Tudo sobre yamoburs
Durante o trabalho de construção, muitas vezes é necessário fazer furos no solo. Para obter um furo de certa profundidade e diâmetro, uma ferramenta como o yamobur é usada.
O que é isso?
Yamobur é um dispositivo especial que ajuda e facilita muito o trabalho de perfuração do solo. Para diferentes tipos de trabalho, diferentes tipos de brocas são usados. Variações desse tipo de ferramenta começam nos modelos primitivos mais simples e terminam com instalações especiais pesadas que são colocadas no chassi.
A construção não está completa sem esta ferramenta de perfuração, onde, em primeiro lugar, é necessário realizar trabalhos de terraplenagem. Com a ajuda de um orifício de perfuração, são formados poços cilíndricos, que são utilizados para suportes ou outras estruturas verticais. Ele também é capaz de perfurar para fundação de estacas ou fazer furos em forma de cone. Com a sua ajuda, esverdearam o território, é muito cómodo e rápido fazer covas para as mudas. E também esta ferramenta é usada por topógrafos se você precisar coletar dados geológicos.
As brocas são feitas de aço forjado, com pintura eletrostática na parte superior. Por conveniência, alguns fabricantes equipam o cabo de aço com almofadas de borracha especiais. Os modelos de mão geralmente apresentam alças de plástico antiderrapante que giram em uma base de metal para maior comodidade.
Visualizações
A escolha do tipo de trado necessário depende diretamente do tipo de solo sobre o qual o trabalho será executado. É importante considerar a estrutura, densidade da terra ou rochas. Por exemplo, algumas ferramentas podem lidar com solo rochoso ou argila pegajosa com facilidade, mas não são projetadas para perfurar solo congelado.
Em princípio, com a atual abundância de variedades deste produto, não será difícil encontrar a ferramenta de perfuração certa para qualquer tipo de solo. Portanto, existem vários tipos principais de yamobur.
Articulada
Trata-se de um equipamento especial para perfuração, com peso não superior a 200 kg e comprimento de 2 metros. Este dispositivo é acoplado a todos os tipos de veículos de construção (escavadeira, trator). Dependendo do tipo de construção, a perfuração é realizada por meio de uma conexão hidráulica ou mecânica.
Este tipo de equipamento possui um grande torque e lança, com os quais é possível perfurar a superfície mesmo nos locais de difícil acesso. O sem-fim telescópico também pertence aos montados, ele é acoplado ao braço do equipamento. Ele também pode atuar como uma plataforma de perfuração autopropelida independente em um chassi sobre esteiras ou rodas.
Esta técnica é utilizada na perfuração de suportes ou estacas com menor expansão.
As perfuratrizes montadas baseadas em MTZ (um trator produzido na Bielo-Rússia com muitas modificações) são especialmente populares. Esse equipamento se destaca por suas pequenas dimensões (largura de até 8 m, comprimento de até 1,9 m, peso de até 190-200 kg) e acessórios compactos. Uma plataforma de perfuração deste tipo é baseada em um veículo KamAZ e é usada para instalar estacas na fundação. São produzidos apenas em pequenos lotes, pois não são os modelos mais comuns. Esses buracos também são chamados de veículos todo-o-terreno. Parece uma grande e poderosa instalação com esteiras, que é usada para fazer furos para suportes de pontes ou outras obras de grande escala. Esta técnica, além da broca, é equipada adicionalmente com um dispositivo para aparafusar estacas.
Outro modelo yamobur popular é um manipulador. Em termos de funcionalidade, é muito superior ao equipamento de perfuração convencional, pois consegue não só fazer um furo com o diâmetro e profundidade desejados, mas também instalar um poste ou estacas em um poço acabado. Muito prático, dobra-se, permitindo que os demais equipamentos da máquina continuem funcionando sem problemas.
No momento, já existem modelos em que tal manipulador é transformado em uma plataforma aérea. Os acessórios são divididos em hidráulicos (geralmente conectados à linha hidráulica) e gasolina (funciona com gasolina sem chumbo).
Manual
O mais simples deles é o chamado yamobur manual. Basicamente, é uma haste roscada (sem-fim) que funciona como uma broca. Para para controlar e trabalhar, você precisa usar a força física. Em sua parte inferior existem bordas que literalmente cortam a superfície, e na parte superior está equipado com uma alça de formato especial que permite não só segurar o próprio instrumento na posição vertical, mas também fazer rotações circulares. Depois que a broca atinge a profundidade desejada, ela é puxada junto com o solo, limpando assim o buraco do solo.
Esses mecanismos são usados igualmente bem por profissionais em instalações e simplesmente para fins domésticos. São práticos de usar, ocupam pouco espaço (o que os torna fáceis de transportar). Extremamente fácil de usar.
Jardim
É o modelo mais simples para fazer furos. Usualmente, parece um tubo de aço, no final do qual há uma ponta de parafuso, a parte superior do tubo tem uma alça em forma de T. Ele funciona por meio da força física aplicada, é mais frequentemente usado em jardins. Os modelos manuais podem funcionar não só com o uso da força humana, mas também os mecânicos (movidos a gasolina, hidro ou elétrico).
Elétrico
Este tipo de técnica não é muito popular. Essas furadeiras têm um motor elétrico, que está localizado na estrutura, e alças, de modo que é conveniente segurar e operar este dispositivo. Para o seu funcionamento, é necessária uma fonte de alimentação trifásica adicional. Com toda a semelhança externa com a versão a gasolina, esse modelo tem uma limitação no raio de operação (você precisa se concentrar no comprimento do cabo).
Broca de gás
Este dispositivo é capaz de resolver muitas tarefas devido à sua alta eficiência e tamanho relativamente pequeno. Mas ao mesmo tempo será difícil para uma pessoa lidar com tal técnica, já que o peso ultrapassa 20 kg, portanto, via de regra, dois operadores trabalham ao mesmo tempo. As unidades são equipadas com motor a gasolina com potência de até 2,4 kW, podendo perfurar até 3 metros de diâmetro.
Hydrodrill
Este tipo consiste em uma estação hidráulica e um motor hidráulico na unidade de controle, eles podem ser fixados juntos por meio de uma haste ou separados. Graças ao inverso, a broca pode ser facilmente removida do solo e perfurada em todas as direções. Perfura terra, entulho, areia. É capaz de cavar no solo até 4-5 metros, e ao usar um cabo de extensão (este é um tubo comum, adequado para a configuração, com o qual você pode "adicionar" o comprimento), em geral, até 30 metros. É possível trocar as brocas do diâmetro necessário sem ferramentas adicionais. Uma pessoa aguenta facilmente, embora o peso possa atingir os 30 a 60 kg. Fácil de transformar.
Todos os equipamentos de perfuração também são classificados de acordo com a frequência de uso. Se você não planeja usar a instalação diariamente, muitos escolhem os chamados modelos domésticos. Os mais comuns são fabricados na China e não são de boa qualidade. Mas, com tudo isso, eles desempenham bem suas funções.
Os semiprofissionais são considerados de qualidade superior. Eles têm um preço significativamente mais alto e se destinam ao uso ocasional.Suportam cargas pesadas, destacam-se pela melhor montagem. As grandes empresas usam equipamento profissional de perfuração, que é projetado para um trabalho intensivo em uma base permanente.
Como regra, esses modelos caros são feitos de materiais de alta qualidade. Esse tipo de equipamento pode ser encontrado em locadoras de ferramentas.
Se a versão manual pode ser usada tanto quanto necessário (em outras palavras, até que a pessoa que está trabalhando nela desapareça), então o resto dos modelos requer um trabalho cíclico. Em média, isso é até um minuto de condição de trabalho, até 10 segundos de marcha lenta. Este indicador pode variar dependendo da própria broca e do solo em que o trabalho é executado. Assim, em solos da primeira categoria (terra solta, areia), o trabalho contínuo é permitido até 5 minutos, para a segunda (argila leve, cascalho fino) e terceira (argila densa, argila pesada) - até 3 minutos no máximo . Se você não respeitar o intervalo de uma hora, isso certamente causará danos à caixa de câmbio.
E também os especialistas recomendam prestar atenção à broca, que, na verdade, é a parte principal do equipamento de perfuração. Ela pode ser de rosca única e é uma fita de espiral única, bem como de rosca dupla - são duas fitas em espiral que se fundem suavemente em bordas especiais, localizadas em lados opostos uma da outra. A broca de solo bidirecional é o modelo mais popular, pois é mais eficiente no processo.
Outra broca é selecionada para um determinado tipo de solo. Por exemplo, o padrão só pode funcionar em solos de densidade normal. Os rochosos são projetados para trabalhar pedras, eles são equipados com dentes de carboneto que literalmente esmagam a pedra. E também são produzidos trados que funcionam em solo congelado - eles têm facas de metal duro removíveis.
Com base nessas ou naquelas características, todos podem decidir sobre uma técnica de perfuração do solo. Uma ampla seleção permitirá que você determine o modelo desejado (desde versões em miniformato até unidades grandes).
Fabricantes populares
Entre a abundância geral dessa técnica, os especialistas destacam vários fabricantes cujos produtos têm trabalhado sem problemas por anos e merecem apenas elogios. Estas são as melhores empresas hoje.
Entre os líderes está o fabricante holandês Iron Angel. Os especialistas da empresa produzem um grande número de opções de ferramentas de perfuração, que apresentam uma relação qualidade-preço ideal. Por exemplo, eles têm modelos que possuem um motor potente de dois tempos, mas ao mesmo tempo são muito econômicos - o combustível é usado em doses extremamente pequenas. Podem ser complementados com um cilindro cromado, e também são resfriados à força com ar, o que permitirá que essas unidades trabalhem praticamente sem pausas. Graças a uma broca especial de alta qualidade, eles podem ser perfurados em qualquer tipo de solo. O diâmetro do furo chega a 30 cm, às vezes há uma broca substituível de 20 cm.
São fáceis de montar, as brocas podem ser trocadas sem o uso de chave. A broca desta empresa é muito fácil de arrancar mesmo em geadas severas, pois o combustível é bombeado por uma escorva (uma bomba especial embutida). Todos os ajustes necessários estão localizados nas alças da ferramenta, que é muito conveniente de usar.
Claro, a modificação da técnica pode ser diferente da lista acima, mas as principais opções populares têm esta lista particular de recursos especiais.
O honroso segundo lugar na tabela de classificação, por incrível que pareça, é Empresa chinesa Vulkan... Também fabrica muitas ferramentas de perfuração de qualidade. Os fabricantes complementam seus modelos com cabos largos e fortes para maior facilidade de manuseio, os cabos em si são colocados de forma que seja possível trabalhar com uma furadeira juntos. Como regra, as brocas não estão incluídas no pacote, mas podem ser facilmente selecionadas separadamente para qualquer diâmetro.Ao trocar as brocas, uma chave inglesa também não é necessária. Devido ao filtro de ar, o motor de perfuração funciona muito bem em condições de poeira. O equipamento deste fabricante não apresenta problemas ao dar a partida no frio por bombeamento de combustível com uma bomba. Quase todos os modelos são capazes de trabalhar em qualquer tipo de solo e penetram até 80 cm de profundidade.
Outra empresa manufatureira digna de nota é a Vitals. Os artesãos letões produzem modelos compactos, mas muito produtivos e seguros de brocas de poço. Muitas vezes são escolhidos para o paisagismo e plantio de mudas, porque é fácil fazer buracos pequenos e estreitos e grandes (até 25 cm de diâmetro) com sua broca. Quase todas as brocas desta empresa não ultrapassam os 10 kg de peso, são muito convenientes para o transporte. A broca pode ser trocada sem chaves. Alguns tipos estão equipados com um sistema de segurança adicional que desliga imediatamente o motor no caso de um sem-fim. Equipado com bomba de combustível. As alças são complementadas com elementos de borracha, o que permite que você segure o instrumento firmemente em suas mãos.
O fabricante complementou algumas brocas com um sistema que amortece as vibrações, o que permite trabalhar muito tempo com a ferramenta sem sentir cansaço nas mãos.
Quem tem ideia de tecnologia já ouviu falar de Maruyama pelo menos uma vez. Este é um fabricante japonês. A técnica desse gigante é considerada praticamente indestrutível, o que acarreta imediatamente um alto custo da ferramenta. Esses modelos são montados apenas em equipamentos de fábrica japonesa, o que garante automaticamente o funcionamento a longo prazo da unidade. Apenas materiais de alta qualidade são usados. As unidades destacam-se pelo sossego. Suporta longas horas de trabalho. Econômico. Redutor robusto. Os acessórios são adequados para qualquer tamanho, devido à conexão de liberação rápida eles mudam em questão de segundos. Muito compacto, fácil de colocar no porta-malas de um carro.
O próximo país que produz o melhor equipamento de perfuração é a Eslovênia. A Sadko oferece aos consumidores uma ampla gama de ferramentas nesta indústria. Os modelos deste fabricante não são baratos, mas possuem um motor potente. Trabalhe facilmente com solo congelado. Quase sempre equipado com uma rosca helicoidal com o diâmetro mais comum de 20 cm, de dimensões e peso reduzidos.
Como escolher?
Ao escolher um yamobur, os especialistas recomendam prestar atenção a vários pontos importantes.
- Se a broca for comprada pela primeira vez, e um iniciante em terraplenagem a usar, então é melhor não ficar em uma unidade de alta potência. Não acostumado e sem a experiência adequada, será muito difícil segurá-lo em suas mãos.
- Se você precisa de um modelo portátil, a ergonomia da furadeira é importante aqui. Também vale a pena estudar as características técnicas da broca - em particular, o peso e o design do cabo. É aconselhável que a ferramenta tenha almofadas macias de borracha que não deslizam durante o trabalho.
- Para muitos, um gargalo largo e confortável do tanque de gasolina é importante.
- Você pode escolher um modelo que já vem equipado com brocas do diâmetro necessário. Porém, com a abundância atual, não é difícil comprar o necessário. Com o tempo, as brocas ficam opacas e você precisa escolher aquelas que são fáceis de afiar. Alguns são guiados não apenas pelo diâmetro, mas também pelo comprimento do bico.
- Ao comprar, por exemplo, uma furadeira a motor, você não precisa economizar em combustíveis e lubrificantes. Esta técnica só funcionará bem em materiais de motor de qualidade.
- Se você precisar fazer furos para pilares uma vez, os especialistas ainda recomendam não gastar dinheiro, mas recorrer ao aluguel de uma ferramenta. Assim, você pode rapidamente fazer todo o trabalho necessário com equipamentos de qualidade.
À medida que as obras de terraplenagem ganham impulso a cada ano, os fabricantes atualizam e aprimoram regularmente seus modelos. No momento, não será difícil comprar uma furadeira para um trator de passeio ou para uma furadeira de percussão, ela pode ser vista no manipulador, no trator. Não importa o tamanho e a potência que a unidade precisa, agora estão sendo produzidos pequenos modelos que são usados em um minitrator, e em geral, por exemplo, para KamAZ.
Como usar?
Esse trabalho requer preparação cuidadosa.
- Primeiro você precisa entender que nenhuma comunicação será danificada durante a perfuração. Caso contrário, isso levará a lesões e perdas financeiras.
- Instruções de estudo.
- O próximo passo é inspecionar a própria ferramenta: todas as peças devem estar intactas, os fios (se houver) não estão expostos, não há vazamento em lugar nenhum. Verifique a durabilidade, exatidão e confiabilidade da instalação do sem-fim.
- Se possível, o rosto e o corpo devem ser cobertos com roupa de proteção, máscara ou óculos de proteção.
- Não deve haver estranhos no território onde trabalham com equipamentos de perfuração.
- Se durante a operação a broca ficar presa em um orifício e não ceder, você não deve puxá-la com força - isso pode danificar a própria ferramenta e ferir-se. Melhor se ajudar com uma pá ou um pé-de-cabra.
- Muitas pessoas realizam perfurações sob a fundação com uma broca. Com ele, a instalação das estacas de parafuso leva muito pouco tempo. E tudo isso graças a uma técnica especial.
Com o modelo de broca certo e manuseio cuidadoso, qualquer trabalho é feito muito mais rápido e com o mínimo de perda de tempo.
Para dicas sobre como escolher uma furadeira motorizada, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.