Cabines Country: como escolher e equipar?
Há muito que as cabanas de campo não são consideradas uma alternativa temporária às casas de jardim. Hoje eles representam uma versão completamente independente de edifícios que podem proporcionar uma vida confortável enquanto permanecem fora da cidade. Muitas opções prontas incluem um banheiro completo ou até uma mini sauna a vapor, uma varanda para relaxar e podem acomodar uma família de 3 a 4 pessoas durante todo o verão. As cabines de madeira e metal com dois cômodos no jardim são um verdadeiro achado para os amantes do passatempo de fora da cidade, mas às vezes é bastante difícil escolher entre as muitas opções no mercado.
Qual layout é considerado ideal para uma casa de verão? Quem é adequado para cantos isolados e outras opções com uma disposição de módulos não padronizada? Que tipo de revestimento exterior escolher, vale a pena focar exclusivamente em soluções prontas? Na verdade, há muitas perguntas sobre como organizar uma casa de mudança para uma residência de verão. Para encontrar respostas para eles, vale a pena estudar todas as características de tais estruturas com o máximo de detalhes possível.
Peculiaridades
Os chalés de campo são estruturas de pequeno porte para 1 ou 2 quartos, com cozinha de verão e banheiro completo. Às vezes, uma varanda ou uma pequena varanda é adicionada à área total. Como um abrigo temporário, as casas de painéis leves são mais freqüentemente erguidas, projetadas para várias temporadas de residência. Mas, na maioria dos casos, os residentes de verão preferem uma estrutura de capital com uma estrutura sólida de madeira ou metal, uma base na forma de concreto ou fundação de pilha e, às vezes, até uma plataforma móvel com rodas.
Casas clássicas de jardim, mesmo as pequenas, não dão a desejada sensação de conforto. Além disso, sua configuração é muito limitada e não é muito adequada para uma residência de verão, onde cada metro quadrado é importante. Inicialmente, as cabines serviam como alojamento temporário para os trabalhadores e eram vagões de contêineres de metal sem quaisquer comodidades especiais.
Hoje, estruturas metálicas quase nunca são encontradas. Foram substituídas por casas seccionais com revestimento em madeira, toras ou painéis à base de madeira, bem como por objetos com acabamento externo em painéis sanduíche.
Muitas cabines modernas são projetadas para a vida no inverno, têm banheiro completo e a fonte de calor é um convetor elétrico ou a gás. Os layouts do espaço interno aqui são de tipo linear ou representam um "colete" no qual os aposentos estão localizados em ambos os lados do vestíbulo comum.
A solução mais simples é uma casa de veraneio, que pode se tornar um refúgio temporário para residentes de verão. Essa mini-casa é barata e não ocupa muito espaço no local. No futuro, uma casa de mudança corretamente selecionada pode ser convertida em balneário ou arrecadação, transformada em casa de hóspedes. É absolutamente indispensável se você precisa fornecer moradia para o mestre durante a construção de uma casa ou criar conforto durante as viagens ao campo com pernoite. Você também pode armazenar uma ferramenta ou objetos de valor dentro, sem medo de serem roubados na ausência dos proprietários.
Vantagens e desvantagens
Casas de mudança, como quaisquer outros edifícios, têm seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens. Entre as vantagens óbvias estão as seguintes.
- Design multifuncional. A casa de mudança pode ser usada como habitação temporária ou convertida em balneário, instalações auxiliares e outras finalidades.
- Sem dificuldades de instalação. Você pode montar o trocador em uma fundação de estaca simples ou instalá-lo em uma base de metal soldada, uma laje de concreto.
- Tempo mínimo necessário para instalação. A coleta da estrutura acabada demora no máximo 2 dias, e os reboques podem ser instalados e acomodados imediatamente.
- Custo atraente. Uma casa de mudança, devido à sua área menor, mesmo na configuração mais cara, é mais barata do que uma casa de campo completa.
- Muitas configurações. Há opções com hall de entrada, vestíbulo, varanda, dois andares com terraço.
- Facilidade de reparo. A folha ou revestimento de madeira é fácil de mudar, se necessário.
- Capacidade de uso em uma área limitada. A economia de espaço substancial é uma grande vantagem.
Não sem suas desvantagens. Eles estão relacionados principalmente à sazonalidade de uso. Para viver o ano todo, o trocador exige sérios reaparelhamentos, é necessário isolar as paredes, esgoto e sistemas de abastecimento de água e resolver problemas de aquecimento. O revestimento metálico confere um efeito acústico em qualquer época do ano, principalmente com mau tempo. Além disso, em tal casa, todos os ruídos das áreas vizinhas serão audíveis.
As desvantagens incluem tamanhos padronizados. Em cabines prontas, a altura e a largura são limitadas a 2,5 m. O isolamento “consome” cerca de 20 cm de espaço.
Visão geral da espécie
Todos os tipos de cabines podem ser divididos em várias categorias de acordo com o tipo de construção e material de fabricação. Além disso, há uma divisão de acordo com a disposição dos módulos, por exemplo, layouts angulares e planos retos. De acordo com o método de montagem, tais estruturas são diferenciadas.
- Painel dobrável. As estruturas temporárias mais simples que não requerem fundação. Instalado em qualquer suporte, mesmo em toras de madeira, adequado para viver no verão. Os modelos com montagem no local parecem atraentes, mas são feitos sem moldura ou montados em uma caixa leve feita de madeira fina e perdem quase completamente suas vantagens em poucos anos.
- Modular de um bar. São montados em produção, a principal diferença entre essas estruturas é que são compatíveis entre si, permitem criar casas de quase qualquer número de andares e configurações. As casas de habitação isoladas em design de inverno são frequentemente utilizadas para a vida sazonal, podendo ser instaladas umas em cima das outras, transformando-as em habitações confortáveis, unidas por passagens nas paredes.
- Painéis sanduíche pré-fabricados. Casas de mudança que se assemelham a reboques de construção. São montados sobre uma estrutura metálica, devido ao correto isolamento térmico criam condições confortáveis para uma estadia de inverno, mas perdem calor mais rápido que os de madeira, havendo problemas de isolamento acústico. As estruturas acabadas são entregues desmontadas. Eles são montados em uma estrutura de metal em 1-2 dias.
- Wireframe. Criado com a mesma tecnologia de grandes chalés. Adequado para uma vida durante todo o ano, menos limitado em tamanho, uma vez que estão sendo construídos no local. Essas cabines geralmente têm um terraço ou uma varanda espaçosa, uma cozinha de verão e podem ser complementadas com um segundo andar de sótão.
- Bloquear contêineres. Kits prontos com isolamento total, duráveis, adequados para a vida no inverno. À venda pode encontrar opções equipadas com todas as comunicações, desde um fogão a esquentador. Existem diferentes opções de layout - linear e "coletes". Esses contêineres podem ser combinados entre si, criando um ambiente completo, eles são instalados em uma fundação de metal soldada em estacas e podem ser entregues no local mesmo no inverno.
De acordo com o material de fabricação, os trocadores são divididos em madeira e metal. Os primeiros são geralmente feitos de madeira maciça de coníferas. Neste caso, as paredes podem ser feitas de madeira ou toras. As estruturas são geralmente criadas sobre uma base de metal ou madeira; como revestimento, tanto blocos prontos com isolamento já instalado são usados aqui, como uma variedade de painéis à base de madeira ou forro comum. No exterior, o edifício pode ser acabado com tapume, conferindo-lhe um aspecto moderno e diversificando a paleta de cores da decoração.
O galpão de ferro pode ser um reboque soldado com uma pele ou um produto pré-fabricado feito de painéis sanduíche com uma camada de isolamento no interior. Esta solução fornece isolamento térmico suficiente, cria condições para uma estadia temporária confortável. Mas as cabines de metal são mais difíceis de aquecer no inverno, pois congelam rapidamente. E o acabamento em chapa perfilada, mesmo revestida com tinta polimérica, não fica muito apresentável.
Também mudam as casas são estacionárias (instaladas em uma fundação ou suportes) e móveis com uma distância entre eixos. Externamente, a segunda opção lembra motorhomes clássicos ou reboques tonar. Podem ser movidos, o que é importante nas condições de um canteiro de obras em ebulição, são fáceis de transportar de um local para outro ou de levar numa viagem.
Dimensões (editar)
As dimensões das cabines, principalmente no design modular, são estritamente padronizadas, pois são determinadas pelas normas para o transporte de mercadorias. São transportados já montados, instalados em uma base preparada por meio de um guindaste manipulador. Dimensões reguladas: 2,5 × 2,5 × 3 m, o último indicador é o comprimento, dependendo do número de módulos combinados, pode ser de 6 ou 9 m. A estrutura de dois andares terá uma altura de 5 m.
Com a construção em estrutura, a gama de tamanhos das cabines é ainda mais ampla. A melhor opção é uma grande estrutura de dois ambientes com vestíbulo no centro e blocos residenciais nas laterais. Nesse galpão, 6 m de comprimento são suficientes para colocar as paredes divisórias no interior, para isolar a moldura. A mini-casa terá 230 cm de largura e os corredores internos terão 70 cm de largura.
Para casas de mudança com duche e WC, uma cozinha de verão, uma varanda espaçosa, um tamanho de 2,5 × 8 m é freqüentemente usado. Neste caso, 2 m de comprimento são alocados para um banheiro e locais de descanso, e o resto do área permanece residencial. As cabines de campo mais econômicas têm dimensões de 2,3 × 3 m ou 2,3 × 4 m, nessas casas você só pode se esconder da chuva ou trancar suas ferramentas de jardim. Definitivamente, não vale a pena considerá-los seriamente como habitação, mesmo temporária.
Critérios de escolha
Quais são as melhores cabines e o que você deve considerar ao escolher essa estrutura para o seu site? Se considerarmos a opção de uma estrutura permanentemente localizada em um local, você deve se concentrar imediatamente em soluções de estrutura ou madeira - são mais convenientes para reequipamento para fins não residenciais, uma casa de hóspedes, um celeiro ou uma casa de banhos.
As opções de blindagem e contêineres costumam ser consideradas uma solução temporária, após a construção da casa principal, podem ser desmontadas ou vendidas.
Alojamento
A quantidade de espaço livre no site, a localização das comunicações também são importantes. Por exemplo, se estamos falando de um vestiário com chuveiro e banheiro, é melhor colocar o prédio de forma que o poço ou poço de abastecimento de água fique o mais próximo possível. O tamanho da estrutura depende da disponibilidade de espaço livre. Se tudo é ocupado por canteiros e estufas, e você não pretende passar a noite na dacha, pode se hospedar nas casas mais compactas, onde poderá esperar o mau tempo passar ou guardar o estoque.
Vale a pena orientar-se pelos requisitos da legislação que rege a localização de camarotes no que diz respeito a:
- estrada ou rua comum - pelo menos 5 m;
- lotes vizinhos - a partir de 3 m.
Se houver um banheiro no galpão, você deverá ainda levar em consideração as normas sanitárias recomendadas para tais edifícios.
Preço
Um dos critérios mais importantes, e não é necessário considerar as opções mais caras.O isolamento adicional é necessário apenas para os proprietários que planejam vir para o país no inverno. O mesmo se aplica ao número de compartimentos internos. Se não houver necessidade de pernoitar fora da cidade, você pode escolher a opção de um quarto com varanda ou vestíbulo. Além disso, se a casa de mudança for comprada por um curto período de tempo, vale a pena considerar opções em que propriedades desnecessárias sejam fáceis de vender. Basicamente, trata-se de contentores pré-fabricados, bem como de "casas móveis" móveis.
Características da arquitetura
A casa de mudança, embora seja planejada de forma muito simples, ainda apresenta algumas diferenças entre os diferentes tipos. Em particular, pode ter uma cobertura plana, de inclinação única ou de duas águas - esta última opção está focada em modelos com comprimento de 5 me mais e permite criar um mezanino no segundo nível, equipando uma arrecadação ou um adicional atracar.
O número de janelas também é importante - é melhor se elas estiverem localizadas ao longo das paredes de um cômodo que não foi projetado para dormir e descansar. As aberturas das janelas são fontes de perda de calor e ruído adicional no inverno; em casas com contêineres quentes, elas são muito pequenas.
Opções de layout
Ao escolher um layout, você deve prestar atenção ao propósito da casa de mudança. Se for planejado como um análogo de orçamento de uma casa completa, vale a pena escolher módulos de tamanho máximo desde o início. Para uma família com crianças, um design angular é adequado, em que 2 módulos são combinados entre si. Neste caso, uma parte irá acomodar um quarto para adultos e um berçário, e a segunda será reservada para uma cozinha completa, chuveiro e banheiro. Esta solução é bem adaptada para uso sazonal.
Se a dacha não é considerada um local de residência permanente, e você deseja transformá-la em um objeto de lazer com os amigos, uma solução interessante seria uma casa de mudança de dois andares, em que os módulos estão localizados em forma de L. Acontece o mesmo layout angular, mas com dois terraços e ocupando várias camadas. O primeiro andar pode ser transformado em sala com cozinha, pode ser montado um fogão com churrasqueira no terraço. E o segundo vai se transformar em um quarto completo, isolado da diversão geral, com um pátio separado onde você pode colocar espreguiçadeiras.
A maioria das cabines clássicas tem um design padrão reto. Nesse caso o layout pode ser através ou com um vestíbulo - o chamado colete... A primeira opção se assemelha a estruturas semelhantes usadas como banho ou sauna, onde todos os quartos são walk-through. O segundo inclui vários módulos e um vestíbulo comum, de onde as portas conduzem a uma casa de banho, uma sala de descanso ou uma cozinha. Os modelos de cabines mais econômicos não possuem vestíbulos e corredores, consistindo em apenas 1 sala comum.
As casas de campo com conveniências são as mais populares hoje. Os fabricantes de casas de mudança levam isso em consideração e estão prontos para oferecer soluções chave na mão com um banheiro moderno incluído. Nos projetos mais interessantes, uma varanda é anexada ao longo da casa - coberta, que pode virar cozinha de verão, ou aberta - para relaxar, secar a roupa, esperar o tempo passar.
Se for escolhido um telhado inclinado para o vestiário, os beliches podem ser transferidos para o segundo andar do mezanino equipando-se um leito do sótão com uma escada. Numa pequena casa, pode substituir um amplo terraço por um alpendre, transformando-o numa espécie de hall de entrada onde pode tirar a roupa exterior e os sapatos. O mais cómodo e prático é um colete à prova de balas. A presença de um vestíbulo reduz a propagação da sujeira da rua, isolados uns dos outros locais permitem que os familiares façam seus negócios, sem interferir no horário de silêncio das crianças ou do resto da geração mais velha.
Decoração de interior
Se normalmente não há problemas com a decoração externa das cabanas de verão, a decoração interna de residências temporárias de pequeno porte requer mais atenção.No caso de edifícios muito compactos de 2 × 3 m, usados como galpões, costuma-se usar mais painéis duros baratos aqui, com os quais tetos e paredes são recortados. Mas nem todos os residentes de verão escolhem cabanas pequenas, e para férias de verão constantes dentro de casa, você deseja criar pelo menos uma aparência de conforto. Como ser neste caso?
Acabamento de casas de mudança de metal
Estruturas de metal (reboques, contêineres, produtos feitos de painéis sanduíche) não retêm muito bem o calor por padrão, eles permitem a passagem de ruído externo. Portanto, a decoração interior aqui começa com a instalação de isolamento térmico adicional em todas as superfícies - do chão ao teto. Na parte superior, pode-se fixar os painéis decorativos de MDF na caixa ou utilizar o forro, previamente coberto com verniz ou tinta. Se for usado papelão ou drywall, a superfície pode ser facilmente colada com papel de parede - é completamente plana.
O papel de parede também é colado ao teto - branco, fosco, com uma textura suave. Devido às pequenas janelas e à falta de luz natural, vale a pena usar cores claras para a decoração de interiores. É melhor escolher móveis não clássicos, mas metálicos, com fixação ao chão ou transformando, por exemplo, beliches, mesas dobráveis e estantes.
Decoração de estruturas de madeira
Se o galpão for de madeira, as paredes internas não precisam de acabamento adicional. Aqui é suficiente captar detalhes interessantes da mobília de estilo country. É melhor revestir o piso de madeira com óleo ou verniz. Se você quiser criar um interior mais moderno, o laminado ou o linóleo virão em seu socorro como uma cobertura, uma tábua de terraço.
Em um galpão de madeira com cobertura de duas águas, é possível não montar o teto - bastará fechar o isolamento com chapas de aglomerado ou ripas fixadas nas toras e fazer um "piso". Este pavimento, que ocupa uma fracção do espaço, pode funcionar como cama alta com escada ou gradeamento, e ainda servir de arrumação de vegetais e equipamentos.
As paredes internas e divisórias de um galpão de madeira, se não previstas inicialmente, podem ser feitas de gesso cartonado ou aglomerado. Além disso, a superfície pode ser pintada, colada com papel de parede e revestida com ladrilhos. Em áreas "úmidas", são usados materiais resistentes à umidade. A parede perto do fogão a gás, fogão, aquecedor é forrada com chapa de metal. Na área de jantar e estar pode ser utilizado o acabamento de painéis de PVC.
Ideias de arranjo
As belas cabanas de campo não são um mito, mas uma realidade. Os proprietários modernos não estão prontos para suportar a funcionalidade limitada de tais estruturas e propõem expandir sua funcionalidade por meio de extensões adicionais ou planejamento de espaço competente. Soluções de design original para tais edifícios são frequentemente oferecidas por designers escandinavos. Por exemplo, você pode instalar vidros panorâmicos em uma das paredes ou equipar o telhado com janelas-escotilhas de observação e observar as estrelas.
Se o orçamento permitir, vale a pena comprar um trocador com varanda. Uma espaçosa varanda coberta pode ser envidraçada e transformada em sala de jantar ou cozinha, ganhando alguns metros quadrados adicionais de espaço. Se a casa de mudança já tiver sido escolhida com um desenho clássico, pode ligá-la ao terraço em forma de prolongamento, formando um pavimento de madeira à volta do objecto ao nível do alpendre e equipando-o com uma grade e uma cobertura. Isso diversificará significativamente o design da parte frontal.
O layout dentro da casa de mudança também costuma ser limitado pela falta de espaço livre. Mas também existem opções aqui. Se você não economizar dinheiro e combinar 2 módulos em uma linha, você pode obter um vestíbulo completo e quartos para todos os membros da família e um banheiro com cozinha. Em projetos de um bar, os vidros decorativos da fachada de uma casa com janelas francesas em vez de portas parecem interessantes - parece uma bela casa no estilo provençal.
Adendo
A casa de mudança não deve ser vista apenas como um abrigo temporário.Os fabricantes modernos criam mini-casas confortáveis que abandonam completamente a ideia de construir uma cabana volumosa ou uma estrutura de blocos. Se você quiser deixar espaço para uma maior expansão do espaço vital, pode simplesmente optar por designs modulares. Podem ser facilmente combinados entre si, e posteriormente será possível anexar um bloco de dormir separado ou fazer um segundo andar, simplesmente instalando um bloco adicional.
Entre as opções úteis para a mudança de casas, que não devem ser negligenciadas, destacam-se as seguintes.
- Isolamento "inverno". Na camada "verão", a espessura da lã mineral ou camada de espuma não ultrapassa 5 cm, na de todas as estações é o dobro. Consequentemente, o isolamento acústico também aumenta, o que os fabricantes das cabines mais baratas raramente se preocupam.
- Pisos duplos. Não pense que o piso áspero será suficiente. No inverno vai congelar muito, sofrer com a formação de condensação.
O piso duplo irá garantir a retenção ideal do conforto, minimizando a perda de calor.
- Canalização embutida. Os fabricantes usam acessórios de encanamento de tamanho compacto, aquecedores de água elétricos ou a gás. E o mais importante, a área útil é calculada com uma precisão de um milímetro.
- Material de parede de alta qualidade. Se o galpão está sendo construído com uma perspectiva de pelo menos 5 a 10 anos, é melhor escolher produtos de uma barra de 100 × 150 mm. São duráveis, não requerem decoração interior adicional, têm um aspecto esteticamente agradável e são capazes de reter bem o calor. Isso é importante se você tiver que visitar a dacha no inverno ou no início da primavera.
- Fundação. Apesar de cabines prontas poderem ser montadas quase no chão, de acordo com a regra, elas ainda devem ser instaladas em uma estrutura sólida. As casas de mudança, usadas o ano todo, equipadas com água e esgoto, são montadas sobre laje ou blocos de concreto. Opções sazonais - em uma base ou poste de aço soldado.
- Fogão ou chaminé para aquecedor a gás. Mesmo uma pequena área de uma casa de mudança precisa ser aquecida com alta qualidade, especialmente na primavera e no outono. A autocriação de furos tecnológicos para tubos pode ser simplesmente perigosa para o uso posterior de tal alojamento temporário.
Se a casa de mudança for selecionada e instalada corretamente, definitivamente não haverá problemas com seu funcionamento. O alojamento temporário na dacha vai dar emoções extremamente positivas e será um bom complemento para a futura casa espaçosa, que mais tarde poderá aparecer no local.
Para informações sobre como equipar adequadamente uma cabana de verão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.