Tudo sobre como fazer furos para postes

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como você pode perfurar?
  3. Parâmetros de furo
  4. Preparação
  5. Etapas de trabalho

Fazer furos para pilares é uma medida necessária, sem a qual uma cerca extremamente forte não pode ser construída. Uma rede de arame com pilares cravados no solo não é a solução mais confiável: uma parte de um pilar cravado no solo enferruja em vários anos. A parte acima do solo do pilar, tendo perdido seu suporte, cairá.

Peculiaridades

A perfuração de furos para postes de cerca ou suportes para estruturas e edifícios não capitais (não residenciais) envolve necessariamente a concretagem da parte subterrânea do poste. O concreto protege o aço com o qual cada um desses pilares é feito dos efeitos dos sais, álcalis e ácidos contidos no solo. Ele mantém o excesso de umidade fora do poste. Para isso, são necessários orifícios (poços) - sob cada um dos pilares.

É difícil fazer furos manualmente (usando uma manivela). Para fazer vários buracos no solo em uma hora, e não cavar um deles por uma hora e meia a duas horas, use um motor elétrico ou um trator a gasolina, que faz o portão girar rapidamente. Ele também fará um buraco fundo em algumas horas. A perfuração é realizada estritamente verticalmente.

Não são permitidas distorções em nenhum dos lados: um "porco" moldado em concreto com um pilar no centro adquirirá um deslocamento no centro de gravidade, razão pela qual o pilar irá apertar visivelmente com o tempo, desviando-se da posição vertical.

Como você pode perfurar?

A perfuração manual é o último recurso quando não há acesso às brocas mecânicas por muito tempo. A opção mais simples é uma furadeira manual, que você mesmo pode fazer em apenas algumas horas. É equipado com uma alça em forma de T, girando-o, o trabalhador gradualmente se aprofunda no solo. Se você precisar perfurar a uma profundidade de mais de um metro, para a conveniência do trabalho, uma seção adicional é fornecida, que é conectada ao cabo e à parte de trabalho da furadeira por meio de acoplamentos. Teoricamente, com o auxílio de uma furadeira manual e de um grande número de trechos, é possível não só fazer furos sob os pilares, mas também chegar ao lençol freático a uma profundidade de 40 m - desde que a massa de todos os trechos não impede que uma pessoa faça um canal de tal profundidade, e a densidade do solo não é proibitivamente grande.

As perfuratrizes são classificadas em combustível, elétrica e hidráulica. Os primeiros são equipados com motor de combustão interna que gera um torque aceitável para uma perfuração efetiva do solo devido à combustão de gás, gasolina ou óleo diesel. O segundo é baseado em um acionamento elétrico com capacidade de 2 quilowatts. Outros ainda se referem a uma ferramenta profissional: o acionamento hidráulico do sem-fim do furo é mais frequentemente instalado em uma plataforma móvel (automóvel) com amortecedores de solo adicionais que evitam que a máquina balance durante uma partida rápida e uma parada repentina.

Em alguns casos, um elevador giratório hidráulico é instalado em um equipamento especial, por exemplo, em uma escavadeira ou trator convertido. Depois de alugar esse equipamento por um ou dois dias, o consumidor decide cavar buracos sob os pilares ao longo de todo o perímetro (geralmente mais de cem) durante o mesmo período. Uma furadeira elétrica pode ser feita na base de um perfurador de alta potência (a partir de 1400 W). Esta ferramenta mecânica irá fazer furos para postes de cerca, suportes para uma sala de serviço em construção. Isso vai acelerar o processo de cavar buracos para mudas de árvores frutíferas e arbustos.

Pelo tipo de peça de trabalho, as brocas são divididas em:

  • jardim simples - a peça de trabalho é montada a partir de dois meios-discos de uma serra circular;
  • parafuso - a broca possui uma peça roscada feita de uma tira de aço enrolada em torno do eixo e colocada na borda antes da soldagem.

Os primeiros são instalados principalmente em um dispositivo portátil. Estes últimos são mais frequentemente usados ​​como parte de um dispositivo mecanizado, girado não pelas mãos de um trabalhador, mas com a ajuda de uma unidade.

Parâmetros de furo

O solo franco-arenoso de Chernozem é menos denso. Puffy (como resultado de geadas prolongadas) também faz seus próprios ajustes à profundidade e ao diâmetro do buraco. Nesse tipo de solo, a profundidade do subsolo da coluna é de pelo menos um metro. Muitos proprietários de casas de campo, mudando a velha cerca de malha por uma nova (feita de tubos profissionais e telhas), aprofundam os pilares a um nível de 1,4 metros ou mais. Solo argiloso (ou argiloso), bem como pedregoso (contendo pedras lisas ou fragmentos de rocha) elimina a necessidade de enterrar os pilares a uma profundidade de mais de um metro. A profundidade comum é 0,8-0,9 m.

O diâmetro dos furos, mais de meio metro, é impraticável para as seções de captação. A cerca não pertence ao tipo de construção capital: sobre ela atua apenas seu peso, que é centenas de vezes menor que o peso de uma pequena casa de campo, e o possível vento durante um furacão (o piso de chapa perfilada resiste ao vento) . Um portão combinado com um postigo permite que você ultrapasse um pouco o diâmetro do furo, no entanto, o usuário sabe que quanto mais profundo e largo for o furo sob o poste, mais concreto irá embora. O diâmetro, o comprimento e o peso maiores do "lingote" de concreto permitirão que o pilar seja sustentado por dezenas de anos, evitando que fique semicerrado, mesmo que seja um grau.

