Sabugueiro preto: descrição, variedades, plantio e cuidados
Hoje, em chalés de verão, muitas vezes você pode encontrar arbustos de sabugueiro luxuosos. Essas plantas têm inflorescências incrivelmente exuberantes, um cheiro incomum que afasta insetos nocivos, assim como frutas com propriedades medicinais únicas. Neste material conhecerá as características do cultivo do sabugueiro-preto, a saber: com uma descrição desta espécie, suas variedades populares, bem como as características de plantio e cuidado com esta cultura de jardim.
Peculiaridades
O sabugueiro negro (ou Sambucus nigra) é um arbusto semelhante a uma árvore caducifólia do gênero Sambucus e da família Adox. Hoje, esta cultura de jardim cresce em áreas com climas subtropicais ou temperados. Plantas de jardim de sabugueiro ou arbustos selvagens podem ser encontrados no Norte da África, praticamente em toda a Europa, bem como na Rússia, Ucrânia, Moldávia e Bielo-Rússia.
O sabugueiro preto pode ter folhas verdes, avermelhadas ou roxas, dependendo do cultivar e da estação. A floração da planta começa no início ou meados do verão, e os primeiros frutos maduros são colhidos em setembro. As flores claras, amarelas ou rosadas desse sabugueiro parecem panículas ou pirâmides volumosas. Os frutos da planta apresentam a típica cor negra e formato arredondado, agrupados em grandes cachos paniculados.
Importante! Árvores e arbustos de sabugueiro são cultivados para fins decorativos e medicinais - os frutos dessas plantas são amplamente utilizados na criação de remédios populares.
Variedade varietal
A espécie de sabugueiro preto tem cerca de 15 formas e variedades individuais de jardim, que são cultivadas ativamente para fins decorativos e medicinais. Entre as variedades mais populares de sabugueiro-preto, existem várias. De acordo com o formato da copa, são das seguintes variedades:
- piramidal ou colunar - todas as variedades de sabugueiro preto com uma coroa alongada em forma de cone;
- chorando - todas as formas de jardim com uma coroa adjacente ao solo.
Vale destacar as seguintes variedades por tipo, cor e formato da folha:
- samambaia - tem folhas estreitas e flores claras, exalando um aroma almiscarado característico;
- pórfiro ou folhas escuras - árvores de sabugueiro preto com folhagem roxa e inflorescências dissecadas rosadas; variedades: "Black Tower", "Thundercloud", "Black Lace", "Eva", "Purple", bem como Black Beauty ou "Black Beauty";
- pulverulento - variedades de sabugueiro preto com manchas brancas características ou uma borda em folhas verdes estreitas; variedades populares: Pulverulenta, Variegata, Madonna e Aurea com folhagem dourada;
- de folhas dissecadas (ou "Laciniata") - possui botões amarelados em forma de guarda-chuva, bem como grandes folhas estreitas e divididas de cor cinza-esverdeada.
Se falamos sobre as formas de jardim do sabugueiro preto, que se enraízam melhor na região de Moscou, então as seguintes são usadas aqui: "Variegata", "Black Lace", "Golden Tower", "Hashberg" e "Aurea".
Hora de entrega
De acordo com jardineiros experientes, a melhor época para plantar mudas ou arbustos de sabugueiro preto em terreno aberto é a primavera (do início de março a meados de abril) ou o outono (do final de agosto ao final de setembro). No último caso as mudas precisarão de abrigo adicional, que pode ser plástico ou recipientes transparentes de vidro.
Como plantar?
A imunidade da planta, a abundância de sua floração, bem como a taxa de formação de um sistema radicular forte, dependerão do plantio competente de qualquer cultura de jardim. No processo de plantio de sabugueiro preto, preste atenção a várias recomendações que serão igualmente verdadeiras ao plantar sabugueiro preto na primavera e no outono.
- A maioria das variedades de sabugueiro preto requer uma grande quantidade de luz solar para a floração ativa, então esta cultura de jardim deve ser plantada em uma área aberta, de preferência no lado sul do jardim. Durante o período de crescimento ativo, as mudas de sabugueiro-preto emitem um cheiro muito característico e pouco agradável, que afasta efetivamente as moscas, de modo que a planta pode ser plantada não muito longe da fossa.
- Se falarmos sobre o tipo de solo, então o sabugueiro preto cria raízes melhor em solos neutros com acidez fraca - margas úmidas são mais adequadas aqui. Se o solo em seu jardim for muito ácido, deve ser tratado com misturas de cal, como farinha de dolomita, pelo menos seis meses antes de plantar o sabugueiro.
- Ao escolher o tamanho da cova de plantio para plantar mudas de sabugueiro preto, você precisa se concentrar na idade da muda em si. Se este for um arbusto de um ou dois anos de idade (são esses arbustos de sabugueiro preto que geralmente são recomendados para serem plantados), então a profundidade do buraco deve ser de pelo menos 80 cm, e a largura deve ser de pelo menos 50 cm.
- Para criar o solo mais nutritivo para esta planta, você precisa combinar a camada superior do solo com 30 g de fezes. fertilizantes, 50 g de fosfato e cerca de 6-7 kg de húmus. Toda a mistura deve ser bem misturada e despejada no orifício cerca de 2/3 da quantidade total da mistura. Ao plantar um arbusto de sabugueiro em um buraco, o solo despejado no buraco é solto novamente e, em seguida, uma muda é instalada no buraco. As raízes do arbusto devem ser posicionadas de forma que olhem em direções diferentes e não interfiram no crescimento uma da outra. Depois disso, as raízes da planta são primeiro preenchidas com a mistura restante, depois o espaço livre restante até o colo da raiz, que deve subir 2-3 cm acima do solo.
- O solo ao redor da planta plantada deve ser compactado com força e regado abundantemente. Depois disso, uma camada de cobertura morta é organizada no círculo próximo ao tronco, também não será supérfluo instalar um suporte sólido para o tronco do sabugueiro.
Como cuidar bem dele?
Para um cuidado competente do sabugueiro preto no jardim, certas condições de cultivo devem ser observadas.
Rega
O sabugueiro preto pertence a plantações de horticultura que podem até mesmo resistir a secas prolongadas sem muita dificuldade. Se na primavera ou no verão houver chuvas fortes e um nível normal de umidade, o idoso não precisará de rega adicional. Além disso, para preservar a umidade no círculo da raiz, uma camada de cobertura morta (estrume podre, turfa, composto, agulhas) pode ser organizada perto do sabugueiro. Se não chove muito no local há muito tempo e o clima é árido, você deve regar o sabugueiro preto pelo menos 1 vez por semana.
Se falamos da quantidade de água, então tudo depende da idade do arbusto. Um jovem arbusto de até 2 anos de idade deve levar para a água pelo menos 1,5–2 baldes de dez litros de água sedimentada. Sempre certifique-se de que o solo no círculo de sabugueiro nunca seque.
Apenas mudas de sabugueiro ou plantas doentes precisam de rega frequente. Além disso, este arbusto não deve ser plantado perto de outros arbustos ou plantas maduras.
Fertilizante
Os especialistas em horticultura estão convencidos de que o sabugueiro preto pode ser cultivado com eficiência sem a ajuda de uma alimentação constante. Essa regra só é verdadeira se a planta for cultivada em solos neutros com vitaminas e minerais suficientes. Se o sabugueiro cresce em solos esgotados e pesados, pelo menos duas vezes por ano o solo no círculo do tronco perto do sabugueiro deve ser fertilizado. A primeira cobertura é realizada na primavera - imediatamente após o beribéri de inverno e antes do período de crescimento ativo - nesta época, é melhor fertilizar o solo com fertilizantes de nitrogênio.A segunda cobertura deve ser realizada no verão para estimular a floração - aqui a matéria orgânica na forma de estrume podre, composto ou excrementos de galinha se revelará melhor.
Importante! Os fertilizantes não apenas fortalecerão a imunidade do sabugueiro, mas também aumentarão o número de frutas e também tornarão as inflorescências da planta mais viçosas.
Poda
Via de regra, a poda do sabugueiro preto pode ser realizada até 2 vezes por ano. A poda sanitária é geralmente realizada na primavera e no outono - durante este período, o jardineiro deve remover todos os ramos fracos, doentes e murchas, bem como os rebentos que crescem dentro da planta ou que se projetam fortemente para além das bordas da copa. A poda anti-envelhecimento deve ser realizada no máximo 1 vez em 2-3 anos. Envolve a poda de um arbusto de sabugueiro já maduro - todos os ramos da planta devem ser encurtados para uma altura de cerca de 10 cm. A poda de rejuvenescimento é geralmente realizada junto com a poda de primavera higiênica até o período de inchaço do botão. A poda de outono é realizada já no período outonal de murcha das inflorescências e colheita dos frutos.
Importante! Todos os cortes devem ser tratados com verniz de jardim para evitar o apodrecimento.
Métodos de reprodução
Os jardineiros usam vários métodos para cultivar sabugueiro preto em suas casas de verão. Na maioria das vezes, são os métodos de propagação vegetativa que são usados dividindo o arbusto, enxertando ou removendo o arbusto, mas alguns jardineiros tentam cultivar sabugueiro usando sementes.
Usando sementes
A coleta de sementes de sabugueiro preto deve ser realizada no outono - de preferência em meados de setembro ou início de outubro. Para fazer isso, arranque alguns dos cachos maduros do arbusto e limpe-os com uma peneira. As próprias sementes devem ser plantadas em pequenas fileiras mantendo uma distância de 25-30 cm entre as sementes. Ao contrário de outras plantas de jardim, cujas sementes podem simplesmente ser pressionadas contra o solo, o material de plantio do sabugueiro preto se aprofunda a uma profundidade de 30 cm , o que permitirá que as sementes sobrevivam à geada.
Por este método de criação, no próximo outono você pode obter pequenos arbustos de sabugueiro de até meio metro de altura. Hoje, o método de propagação de sementes desse arbusto raramente é usado - o fato é que as mudas cultivadas a partir de sementes não retêm as características externas e varietais da planta-mãe. Além disso, a probabilidade de todas as sementes sobreviverem ao inverno, criarem raízes e crescerem é extremamente pequena.
Estacas
Este método é geralmente usado por jardineiros já experientes que sabem muito sobre como cuidar de mudas. A melhor época para colher as estacas é no início de junho ou julho. Podem ser selecionados como estacas brotos verdes e lignificados de até 12 cm de comprimento.Cada estaca deve ter pelo menos 2 entrenós e 1 par de folhas superiores sãs. Para que as mudas criem raízes melhor, elas precisam ser plantadas em uma mistura de solo de turfa e areia e colocadas em uma estufa ou sob um filme transparente. Para que as mudas cresçam rapidamente com um sistema radicular saudável, elas devem ser tratadas com uma solução formadora de raízes antes do procedimento de plantio.
Na primeira semana, as estacas devem receber um elevado teor de humidade, o que só se consegue com regas regulares. Ao mesmo tempo, a condensação irá se acumular regularmente no interior do filme, que deve ser removida, caso contrário, pode provocar o aparecimento de apodrecimento nas folhas das mudas. Depois de notar que as mudas começaram e adquiriram o seu próprio sistema radicular, devem ser transplantadas para um local permanente no início do outono, preservando o coma materno da terra. Também é possível enxertar um sabugueiro preto com a ajuda de estacas maduras lignificadas, mas neste caso eles precisam ser devidamente cobertos durante o inverno ou mesmo colocados em recipientes separados no porão.
Neste caso, o plantio pode ser feito já nos primeiros dias quentes de primavera, mas será necessário cobrir as mudas com potes de plástico ou vidro.
Usando curvas
Para propagar um sabugueiro preto usando um galho, você deve escolher um broto jovem ou lignificado em um arbusto de sabugueiro já bastante maduro. Então você pode usar dois métodos.
- A primeira envolve cavar uma longa ranhura na qual a estratificação é colocada quase até o topo (que deve subir acima do solo), fixada com pinos e coberta com terra. Nesse caso, o broto será capaz de dar raízes e brotos em vários lugares ao mesmo tempo, e você pode crescer até 3 mudas separadas.
- O segundo método envolve cavar uma pequena ranhura única. O rebento também é dobrado para o buraco (com a parte superior aberta), fixo e seguro. Este método é chamado de curvatura de arco e não forma mais do que 1 bucha completa.
Se o desvio foi realizado em maio ou junho, as camadas lignificadas poderão adquirir raízes maduras até o outono e ainda assim poderão ser plantadas em local permanente. Se os brotos forem jovens e verdes, a separação da mata-mãe só pode ser realizada no ano seguinte - depois que também se tornarem lignificados.
Alguns jardineiros também usam a divisão do arbusto como forma de propagar o sabugueiro preto, mas neste caso há uma chance muito alta de danificar o sistema radicular de um arbusto adulto. Esse procedimento envolve desenterrar o arbusto-mãe no outono, liberando seu sistema radicular do solo e dividindo-o em arbustos separados com seus próprios brotos e raízes fortes. Depois disso, os arbustos são plantados em recipientes separados e aguardam o desembarque até a próxima primavera.
Doenças e pragas
Felizmente, praticamente todas as variedades de sabugueiro, incluindo a preta, são imunes à maioria das doenças fúngicas ou virais. Ocasionalmente, no sabugueiro, pode-se encontrar o chamado oídio, que é eliminado pelos fungicidas comuns - calda bordalesa ou sulfato de cobre. O maior perigo do ponto de vista das doenças são justamente as mudas de sabugueiro-preto. Portanto, antes de iniciar o procedimento de plantio de brotos de sabugueiro em local permanente, examine-os cuidadosamente e remova as plantas doentes ou afetadas. As doenças fúngicas e virais podem ser transmitidas pelo solo não desinfetado ou pelas próprias pragas. Alguns fungos aparecem no sabugueiro após o inverno, quando a imunidade da planta foi enfraquecida tanto quanto possível.
Se falamos de pragas ou insetos que infringem os frutos e folhas desta cultura de jardim, então aqui você pode encontrar pulgões verdes ou ácaros-aranha comuns. Ambas as pragas diminuem o crescimento da folhagem do arbusto e impedem a floração. Felizmente, inseticidas padrão, como:
- ozalon;
- voloton;
- fenitrotion;
- nitrafeno;
- dimetoato;
- deltametrina;
- lambda cialotrina.
Se falarmos sobre métodos populares de tratamento de sabugueiro-preto contra pragas, os jardineiros preferem usar infusões de casca de cebola ou pimenta vermelha picante. Às vezes, as mesmas soluções podem ser usadas profilaticamente. Para proteger a planta de ataques de insetos e infecções fúngicas, uma solução de uréia a 7% pode ser usada.
Uso em paisagismo
O sabugueiro preto pode ser cultivado em chalés de verão, não apenas por causa de suas inflorescências e folhagem única, mas também por causa das propriedades medicinais dos frutos dessa cultura de jardim. Além disso, o cheiro da floração e dos frutos dessa planta afugenta muitas pragas que podem causar danos significativos às plantas frutíferas e arbustos - macieiras, ameixas, framboesas e até groselhas. Se falamos sobre o uso de sabugueiro em projetos paisagísticos, então na maioria das vezes ele é plantado ao longo de cercas, perto de gazebos ou edifícios anexos. Além disso, esta planta pode cobrir efetivamente áreas não particularmente atraentes na casa de verão, graças aos seus grandes ramos de arbustos.
O melhor de tudo é que o sabugueiro preto é combinado com plantas como bérberis, hortênsias, roseiras ou roseiras, mas também pode ter uma aparência espetacular na forma de um único arbusto. Além disso, muitos jardineiros preferem cultivar canteiros de diversas variedades de sabugueiro em seu jardim para criar detalhes brilhantes e contrastantes. Outra vantagem séria do sabugueiro preto é sua tolerância para aparas decorativas regulares.
Avaliações
Se você olhar os comentários na Internet sobre uma cultura de jardim como o sabugueiro preto, poderá encontrar uma opinião inequívoca sobre a incrível beleza desta planta, bem como sobre as propriedades únicas dos frutos do sabugueiro preto, que ajudam a lidar com muitos doenças. Avaliações sobre a resistência à geada de arbustos de sabugueiro preto adulto merecem atenção especial - vários jardineiros afirmam que seu sabugueiro preto sem dor chamou de inverno rigoroso na Sibéria, sem abrigo adicional. De acordo com as garantias de outros jardineiros, uma variedade de sabugueiro não preto, mas o chamado sabugueiro canadense, distingue-se por sua resistência à geada.
Com base nas informações analisadas, o sabugueiro preto é cultivado em chalés de verão principalmente devido às suas propriedades medicinais, bem como sua capacidade de afastar efetivamente os insetos das hortas próximas. Alguns jardineiros afirmam que esta planta arbustiva é uma das melhores para jardinagem. Não é exigente para cuidar, pode crescer mesmo em áreas abertas e vai bem com muitas plantas de jardim.
Como cultivar sabugueiro preto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.