Buffets: variedades e fabricantes
O bufê foi inventado há meio milênio, mas ainda hoje é relevante. Só nos parece que este é o mobiliário das nossas avós, de facto, a indústria moderna cria designs magníficos que podem decorar não só a cozinha, mas também a sala de estar.
O que é isso?
Móveis de cozinha foram usados na Idade Média. No entanto, o aspecto familiar do buffet só começou a adquirir no século XVII. Os franceses emprestaram o nome de seu gabinete em latim - buffet (bufetum), que significa "mesa brilhante". Eles foram empurrados para isso pelo design incomum de móveis: na parte inferior - um armário, na parte superior - um guarda-roupa, e no centro - uma superfície semelhante a uma mesa. Os franceses colocaram vasos de vidro com doces e frutas, garrafas de vinho. Quando o sol entrou pela janela, o vidro brilhou e justificou o nome do incrível gabinete.
O design do buffet teve tanto sucesso que continuamos a usá-lo. O sucesso está na versatilidade - os móveis são funcionais, capazes de armazenar uma grande quantidade de itens e ao mesmo tempo decorativos, pensados para belos pratos e decorações.
A estrutura do buffet tradicional sobrevive até hoje.
- O fundo é um guarda-roupa encurtado maciço ou um grande armário com portas e prateleiras. É usado para armazenar utensílios pesados - jogos de porcelana ou utensílios de cozinha de metal.
- A parte superior parece um armário com uma frente de vidro, atrás da qual você pode ver lindos pratos caros ou uma decoração.
- A parte central está sempre aberta e sem prateleiras e gavetas. Cada dona de casa tem sua própria ideia de como usá-lo.
Afastando-se da tradição, o buffet está em constante modernização, tornando-se mais complexo com gavetas e formas figuradas. Hoje você pode encontrar vários tipos de produtos, em que às vezes você não reconhece imediatamente um buffet.
Este mobiliário não tem tamanho limitado. Altura, profundidade e largura são selecionados levando em consideração as capacidades da cozinha. O variado sortimento oferecido pela indústria moveleira auxilia na escolha de um produto para qualquer interior estilizado. Mas deve-se levar em consideração a originalidade e autossuficiência do aparador, que dispensa a companhia de outros móveis. Parece bom isoladamente, por isso o local é cuidadosamente selecionado antes de comprar.
Visualizações
Como já vimos, o aparador tradicional é composto por três partes: inferior, superior e central. Mas é a exceção à regra que torna esse tipo de móvel infinitamente diverso. É geralmente aceite que o aparador tem uma função de cozinha e é instalado principalmente na sala de jantar. Se você aprofundar o tema, poderá encontrar produtos para sala de estar, para um pequeno berçário ou uma versão de jardim sobre rodas, produtos adequados para casa e chalés de verão. Há uma grande vitrine de 4 asas, 2 asas clássicas ou mini-produtos. Ou, em geral, você pode encontrar uma estrutura sem tampo - o chamado aparador-cômoda. Os armários são classificados em vários tipos básicos.
Clássico
O clássico é a construção usual de 3 camadas.
Aparador
Uma espécie de aparador para a sala de estar, contém várias prateleiras de exposição, que podem ser abertas ou sob o vidro. Nos tempos soviéticos, a parede do fundo era espelhada, duplicando os pratos expostos. O aparador pode conter as prateleiras inferiores.
Vitrine
Outro tipo de bufê, mas ao contrário do aparador, não possui seções hermeticamente fechadas - todo o conteúdo é exibido.
Lâmina com vidro
No início, as lâminas não tinham vidro, apenas prateleiras abertas para pratos. Eles eram estreitos no topo, alargados para baixo. Os slides modernos têm um meio-fio firmemente fechado com prateleiras de exibição com uma fachada de vidro fixada nela. No século 19, o vidro para estruturas era curvado e apenas pessoas ricas podiam se dar ao luxo de ter tal luxo.
