Tudo sobre plataformas de perfuração
Para saber tudo sobre sondas de perfuração, sobre suas classes e tipos, é necessário muito mais pessoas do que parece à primeira vista. Antes de escolher sondas de perfuração para poços ou sistemas de deslocamento para as próprias sondas, você ainda precisa se familiarizar com peças de reposição e diagramas. Teremos que descobrir o que está incluído em tal técnica, como instalá-la e quais medidas devem ser tomadas durante a manutenção.
O que é isso?
Deve ser dito imediatamente porque eles dizem exatamente "sonda de perfuração", e não apenas uma furadeira ou furadeira. O fato é que a metodologia para a realização desse trabalho tornou-se significativamente mais complicada. E para a operação normal, há muito tempo é necessário não apenas uma "lâmina ou pino perfurando o solo", mas todo um complexo de unidades. A lista de dispositivos que fazem parte da instalação depende de:
- equipamento de perfuração para fins especiais;
- o método de penetração selecionado;
- condições reais para as operações de perfuração.
Por exemplo, os sistemas de produção de petróleo em terra na maioria dos casos consistem em:
- torres e guinchos;
- bobinas do tipo pináculo;
- capacidade especial;
- dispositivos para a formação de lama de perfuração;
- bombas;
- sistemas de proteção de emissões;
- gerador elétrico autônomo;
- complexo de cimentação e uma série de outras peças.
O princípio operacional básico da plataforma de perfuração permanece o mesmo que nos tempos antigos. Um aparato mecânico (ponta, broca) acionado esmaga o solo e as rochas que encontra em seu caminho. Periodicamente, o furo de poço é substituído pela extração da ferramenta de perfuração, seu sopro (descarga) de entupimento de massas esmagadas. A forma do canal transitável e sua inclinação podem variar muito. E ainda, na maioria dos casos, o sistema de perfuração funciona estritamente verticalmente, porque é mais conveniente e eficiente. Pode ser aplicado:
- corda de choque;
- parafuso;
- tecnologias rotacionais;
- perfuração com face anular;
- penetração facial contínua;
- penetração com uma ferramenta de liga dura.
Quando eles são necessários?
As plataformas de perfuração são frequentemente necessárias para a perfuração em água. A água do processo também pode ser extraída de profundidades relativamente rasas. Mas o abastecimento de água potável é o mais seguro e estável de fontes artesianas. Eles podem até ser alcançados por muitas unidades móveis relativamente compactas. Perfurar poços é ainda mais fácil. Os artesãos experientes precisam apenas de um mínimo de tempo para usar uma boa ferramenta.
Mas isso só se aplica quando o equipamento de perfuração para o solo é usado. A extração de hidrocarbonetos - petróleo, gás natural e xisto exige a perfuração obrigatória de rocha dura por quilômetros de profundidade. Há muito que domina a criação de poderosas plataformas de perfuração de petróleo usadas em terra ou na plataforma. Porém, mesmo com todo o poder da tecnologia moderna, a perfuração desses poços leva muitos meses (principalmente se levarmos em conta também o trabalho preparatório).
Um volume muito significativo de perfuração de petróleo e gás ainda recai sobre a exploração de profundidades (mesmo os métodos alternativos mais modernos fornecem apenas uma avaliação probabilística de depósitos e as perspectivas de lugares individuais).
Mas sondas de perfuração são usadas, por mais estranho que pareça, no projeto paisagístico. Isso é especialmente verdadeiro para o trabalho em áreas rochosas. A perfuração sozinha muitas vezes torna possível obter buracos e explodir rochas ou morros, penhascos com cargas calculadas com precisão.A perfuração deve ser realizada tanto na fixação de pontes nas margens dos rios quanto na formação dos suportes principais. Em casos difíceis, a terra é perfurada para estacas durante a construção de casas e outras estruturas de capital.
Finalmente, sondas de perfuração são amplamente utilizadas na mineração. Somente eles permitem que você construa um túnel de movimentação de terra abaixo da superfície. Poços de injeção permitem o fornecimento de água e soluções especiais para uma área problemática. A perfuração de controle e observação é realizada para monitorar a eficácia do desenvolvimento do reservatório.
A perfuração piloto permite que você faça uma avaliação geral da estrutura geológica e das perspectivas de produção em uma área geológica razoavelmente grande.
Visualizações
Rotores
Equipamentos rotativos podem ser usados para perfurar vários tipos de poços, incluindo a perfuração na água. A diferença entre os rotores está não apenas em sua potência, mas também na seção de furo permitida. A profundidade pode chegar a 1,5 km. A lavagem é realizada com solução de argila ou água. As principais propriedades do método de perfuração rotativa:
- maior velocidade do que com a passagem percussiva da rocha;
- versatilidade (capacidade de lidar com rochas macias e duras);
- adequação para acionamento de tomadas de água com seção transversal de até 1500 mm;
- dimensões mínimas e consumo de metal do equipamento;
- a capacidade de transportar toda a máquina em plataformas móveis;
- redução da taxa de produção do poço com o uso de soluções de argila;
- a necessidade de trazer água limpa;
- aumento do custo em comparação com outras opções.
Carruagens
Carrinhos de perfuração são muito úteis onde o equipamento móvel não consegue suportar. Freqüentemente, eles são instalados até mesmo em escavadeiras. SBL-01 é um bom exemplo. Usando esta técnica, as estacas de ancoragem podem ser colocadas. Você também pode:
- fortalecer as encostas;
- perfuração com descarga;
- realizar a perfuração do trado;
- passar o solo pelo método de impacto pneumático.
Guinchos
Esse sistema acaba por ser a parte principal do complexo de elevação da plataforma de perfuração. Com a ajuda de guinchos, você pode levantar e abaixar a broca, tubos de revestimento. Se necessário, as colunas são suportadas em peso quando é necessário realizar algum trabalho com elas. Também guinchos:
- aparafuse e desaperte os tubos;
- puxar várias ferramentas e pequenos equipamentos auxiliares para a plataforma de perfuração;
- coloque as torres totalmente montadas na vertical de trabalho.
Um ponto muito importante é a classificação das sondas de perfuração. As principais classes de estruturas são especificadas em GOST 16293-89. Padronizado:
- o nível de carga aplicada ao gancho;
- profundidade atingível condicional;
- taxa de levantamento do gancho - enquanto a corda está andando e sem carga útil (medida em metros por segundo);
- estimativa estimada da potência desenvolvida no eixo;
- a seção mínima do furo na mesa rotativa;
- o valor estimado da potência de acionamento;
- altura da base da máquina.
O sistema tal é muito importante. Com sua ajuda, várias ferramentas de perfuração são levantadas e suspensas. Se necessário, esta unidade tem um efeito mecânico pontual. Por exemplo, se você precisar liberar a coluna de perfuração do poço. Um layout típico de sistema de tackle inclui:
- bloco móvel propriamente dito;
- bloco da coroa;
- corda de aço robusta.
O bloco da coroa está sempre imóvel. Ele é colocado na estrutura do mastro. Às vezes, são usados elementos especiais sob o bloco da coroa (vigas) da torre de perfuração. Com a ajuda de uma corda, é mantida uma conexão mecânica estável, mas ao mesmo tempo flexível, entre o guincho e as partes fixas. Existem três tipos principais de complexos de tackle:
- com a fixação da parte livre da corda à base;
- conectando-o ao bloco da coroa;
- com montagem em talblock.
Quaisquer que sejam os métodos de perfuração usados, um sistema de circulação deve ser usado. Ela realiza várias manipulações com fluido de perfuração, desde a preparação até o armazenamento e uso.Se necessário, a solução é adicionalmente limpa dos cortes com ela misturados. Normalmente, o desempenho dos sistemas de circulação é fornecido por vários recipientes retangulares. Em qualquer caso, existe um padrão separado para a circulação - GOST 16350-80.
Em casa, sondas de perfuração manuais são freqüentemente usadas. O nível de requisitos para eles é naturalmente mais baixo do que para sistemas mecanizados. Mas mesmo esse equipamento permite a perfuração de poços de água para necessidades privadas. Também será possível perfurar um canal sob as estacas ou equipar o campo para a retirada de calor com uma bomba de calor especial.
Se você tiver habilidades mínimas de soldagem, pode até fazer um sistema manual com suas próprias mãos - essa técnica serve por muito tempo.
Guindastes modernos e equipamentos de perfuração montados são caracterizados por características mais avançadas. Normalmente são montados com base em veículos de bordo. ZIL, Ural e GAZ domésticos de várias modificações acabaram sendo uma base muito boa. Com esta técnica, você pode montar postes e postes. A seleção individual do layout do sistema para necessidades específicas é permitida.
A gradação dos sistemas de perfuração também é em termos do nível de perda de potência na transmissão. Este indicador é determinado:
- potência total gerada;
- o design da máquina;
- Rapidez.
As sondas de perfuração também são subdivididas de acordo com o tipo de usina. Os sistemas a diesel são usados onde o fornecimento de energia estável é impossível. Esses drives não são muito poderosos, mas são caracterizados por uma maior mobilidade. Nos equipamentos diesel-elétricos, todos os elementos estruturais são totalmente autônomos, o que é muito conveniente. Os principais componentes serão:
- motor;
- um gerador alimentado por este motor;
- um sistema de acionamento que alimenta um atuador.
A plataforma de perfuração elétrica pode ser alimentada pela rede elétrica ou por um gerador externo. É muito fácil comissionar esse equipamento e, portanto, é muito popular. Mas o equipamento elétrico de perfuração não é aplicável ou tem aplicação limitada em locais de difícil acesso. Os sistemas diesel com um componente hidráulico são fáceis de operar e operar com base em um conversor turbo.
As plataformas de perfuração elevatórias são amplamente utilizadas em condições offshore. A elevação acima da superfície do fundo do mar e do mar é realizada por meio de colunas apoiadas no solo. A possibilidade de movimento vertical das colunas em relação ao corpo é fornecida. O número desses apoios, junto com o desenho do segmento inferior e a forma geométrica, é um importante recurso de classificação. Os sistemas terrestres não autopropelidos podem ser divididos em variedades portáteis e de arrasto. Na maioria das vezes, os dispositivos portáteis são mais leves.
A sonda de perfuração com trado fornece extração de solo do poço sem interrupção do trabalho. O esquema é aproximadamente igual ao de um moedor de carne convencional. Mas a furadeira pode superaquecer durante um trabalho muito intenso. Quanto aos esquemas cinemáticos, eles diferem em:
- o número de peças e sistemas de controle;
- compartilhamento de nós tecnicamente complexos;
- características de colocação do eixo;
- o uso de circuitos redundantes.
Para a produção de petróleo, os sistemas de hardware semissubmersíveis estacionários são frequentemente trocados. Suas profundidades de trabalho variam de 0,06 a 3,85 km. Os engenheiros já conheceram 7 gerações de equipamentos semissubmersíveis. A diferença entre eles diz respeito não só ao ano de construção, mas também às características técnicas específicas. Para construir um poço subaquático, você não precisa apenas dessa plataforma, mas também de uma embarcação de perfuração especial.
Independentemente das características tecnológicas, a vida útil da sonda de perfuração (normativa e calculada) é de 10 anos. O período real de operação também é distinguido (após o período normativo e calculado antes de ser tomada a decisão de retirada de circulação de acordo com os dados de inspeção, detecção de falha).Quanto ao período de depreciação, é estritamente prescrito para equipamentos de perfuração por despacho do Ministério das Finanças - 7 anos.
Bons carros estão sempre equipados com sistemas de segurança. Eles permitem que você evite acidentes e outros incidentes, mesmo com uma carga suspensa.
Como escolher?
Ao escolher sondas de perfuração, os parâmetros principais são a capacidade de levantamento e a profundidade de penetração necessária das camadas de terra. Esses parâmetros devem atender às condições naturais da área, ao grau máximo de carga da estrada e ao grau de disposição do território. Certifique-se de prestar atenção a:
- parâmetros climáticos de trabalho;
- qualificações de pessoal;
- a possibilidade de perfuração de poços exploratórios e de produção profundos ou destinados à perfuração de poços estruturais rasos e de prospecção;
- tipo de top drive (sistema de energia);
- a provável força máxima do vento;
- método de perfuração;
- características de rochas transitáveis;
- temperatura profunda;
- o grau de agressividade química das águas subterrâneas.
