma parte de cimento e dois décimos de cal apagada.
Graças a este componente, você pode obter um material plástico, que é bastante confortável e simples de usar. O volume necessário será determinado durante o processo de adição, antes que uma solução com a consistência necessária seja obtida. Recomenda-se obter uma mistura que não escorra da espátula em um ângulo de 40 graus.
- Betonilha de piso. A proporção padrão para esta composição é de 1 parte de base de cimento para 3 partes de areia. A marca M400 é ideal para isso. Nesse caso, a água é levada no volume de um segundo para a parte já adicionada do cimento.
Para uma melhor betonilha, não se deve despejar água na totalidade, pois é extremamente importante que a mistura se transforme em plástico e se estique bem - isso garantirá o preenchimento de todos os vazios na base da betonilha.
- Mistura de concreto. Para a obtenção do concreto, são utilizadas 1 parte de uma base de cimento, 2 partes de areia e 4 partes de cascalho. Ao planejar, você pode usar a mistura de concreto resultante como base para as instalações futuras. Neste caso, recomenda-se a compra de materiais da marca M500. A taxa de água é igual a metade da parte da base de cimento. A água deve ser usada limpa e potável.
A mistura deve ser feita em uma betoneira. Você precisa aplicar a mistura de concreto resultante dentro de uma hora. Para uma melhor composição, adicione alabastro.
Como procriar corretamente?
Recomenda-se a mistura "faça você mesmo" de cimento em casa, em um recipiente de metal ou plástico. Para fazer isso, você precisa de uma pá, espátulas e uma furadeira com vários acessórios. Com um grande volume de preparação de cimento (de 1 a 3 metros cúbicos), será mais prático o uso de betoneira. Todas as ferramentas, materiais necessários, bem como o criadouro são preparados muito antes do início das obras.
Vale lembrar que a mistura preparada deve ser aplicada logo após o recebimento, começa a endurecer, impossibilitando o seu funcionamento.
A areia deve ser enxaguada e seca previamente. Enchimentos úmidos não são adicionados de forma alguma - isso violará a proporção de água para cimento. A verificação da conformidade é determinada da seguinte forma: o grau com a estabilidade determinada na fábrica é dividido pelo número de frações de areia. É preferível misturar o cimento com água limpa (também é permitido usar água derretida, chuva e água potável). Para dar plasticidade, pode-se inserir uma solução de sabão, cal, um plastificante, mas não quebrar a norma: mais de 4% da proporção adstringente da composição.
A sequência de introdução dos materiais no recipiente é determinada pelo método de amassamento. Se não for usado equipamento especializado, a areia é peneirada no recipiente, o cimento e a água são adicionados. Com a ajuda de um misturador de concreto, a água é adicionada primeiro, seguida de areia e cimento. Com qualquer método, a base de cimento é diluída em 5 minutos. Durante este período de tempo, a base deve ter uma consistência uniforme.
Uma mistura bem diluída permanece na espátula e escorre lentamente dela, e se for virada, não há grumos ou partículas mal diluídas nela.
Adendo
Peneirar a areia pode parecer enfadonho e desnecessário. Mas se houver necessidade de obter uma superfície de alta qualidade e uniforme, você deve eliminar todos os tipos de impurezas da areia. Para peneirar, use uma peneira ou malha fina.
Outra opção de orçamento é fazer furos no fundo da caçamba.ao usar uma broca fina. Para uma grande quantidade de areia, você pode construir uma moldura de madeira na qual será necessário esticar uma malha de metal. Depois disso, só falta colocar a areia e sacudir pelas bordas da moldura. O material resultante com grãos finos é perfeito para uma mistura de cimento.
Para obter uma mistura homogênea, areia e cimento podem ser amassados usando um acessório especial para uma broca ou uma espátula. Se necessário, pode-se misturar um volume maior da mistura - neste caso, usa-se uma betoneira ou uma grande banheira, na qual todos os componentes são mexidos com uma pá. Uma opção econômica é usar um pedaço de linóleo velho como base para misturar a solução.
Após a obtenção de uma solução homogênea, adiciona-se o volume necessário de água, que é aproximadamente igual à quantidade da mistura de cimento. Deve ser constantemente mexido até que uma massa homogênea seja obtida. Não é necessário atingir uma consistência excessivamente líquida - a solução endurece bem e não escorre ao girar a espátula.
Recomenda-se que a solução preparada seja aplicada no máximo duas horas a partir do momento de seu recebimento. Nesse sentido, é necessário planejar o tempo de comercialização da mistura resultante.
Ao comprar o material acabado, você precisa ter certeza de que foi preparado antes de ser enviado ao comprador. É aconselhável estudar todas as informações sobre o produto antes de fazer a compra para ter certeza de quais são os constituintes da solução e como utilizá-la.
Todas as misturas de cimento têm os mesmos componentes constantes, que incluem cimento, areia de pedreira, brita e água. Suas proporções mudam devido ao elemento fibroso. Ou seja, quanto maior o grau de cimento, mais espessa será a argamassa preparada. Por exemplo, 1 metro cúbico. A mistura de cimento m será consumida da seguinte forma: classe M150 - 230 kg, classe M200 - 185 kg, classe M300 - 120 kg, classe M400 - 90 kg.
As proporções variam de acordo com o tipo e tipo de concreto selecionados. Para o assentamento manual, a mistura pode ser utilizada combinando os componentes da seguinte forma: cimento M300 - uma parte, areia - três partes e meia, brita - cinco partes, água - uma segunda parte. Após a conclusão, você obterá uma mistura concreta da marca M50.
É importante que a água seja utilizada sem todo tipo de impurezas: óleo, compostos contendo cloro, resíduos de outras soluções.
O cimento com adição de cal é obtido em diferentes proporções. Nesse caso, o local de uso desempenha um papel significativo. Por exemplo, ao usar uma mistura de gesso nas áreas de maior desgaste, é recomendável aumentar o ligante.
No entanto, há uma única sequência para preparar a solução:
- adicione água limpa ao recipiente de cal com antecedência;
- combine areia com cimento;
- mexa a mistura resultante em um líquido de cal.
Tendo conhecimentos básicos de argamassa de cimento, você pode agilizar o processo de sua preparação, bem como escolher os componentes certos.
Para informações sobre como misturar corretamente a argamassa de cimento, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.