Guarda-roupa "Helga"
Esta é uma invenção dos alemães. A mobília é grande e pesada e contém um aparador cercado por armários estreitos.
Fornecedor
Um pequeno armário é considerado o ancestral do buffet.
Além da classificação geral, os produtos podem ser divididos por localização - contra a parede (linha reta) e no canto (canto).
Estruturalmente, os buffets também possuem muitos tipos. Vamos tentar entender essa abundância com a ajuda de exemplos específicos.
- Alguns modelos de móveis de louças não contêm as três camadas usuais - duas são suficientes para eles: o armário inferior e a superfície plana central, indicada pela parede espelhada traseira.
- Produtos ainda mais minimizados são apenas um armário com várias seções, mas cada porta é dotada de vidro através do qual os pratos se exibem.
- Existem aparadores com portas cegas. O seu utensílio de cozinha é indicado por um porta-garrafas inserido no centro da estrutura.
- Quando você vê alguns dos armários, parece que eles foram virados de cabeça para baixo, já que a parte inferior está aberta para visualização, e a parte superior está escondida atrás das portas.
- Às vezes, os aparadores são exibidos nas camadas superior e inferior, decorando-as com vidro.
- Existem muitos buffets sem uma segunda camada (central). Sua fachada é feita no mesmo plano, e o local onde poderia ser colocado o tampo da mesa é dado a caixas horizontais.
- Aparadores de beliche com cantos arredondados têm uma aparência ainda melhor.
- O design do armário antigo é executado de forma surpreendente, como se uma gaveta com portas de vidro fosse inserida em sua parte de exposição, que forma duas prateleiras abertas ao seu redor.
- Se a camada superior (vitrine) for dividida em 3 seções verticais, e as laterais forem colocadas na bancada, você obterá um design original do aparador.
- Às vezes, os aparadores vêm com guarda-roupas ou estojos. Neste caso, é dado um exemplo de uma versão antiga.
- Um pequeno estojo de lápis é embutido na estrutura do modelo moderno.
- Freqüentemente, os designers introduzem elementos adicionais em produtos clássicos, por exemplo, uma pequena mesa retrátil.
- Os elementos adicionais incluem uma seção para garrafas.
- Aparadores elegantes com uma profundidade reduzida foram desenvolvidos para salas pequenas.
- As cozinhas compactas podem decorar seus interiores com mini-buffets. Sua largura é igual à metade de um produto padrão.
- Para grandes interiores, buffets extensos com uma variedade de locais de armazenamento e uma extensa área de exposição são adequados.
- São projetos únicos quando os fabricantes combinam aparadores com outros tipos de móveis e obtêm um produto eficaz, aconchegante e prático. Neste caso, o armário é combinado com um sofá de canto.
Gavetas em armários com pratos são um tópico separado. Em todos os lugares eles não são definidos. As áreas de arrumação extraíveis não são apenas funcionais, mas moldam o design do aparador. É aborrecido olhar para portas fechadas, mas se forem separadas por gavetas verticais ou horizontais, a fachada ficará mais diversificada.
- Aparador largo com três secções horizontais. Um conjunto de locais de armazenamento retráteis ocupava o centro da camada inferior, flanqueado por dois compartimentos cegos.
- Gavetas localizadas em lados diferentes da camada intermediária reduzem a área útil da mesa, mas formam lindamente as linhas horizontais das seções de todo o aparador.
- As gavetas dividiam as camadas intermediária e superior com um contorno discreto, ao mesmo tempo que sustentavam o mesmo conjunto no pedestal inferior.
- O design do aparador de 4 seções segue uma geometria clara - todas as 3 camadas parecem ser divididas em pequenos retângulos. As partes superior e central são visíveis, enquanto a inferior consiste em 12 recipientes extraíveis.
