Descrição da faia e seu cultivo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Formulários

A faia é uma árvore bela e majestosa, muito utilizada para o paisagismo de ruas de cidades e territórios privados. É perfeitamente possível cultivar uma faia no seu jardim, o principal é levar em consideração todas as características desta planta de longa vida.

O que é isso?

A faia há muito é considerada um símbolo de força e resistência. Isso não é surpreendente, porque uma árvore pode se transformar em um verdadeiro gigante em poucas décadas. Ela cresce em um ritmo médio. Nos primeiros anos, a árvore atinge cerca de 20-40 metros de altura e dois metros de largura. Depois disso, ele começa a crescer em largura.

A coroa da faia é esférica e densa. Visto que os ramos inferiores desta árvore estão constantemente escondidos sob os superiores, eles morrem gradualmente. Em seu lugar, novos crescem, os mesmos finos e longos. Muitas vezes, as árvores jovens têm uma pata de raiz.

Beech é um representante proeminente da família da faia. Possui folhas largas. Eles são verdes claros no verão. Ele fica amarelo no outono e escurece no inverno. As folhas são ovais, ligeiramente pontiagudas na borda.

No final do verão, a faia amadurece seus frutos. São pequenas nozes cobertas por uma casca castanha. Dentro de cada uma dessas frutas estão as sementes. As nozes caem rapidamente, geralmente entre outubro e novembro. Em média, cerca de oito quilos da safra podem ser colhidos de uma árvore.

Mas é preciso ter em mente que a faia só começa a frutificar a partir dos 40 anos de vida.

A árvore também possui um sistema de raízes muito bem desenvolvido. Existem várias raízes principais no subsolo. Os sutis vêm deles. Em árvores maduras, as raízes se estendem parcialmente para fora. Em alguns casos, eles se entrelaçam e gradualmente crescem juntos.

A faia, como qualquer outra planta, tem prós e contras. A árvore ocupa muito espaço no local e dá muita sombra. Mas, ao mesmo tempo, não requer nenhum cuidado complexo, o que significa que ele realmente cresce por si mesmo. Depois de pousar este gigante em seu site, você pode contar com o fato de que várias gerações de uma mesma família irão admirar sua beleza.

Descrição das espécies

Existem vários tipos principais de faias encontrados na Rússia e na Europa.

japonês

Essas árvores são mais populares no Oriente. A faia destaca-se pela sua pequena altura. Cresce até um máximo de 20 metros de comprimento. O resto da árvore parece uma faia normal. Na natureza, ela cresce nas ilhas de Shikoku, Kyushu e Honshu, bem como na Península Coreana. Na Europa Ocidental e na Rússia, é usado para projetos paisagísticos desde 1905.

oriental

Este tipo de árvore cresce na natureza na costa do Mar Negro e no Cáucaso. Durante os primeiros 20-30 anos, esta faia cresce lentamente. Mas ele é um fígado comprido. Existem representantes desta espécie, que tem cerca de 500 anos.

A madeira de faia oriental tem uma bela cor branca com um tom amarelado. Os anéis de crescimento são claramente visíveis nos cortes.

europeu

Pelo nome deste tipo de faia, é claro que ela cresce principalmente na Europa. A aparência da árvore é bastante atraente. Cresce em altura até quarenta metros. Suas folhas podem ser claras ou escuras. Uma parte distinta de tal árvore é uma bela coroa cilíndrica com um topo redondo bem cuidado.

O carvalho europeu é freqüentemente encontrado em parques e jardins botânicos. A madeira é amplamente utilizada na fabricação de instrumentos musicais e móveis.

De folhas grandes

A faia com folhas alongadas e redondas cresce principalmente na Europa Ocidental e na América do Norte. É encontrada principalmente em florestas decíduas mistas. A planta é avaliada principalmente por sua madeira de alta qualidade.

Aterrissagem

Como a árvore tem fígado longo, ela pode ser plantada tanto na área do parque quanto em território privado. Não há nada difícil em plantar uma faia, bem como no cuidado posterior dela.

Antes de plantar uma árvore jovem, você deve escolher um local adequado para ela. É preciso lembrar que a árvore terá uma copa densa, o que dá muita sombra. Nenhuma outra plantação cresce neste lugar.

Esta planta forte pode criar raízes em quase qualquer solo. Mas é melhor que seja fértil e bem fertilizado.

Quando se trata da época de plantio, jardineiros experientes recomendam o plantio de faia na primavera. Mas as plantas devem primeiro ser examinadas para ter certeza de que os botões ainda não floresceram. Do contrário, mesmo uma muda jovem e forte vai doer. Além disso, seu crescimento será mais lento.

Antes de plantar uma planta, você precisa preparar um buraco para ela. Os tamanhos padrão são 80 por 80 centímetros. Depois disso, o terreno deve ser drenado. Em seguida, você pode adicionar fertilizante. Isso irá acelerar o desenvolvimento do sistema radicular.

A muda deve ser cuidadosamente colocada no buraco e regada. Para evitar que a umidade evapore, as raízes devem ser cobertas com grama seca. Depois disso, você pode colocá-lo com cuidado. Os profissionais aconselham o plantio de plantas em clima seco e calmo.

Cuidado

O cuidado subsequente com a árvore também desempenha um papel importante.

Top curativo

A alimentação oportuna é de grande importância para uma planta. Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados diretamente no plantio. Para isso, são utilizados fertilizantes de potássio-fósforo e nitrogênio. Então, depois de algumas semanas, você pode começar a aplicar fertilizantes orgânicos. Assim, por exemplo, recomenda-se regar as plantas jovens com solução líquida de verbasco a cada 3-4 semanas.

Rega

As faias são muito sensíveis à falta de umidade. Portanto, eles precisam ser regados regularmente. Portanto, nos primeiros 2-3 anos, as árvores precisam de água durante a estação quente. O ideal é que cada árvore tenha cerca de 15 litros de água. Regue a faia a cada duas semanas. Também vale a pena, se possível, borrifar a copa da árvore com um pequeno regador.

Poda

Para que a faia se desenvolva bem, sua copa deve ser aparada regularmente. A melhor maneira de fazer isso é na primavera, eliminando os galhos que não resistiram bem ao inverno. É necessário destruir os brotos que dão muita sombra e não permitem o desenvolvimento dos ramos inferiores, bem como quebrados ou infestados de pragas. Uma árvore adulta não precisa de poda.

Em uma base regular, o solo na zona próxima ao caule deve ser cuidadosamente solto. Além disso, para o inverno, é melhor cobrir as raízes da faia com ramos de abeto ou uma espessa camada de serradura. Se as geadas forem muito fortes, a copa da árvore também pode ser embrulhada adicionalmente em estopa.

Reprodução

A reprodução desta árvore ocorre de várias maneiras principais:

  • por ramo;
  • sementes;
  • estacas;
  • vacinação.

Mas nem todos os métodos são eficazes para jardineiros novatos. Para obter resultados sem ter experiência, o melhor é usar sementes. Você mesmo pode montá-los sozinho. Isso deve ser feito no meio do outono, quando os próprios frutos maduros caem ao solo.

As sementes que são boas e adequadas para propagação são de cor marrom. Guarde-os em um local fresco em uma caixa embrulhada em pano durante o inverno. No início da primavera, eles precisam ser retirados e aquecidos em um local quente por vários dias. Antes do plantio, eles devem ser colocados em uma solução fraca de permanganato de potássio por um dia. Isso irá desinfetar as sementes.

Eles são plantados em solo bem umedecido e solto. Para que as sementes germinem mais rápido, é necessário abrir cuidadosamente a casca com uma faca afiada. Deve-se ter cuidado para não danificar acidentalmente o núcleo. Após o plantio das sementes, elas podem ser cobertas durante a noite com um saco plástico.Depois de algumas semanas, as primeiras fotos aparecerão no site.

Doenças e pragas

Como qualquer outra planta, a faia está exposta a várias doenças e à influência negativa de pragas. O perigo para esta árvore é:

  • escaravelhos da casca e besouros da casca;
  • lagartas;
  • borboletas do bicho-da-seda;
  • caudas de ouro.

Todos esses insetos comem folhas novas. Portanto, é necessário eliminar as pragas destruindo as áreas afetadas e tratando a copa com agentes especiais de controle de insetos.

Além disso, a faia pode ser infectada por fungos ou oídio. O principal sintoma dessa doença é uma pequena teia branca nas folhas. Para se livrar de tal doença, a planta deve ser pulverizada com produtos químicos ou algum remédio natural deve ser usado para combatê-los. Por exemplo, uma solução de cinzas ou uma infusão de dentes-de-leão e alho.

Formulários

A faia não é apenas uma árvore bonita, mas também útil. O valor para uma pessoa não é apenas o tronco de uma árvore, mas também sua casca, folhas e até frutos.

Madeira

Mesmo assim, a madeira de faia é a mais valorizada. Possui alta densidade e bela textura. Portanto, ele é usado em vários campos.

A maior parte desse material é usada para fazer móveis. É amplamente utilizado na produção de artigos para escritório e casa. Esta madeira é freqüentemente usada para fazer:

  • cadeiras e mesas resistentes;
  • sofás e poltronas;
  • quadros de cama.

A bela textura das faias claras permite móveis luxuosos que parecem caros e têm uma vida útil longa. Além disso, o celeiro durável e as portas internas de várias texturas são feitas dessa madeira.

O material também é usado para criar cabos de facas, bases para copos e tábuas de corte. Os produtos de faia são duráveis ​​e ficam bem em qualquer cozinha.

A madeira também é usada para criar pisos de parquete e pisos laminados naturais. Eles se distinguem por sua durabilidade e aparência atraente. O parquete de faia adapta-se perfeitamente ao design de qualquer apartamento. Este material pode ser usado com segurança na decoração de uma sala, cozinha ou mesmo um berçário. Afinal, é natural e amigo do ambiente. Sua única desvantagem é o preço alto.

A madeira compensada também é feita desse material. Ela perfeitamente serra, corta, se presta a polir e lapidar. Existe uma grande seleção de cores de materiais - do claro ao muito escuro. A faia também é usada para madeira serrada, como barra, tábua com e sem bordas, tábua para móveis e folheado.

Também belos artesanatos são feitos de madeira.... O material é muito fácil de processar, então você pode facilmente fazer lindas lembranças e pequenos brinquedos de madeira com ele. A madeira de faia é usada para criar lindas caixas e pequenos recipientes.

Folhas e casca

A faia é utilizada não só na construção, mas também na medicina. Por exemplo, suas folhas secas e casca amassada são ótimas para a criação de vários medicamentos. Eles criam meios para:

  • redução dos níveis de colesterol no sangue;
  • tratamento do fígado e da vesícula biliar;
  • elevando o tom geral do corpo;
  • melhorando a circulação sanguínea;
  • cura de vários tipos de feridas.

Fruta

As nozes também são amplamente utilizadas em vários campos.

  1. Cosmetology. O óleo de faia às vezes é adicionado a máscaras faciais, loções ou produtos para os cabelos.
  2. Cozinhando. As nozes são usadas para fazer óleo comestível. É de cor amarela clara e tem muito em comum com a azeitona. Além disso, a farinha é preparada com as sementes desta árvore. Quando cozido, geralmente é misturado com trigo para dar sabor a panquecas ou biscoitos. No Cáucaso, as sementes de faia são consideradas uma iguaria popular. Eles são fritos e comidos como sementes de girassol.
  3. Pecuária. Nozes cruas ou cozidas também são consumidas por animais. Então, esquilos, corças e javalis os amam.

E, claro, não devemos esquecer que uma faia potente com uma coroa verde será uma excelente decoração para qualquer local.O principal é cuidar bem da planta jovem, e depois de alguns anos a árvore vai encantar os olhos com sua beleza e força.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário