Tudo sobre mistura de cimento-amianto
No mercado moderno existe uma grande seleção de diversas misturas prontas para acabamento. Os construtores profissionais preferem preparar essas soluções por conta própria.
Na decoração de paredes internas e externas, uma mistura de cimento-amianto é usada. Pode ser preparada não só na base de cimento, mas também areia, e até argila, o principal é saber as proporções. Dependendo da composição, pode definir mais rápido ou mais lento. Às vezes, a argamassa de cimento-amianto é usada para acabamento de fogões, pois retém bem o calor.
Propriedades
A mistura de cimento-amianto tem uma série de características positivas, razão pela qual é tão frequentemente usada na construção. A argamassa é de plástico, tem boa resistência à tração.
A pasta de amianto é durável e versátil. Fornecido em sacos secos. Para criar uma solução, você precisa usar água.
Esse revestimento de cimento é durável, resistente a temperaturas abaixo de zero, à prova d'água e não suporta a combustão.
Composição
A mistura de cimento-amianto contém 70% de cimento, e você deve escolher um tipo de material de pelo menos 400. A fibra em si é de apenas 30%. A água é adicionada na quantidade de 10% em peso da mistura. É assim que o GOST regula.
A composição pode conter gesso, cal, argila.
A composição varia dependendo de quais paredes (internas ou externas) são acabadas.
Paredes internas
Lima
Para essa mistura, leve massa de limão e areia, que pode ser de 1 a 5 partes. Ao adicionar água, tudo está bem misturado. Para evitar grumos, a areia é adicionada gradualmente. A consistência geral deve ser próxima à da massa.
A mistura é preparada exclusivamente para o dia.
Cal-gesso
Além dos componentes listados anteriormente, é usado gesso. Primeiro, é preparada uma massa de gesso. Não é difícil de fazer, basta despejar a mistura seca na água, mexendo. Em seguida, o produto resultante é misturado à massa de cal até obter uma massa homogênea.
As porções devem ser pequenas, pois a composição endurece rapidamente.
Se você exagerar com água, a solução vai secar por mais tempo e, como resultado, o revestimento em si ficará solto.
Cimento-cal
Levar para cozinhar:
- cimento;
- Lima;
- areia.
Na primeira fase, a areia e o cimento são combinados, somente depois que a pasta de cal é despejada. As proporções são de 1: 1: 10, onde cimento, cal e areia vão na ordem.
Fachada
A areia é previamente peneirada. Quanto mais limpo estiver, melhor será o acabamento. Toma-se o grau de cimento 400, adicionado na proporção de 1: 4, onde 4 partes são areia. Se o M500 for usado, a proporção também muda - 1: 5. Se você não cumprir o requisito, obterá uma solução frágil.
Durante a fabricação, os componentes secos são misturados e só então é adicionada água.
O resultado ideal é a consistência de creme azedo espesso.
Lima
Em alguns casos, a cal é substituída por cimento. Isso não afeta a qualidade do produto acabado. Somente cal apagada sem grumos é usada. Primeiro coloca-se areia no fundo, depois adiciona-se água e só depois cal.
Argila
Essa mistura é feita com cimento, areia e cal. Somente com eles o material se torna adequado para decoração de fachadas. Alguns adicionam gesso.
O barro é pré-embebido em água. Em média, esse processo leva até 3 horas. Para evitar que a argila seque, é necessário adicionar água.Quando adquirir a espessura de creme de leite, você pode usar.
Agora é hora de adicionar 0,2 partes de cimento. Misture tudo e acrescente um pouco de areia. Para 1 porção de argila, você deve colocar 0,3 partes de cal, que é usada em vez de areia.
Aplicativo
A argamassa de fibrocimento é utilizada como isolamento de paredes e não só. Graças a essa crosta, é possível reter o calor. Não é suscetível à umidade. As fibras de amianto tornam a superfície lisa e, se você rebocar a parede posteriormente, não aparecerão rachaduras.
Raramente, mas acontece que a argamassa de amianto é usada para isolamento térmico de uma tubulação ou duto de ventilação. Esta mistura possui alto teor de amianto. A composição é usada, se necessário, para fortalecer as juntas entre tubos feitos do mesmo amianto.
Entre outras coisas, a solução pode ser usada como enchimento ao colocar tubos de encaixe. Graças a ele, as juntas têm maior elasticidade.
As paredes internas e externas também podem ser revestidas com argamassa de fibrocimento. Também é usado para fogões.
Preparação
O cimento-amianto pode ser feito à mão, se você souber as proporções. Para o forno usado:
- pó de gesso;
- argila;
- amianto.
Às vezes, areia ou fibra de vidro é usada como enchimento.
Se o gesso for usado como matéria-prima principal, em combinação com fibra de vidro, cal e areia, a proporção deve ser 1: 0,2: 2: 1.
A argila também pode ser o preenchimento principal, então ela é aplicada com areia ao meio. O teor de gordura da argila desempenha um papel importante. A mistura resultante deve ser viscosa, caso contrário será inconveniente rebocar as paredes.
A solução de argila pode ser dos seguintes tipos:
- amianto, areia, argila - 0,1: 2: 1;
- cimento, argila, amianto, areia - 1: 1: 0,1: 2;
- cal, amianto, argila, areia - 1: 0,1: 1: 2.
Qualquer mistura de amianto e cimento é um material de acabamento durável e exclusivo. Ele foi usado para fazer produtos como tubos e ardósia há 20 anos.
Durabilidade e confiabilidade - isso é o que distingue a argamassa com amianto em primeiro lugar.
Você pode aprender como misturar misturas de concreto corretamente no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.