Tudo sobre como fazer sondas de perfuração com suas próprias mãos

Tudo sobre como fazer sondas de perfuração com suas próprias mãos
  1. Peculiaridades
  2. Projetos
  3. O que é necessario?
  4. Como fazer isso?

Perfurar um poço para obter água é uma das formas mais populares de fornecer água para casas particulares, bem como para locais onde não há abastecimento centralizado. Mas o processo costuma ser caro e contratar “artesãos” duvidosos não é a melhor alternativa. Será mais fácil fazer um pequeno equipamento de perfuração com suas próprias mãos. Não será tão caro e você poderá controlar totalmente o processo do início ao fim. Vamos tentar descobrir o que é uma sonda de perfuração em água, como fazê-la você mesmo e o que será necessário para isso.

Peculiaridades

Vamos começar com o fato de que para perfurar poços de água, que você mesmo quer fazer, você tem que ter paciência e disposição para não fazer o trabalho mais fácil. A questão é que esse processo exige precisão. Além do mais, o resultado do trabalho pode ser imprevisível, pois é necessário fazer um poço bastante longo e estreito no solo para chegar ao aquífero. Em seguida, mergulhe o tubo de revestimento lá para protegê-lo contra o colapso. No processo de execução da obra, você terá que puxar para a superfície um volume bastante grande de terra, que pode ser diferente: desde pedras como granito até areia úmida.

Deve-se acrescentar que vários aspectos desse processo também dependerão da profundidade do aqüífero. Às vezes, você só precisa perfurar 10-15 metros e às vezes várias centenas de metros. Naturalmente, isso afeta seriamente não só o tempo de todo o processo, mas também a seleção de uma sonda de perfuração feita em casa, bem como o processo de sua fabricação.

Projetos

Se falamos de projetos de plataforma de perfuração, então existem 3 categorias principais de tais dispositivos que tornam possível perfurar o solo em busca de água:

  • corda de choque;
  • parafuso rotativo;
  • instalações rotativas com tecnologia de hidrodrilling.

Pelo tipo de unidade, esses dispositivos podem ser diferentes. Em unidades manuais, a principal característica será que a força muscular é usada como a força que coloca a unidade em movimento. Dispositivos mecânicos geralmente têm um motor - a gasolina ou elétrico.

O princípio de funcionamento dos modelos de corda-percussão consiste em enterrar no solo uma carga pesada - um cinzel, que é raso por dentro. A broca sobe até uma certa altura, após a qual cai bruscamente. Por isso, penetra profundamente no solo até uma certa profundidade, e parte do excesso de terreno fica dentro da parte rasa da broca. Quando está completamente cheio de terra, é puxado para fora e todo o processo se repete. O processo é bastante demorado, mas uma instalação de tamanho pequeno é simples e acessível.

A contraparte giratória será mais conveniente de usar devido à presença de um sem-fim giratório, que pode jogar o excesso de solo para cima. É verdade que nem todas as pessoas podem fazer tal desenho, mesmo que haja um desenho. Embora, com certa habilidade e habilidade, seja geralmente possível fazer tal máquina de perfuração para perfuração.

Todos os elementos constituintes de uma mini estação doméstica não podem ser feitos por uma pessoa em nenhum caso. - alguns precisam ser comprados em uma loja, algo sob encomenda e algo pode ser procurado no mercado secundário. Mas se você conseguir criar sua própria furadeira, os custos serão definitivamente compensados. Aliás, você também vai precisar de algum tipo de ferramenta: uma furadeira, uma máquina de solda, uma esmerilhadeira.Mas mais sobre isso abaixo.

O que é necessario?

Portanto, para criar uma plataforma de perfuração com suas próprias mãos, você precisará ter pelo menos um pouco de experiência com dispositivos como:

  • Búlgaro;
  • máquina de solda;
  • furadeira elétrica.

Além disso, você precisará ter em mãos:

  • chave de boca ajustável;
  • cruz de encanamento;
  • uma ferramenta para formar uma rosca externa do tipo polegada;
  • um cano galvanizado de meia polegada e um rodo do mesmo tamanho;
  • morre;
  • Serra para metal.

Como fazer isso?

Vamos tentar descobrir como fazer um dispositivo para perfurar vários tipos.

broca

A consideração desta opção deve começar com o fato de que a moldura de tal modelo pode ser feita na forma de um tripé, embora na maioria das vezes sejam guias verticais que são fixadas ao estande e interligadas por uma estrutura horizontal no topo. A estrutura deve segurar a coluna de trabalho com firmeza e as hastes de comprimento variável à medida que são puxadas para fora do orifício.

Sequência de fabricação.

  1. A um pedaço de tubo de metal, cujo comprimento é de cerca de 150 centímetros, 2 voltas de uma tira de metal devem ser soldadas para fazer algo semelhante a uma rosca do tipo parafuso.
  2. As facas são instaladas ao longo das bordas da broca. E eles fazem isso de forma que as arestas de corte fiquem em um ângulo em relação à horizontal.
  3. As facas devem ser afiadas.
  4. Um T equipado com uma rosca interna é aparafusado ou soldado na parte superior da broca.
  5. Agora é necessário preparar seções de tubo feitas de metal com o mesmo diâmetro do tubo parafuso. Serão hastes, que permitirão aumentar o comprimento da coluna de perfuração, se necessário.
  6. Em partes do tubo, uma rosca é formada para conectá-los ou um orifício é feito para fixá-lo com um pino de travamento.

É verdade que, para aumentar o comprimento da haste de perfuração, você também pode usar uma conexão do tipo luva ou trava. A plataforma pode ser feita de madeira, barras de canal ou tubos de metal, desde que segure bem a coluna de perfuração.

Um bloco é montado no topo da estrutura, que é conectado ao guincho, que é responsável por içar a coluna de tubos e a ferramenta de perfuração. Essa torre é necessária ao perfurar a uma profundidade de mais de 8 metros.

Dado o aumento do comprimento da haste de perfuração, o peso da estrutura aumenta, razão pela qual é necessário um motor elétrico com guincho para levantá-la. A propósito, o motor elétrico será indispensável para a perfuração úmida. Para isso, basta um dispositivo com potência de 2,2 kW, que produz de 65 a 70 rotações.

Um elemento importante deste projeto é o giro. Esta é a parte que permite que o momento de acionamento seja transmitido do motor para a haste de perfuração. Além disso, graças a ele, o fluido de perfuração é alimentado na mina. Normalmente, as hastes são fixadas na área móvel deste elemento. Para verter a solução, o tornel está equipado com um tubo especial vedado.

Considerando que este elemento está sempre em movimento, existem 2 requisitos para sua criação:

  • o uso de aço de altíssima resistência;
  • distância mínima entre as partes móveis e estáticas do dispositivo.

Corda de choque

A furadeira com corda de percussão é o dispositivo mais simples para furar. Possui 3 elementos principais:

  • bloco e portão responsáveis ​​pelo enrolamento da corda;
  • cama dobrável;
  • formão maciço suspenso por uma corda no topo da cama.

A estrutura pode ser montada a partir de canais, ângulos e tubos de aço antigos. Deve ter uma altura tal que possa ser facilmente movido quando desmontado. É verdade que deve ser lembrado que quanto maior a altura de queda da carga, mais ela afundará no solo. As partes individuais da cama podem ser aparafusadas na conexão superior. Sua parte inferior pode ser amarrada com cantos ou tubos para maior estabilidade.

A carga, que chamaremos de "cinzel" ou, como também é chamada de vidro ou ladrão, pode ser criada a partir de um pedaço de cano com paredes grossas, cujo diâmetro é de 10 a 12 centímetros.

O ponto mais importante aqui será que o elemento funcional seja o mais massivo possível. É melhor se sua massa for de 80-100 kg. Mas, no entanto, uma carga maior será difícil de levantar mesmo para vários homens, sem falar no transporte.

Na parte inferior do cinzel de vidro, devem ser feitos entalhes, ou suas bordas devem ser amoladas para que penetre o mais facilmente possível no solo. O levantamento da carga pode ser feito por meio de portão manual ou motor elétrico, por meio de caixa de engrenagens. Mas será melhor se a instalação tiver as duas opções. Isso permitirá que você não dependa da eletricidade.

Rotativo

Uma broca rotativa será algo como uma caminhada em um parafuso. Tal instalação também deve ter uma estrutura ao longo da qual o motor se moverá, à qual a furadeira é conectada por meio de um suporte giratório. Por meio deste último, a água é fornecida à coluna.

A ordem de criação será a seguinte:

  • faça um giro e hastes. Seria melhor comprá-los se você não for um torneiro profissional;
  • compramos um motoredutor (um modelo com potência de 2,2 kW e 65-70 rpm será o suficiente aqui);
  • compramos um guincho manual ou um análogo do tipo elétrico (capacidade de elevação não inferior a 1000 kg.).

Depois disso, você pode soldar a estrutura e formar uma broca. Tal trabalho consistirá em partes verticais e horizontais, além de um carro no qual será acoplado o motor.

A base é criada a partir de um tubo com paredes grossas. Eles devem ter pelo menos 3,5-4 milímetros de tamanho. É melhor escolher um perfilado, embora um redondo sirva. Ao soldar uma estrutura para uma pequena perfuratriz, a precisão não é muito importante.

O principal é a geometria, e as dimensões já podem ser ajustadas. Primeiramente é feito e medido o quadro inferior, e já pelas suas dimensões específicas, é feito um vertical e, apenas na última etapa, um carro.

Em geral, deve ser dito que o equipamento de perfuração pode ser criado sem problemas com suas próprias mãos. Será especialmente fácil fazer um modelo manual a partir de uma furadeira a motor ou de uma furadeira, mas dispositivos mais complexos podem exigir habilidades de torneamento, bem como uma variedade de equipamentos.

Além do mais, você precisa entender claramente o que está fazendo e por quê. Mas se tal sonda for feita de forma independente, vai permitir economizar muito na compra de equipamentos de perfuração, feitos na fábrica.

Para mais informações sobre como você pode fazer uma sonda de perfuração faça você mesmo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário