Sabugueiro preto "Black Lace": descrição, cultivo e reprodução
O sabugueiro preto "Black Lace" (traduzido do inglês - "black lace") é um arbusto incrivelmente bonito e de rápido crescimento da família adox. O arbusto está distribuído em todo o mundo, podendo ser encontrado em plantações de folha caduca e de coníferas. Ele cresce muito rapidamente, criando grandes matagais. É a espécie mais procurada de seu tipo. Sua pátria é a Ásia Menor, o Cáucaso e a Europa.
Descrição
O sabugueiro preto "Black Lace" é um arbusto despretensioso com uma copa espalhada em forma de cúpula. O arbusto pode atingir uma altura de 2,5 me uma largura de 1,3 m. Se desejar, você pode manter o formato de uma pequena árvore ou arbusto. Possui folhas finas e graciosas de cor púrpura escura, semelhante ao bordo. As inflorescências lembram guarda-chuvas, têm 20 cm de diâmetro, são rosadas ou leitosas. A floração começa no terceiro ano em maio e dura todo o verão.
Os bagos amadurecidos após a floração são comestíveis apenas nesta casta, sendo utilizados para compotas ou vinho.
Plantar e sair
O sabugueiro não exige luz. Ele criará raízes em qualquer lugar: tanto na sombra quanto sob o sol forte. O plantio é recomendado na primavera ou outono, antes do início do frio, para que a planta tenha tempo de se adaptar ao inverno. Escolha um dia quente e calmo, de preferência nublado. Para plantar uma muda jovem em campo aberto, é necessário tratar o local de seu crescimento com solução alcalina por 2 anos. Se você não teve tempo para fazer isso, então limpe a terra com farinha de dolomita.
Prepare um buraco no chão, com cerca de meio metro de diâmetro. Despeje em um balde de húmus, 50 g de fósforo e a mesma quantidade de fertilizante potássico. Misture tudo isso com terra e despeje. Coloque a muda em um buraco úmido de modo que o colo da raiz permaneça na superfície após o enchimento da terra, então endireite suavemente os galhos da raiz e cubra com terra. Encha bem com água e enfie uma estaca de fixação perto da planta, a seguir tampe um pouco o solo.
O sabugueiro é despretensioso para os solos, mas cresce melhor em solos de argila e nitrogênio, calcários e semi-secos. A terra deve ser afrouxada regularmente. Isso é necessário para um melhor acesso do ar às raízes e para a prevenção do crescimento de ervas daninhas. Mulching será um bom cuidado. Remova os brotos crescidos na base da raiz, eles crescem rapidamente e engrossam suas plantações.
O aroma persistente durante a floração afugenta os insetos nocivos e, assim, desinfecta não só o sabugueiro, mas também as plantações circundantes. A rega deve ser feita à medida que o solo seca, mas para que não seque. Regue uma vez por semana. Um balde d'água é suficiente para um arbusto.
Poda
Este arbusto tem a forma de um arbusto de caules múltiplos. Para isso, são deixados de 10 a 20 ramos de diferentes idades. Todas as bagas crescem nos rebentos do ano passado. Na primavera, é necessário reduzir os brotos superiores em um botão e os laterais em 2-3. Os ramos antigos são podados para dar ao arbusto uma forma circular. Em geral, um arbusto precisa de poda rejuvenescedora apenas uma vez a cada três anos. Em seguida, a coroa é cortada completamente, quase na raiz. Você pode deixar cerca de 10-15 cm.
Depois de um procedimento tão radical, a planta não floresce e dá frutos por um ano.
Preparando-se para o inverno
Na preparação para o inverno, é necessário cortar a copa do arbusto em um terço em setembro.O sabugueiro é resistente à geada, tolera bem o frio (zona de robustez de inverno - 4b), mas ainda é melhor cobrir os brotos para o inverno - isso protegerá o sistema radicular. No entanto, é importante notar que mesmo que congele, ele se recuperará rapidamente devido ao seu rápido crescimento. Se o outono for seco, regue bem a planta após a poda. Em outubro, certifique-se de tratar com um desinfetante. Afrouxe e aplique cobertura morta no solo constantemente. Se a planta cresce em terras férteis, a fertilização não é necessária no inverno. Mas no caso de cultivo em solo pobre, certifique-se de alimentar a cultura com fertilizante orgânico ou mineral.
Métodos de reprodução
A reprodução pode ser feita de três maneiras.
Camadas
Este é o método mais eficaz e simples. Para implementá-lo, você precisa encontrar um ramo lateral forte no arbusto na primavera. Perfure um buraco próximo à planta e dobre o galho selecionado ali. Polvilhe tudo isso com uma camada de terra, para que a camada fique fixa. No verão, regue as estacas ao mesmo nível dos arbustos. Uma raiz deve ter se formado no outono. Depois disso, você pode cortar as camadas do galho lateral e deixar até a primavera. Com o início do calor, será necessário transplantá-lo para um local separado.
Por estacas
As estacas devem ser cortadas no final de outubro ou na primavera, antes do início do fluxo de seiva. O comprimento deve ser de 20-25 cm, sempre com duas ou três gemas. Mergulhe-os em água por um dia, depois coloque-os em um recipiente com terra úmida e deixe-os para o inverno em uma sala onde a temperatura varia de 0 a +8 graus. Na primavera, as estacas devem ter raiz e rebentos jovens.
Sementes
A propagação de sementes é um processo muito complexo, no qual é possível a perda das qualidades varietais de um arbusto. Mas se este método for escolhido, então as sementes coletadas devem ser processadas em uma solução estimulante especial e plantadas em solo desinfetado. Crie um ambiente de estufa e espere até que as sementes germinem com pelo menos 50 cm de altura. Isso levará cerca de um ano. Você também precisa estar preparado para o fato de que nem todos os brotos podem sobreviver.
Somente depois que o processo ganhou o crescimento necessário, ele pode ser transplantado para o campo aberto.
Doenças e pragas
Apesar da boa taxa de sobrevivência da planta, ela pode ser afetada por doenças fúngicas e virais, além disso, o arbusto é suscetível ao ataque de pragas. Em uma seca, um sabugueiro pode ser vencido por um ácaro-aranha, uma mariposa-rabuda ou uma mosca-mineira mais velha. Na primavera, ela é atacada por besouros e pulgões de maio. A colher danifica o sistema radicular. Para a destruição de pragas, utiliza-se o medicamento "Biotlin" e outros inseticidas.
A planta é instável a doenças como o oídio, fusarium, antracnose. A partir delas, as folhas começam a enrolar, os frutos se deterioram, o tronco morre. Para controle e prevenção, são utilizadas soluções com composições fungicidas. A copa inteira da planta é borrifada com eles, o tronco é manchado. Além disso, o tronco do arbusto em outubro deve ser coberto com uma solução de cal. A prevenção deve ser feita durante todo o verão, a cada um mês e meio. Para isso, uma infusão de sulfato de cobre ou líquido bordalês é adequada.
Aplicação em paisagismo
Na maioria das vezes, o sabugueiro é plantado próximo a edifícios residenciais, não apenas para decoração, mas também para repelir insetos. É usado para criar sebes e jardins em camadas. Devido ao rápido crescimento do arbusto, eles podem cobrir uma determinada área de seu local. Com a ajuda do sabugueiro, eles plantam paisagens em parques e vielas. Plantar um sabugueiro como uma tênia no gramado ficará ótimo.
Use-o em composições de contraste brilhante, forme fundos e cenas altas com ele. Vai parecer interessante ao lado de espiraia e zimbro, bérberis e vidoeiro.
No próximo vídeo você encontrará mais informações sobre o sabugueiro Black Lace.
O comentário foi enviado com sucesso.