A altura da parte acima do solo do poste para a mesma cerca - não mais do que 2 m... Faz sentido colocar uma cerca mais alta se o objeto não for uma dacha ou uma casa de campo, mas uma estrutura protegida, por exemplo, um ponto ou filial de um escritório estadual, uma universidade, um hospital, uma unidade militar, etc. .. A distância entre os centros de dois furos adjacentes (a localização dos pilares) é escolhida de forma que a cerca não aperte os olhos, não caia, por exemplo, devido aos ventos fortes e frequentes na área. Por exemplo, para pilares onde um tubo perfilado quadrado com uma seção transversal de 50 * 50 mm é usado e um tubo retangular 40 * 20 é usado como barras transversais horizontais, a distância entre dois suportes adjacentes não é mais do que 2 m.

Preparação

Antes de fazer os furos para pilares e apoios com uma perfuratriz, o território é demarcado - de acordo com uma planta do local previamente preparada. Ao marcar, os pinos são instalados no centro de futuros orifícios. NSO lan do local ou terreno leva em consideração o diâmetro dos furos - que desempenha um papel importante na escolha da distância ideal entre os postes.

Quadrado, retangular ou redondo - o tubo deve ser cortado em partes iguais. Por exemplo, solo argiloso fornece seções de tubo de 3,2 m (1,2 "afundado" no solo e derramado com concreto). O diâmetro do furo é de 40-50 cm. Durante o processo de marcação, a área deve ser isolada ao longo do perímetro com linha de pesca ou fio fino esticado sobre estacas. Os últimos estão localizados nos cantos do site. A mesma distância entre os postes é medida ao longo desta linha. As etiquetas são afixadas na forma de pinos adicionais.

Etapas de trabalho

Para cavar um buraco no solo, siga as etapas abaixo.

  1. Cave uma pequena camada (superior) de solo de 10-20 cm com uma pá. Isso definirá a localização estimada do futuro buraco.
  2. Defina a broca exatamente na posição vertical. Comece a usá-lo para cortar camada após camada, mantendo uma posição vertical. Aplique um pouco de pressão na ferramenta - sem esforço por parte do mestre, ela não se moverá profundamente com a rapidez necessária para que o trabalho seja executado com eficiência. A prensagem muito forte e o avanço muito rápido da broca profundamente no solo podem danificar a aresta de corte com inclusões estranhas de granulação grossa. O rápido aumento da resistência do solo destruído "afundará" a velocidade do motor.
  3. Depois de algumas voltas completas, remova a broca do solo.removendo o solo destruído e limpando as arestas de corte da terra aderente. Repita as duas etapas anteriores novamente.

Se a broca não cortar o solo correta e eficientemente como fazia no início, verifique se há arestas de corte cegas. O embotamento das lâminas é uma ocorrência comum em solos duros, nos quais podem ser encontrados pedras e outras partículas estranhas, diferentes da estrutura fina da argila.

  1. Com a ajuda de uma furadeira elétrica ou a gasolina, a perfuração do solo será significativamente acelerada. A sequência de perfuração de pilares ou estacas pode ser a seguinte.
  2. Instale a peça de trabalho (ferramenta de corte), prendendo sua haste no mecanismo de fixação do acionamento. Verifique se o eixo não está dobrado - ao girar, o eixo curvo "anda" em diferentes direções, é fácil verificar detectando desvios rítmicos do topo da broca em diferentes direções. O desalinhamento da ferramenta de trabalho será dado pelo bater da broca durante a perfuração.
  3. Coloque a chave de perfuração verticalmente. Comece a furar.
  4. Quando a broca desacelerar a velocidade para um valor no qual a eficiência cai drasticamente, acione o modo reverso (reverso). Isso permitirá que a ferramenta saia do solo em ruínas. A rotatividade aumentará. Mude o motor ou furadeira elétrica de reverso para normal e afrouxe a camada que está sendo perfurada.
  5. Remova a rocha destruída do buraco, limpe as lâminas de aderência de terra. Continue perfurando mais para o interior.
  6. Repita a perfuração até que o furo atinja a profundidade desejada (de acordo com os termos de referência).

Se a perfuração se tornou muito mais difícil e a eficiência e a velocidade de perfuração diminuíram visivelmente, adicione 20-30 litros de água ao furo. Endurecido e excessivamente compactado pelas camadas sobrepostas amolecerá. Como a argila se transforma em lama difícil de lavar, é útil continuar a fazer o mesmo furo depois de um ou dois dias - quando a água estiver completamente absorvida e as camadas superiores de argila não grudarem nas lâminas da broca.

A broca helicoidal, mais frequentemente usada com um trator de passeio ou um acionamento elétrico, como uma broca que perfura madeira ou metal, remove uma parte significativa do solo por conta própria. Após a instalação no local de perfuração e com posterior avanço nas profundezas, não vale a pena puxar para cima, extraindo a terra - apenas brocas simples têm esse inconveniente, cuja parte cortante é feita de duas metades.

Solo muito denso exigirá a perfuração de um furo a uma velocidade reduzida - uma furadeira tem várias velocidades. Observando exatamente a tecnologia de fazer furos para pilares, a master irá garantir alta qualidade e durabilidade dos pilares para uma cerca ou uma pequena estrutura. O desvio dos esquemas acima irá quase imediatamente levar à distorção das estruturas de suporte.

Para um vídeo visual de pilares de perfuração e concretagem, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário