Erva de sabugueiro: descrição e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

A erva de sabugueiro é uma planta de jardim de baixo crescimento com brotos herbáceos. Os paisagistas não consideram seu cheiro desagradável característico um problema sério e até mesmo o usam para espantar as pragas de culturas mais valiosas. O sabugueiro anão ou herbáceo tem valor medicinal, tem uma aparência atraente sem cores chamativas e muito brilhantes. As propriedades decorativas da planta são ativamente utilizadas na criação de composições de paisagens.

O sabugueiro subdimensionado ou fedorento pertence a um grupo de espécies com uma resistência à geada bastante alta, adequado para o plantio na maioria das regiões da Rússia.

Peculiaridades

O sabugueiro herbáceo (Sambucus ebulus) é uma planta incomum para seu tipo. É um anão perene com rebentos herbáceos, não arbustivos ou arbóreos. A variedade subdimensionada e fedorenta, mesmo em sua descrição, tem diferenças significativas em relação a outros subtipos de plantas. O sabugueiro não cresce mais do que 1,5 m, tem um padrão de folhagem elegante e esculpido. Aberturas e rebentos exuberantes aumentam rapidamente a sua massa durante o período de floração, os rebentos verdes são complementados por guarda-chuvas brancos de inflorescências de Maio a Junho.

A erva de sabugueiro pertence a plantas resistentes ao frio, pode resistir a geadas leves de até -4 graus, no inverno não morre sem abrigo, quando as temperaturas atmosféricas caem para -29 graus. Em outros casos, os rebentos herbáceos são cortados pela raiz e cobertos com cuidado, podendo enchê-los com areia com adição de cinza.

Um problema sério com a reprodução descontrolada é o crescimento ativo do fedorento rizoma de sabugueiro. Ela realmente rapidamente constrói uma massa de vegetação, rastejando sobre a área circundante. Recomenda-se levar isso em consideração ao pousar, se necessário, cavando em telas de obstáculo ou escolhendo um local onde tal recurso não seja um obstáculo. Também é importante lembrar que todas as partes da planta são venenosas, principalmente para frutas verdes. Quando maduros, eles são seguros e podem ser comidos como outros sabugueiros.

Como plantar?

A erva de sabugueiro é uma planta espetacular de tamanho médio com uma haste reta e um rizoma poderoso. Plantar em terreno aberto na maioria das vezes não cria nenhuma dificuldade particular. É realizado semeando sementes ou transferindo uma muda após a divisão das raízes. Em viveiros, esta espécie geralmente não é cultivada, mas pode ser facilmente encontrada na natureza - na paisagem de florestas, maciços de estepe florestal, em desfiladeiros, ao longo de margens de rios e encostas rochosas.

No momento do plantio no local, é necessário escolher o local certo para o cultivo de sabugueiro herbáceo. Ela precisa de acidez do solo na faixa de 6,5-8 pH. Para o plantio, é melhor escolher áreas ensolaradas e bem iluminadas, mas você pode colocar a planta em sombra parcial. Entre as variedades de solo, a argila é a preferida, na qual esta planta se desenvolve melhor. No momento do plantio, recomenda-se manter uma distância entre os furos de pelo menos 1 m.

Ao dividir as raízes, o plantio é realizado na primavera. A semeadura em campo aberto é realizada no outono.

Como cuidar bem dele?

Ao cultivar em um terreno de sabugueiro herbáceo, o proprietário não precisa despender muito esforço para cuidar dele. É necessário fornecer à planta certas condições.

  • Sol e abrigo suficientes durante os invernos frios. Isso permitirá que você alcance o esplendor desejado dos brotos, evitando que murchem e congelem.
  • Poda... Pode ser uma medida necessária - para proteger contra o frio no inverno. Além disso, a poda pode ter um carácter decorativo, conferindo à planta a formação de um aspecto exterior espectacular, contornos originais.
  • Manter a respirabilidade do solo. Ao plantar, a cova é drenada e, em seguida, o solo na base é regularmente solto e coberto com cobertura morta. Isso ajudará a garantir o fluxo de oxigênio para as raízes, evitando que azedem. O nível de umidade no local de plantio deve ser moderado.
  • Fertilização... A cobertura de sabugueiro herbáceo é feita conforme necessário. Normalmente, para isso, é escolhido o período de início da estação de crescimento, quando a planta é mais responsiva à introdução de minerais e orgânicos.
  • Abrigo no inverno. Se houver o risco de que a temperatura no inverno caia para -29 graus ou menos, é melhor cortar toda a parte aérea da planta no outono e cobri-la com turfa ou cobertura morta. Em outros casos, a preparação para o inverno não é necessária.

Métodos de reprodução

    Entre os métodos existentes de reprodução do sabugueiro herbáceo, distinguem-se por sementes e vegetativas, utilizando partes separadas do arbusto. O mais simples é o uso da semeadura de outono. As sementes não são plantadas para as mudas, mas imediatamente colocadas em terreno aberto no final do outono, mas antes do início da geada.

    A semeadura na primavera também é possível. Neste caso, a semente colhida é pré-estratificada. O procedimento é realizado por 2 meses a uma temperatura de 0 a +5 graus. Após a estratificação, as sementes são mantidas em temperatura ambiente por algum tempo e só então enviadas para campo aberto. Eles são colocados em uma área preparada, cavada, levemente polvilhada com terra e regada.

    Ao plantar na primavera, a propagação vegetativa também é usada dividindo o rizoma. Este método é usado após a neve derreter. A raiz da planta é dividida em várias partes e plantada em um novo local. A planta distingue-se pelas altas taxas de sobrevivência dos rebentos, fixa-se com sucesso mesmo nas condições não mais favoráveis ​​para o crescimento.

    Doenças e pragas

    Devido ao seu cheiro forte e pungente, o sabugueiro fedorento ou herbáceo praticamente não tem inimigos na natureza. Esta planta em si é a melhor medida para prevenir o aparecimento de pragas no local. Contudo, isso não exclui o aparecimento de ácaros ou pulgões nas folhas... O tratamento oportuno das plantações com água com sabão ou preparações acaricidas ajudará a resolver o problema e evitar a propagação de parasitas no jardim.

    Uso em paisagismo

    A erva de sabugueiro é bastante popular em paisagismo. Pode ser utilizada como planta de mel, utilizada em paisagismo urbano e de parques, devido a sua alta resistência à poluição atmosférica, não é sensível à pureza do meio ambiente.

    O cheiro desagradável característico emitido pelo fedorento sabugueiro às vezes serve para proteger o jardim de pragas, incluindo roedores, e de alguns insetos nocivos.

    Em sua forma natural, esta planta herbácea é adequada para uso como um elemento da floresta popular de hoje ou de paisagens de jardins naturais. Ele pode ser usado para decorar áreas sombreadas do local onde é difícil cultivar outras culturas. A erva de sabugueiro é bem adequada para decorar as margens de corpos d'água.

    Veja abaixo o atendimento adequado ao idoso.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário