Buffets antigos: exemplos no interior e ideias de restauração
A paixão por buffets antigos está se espalhando cada vez mais. Mas não basta estudar exemplos prontos no interior. É necessário considerar como as idéias de restauração ou o uso de imitações podem ser implementadas em um caso particular.
Vantagens e desvantagens
Usar um aparador ou aparador antigo é atraente porque esta peça de mobiliário tem as seguintes vantagens:
- permite tornar a atmosfera mais original;
- enfatiza o luxo da sala;
- adiciona conveniência;
- permite que você divida zonas do espaço visualmente e fisicamente;
- pode ser colocado em quase qualquer lugar, mesmo em uma sala relativamente pequena;
- satisfaz o gosto das pessoas mais conservadoras.
No entanto, os buffets em geral (não só os antigos, mas também os mais novos) não podem ter uma grande capacidade. Eles não podem ser usados em todos os interiores. Para enfatizar os méritos do próprio buffet, você terá que diferenciá-lo dos outros itens. Além disso, as antiguidades de móveis reais são invariavelmente caras. A saída pode ser a aquisição de móveis mais modernos, só semiacabados, em termos estéticos, não será pior.
Materiais (editar)
Ao contrário das versões modernas, os aparadores antigos e antigos são necessariamente feitos de madeira. Não há lugar para aglomerado e até mesmo MDF, metal e plástico resistente. Mas há uma diferença inegável entre antiguidades reais e imitações modernas delas... No segundo caso, os produtos de madeira maciça são geralmente impregnados com substâncias que aumentam a resistência à umidade e ao fogo. Esses tratamentos não afetam as propriedades estéticas da estrutura, pois os reagentes e os modos de uso são selecionados com muito cuidado.
Mas a madeira pode variar muito em sua aparência e características práticas... Tradicionalmente, os produtos de carvalho são considerados o padrão de um aparador antigo, que têm uma aparência enfaticamente chique e servem por muito tempo.
O carvalho maciço é altamente durável e pode ser usado mesmo em condições difíceis. O pinho é atraente por sua facilidade de processamento e preço relativamente baixo. Como outras coníferas, exala um cheiro agradável.
Além disso, móveis de cozinha semi-antigos podem ser feitos de outros tipos de madeira:
- lariço;
- teixo;
- faia;
- noz;
- cinza;
- bétula.
Variedades e estilos
É comum dividir os armários da cozinha, em primeiro lugar, em categorias lineares e de canto. O design linear geralmente é bastante amplo, enquanto o design angular é muito mais estreito. Mas, sim, depende das características de um determinado produto. O design do aparador de canto pode incluir de 1 a 3 arestas. Às vezes, existem modelos com uma forma quase redonda ou em forma de hexágono cortado em 2 partes.
Os aparadores podem ser em monólito ou representar uma parede e um armário de chão, que são ligados por paredes laterais. Existem opções com fachada em branco, o que não permite ver o que está lá dentro. Esta solução irá agradar aos campeões de severidade e ordem, que querem ver mais espaço na sala.
E não é apropriado mostrar a todos que vieram quantos pratos tem em casa, quais são. Além disso, é a fachada em branco que melhor do que a transparente corresponde ao modelo antigo - no passado não havia móveis envidraçados acessíveis.
A diferença entre os buffets também pode estar relacionada aos seguintes parâmetros:
- usando pernas (às vezes não são);
- número de suportes;
- o número de módulos;
- formas geométricas;
- estilo.
O estilo clássico envolve o uso de cores claras, douramento ou elementos de estuque. Freqüentemente, há alças ou ornamentos "dourados" da mesma cor. O aparador clássico às vezes é arqueado. Predominam as cores branco e pastel. Importante: somente os produtos de espécies de madeira caras correspondem totalmente ao espírito dos clássicos.
A abordagem retro é um pouco diferente: neste estilo, é desejável usar cores ricas e brilhantes. Teremos que manter um equilíbrio ideal entre os motivos tradicionais e modernos. Na verdade, a tarefa do designer é reproduzir o espírito de uma época (que é escolhido individualmente). O estilo provençal é amplamente procurado, o que se expressa da seguinte forma:
- pernas esculpidas;
- inserções perfuradas em metal forjado;
- cor clara (na maioria das vezes branca, branca como a neve e marfim);
- envelhecimento artificial da madeira.
Ideias de restauração
Digamos que você já tenha um bufê antigo. Mas o tempo não poupa essa mobília e, por isso, é importante corrigir várias deficiências. E mesmo que a mobília esteja bem conservada, sua aparência pode não caber no interior da casa. Existem vários truques que podem ser usados para atualizar o antigo bufê e dar-lhe frescor e apelo adicional. É perfeitamente possível fazer todo o trabalho com as próprias mãos.
A maioria das pessoas consegue pintar um produto com cores vivas para decorar o interior. Mas se estamos falando de um aparador de madeira antigo, e não de uma imitação moderna dele, a pintura não é recomendada. Nesse caso, o valor dos móveis será significativamente menor.
É muito mais correto usar revestimentos de verniz, que permitem transformar tanto o aparador quanto a tinta decorativa. Existe outra opção: a utilização de uma cor neutra e opaca em todo o perímetro e uma cor viva no interior do aparador.
Uma solução alternativa é focar precisamente no caráter antigo do buffet. O estilo da Provença é enfatizado com abrasões especialmente criadas. Eles podem ser formados de várias maneiras:
- moer com lixa;
- aplicar verniz craquelure;
- aplicar decoupage.
Mas antes de usar qualquer tinta ou verniz, você deverá primeiro executar certas ações:
- lixe a superfície com lixa;
- lave com sabão;
- cubra com um primer.
Às vezes é aconselhável desmontar e refazer o aparador antigo. As prateleiras superiores são utilizadas para guardar utensílios de cozinha e decorativos, caixas de chá e acessórios diversos. As prateleiras inferiores são reservadas para grandes utensílios de cozinha. Para encaixar o aparador no ambiente, é útil cobri-lo com uma bancada quase igual à dos outros armários inferiores. A tecnologia passo a passo que permite decorar móveis é a seguinte:
- o bufê está sendo servido;
- lave o verniz com acetona;
- os restos são removidos com pano embebido na mesma acetona;
- limpe os elementos esculpidos com um pano separado;
- cubra a superfície com verniz de tingimento acrílico;
- seque o produto ao sol;
- pinte (se necessário) os menores elementos crespos com um pincel fino e artístico.
Um aparador autopolido não pode parecer menos atraente. Importante: o polimento deverá ser repetido de vez em quando para que o móvel não manche. Para o trabalho, use uma pequena quantidade de esmalte, que é untada com uma flanela. Algumas pessoas aconselham o uso de óleo de linhaça. Você precisa lidar com arranhões como este:
- esfregue as áreas danificadas com grãos de nozes;
- esperar 10 minutos;
- polir a superfície com um pano de pano.
Pequenos defeitos são eliminados com creme para calçados. Importante: você precisa selecioná-lo estritamente de acordo com a cor do móvel. Se isso não for possível, é melhor procurar outro caminho. Por exemplo, use um marcador de uma cor adequada.Às vezes, vale a pena consultar especialistas, porque as consequências de ações mal pensadas podem ser irreparáveis.
Exemplos em interiores modernos
Um aparador antigo pode parecer incrível em um ambiente rústico. A foto mostra claramente o quão bonito este móvel é combinado com uma mesa com pernas forjadas. Outros elementos decorativos também funcionam bem com o aparador. Uma rica cor amadeirada destaca favoravelmente uma parede leve e discreta. A sensação de desbotamento, que ele criaria por si mesmo, desaparece.
Um aparador antigo chique também pode fazer parte de uma sala decorada inteiramente no espírito antiquado. O lustre e a imagem, o abajur são totalmente compatíveis com ele. Elementos decorativos elegantes complementam o visual criado. E até mesmo um piso de madeira sem acabamento e enfaticamente áspero fica bem. Além disso, o tapete, que de outra forma pareceria estranho, tem uma aplicação lógica.
A combinação de um aparador antigo muito escuro com móveis modernos mais leves irá definitivamente decorar o interior. O contraste é enfatizado não apenas pela cor, mas também pela clara diferença entre a forma reta da parte antiga e o ângulo não expresso da nova fonte. Um agradável piso de madeira é o terceiro componente dessa combinação. O visual chique do aparador antigo só é enriquecido por itens decorativos bem escolhidos. Mas, é claro, qualquer uma dessas e outras idéias devem ser retrabalhadas e adaptadas para uma sala específica.
A restauração do buffet do século 19 é apresentada a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.