Tudo sobre berbequins
Uma furadeira a motor (furadeira a gás) é necessária na fazenda para os trabalhos de escavação e para a instalação de postes. Esta ferramenta é utilizada nos casos em que é necessário agilizar os resultados do trabalho manual. Antes de escolher um modelo adequado, vale a pena estudar não só a classificação das melhores ofertas, mas também as variedades existentes no mercado. É bastante simples dominar a perfuração com brocas manuais a gasolina - as instruções detalhadas o ajudarão a descobrir corretamente.
O que é e por que é necessário?
Uma furadeira a motor é um tipo especializado de ferramenta para terraplenagem. Com sua ajuda, furos com o diâmetro e a profundidade necessários são criados no solo. Esta perfuratriz portátil consiste em uma transmissão e um motor a gasolina, com engrenagens de redução de engrenagem coaxial ou sem-fim. A embreagem é centrífuga, é com sua ajuda que a rotação é alimentada para o sem-fim. Além disso, a ferramenta sempre possui 2 cabos em forma de ferradura, que o operador segura nas mãos enquanto trabalha.
Nos modelos de furadeiras com acionamento hidráulico, os elementos mecânicos são substituídos por um sistema com bomba e motor hidráulico, o que reduz o desgaste das peças. Esse equipamento requer menos esforço e tempo no processo de trabalho com ele. É ideal para a perfuração de poços com um diâmetro de até 20 cm e uma profundidade de até 1,5 m.
Independentemente do projeto da furadeira motorizada em si, os bocais de parafuso com um projeto em espiral são usados principalmente para trabalhar com ela. No flange, o solo a ser removido sobe à superfície. Alguns tipos e métodos de perfuração usam ferramentas do tipo núcleo, bem como bicos de amostragem.
Os tipos de facas também são selecionados com base na densidade e nas características do solo em que o trabalho será realizado.
As principais características que uma broca pode ter são as seguintes:
- potência do motor entre 1,3-21 litros. com.;
- peso do dispositivo 7-250 kg;
- torque do motor 75-1200 Nm;
- diâmetro de perfuração até 500 mm e profundidade de até 10 m;
- tipo de transmissão hidráulica ou mecânica.
A finalidade da ferramenta não pode ser limitada a uma gama restrita de tarefas. As furadeiras a motor têm como foco o uso como ferramenta auxiliar no uso doméstico, mas também são utilizadas por especialistas em obras. Com a ajuda de ferramentas mecânicas e hidráulicas, são criados furos no solo de vários diâmetros e finalidades. As áreas mais comuns de uso são as seguintes.
- Reparação e reforço da fundação.
- Realização de trabalhos na área de prospecção geológica.
- Proteção do banco. A perfuração é usada para preparar furos para fundações colunares no solo. Eles são usados como proteção contra o desmoronamento de margens, valas e fossos.
- Preparando poços para postes. Com a ajuda de uma furadeira, são preparados furos para os suportes da cerca, fundação, elementos do sistema de iluminação, pára-raios.
- Instalação de sistemas de troca de calor.
- Colocação de comunicações lineares para sistemas de iluminação, alimentação.
Os berbequins com motor a gasolina podem ser usados mesmo em condições quase extremas. Eles são usados com sucesso por pesquisadores no Ártico e na Antártica. Na preparação de missões espaciais, este tipo de instrumento é considerado o principal dispositivo de amostragem.
O princípio de funcionamento do dispositivo é bastante simples. Como as aberturas mecânicas convencionais, as variedades de gasolina são fixadas em um ponto. Depois de ligar o motor, o sem-fim começa a girar. A ferramenta deve ser posicionada verticalmente, afundando gradualmente em profundidade - os principais esforços do operador são direcionados para manter o dispositivo estritamente perpendicular ao solo. O solo selecionado sobe em espiral.
Variedades
A broca de gás é uma ferramenta bastante popular que pode aumentar significativamente a produtividade do trabalho manual. Dependendo da finalidade e características do projeto, existe uma versão hidráulica e mecânica deste equipamento. Além disso, existe uma ferramenta profissional que permite aumentar significativamente a profundidade de perfuração. Todos os modelos são equipados com bicos sem-fim, mas existem opções com reverso - reverso.
Ao escolher um sem-fim de furo de gasolina, vale a pena examinar cuidadosamente todos os tipos disponíveis desse tipo de equipamento.
Por nomeação
A classificação principal dos dispositivos de perfuração motorizados implica a sua divisão em grupos de acordo com a sua finalidade. Existem modelos de jardim ou doméstico concebidos para fazer pequenos orifícios de até 2 m de profundidade. Isso é suficiente para a maioria dos tipos de terraplenagem:
- para escavação;
- para terrenos (para plantar plantas);
- para a melhoria municipal de terrenos.
Uma característica distintiva dos exercícios domésticos é a prontidão da ferramenta para operação de curto prazo e não muito frequente. Esses modelos não são focados no trabalho diário intensivo. Esta broca é adequada para postes de cerca - ao preparar buracos. O diâmetro da broca em modelos de jardim raramente ultrapassa 150 mm.
Furadeira profissional - potente, de grande porte, que resiste a cargas operacionais significativas. É usado para torcer estacas e outras manipulações complexas. Esses modelos são diferenciados por uma profundidade de imersão significativa. Por exemplo, ao perfurar um poço para obter água, bicos com uma verruma alongada são usados.
As perfuratrizes profissionais a gasolina podem manter uma operação contínua de longo prazo. Eles são equipados com brocas maiores, a velocidade de imersão do bico também pode ser variada na faixa desejada.
Por tamanho
Todas as brocas de gás populares à venda podem ser divididas em 3 grandes grupos.
- Pulmões. Equipamentos deste tipo pesam até 30 kg, podendo ser manuseados por 1 operador. Uma broca pode criar poços rasos em solo leve e solto. O pacote inclui uma rosca sem-fim de até 150 mm e um motor de dois tempos; o controle de velocidade geralmente não é fornecido devido à baixa potência do equipamento.
- Pesado. São opções de equipamentos de grande porte, pesando até 80 kg. Estão equipados com puxadores concebidos para 2 operadores - no total são 4. Este tipo de equipamento destina-se a trabalhar em solos densos e difíceis - argila, terra preta. A broca a gás está equipada com um potente motor de quatro tempos, caixa de engrenagens multiestágio, a broca tem um design alongado, oferece uma faixa mais ampla de penetração.
- Profissional com amortecimento de vibrações. Eles pertencem à categoria de pesados, uma haste de jato adicionalmente está incluída no pacote. Esta adição reduz as cargas de vibração, permitindo que apenas 1 operador faça o trabalho.
Pela velocidade de rotação
De acordo com este indicador, todas as furadeiras a motor são divididas em velocidade única e velocidade dupla. A primeira categoria inclui modelos para uso doméstico. O segundo - profissional, usado em diferentes tipos de solos.
A viabilidade de adquirir um modelo caro de várias velocidades é determinada com base no volume esperado e na complexidade das tarefas executadas.
Por gestão
De acordo com esse indicador, as furadeiras a motor costumam ser divididas em mecânicas e automáticas. Os primeiros devem ser ligados manualmente. No caso de partida automática do motor e rotação do sem-fim, pressione um botão.
É muito mais conveniente do que ligar o motor manualmente, aos arrancos.
Pesado e leve
A classificação para este indicador é um pouco diferente daquela que é usada em termos de dimensões. As perfuratrizes leves têm um design projetado para transporte, movimentação e instalação manuais. Eles podem ser operados por 1 pessoa em uma profundidade de perfuração rasa. Os modelos pesados são equipados com rodas fixadas ao quadro. Isso facilita muito seu transporte.
Por design, os sem-fins de roda pesados podem ser assim.
- Modular. Com a separação da caixa de engrenagens e do motor em diferentes plataformas.
- One-frame. Esses modelos implicam na fixação de todas as peças em uma única unidade.
Estes são os principais sinais de classificação das perfuratrizes leves e pesadas.
Top models
Numerosas furadeiras a motor estão amplamente representadas à venda. Encontrar um modelo adequado entre eles pode ser bastante difícil. A avaliação dos modelos selecionados por confiabilidade, acessibilidade, popularidade ajudará a entender tudo. Uma visão geral das principais qualidades de cada ferramenta permitirá que você as aprecie. TOP inclui produtos das empresas mais famosas.
Stihl BT 131
Furadeira a motor profissional confiável, tão fácil de manter quanto possível. Este modelo apresenta um motor sem troca de óleo equipado com filtro de ar. O conjunto também inclui um sistema de proteção embutido, uma almofada de absorção de choque que protege as pernas do contato com a broca, elementos antivibração. O diâmetro do soquete para fixação do sem-fim é projetado para um eixo de 20 mm, o peso da ferramenta é de apenas 10 kg.
Exercício de aterramento da ADA Instruments 14 Reverce
Um dos melhores modelos profissionais, tem capacidade para 8 litros. com., é projetado para o trabalho de 2 operadores. O reverso é fornecido na broca de gás. Esta ferramenta lida facilmente com os solos mais densos, ultrapassa qualquer área problemática sem dificuldade.
Campeão AG252
Modelo com capacidade para 2 litros. com. tem um excelente pacote, inclui acessórios e ferramentas adicionais. O motor possui proteção contra superaquecimento, mas faz muito barulho, não possui sistema antivibratório. A broca lida bem com suas tarefas, é confiável, a qualidade de construção é excelente.
Este é um bom compromisso para jardinagem doméstica e trabalhos de quintal.
Maxcut MC 55
Motor-furadeira de baixo custo para trabalhos no jardim ou no campo, desenvolve uma velocidade de rotação de até 6500 rpm. Inclui apenas 1 conjunto de alças, sem trado. O modelo se distingue pelo conveniente controle por botão, há um filtro de ar e um sistema antivibração. A broca está equipada com um motor de dois tempos, tem um diâmetro de trabalho de até 300 mm e pesa 11,6 kg.
Elitech BM 52E
A sonda de gás de produção nacional, difere no custo orçamentário, é projetada para o trabalho de 2 operadores. Ferramenta com capacidade de 2,5 litros. com. pesa menos de 10 kg, equipado com um motor de dois tempos, pode ir até 180 cm no subsolo, adequado para a pesca de inverno.
A broca não está incluída no pacote.
Peças sobressalentes e componentes
Entre os componentes úteis que podem ser úteis ao operar uma furadeira, há uma variedade de elementos. As opções mais interessantes e relevantes para os componentes devem ser consideradas com mais detalhes.
- Adaptador de mola. Será necessário instalar brocas com diâmetros de montagem de eixo diferentes na ferramenta. O adaptador de mola ajuda a adaptar a tomada à fixação de acessórios de diferentes fabricantes.
- Pega ajustável com inclinação. O posicionamento permite que a ferramenta seja adaptada à altura e ao comprimento dos braços do operador.
- Mola de amortecimento de vibrações. Um amortecedor também é necessário para reduzir as consequências para o mecanismo quando emperrado.
- Facas substituíveis. Nem todos os trados os têm. Esta característica do projeto permite dispensar a substituição de elementos individuais em caso de quebra ou desgaste.
- Cabos de extensão. Eles são necessários para aumentar a profundidade de perfuração.
- Manteiga. Lubrificantes especializados são usados para reabastecer os motores das ferramentas a gasolina.Na hora de escolhê-los, é costume seguir as recomendações do fabricante.
O motor, o motor de arranque e a caixa de velocidades são os principais elementos estruturais da broca. Eles não estão incluídos na lista de peças sobressalentes. Se essas peças falharem, reparos em grande escala terão que ser realizados. Às vezes, o custo dessa substituição de peças sobressalentes é caro, sua viabilidade é determinada individualmente, com base no desgaste geral do equipamento.
Nuances de escolha
Ao planejar a escolha de uma moto-furadeira para operação, é importante atentar para os principais parâmetros que afetam a eficiência de sua operação. Entre os critérios mais significativos estão os seguintes.
- Potência do equipamento. Este indicador afeta não só o preço da ferramenta, mas também a produtividade, velocidade e qualidade com que o trabalho é executado. Para a maioria das tarefas domésticas, um modelo de 2,5 litros será suficiente. com. Em solos densos, equipamentos mais produtivos serão necessários.
- Dimensões do trado. Este equipamento determina a profundidade do furo que pode ser perfurado. Os modelos domésticos geralmente têm um diâmetro de 100 a 200 mm com um comprimento de 1-2 m. Nas perfuratrizes profissionais, são usados trados a partir de 500 mm.
- Volume do motor. Deve ser selecionado com base nos requisitos para a velocidade de rotação e as condições de operação da ferramenta. Quanto mais denso o solo, mais alto deve ser o indicador. Para a maioria dos tipos de trabalho, motores com um volume de 35-40 cm3 são suficientes.
- Recursos de reabastecimento de um tanque de combustível. Pode ter orifícios separados para enchimento de gasolina e óleo, ou implicar no uso de uma mistura pronta.
- A presença de um sistema de proteção. Funcionará se a broca colidir com um obstáculo muito difícil. Um fusível especial interromperá o funcionamento do equipamento, excluindo seu superaquecimento ou quebra.
- Condição do trado. Sua parte cortante não deve ter defeitos evidentes, deve ser bem afiada. Também vale a pena prestar atenção ao diâmetro do patamar do sem-fim - 20 ou 32 mm, pois difere de fabricantes diferentes. Lâminas substituíveis são uma grande vantagem, se uma delas quebrar, você não terá que substituir todo o eixo.
- Ajuste do ângulo da alça. Torna muito mais fácil segurar a broca ao fazer furos em ângulo e permite ajustar a ferramenta às necessidades individuais do operador.
- A presença de rodas. É especialmente importante para equipamentos pesados. Carregar a furadeira manualmente pelo local é um trabalho árduo, especialmente se você tiver que fazer isso o dia todo.
- Sistema de compensação de vibração. É um componente indispensável de uma ferramenta profissional, proporciona a possibilidade da sua operação por 1 operador sem risco de lesões.
- Conjunto completo. A maioria dos fabricantes vende seus produtos sem um parafuso completo. Vale a pena esclarecer se você terá que comprá-lo adicionalmente.
Prestando atenção a estes parâmetros, você pode facilmente encontrar uma versão adequada de uma furadeira a gás para uso profissional ou trabalho no jardim, em uma casa de verão.
Características de operação
Antes de fazer um furo com uma ferramenta a gás, vale a pena entender algumas das regras para seu funcionamento. Na primeira partida, o carburador deve ser ajustado de acordo com as instruções do fabricante. A furadeira deve ser reabastecida despejando a quantidade necessária de gasolina no tanque de combustível. Você pode iniciar o instrumento com inicialização automática pressionando o botão 1.
Também é necessário usar uma furadeira a motor corretamente. Vale a pena seguir as recomendações a seguir.
- Antes de fazer um furo, você deve limpar a área de pedras e detritos.
- É preciso trabalhar em uma determinada postura. A posição correta do corpo permite o estado de meia curvatura das pernas, longe da broca. Ambas as mãos devem estar na alça.
- A cada 30 cm, a broca é removida da fossa sem reverter. Isso é necessário para evitar travamentos.
- O recuo é um fenômeno natural quando a broca entra em um meio muito denso. O recuo pode ser muito forte.Você pode reduzi-lo escolhendo modelos com amortecedor de mola.
- Ao ligar o motor, o cabo de arranque não deve ser puxado totalmente. Se você não seguir esta regra, pode simplesmente ser retirado do suporte.
Todas essas regras serão úteis para quem usa uma furadeira motorizada pela primeira vez por conta própria.
À medida que ganha experiência, cada operador encontra as melhores maneiras de operar a ferramenta.
O comentário foi enviado com sucesso.