Argamassa cimento-cal: proporções e características das marcas

Contente
  1. Vantagens principais
  2. Capacidade de penetração
  3. Especificações
  4. Propriedades
  5. Densidade e graus
  6. Diversidade
  7. Mistura seca ou composição faça você mesmo?
  8. Método de hidratação da cal

Nas últimas décadas, o uso de misturas cimento-cal na construção e acabamento manteve-se no mesmo nível. Mas isso não se deve à falta de novos materiais e tecnologias, mas apenas porque essa composição atende a todos os requisitos modernos de materiais de construção. A argamassa de cimento-cal continua relevante e em alta demanda.

Vantagens principais

A argamassa cimento-cal é um material plástico durável, excelente como aglutinante para construção e acabamento.

  • Pode ser utilizado como argamassa de alvenaria ou gesso. Na forma de uma mistura de alvenaria, conecta de forma confiável blocos ou tijolos usados ​​na construção. Como gesso, pode ser utilizado em acabamentos interiores e exteriores.
  • Excelente para a fundição de pisos monolíticos devido às suas características. A cal, que faz parte da solução, aumenta o período de seu endurecimento. O aumento do período de endurecimento e da viscosidade da composição permite evitar a formação de fissuras, auxilia na distribuição mais uniforme da massa sobre a superfície.

Capacidade de penetração

A argamassa de cimento com cal tem um alto grau de aderência à superfície. É capaz de preencher facilmente pequenas fissuras e depressões, o que aumenta a força de adesão a qualquer material ao qual seja aplicado.

Tal solução é caracterizada por um alto grau de aderência, podendo ser utilizada inclusive no trabalho com madeira. O reboco em telhas (caixa de madeira) é feito exatamente com essa solução.

As características aumentadas de resistência, elasticidade e resistência à umidade tornam possível o uso da mistura para qualquer trabalho de acabamento em ambientes internos, mesmo com umidade elevada, pois a umidade e a precipitação não destroem o revestimento acabado. A argamassa pode ser utilizada, por exemplo, para trabalhos de acabamento em casas de banho, fachadas ou fundações, mesmo na parte em que se encontra directamente com a zona cega e, por isso, fica exposta à humidade.

Especificações

A composição de tal solução inclui necessariamente cimento, areia, cal apagada e água. Vale a pena atentar para o fato de que é necessário adicionar cal apagada. Caso contrário, a reação de têmpera começará na própria solução quando a água é adicionada, e bolhas, já formando dentro da solução, irão causar rachaduras na superfície gessada. Este processo de borbulhamento levará à deterioração da qualidade da solução e à fragilidade após sua secagem.

Devido à cal que faz parte do material, não se desenvolvem bactérias e fungos patogênicos, além disso, a cal evita que roedores e várias pragas entrem na casa.

As misturas de edifícios, sua composição e propriedades são regulamentadas por vários GOSTs. Isso é necessário para a padronização e regulamentação dos códigos de construção. GOST 28013-98 é o principal ato jurídico regulamentar que rege os requisitos técnicos para argamassas e materiais incluídos na composição.

Este padrão também inclui as características dos indicadores de qualidade, regras de aceitação e condições para o transporte de soluções prontas.Contém as características qualitativas e quantitativas das argamassas de alvenaria, materiais para reboco e acabamento de interiores, utilizadas nas mais diversas condições de funcionamento.

Propriedades

As principais propriedades das argamassas de cimento-cal:

  • mobilidade;
  • a capacidade da solução de reter água deve ser de 90%;
  • a delaminação da mistura preparada deve ser de até 10%;
  • temperatura de aplicação até 0 graus;
  • densidade média;
  • umidade (este parâmetro é usado apenas para misturas de argamassa seca).

A composição da mistura é selecionada dependendo do tipo de material sobre o qual será aplicada e das condições para posterior operação do revestimento acabado.

Existe algo como o teor de gordura da mistura acabada. O conteúdo de gordura depende da quantidade de adstringente incluída na composição.

As argamassas de cimento-cal são divididas em três categorias de teor de gordura.

  • Normal - são soluções com essa plasticidade, que é universalmente adequadas para uso em várias condições. Em soluções com esse teor de gordura, não ocorre encolhimento e, como resultado, rachaduras do revestimento acabado.
  • Magrelo São argamassas com encolhimento mínimo. São ideais para ladrilhos.
  • Gordinho - São misturas com alto grau de plasticidade, devido ao grande número de ligantes incluídos na composição. Este material é melhor usado para trabalhos de alvenaria.

A categoria de gordura pode ser ajustada adicionando componentes à composição que podem alterar a plasticidade da solução. Por exemplo, a areia porosa reduz o teor de gordura, enquanto a cal, ao contrário, pode aumentá-lo.

Assim, você pode ajustar facilmente a plasticidade da solução acabada e ajustar suas propriedades para condições operacionais específicas.

Densidade e graus

Os componentes que compõem a argamassa cimento-cal influenciam diretamente a sua densidade. Além disso, a proporção desses componentes tem um efeito importante.

Como resultado, as soluções dos seguintes tipos podem ser distinguidas:

  • baixa densidade ou luz - até 1500 kg / m³;
  • alta densidade ou pesado - de 1500 kg / m³.

Além disso, de acordo com a proporção dos componentes, as soluções são divididas em graus de M4 a M200 de acordo com GOST 28013-98. Por exemplo, as argamassas das marcas M100 e M75 são mais adequadas para alvenaria. Eles são caracterizados por alta resistência à umidade e força. Os componentes que compõem esses materiais são mais homogêneos, pois, ao contrário do concreto de qualidades semelhantes, não incluem brita.

A argamassa pré-fabricada grau 100 ou 75 é adequada para a construção de instalações civis e industriais. Para preparar soluções dessas marcas, é necessário misturar cimento, cal e areia em uma determinada proporção. Assim, para a argamassa M100 quando se utiliza cimento grau 500, as proporções serão 1: 0,5: 5,5. E para a solução M75 usando uma marca semelhante de cimento, as proporções já serão diferentes - 1: 0,8: 7.

Para trabalhos de reboco, as argamassas M50 e M25 são muito populares. Eles têm vantagens inegáveis ​​como baixo custo e facilidade de preparação.

Soluções de grau 50 e grau 25 podem ser usadas em umidade interna acima de 75%. Isso permite que sejam usados ​​na construção de banhos e outros locais onde a alta umidade persiste por muito tempo. Além disso, a cal, que faz parte da composição, evita a formação de qualquer tipo de fungo na superfície rebocada, o que, evidentemente, é a vantagem desse revestimento.

Diversidade

As misturas de gesso podem ser divididas em vários tipos.

  • Básico - são usados ​​para o nivelamento inicial áspero da superfície e para a vedação de grandes falhas e orifícios;
  • Decorativo - essas opções podem conter aditivos decorativos, como pigmentos para colorir, mica triturada para criar um efeito cintilante, plastificantes e aditivos hidrofóbicos;
  • Especial - são utilizados para melhorar as propriedades técnicas das instalações tratadas, podem servir para tarefas à prova de umidade, à prova de som e de isolamento térmico.

Mistura seca ou composição faça você mesmo?

A vantagem indiscutível desse material é o custo. É significativamente mais barato do que uma argamassa de cimento-areia com uma aplicação semelhante. O benefício se deve ao consumo econômico quando aplicado em várias superfícies em comparação com o análogo. A argamassa arenosa é menos plástica devido à fração de areia espalhada e à ausência de um plastificante. Tem menos aderência e espalha-se pior na superfície.

A argamassa de cimento-cal pode ser adquirida como uma mistura seca de vários fabricantes ou você mesmo pode fazer. Agora existe uma ampla seleção de fabricantes de misturas prontas com características e áreas de aplicação próprias.

Você deve prestar atenção especial ao rótulo da embalagem para encontrar a mistura ideal para o tipo de trabalho que você precisa.

Para usar essa mistura, adicione água de acordo com as instruções da embalagem, misture bem para obter uma textura uniforme. Para isso, pode-se usar uma batedeira ou, à moda antiga, amassar a composição com espátula e pá.

No caso de você decidir fazer a mistura sozinho, isso não será difícil de fazer. Basta comprar todos os ingredientes necessários (cimento, cal, areia) e misturá-los na proporção da marca adequada que se deseja.

Ao fazer uma argamassa de cimento-cal, é necessário adicionar cal apagada, mas se você tiver apenas cal viva, você mesmo pode apagá-la.

Método de hidratação da cal

Este procedimento deve ser realizado observando as precauções de segurança, utilizando luvas, óculos e máscara.

  • Em uma tigela de metal na qual você planeja extinguir o cal, eles colocam cal virgem e água na proporção de 1: 1, nessa ordem.
  • Após o fim do ponto de ebulição da mistura, que é acompanhado por uma violenta reação de têmpera, deve-se adicionar mais água para que cubra completamente o material.
  • O conteúdo do recipiente é misturado e coberto com uma tampa.
  • O recipiente de cal deve ser deixado sozinho por 14 dias. O processo de fabricação de cal apagada não é tão trabalhoso quanto longo.

        Cabe a você escolher entre comprar uma mistura pronta ou preparar a solução com as próprias mãos. Mas, ao tomar esta ou aquela decisão, é melhor pesar os prós e os contras de tal ato com antecedência, porque os fabricantes fizeram a maior parte do trabalho e você só terá que selar a solução.

        Veja as sutilezas da preparação de uma solução no próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário