Como fazer uma furadeira manual com suas próprias mãos?
Um acessório de perfuração de poços feito à mão, feito à mão, é tão funcional quanto um perfurador de terra industrial. Qualquer pessoa pode fazer uma broca de escavação por conta própria.
Que materiais são necessários
A principal liga usada como material de partida é o aço. Para a broca, tubos redondos e chapas de aço são adequados. O diâmetro do tubo é de 3/4 a 1,5 polegadas. Se de momento não for possível obter um tubo com secção circular, é permitido utilizar um tubo profissional de secção quadrada ou poligonal (polígono regular). O tubo quadrado tem dimensões seccionais de 2 * 2 a 3,5 * 3,5 cm.
É inaceitável usar um retangular, uma vez que o centro de gravidade é deslocado. O uso de um perfil retangular é difícil.
Para facas de remo que cortam o solo, usa-se uma chapa de aço com espessura de pelo menos 3 mm. As chapas mais finas dobram, a geometria da peça de trabalho é violada e a ferramenta conduz para o lado, o que é desfavorável para o funcionamento do mecanismo de furação (acionamento).
Se não houver acesso a um torno (fresadora), uma serra circular para madeira usada em uma retificadora é usada como material para as lâminas. Cortar do zero as lâminas para uma broca é mais difícil do que usar um disco pronto. E se, como fonte, o dono do sítio já tiver uma faca no formato correto, centrada na fábrica, basta cortá-la ao meio. Pode ser necessário afiar as bordas laterais para tornar a broca mais eficiente.
Uma broca de pico, que define o centro do círculo, ao longo do qual os furos são feitos no local selecionado, é feita com base na extremidade do pino ao qual as arestas de corte são fixadas. No caso mais simples, a haste já está afiada e sua extremidade parece um cone. É permitido cortar ranhuras para uma broca usando um torno.
Muitos artesãos soldam uma broca curta pronta no concreto, ajustando cuidadosamente o centro para que a ferramenta não se desvie para o lado.
O cabo da broca é feito de um tubo redondo. Ferramentas manuais - Desenho em forma de T: o operário gira a furadeira com as mãos atrás da barra horizontal, pressionando simultaneamente o produto para que entre no solo com maior rapidez e facilidade. Para isso, ele puxa a ferramenta, cortando e destruindo parte do solo.
A broca, feita para uma poderosa broca de martelo, possui um adaptador para o mandril desta. No caso mais simples, em vez de um cabo horizontal, outra broca é soldada à haste no concreto (para a ponta). Ao mesmo tempo, a haste fica livre - ela é inserida no próprio perfurador. A broca de solo universal tem uma haste perfuradora e um pequeno dispositivo de transferência, no qual são colocadas seções de tubo de diâmetro adequado.
Preparação de instrumentos
Tendo decidido os materiais, prepare um conjunto das seguintes ferramentas:
- máquina de solda (é racional usar inversor), eletrodos e capacete de proteção para os olhos do mestre;
- rebarbadora e cortadora de metal, invólucro protetor (evita o espalhamento de aparas de metal em direção ao trabalhador);
- furadeira manual ou elétrica com conjunto de brocas para metal (tanto o aço rápido quanto o diamante são adequados);
- martelo, alicate e torno;
- máquina de afiar (os artesãos compram uma pedra de afiar redonda com uma haste inserida em um perfurador ou broca);
- marcador de construção, fita métrica, bússolas.
Antes de começar a trabalhar, determine as características do yamobur. Existem as seguintes variedades:
- Simples (suburbano) - nele, a parte de corte inclui dois meios-discos. Eles são instalados simetricamente, com uma inclinação, no eixo oposto um ao outro.
- Broca. Uma lâmina helicoidal é torcida em uma tira de aço em várias voltas. É inseparável. É imprescindível que a largura da tira, inclinação, curva de dobra ao longo de todo o comprimento e o mesmo espaçamento entre as voltas sejam mantidos constantes. Uma imprecisão e o equipamento de perfuração se tornará instável, levando à desaceleração e esgotamento ao perfurar o solo.
- Bur-wedge na maioria das vezes feito da parte de trabalho da pá. O princípio principal da sua ação não é aparafusar a ferramenta no solo com a subsequente destruição desta, mas cravar e imediatamente lançar a terra cortada para fora da área de trabalho. As lâminas estão localizadas estritamente na vertical.
Desenhos e dimensões
O diagrama do produto é um modelo e permite estimar visualmente como os estágios do processo de fabricação da ferramenta futura estão localizados. Os tamanhos da broca de jardim podem ser os seguintes:
- cabo (se o produto for feito à mão) - uma barra transversal com comprimento de 0,5 m;
- haste - cerca de 1 m (sem seções adicionais);
- diâmetro do disco cortado em pedaços - 15-25 cm (ponto de referência - lâminas de serra prontas para a retificadora);
- comprimento da ponta - até 10 cm (lança ou broca);
- a distância no eixo indicada para a instalação dos discos (tendo em conta a inclinação), após um pico ou broca - até 15 cm;
- o ângulo de inclinação das facas até - até 30 graus.
Na rosca sem-fim, o comprimento do "parafuso" (monobloco em várias voltas) pode chegar a meio metro. A inclinação do curso do parafuso pode atingir todos os mesmos 30 graus (em qualquer ponto do monobloco). O resto do sem-fim é igual a um simples de duas lâminas.
A broca helicoidal é mais frequentemente usada com um mecanismo de perfuração, uma vez que é muito mais difícil girar manualmente várias voltas do que a única em uma broca simples.
As dimensões de uma broca para plantar mudas, por exemplo, tomates, geralmente coincidem com as dimensões da parte útil de uma pá de baioneta comum. Suas arestas de corte são aparadas de modo que a baioneta em forma de pá arredondada fique esticada e afiada em um ângulo obtuso. Uma dobra da folha é cortada da borda oposta (superior). Uma broca de concreto longa (mais de meio metro) pode ser soldada no orifício de onde o cabo é puxado (para a braçadeira universal da broca de martelo). Aconselha-se a utilização de uma broca de pá baioneta com acionamento, pois para a furação manual requer mais esforço do que uma rosca sem-fim inclinada ou meio disco de uma broca de jardim convencional.
Uma broca de qualquer tipo pode ser concluída com seções adicionais. Cada um deles aumenta a profundidade de perfuração do solo em um metro. Essas seções de extensão são usadas quando o proprietário decidiu perfurar um poço de água de forma independente. Uma dessas seções é usada quando o solo é macio. Estes podem ser pilares para uma cerca e outras estruturas não capitais, enterrados 1,4 - 2 m.
Tendo decidido que tipo de buraco você precisa, recorte um esboço para as lâminas de papelão. Tornou-se mais fácil e rápido cortar a folha ao longo dela.
Como montar uma broca
O conjunto de perfuração fornece fixadores soldados e aparafusados.
Da lâmina de serra
A melhor solução é uma lâmina de serra de diamante. Pode até cortar e esmagar pequenas pedras em solo rochoso.
O disco pode não ser novo - os discos de diamante são duráveis e têm maior resistência ao desgaste.
As lâminas de serras circulares são feitas de chapa de aço temperada. Uma característica distintiva do aço endurecido é a baixa flexibilidade; é preferível dividir esse disco em duas metades.
Corte o disco ao meio e prenda as metades opostas uma à outra girando-as 30 graus. É impossível cozinhar aço endurecido - ele perderá suas propriedades de resistência (têmpera de alta temperatura). Recomenda-se prender as metades do disco com parafusos. Os discos de diamante e de aço endurecido não podem ser soldados.É difícil cortar um disco de diamante sem o auxílio de uma máquina, sem atrapalhar a pulverização,
Chapa de aço
Para montar uma broca removível (incluindo para uma casa de verão) com lâminas destacáveis, faça o seguinte:
- Em um lado do eixo, solde as almofadas de aterrissagem com uma chapa de aço mais espessa (4 ou mais milímetros). Eles devem ter um ângulo de divergência de 25-30 graus.
- Faça furos em cada uma das plataformas e futuras lâminas removíveis, por exemplo, para parafusos M10-M12.
- Alinhe as lâminas com as plataformas axiais e fixe.
Este suporte é mais adequado para perfurar em solo denso, consistindo quase inteiramente de argila comprimida. As plataformas para lâminas removíveis permitem a utilização de peças de corte em aço temperado, que possui várias vezes maior resistência à deformação em relação ao aço preto convencional.
Soldagem e acabamento
A sequência geral de etapas para fazer uma broca soldada pode ser a seguinte:
- marcar tubos e chapas de aço de acordo com o desenho (usando um marcador de construção);
- viu-os de acordo com essas marcas usando um amolador;
- fazer marcações nas juntas do cabo, eixo e lâminas (o tubo do eixo da futura broca deve entrar nas lâminas recém-cortadas sem esforço perceptível);
- Em uma máquina de solda, solde essas peças na seqüência desejada, observando as proporções e dimensões do desenho.
O processamento final de uma broca caseira é o seguinte:
- Afie a broca - elimine as rebarbas, apare as soldas (se o desnível persistir). A ferramenta arrumada é fácil de usar, não machuca as mãos e não se agarra ao macacão.
- Coloque as seções de mangueira da alça (se a furadeira for manual). As extremidades da barra horizontal (portão) devem ser forçadas para dentro da mangueira.
- Afie as arestas de corte. Isso permitirá que você perfure o solo com mais eficiência.
- Pinte a ferramenta após a fabricação.
É melhor usar um primer de ferrugem, especialmente quando o material (tubos, chapa de aço) não é completamente novo.
Qualquer tinta seca em no máximo dois dias. O produto está pronto para uso.
Cuidados de acompanhamento
As seções de extensão projetadas para perfuração profunda são montadas antes do trabalho e desmontadas imediatamente após a conclusão do trabalho. É aconselhável lubrificar regularmente todas as juntas aparafusadas e de acoplamento da broca e seções adicionais - óleo ou graxa não os deixam "grudar" uns nos outros. Se a broca entrar firmemente no solo, suas lâminas e gumes são limpos de argila aderente e raízes enroladas, o que impede visivelmente o avanço da ferramenta durante a perfuração.
Você pode ter uma visão geral de como criar uma furadeira manual com suas próprias mãos no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.