Cimento de alumina: características e aplicação
O cimento de alumina é um tipo muito especial, que em suas propriedades é muito diferente de qualquer outro material relacionado. Antes de decidir pela compra dessa matéria-prima cara, é preciso levar em consideração todas as características, além de se familiarizar com as áreas de aplicação do produto.
Peculiaridades
A primeira coisa que distingue o cimento de alumina de todos os outros é a capacidade de endurecer extremamente rápido no ar ou na água. Para conseguir esse efeito, as matérias-primas são processadas de maneira especial, queimadas e trituradas. Portanto, a matéria-prima inicial são necessariamente solos enriquecidos com alumínio, e eles são complementados com alumina. É por causa das matérias-primas especiais que o segundo nome do cimento de alumina se tornou - o aluminato.
Como mencionado acima, o cimento de alumina tem um tempo de pega muito mais curto do que outros tipos. Este tipo é obtido 45 minutos após a aplicação. O endurecimento final ocorre após 10 horas. Em alguns casos, torna-se necessário acelerar um processo já fugaz. Em seguida, o gesso é adicionado à composição original, obtendo-se uma nova variedade - a versão gesso-alumina. É caracterizada apenas por um período de presa e endurecimento mais rápido com total preservação das características de alta resistência.
E para tornar o material impermeável, é adicionado concreto. Uma vez que a variedade de alumina é, a priori, à prova de umidade, o cimento apenas melhora essas propriedades iniciais. Uma qualidade importante é a resistência ao gelo, bem como a anticorrosão. Isso dá ao material vantagens consideráveis ao reforçá-lo.
Todas as propriedades positivas do cimento de alumina podem ser combinadas em uma grande lista.
- Excelentes características de resistência. Mesmo debaixo d'água, o material é resistente a influências externas químicas e mecânicas. Não corrói, não tem medo de temperaturas extremamente baixas. Tudo isso abre enormes oportunidades para seu uso.
- Alta velocidade de presa e endurecimento. Isso é especialmente verdadeiro se você quiser construir qualquer estrutura o mais rápido possível (por exemplo, em três dias).
- Imunidade a componentes agressivos do ambiente externo. Estamos falando de todos os tipos de compostos químicos que afetam a estrutura do cimento acabado por muito tempo, por exemplo: água contendo sulfito duro durante as operações de mineração, gases tóxicos, aquecimento extremo.
- Excelente aderência a todos os tipos de materiais. Um exemplo é, por exemplo, o reforço de metal, que muitas vezes é usado para selar blocos de cimento de alumina.
- Resistente ao fogo aberto. Não há necessidade de temer que o cimento seque e se esfarele. Ele resiste perfeitamente tanto à exposição a altas temperaturas quanto a um jato de fogo direto.
- Pode ser usado como aditivo ao cimento convencional. Isso é importante quando você precisa tornar a estrutura resistente ao gelo, enquanto economiza dinheiro. Com base nas matérias-primas de alumina, são feitas misturas de cimento que se expandem rapidamente e não encolhem, as quais são utilizadas na construção industrial ou durante trabalhos de reparo urgentes.
Existem opções e desvantagens de alumina.
- O primeiro e mais importante é o alto custo de produção do material.É importante aqui não só o equipamento, que deve ser super resistente e ter potência aumentada, mas também a aderência estrita à tecnologia, mantendo as condições de temperatura durante a queima e outras nuances.
- A segunda desvantagem está associada à vantagem da mistura. Devido ao fato de a variedade alumina gerar calor ao solidificar, ela não é adequada para vazar grandes áreas: o cimento pode não solidificar adequadamente e colapsar, mas em cem por cento dos casos perderá muito suas características de resistência. Você não pode derramar esse cimento mesmo em calor extremo, quando o termômetro mostra uma temperatura de mais de 30 graus. Também está repleto de perda de força.
- Finalmente, apesar da alta resistência da versão de alumina a ácidos, líquidos tóxicos e gases, é absolutamente incapaz de suportar os efeitos negativos dos álcalis, portanto não pode ser usada em ambientes alcalinos.
O cimento de alumina é dividido em dois grandes grupos: expansível e misturado. A peculiaridade do material expansível está na capacidade da matéria-prima de aumentar durante o processo de endurecimento. As mudanças não serão perceptíveis a olho nu, no entanto, isso tem um efeito positivo na densidade resultante do bloco de cimento monolítico. A expansão ocorre dentro de 0,002-0,005% do volume original.
As amostras mistas são feitas principalmente para reduzir o custo e, consequentemente, o preço do produto., no entanto, em alguns casos, os aditivos fornecem características adicionais. Assim, por exemplo, o gesso garante uma taxa de presa mais alta, enquanto o custo do cimento aumenta. As escórias e outros aditivos minerais ativos, ao contrário, aumentam o tempo de pega, mas o preço dessa mistura de cimento é visivelmente mais baixo.
Especificações
As características técnicas do cimento de alumina variam dependendo da marca a que pertence. De acordo com o GOST 969-91, desenvolvido na década de 70, de acordo com sua resistência, esse cimento é dividido em GC-40, GC-50 e GC-60. Além disso, as proporções de certas substâncias na composição dependem de quais propriedades precisam ser alcançadas e em qual área o cimento será usado. Não faz sentido dar aqui as fórmulas químicas das substâncias que compõem o cimento, mas para efeito de comparação, vale dizer que o cimento de alumina comum contém de 35% a 55% de bauxita, enquanto o cimento refratário de alta alumina contém de 75 % a 82%. Como você pode ver, a diferença é significativa.
Com relação às propriedades técnicas, embora o cimento de alumina seja uma opção de pega rápida, isso não deve afetar a velocidade de sua pega. De acordo com as normas e regulamentos, deve durar no mínimo 30 minutos, e a cura total ocorre 12 horas após a aplicação (máximo). Como o material tem uma estrutura cristalina especial (todos os cristais na substância são grandes), ele não é muito suscetível a mudanças de deformação e, portanto, podemos falar com segurança de seu não encolhimento e massa relativamente pequena.
As variantes diferem em características e dependendo do método de sua produção. No total, apenas dois métodos são apresentados: fusão e sinterização.
Cada um deles tem suas próprias especificidades.
- Cientificamente, o primeiro método é chamado de método de derreter a mistura de matéria-prima. Envolve várias etapas, cada uma das quais merece atenção especial. Primeiro você precisa preparar as matérias-primas. Em seguida, a mistura bruta de cimento é derretida e resfriada gradativamente, monitorando de perto os indicadores de temperatura para garantir as melhores características de resistência. Finalmente, a escória de alta resistência obtida é triturada e moída para obtenção do cimento de alumina.
- Com o método de sinterização, tudo acontece ao contrário: primeiro as matérias-primas são trituradas e trituradas e só depois são queimadas. Isso está repleto do fato de que o cimento obtido desta forma não é tão forte quanto no primeiro método de produção, mas a segunda opção é menos trabalhosa.
Outra característica técnica é a finura da moagem, que se expressa na porcentagem de sedimento da peneira. Este parâmetro também é regulado pela GOST e é de 10% para cada uma das marcas de cimento. O conteúdo de alumina na composição é extremamente importante. Deve ser de pelo menos 35%, caso contrário, o material perderá algumas de suas características.
Os parâmetros técnicos da composição do cimento de alumina podem variar dentro de uma faixa bastante ampla. (isso também se aplica às fórmulas químicas de uma substância), mas isso não deve afetar significativamente suas características principais, como a velocidade de solidificação, força, resistência à umidade, resistência à deformação. Se a tecnologia não foi seguida durante a fabricação e algumas das características listadas foram perdidas, o material é considerado defeituoso e não está sujeito a uso posterior.
Áreas de uso
O cimento de alumina tem uma ampla gama de finalidades para as quais pode ser usado. Na maioria das vezes, é escolhido para trabalhos de emergência ou para armar estruturas subterrâneas ou aquáticas, mas esta lista não se limita a.
- Se a estrutura da ponte foi danificada, ela pode ser restaurada com sucesso usando uma variedade de alumina devido à resistência à água do material e sua capacidade de endurecer e curar rapidamente sem comprometer a resistência, mesmo na água.
- Acontece que uma estrutura precisa ser erguida em pouco tempo, e é necessário que ela ganhe força nos primeiros dois dias após a fundação. Aqui, novamente, a melhor opção é a alumina.
- Como o HC é resistente a todos os tipos de produtos químicos (com exceção de álcalis), ele é adequado para construção em condições de alto teor de sulfato no ambiente (mais frequentemente na água).
- Devido à sua resistência a todos os tipos de processos corrosivos, este tipo é adequado não só para a fixação de armaduras, mas também para âncoras.
- No isolamento de poços de petróleo, são usados cimentos de alumina (mais frequentemente de alta alumina), pois eles se solidificam mesmo quando misturados com derivados de petróleo.
- Como o cimento de alumina tem baixo peso, é excelente para vedar fendas, orifícios, orifícios em embarcações marítimas e, devido à alta resistência da matéria-prima, esse "remendo" durará muito tempo.
- Se você precisa lançar a base em um solo com alto teor de água subterrânea, qualquer uma das marcas de GC é perfeita.
- A variedade de alumina é usada não apenas para a construção de edifícios e estruturas e para a incorporação de algo. A partir dele são lançados containers, nos quais se prevê o transporte de substâncias altamente tóxicas, ou caso devam ser colocados em condições ambientais agressivas.
- Durante a fabricação do concreto refratário, quando a temperatura de aquecimento é planejada na faixa de 1600-1700 graus, o cimento de alumina é adicionado à composição.
Se você planeja usar esse cimento em casa (por exemplo, para a fabricação de gesso ou construção hidrorresistente), você deve seguir as instruções para trabalhar com ele.
Gesso impermeável com adição de cimento de alumina é usado em muitas áreas:
- para vedar fissuras em canos de água;
- decoração de paredes em salas subterrâneas;
- vedação de conexões de oleodutos;
- reparação de piscinas e duches.
Aplicativo
Uma vez que cada pessoa que vive em uma casa particular pode se deparar com a necessidade de usar a opção de alumina, abaixo está uma instrução sobre como trabalhar com ele corretamente.
- Vale lembrar que a melhor forma de trabalhar com este tipo de cimento é utilizando betoneira. Não é possível misturar a mistura tão bem e rapidamente com as mãos.
- O cimento recém-comprado pode ser usado imediatamente. Se a mistura se deitou um pouco, ou o prazo de validade está quase acabando, será necessário peneirar primeiro o cimento. Para fazer isso, você precisa usar uma peneira vibratória especial. A mistura é colocada nele usando uma broca de pás de construção e peneirada.Isso solta a mistura de cimento e a prepara para uso posterior.
- É necessário levar em consideração a maior viscosidade do cimento de alumina em relação aos outros tipos. Portanto, a mistura da pasta de cimento é realizada por mais tempo. Se em casos usuais, leva uma hora ou uma hora e meia, então, nos casos com variedades de alumina - 2-3 horas. Não é recomendável agitar a solução por mais tempo, pois ela começará a endurecer e pode ser difícil aplicá-la.
- Lembre-se que a betoneira deve ser limpa imediatamente, pois mais tarde, quando este cimento ultra-resistente endurecer, a lavagem exigirá muito esforço e tempo, sem contar que às vezes não é possível limpar o concreto. mixer em tudo.
- Se você planeja trabalhar com opções de alumina no inverno, vale a pena ter em mente uma série de nuances. Como o material gera calor ativamente durante o processo de endurecimento, todas as medidas de diluição e aplicação da mistura serão diferentes daquelas do trabalho com argamassas de cimento comuns. Dependendo de quantos por cento de água está na mistura, sua temperatura pode chegar a 100 graus, por isso é necessário trabalhar com muito cuidado, não esquecendo os cuidados de segurança.
- Se o trabalho for realizado com concreto que contenha cimento de alumina na composição, então você precisa garantir que sua temperatura permaneça no nível de 10-15 graus e em nenhum caso aumente mais, caso contrário, o concreto começará a congelar antes mesmo de você ter tempo se aplica.
Marcando
Conforme mencionado acima, de acordo com a GOST, três marcas desta variedade são distinguidas: GC-40, GC-50 e GC-60, cada uma das quais difere da outra em várias características. Todos eles têm os mesmos tempos de presa e endurecimento, mas sua resistência varia muito. Mesmo em tenra idade, as misturas ganham força: GC-40 - 2,5 MPa em um dia e 40 MPa em três dias; GC-50 - 27,4 MPa em um dia e 50 MPa em três dias; GC-60 - 32,4 MPa em um dia (que é quase idêntico à resistência do grau de cimento GC-40 após três dias) e 60 MPa no terceiro dia.
Cada uma das marcas interage perfeitamente com outras substâncias: retardadores de pega ou aceleradores.
- Os retardadores incluem bórax, cloreto de cálcio, ácido bórico, ácido cítrico, gluconato de sódio e outros.
- Os aceleradores são trietanolamina, carbonato de lítio, cimento Portland, gesso, cal e outros.
Além do cimento de alumina comum, as variantes de alta alumina da primeira, segunda e terceira categorias são diferenciadas pelo teor de óxido de alumínio. Suas marcações, respectivamente, VHC I, VHC II e VHC III. Dependendo da dosagem esperada no terceiro dia após o uso, a marcação é complementada com números.
Existem as seguintes opções:
- VHC I-35;
- VHC II-25;
- VHC II-35;
- VHC III-25.
Quanto maior a porcentagem de óxido de alumínio na composição, mais forte é o cimento acabado. Para uma solução de alta alumina da primeira categoria, o teor de óxido de alumínio na composição deve ser de pelo menos 60%, para a segunda categoria - pelo menos 70%, para a terceira - pelo menos 80%. O período de configuração para essas amostras também é um pouco diferente. O limite mínimo é de 30 minutos, enquanto a solidificação completa deve ocorrer em menos de 12 horas para o VHC I-35 e em 15 horas para o VHC da segunda e terceira categorias.
O cimento de alumina comum não possui qualidades resistentes ao fogo e o VHC de todas as categorias deve suportar altas temperaturas. Os padrões de resistência ao fogo começam em 1580 graus e vão até 1750 graus para o VHC III-25.
De acordo com o GOST, é impossível embalar cimentos dos graus VHTs I-35, VHTs II-25, VHTs II-35 e VHTs III-25 em sacos de papel. O armazenamento é permitido apenas em recipientes de plástico.
Adendo
Em conclusão, é necessário dar conselhos sobre como distinguir o cimento genuíno do falso.As opções de alumina e, especialmente, de refratários com alta alumina são bastante caras, portanto, muitas vezes você pode encontrar uma falsificação neste mercado. Segundo as estatísticas, cerca de 40% do cimento no mercado russo é falsificado.
Existem várias diretrizes para ajudá-lo a identificar o problema imediatamente.
- A regra mais óbvia é comprar cimento de fornecedores comprovados e confiáveis. Firmas bem estabelecidas incluem Gorkal, Secar, Ciment Fondu, Cimsa Icidac e algumas outras.
- Para dirimir as dúvidas finais, é necessário pedir ao vendedor que mostre a conclusão sanitária e epidemiológica. Afirma que o material é absolutamente seguro para a saúde humana. Alguns fabricantes sem escrúpulos adicionam substâncias radioativas às misturas de cimento. Embora presentes em pequenas quantidades, podem causar danos significativos à saúde. A norma para o conteúdo de radionuclídeos naturais é de até 370 Bq / kg.
- Se, após aferir tal conclusão, subsistirem dúvidas, aconselhamos verificar o endereço da autoridade que emitiu a conclusão sanitária e epidemiológica. Na embalagem e na própria conclusão, este endereço deve ser o mesmo.
- Verifique o peso da bolsa de acordo com GOST. Deve ser igual a 49-51 kg e em nenhum caso ultrapassar esses limites.
- Tendo escolhido a composição, compre primeiro um saco para uma amostra. Em casa, amasse o cimento e se você avaliá-lo como de alta qualidade, não encontrará nenhum aditivo estranho na forma de brita ou areia, isso significa que é de alta qualidade.
- Finalmente, preste atenção à data de validade. É extremamente pequeno - apenas 60 dias a partir da data da embalagem. Certifique-se de levar este critério em consideração ao escolher, caso contrário, você corre o risco de comprar um material cujo desempenho será muitas vezes pior do que o esperado.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.