Montagem
A grande maioria dos profissionais usa os tipos de montagem de bloco pequeno, modular ou bloco pequeno ao comissionar uma plataforma de perfuração. Eles seguem as mesmas técnicas de instalação da torre. Em primeiro lugar, o local precisa ser nivelado e o excesso de plantas removido dele. Também vale a pena se livrar dos objetos que podem pegar fogo. O layout bloco a bloco implica a montagem inicial das peças, que são posteriormente conectadas já no lugar.
Eles começam com a instalação da fundação e dos suportes montados. A próxima etapa é conectar o rotor e o feixe do guincho. Em último lugar, eles colocam equipamentos auxiliares. Sua composição é muito diversa e deve ainda ser analisada mais detalhadamente.
As sondas de perfuração de pequeno porte geralmente são entregues em uma forma totalmente pronta para uso, faltando apenas colocá-las na base.
Complexos estacionários são mais difíceis de montar. Um problema sério é a fiação, levando-se em consideração as regras de alimentação e fiação exigidas. A técnica de agregação é usada periodicamente ao trabalhar com instalações de classes 9-11. É imprescindível observar o "limite de peso do gancho". A instalação agregada leva muito tempo, requer a organização de uma base maciça e o alinhamento cuidadoso da localização das peças no espaço. Além disso, muitos materiais são consumidos.
A abordagem de blocos pequenos é que eles não usam fundações feitas de madeira ou concreto, mas um trenó de blocos feito de metal. Eles podem servir tanto como base quanto como veículo. A instalação, em essência, é limitada apenas ao movimento da instalação até o ponto necessário e sua preparação mínima. O número de unidades, sua capacidade e demais parâmetros são determinados antecipadamente, levando em consideração as necessidades e limitações existentes. A plataforma de pequenos blocos é amplamente utilizada na perfuração de exploração e na perfuração de produção - apenas quando o transporte de grandes blocos é difícil. Os problemas estão relacionados a:
- dificuldades na coordenação cinemática da massa de pequenos blocos;
- grandes necessidades de tratores e outros veículos;
- a incapacidade de fornecer grandes abrigos de perfuração e seções significativas de comunicações.
Manutenção
Esse procedimento é dividido em plantão e atendimento técnico. Cada turno deve estar de acordo com as instruções de operação. Elas são realizadas necessariamente não apenas no início e no final dos turnos, mas também durante uma pausa não planejada no trabalho. A manutenção é realizada quando um certo tempo foi esgotado. A condição física e a saúde visual são irrelevantes para este procedimento.
A manutenção e o reparo da caixa de engrenagens desempenham um papel importante. Este componente deve estar presente em qualquer tipo de broca. O funcionamento confiável do motor principal depende de sua facilidade de manutenção, mesmo no modo extremamente carregado, ao acionar rocha "pesada". Às vezes é necessário consertar não só a caixa de câmbio em si, mas também o conversor eletrônico.A manutenção da cabeça de perfuração é necessária, em primeiro lugar, nos casos em que seja perturbada a torção das peças necessárias e / ou a circulação do fluido no sistema.
Atenção também deve ser dada aos rotadores de cabeça. Mesmo os produtos de grandes empresas comprovadas podem começar a falhar com o tempo. Mas se você tiver peças sobressalentes, pode consertar qualquer rotador, incluindo o tipo hidráulico. Já os acionamentos elétricos devem ser verificados de acordo com as normas de segurança operacional:
- condição dos sistemas de transmissão de acionamento;
- centralização de suas unidades;
- estabilidade de marcha lenta por pelo menos 60 minutos;
- a qualidade da fixação do produto ao suporte;
- tensão de todas as correias, correntes;
- condição do lubrificante.
Independentemente de o batente de perfuração estar equipado com uma broca ou outro tipo de ponta, sempre antes de iniciar o trabalho, é necessário avaliar o nível de óleo e a estanqueidade de todos os acessórios principais. Duas vezes por ano, pelo menos, e com mudanças bruscas no clima e com mais frequência, eles trocam o lubrificante e outros fluidos técnicos de acordo com a estação. Durante grandes revisões, a verificação mais completa é realizada.
Todas as peças gastas e consumíveis expirados devem ser substituídos imediatamente. Portanto, é necessária uma desmontagem completa do equipamento e diagnósticos detalhados e profundos.
O comentário foi enviado com sucesso.