- O gabinete inferior é totalmente dedicado a áreas de armazenamento extraíveis de vários tamanhos, com exceção de uma pequena prateleira aberta no centro.
- O aparador do beliche é dividido por uma faixa de gavetas horizontais.
- Duas filas de gavetas horizontais separam o armário do tampo da mesa na parte central.
Materiais (editar)
Como os aparadores são um tipo de móvel inventado há muito tempo, eles parecem mais organicamente feitos de madeira. Os painéis de partículas de madeira modernos, imitando diferentes tipos de madeira, estão substituindo-os com sucesso em nossas cozinhas. As vitrines contêm materiais como vidro, vitral. E os acessórios podem ser feitos de metal, pedra, osso ou plástico. Antes de ser utilizada na produção de móveis, a madeira é tratada com agentes antimofo e bolor. Os aparadores são mais frequentemente instalados na cozinha, por isso não é mau que esses móveis tenham uma camada impermeável na forma de tinta ou verniz cobrindo a superfície. Produtos feitos de aglomerado e MDF toleram pior a umidade; para esses fins, muitas vezes são laminados.
Cores
Uma vez que a madeira ou materiais que imitam madeira são usados na produção de aparadores, os produtos têm vários tons de madeira. Já os modelos pintados são produzidos em um grande sortimento, sendo possível escolher cores para qualquer interior. As soluções de design também podem depender do local onde o buffet será instalado. Para salas claras, as cores chocolate, cereja, azul, cinza e até preto são perfeitamente possíveis. Para salas escuras e frias, escolha tons claros e quentes de branco a bege.
Estilos
As renovações modernas estão cada vez mais aderindo a soluções de estilo, muitas criam a atmosfera ao seu redor de acordo com sua atitude. Alguns têm uma atração nostálgica pelo passado, escolhendo temas retro, shabby chic, vintage ou históricos. Quem prefere conforto vai voltar sua atenção para o meio rural (country, provençal, rústico, chalet). Os interiores modernos são caracterizados pelo laconicismo, eles têm a oportunidade de usar todos os tipos de materiais de última geração.
Depois de escolher um local para o buffet, é preciso olhar ao redor para entender que ambiente domina a sala, pois o modelo adquirido deve ser compatível.
Retro
Traduzido do latim, essa palavra significa "voltar", ou seja, qualquer coisa do passado ou móveis envelhecidos artificialmente são considerados retro, independentemente dos limites de tempo. Não se deve confundir com o conceito de vintage, que significa apenas mobiliário autêntico que se tornou um símbolo de toda uma época. Retrostyle pode incluir aparadores vintage ou antigos como parte de uma tendência geral.
Este é o estilo dos verdadeiros apreciadores de beleza, cada buffet pode criar a atmosfera de uma determinada época que representa. Se você colocar um armário com utensílios do passado em uma sala com uma reforma moderna, ainda assim afetará a percepção do tempo. Como prova, considere exemplos de móveis retrô em exibição em cozinhas modernas.
- O aparador com portas decorado na técnica de decoupage é simples e direto. Certamente ele foi retirado do sótão de alguma avó e foi capaz de se encaixar organicamente no interior confortável da direção da aldeia.
- O armário retrátil da loiça é de madeira maciça, não contém vitrinas de vidro, apenas prateleiras abertas. O modelo é atraente por sua simplicidade e funcionalidade. Em um interior com paredes de toras branqueadas, pode ser usado nos estilos retrô, provençal e chique gasto.
- Mais um exemplo de mobiliário atemporal que cria calor e conforto em qualquer cozinha. Nesse interior, o retrô é visto no design de todo o mobiliário: um grupo de jantar, um abajur sobre a mesa, um tapete artesanal foram retirados do passado.
- O chique buffet-bar em uma rica cor rara é uma tendência retro europeia. O modelo contém espaço de armazenamento suficiente para aplicações funcionais e decorativas.
escandinavo
O estilo escandinavo adora luz, espaço e muito ar; esses interiores não contêm móveis muito pesados. A abundância de prateleiras abertas ou frentes de vidro permite que as estruturas sejam iluminadas e preenchidas com luz. Freqüentemente, os sistemas de armazenamento são complementados por cestos de vime, caixas expostas em prateleiras abertas. A tendência escandinava é caracterizada pelas cores brancas, mas também podem ser encontradas outras tonalidades. O estilo usa apenas madeira natural, aparência natural ou pintada. Os aparadores podem ter pernas ou porão, são lacônicos, funcionais e não possuem decoração pretensiosa. Tudo isso pode ser visto em exemplos.
- O buffet caiado de branco cria uma atmosfera do passado, na qual você pode sentir aconchego e serenidade.
- Os aparadores simples e graciosos são claros e arejados. Estão recheados com pratos da mesma cor branca e, apesar das formas rugosas dos pratos e chávenas, o conteúdo do armário está em perfeita harmonia com o seu aspecto.
- O buffet retrô com prateleiras abertas foi especialmente selecionado em uma cor escura para criar um cenário contrastante com as louças brancas deslumbrantes típicas do estilo escandinavo. Esta direção tem apenas decoração funcional (exceto plantas), neste modelo os próprios pratos são decoração de móveis.
- O aparador destina-se a uma grande cozinha, complementado por porta-garrafas e cestos práticos. A decoração inclui pratos, frutas e ervas.
americano
Os americanos adoram e criam móveis grandes e mais confortáveis; isso também se aplica aos aparadores. Eles preferem madeira maciça. Os armários são feitos principalmente de madeira escura e têm um aspecto simples e prático. No interior americano, você pode encontrar buffets modernos e retrô, que podem ser móveis envelhecidos artificialmente ou antiguidades reais.
País
Estilo rústico colorido aconchegante. Deve-se notar que esta vasta área tem muitas filiais nacionais diferentes, e os móveis podem variar um pouco. Mas eles também têm características comuns - os armários de madeira são simples, sem babados, muito práticos, dotados de muitas prateleiras e gavetas... Os aparadores de tipos country como americanos, chalés, rústicos são feitos de madeira escura, parecem grandes e ásperos. No estilo country inglês, os aparadores são mais recatados, rígidos, justificados geometricamente.
O estilo da aldeia francesa da Provença destaca-se desta empresa. Os aparadores em madeira natural têm um aspecto envelhecido e caiado de branco, as estantes são decoradas com loiças e inúmeros motivos rústicos, criando a imagem de uma cozinha leve, caseira e muito acolhedora.
Loft
A direção surgiu durante a Grande Depressão na América, quando oficinas de produção vazias começaram a ser doadas para moradia. Gesso, alvenaria, madeira e metal tornaram-se as principais características do estilo. O Loft adora um grande espaço livre, por isso os aparadores e outros móveis não devem ser maciços, pelo contrário, são compactos e de design simples. Metal e madeira estão frequentemente envolvidos na criação de um aparador, às vezes o vidro é conectado, mas na maioria dos casos as prateleiras estão abertas. Existem todos aparadores de metal.
Clássico
O estilo é caracterizado por uma aristocracia contida. Os aparadores parecem caros, mas incomuns. São produzidos a partir de madeira natural ou de um material que o imite (MDF, aglomerado). O design é feito de acordo com a simetria, todos os detalhes são feitos em estritas proporções geométricas.
Fabricantes
Todas as fábricas de móveis (bielorrussa, italiana, espanhola e outras) desenvolvem seus próprios tipos de armários. Além disso, os fabricantes nacionais não ficam atrás de seus colegas estrangeiros em design e qualidade. Várias empresas podem ser especialmente notadas.
- Fábrica Zavolzhskaya "Utah" produz aparadores apenas de madeira natural - bétula, carvalho, freixo. São utilizados vernizes e tintas de alta qualidade.
- Empresa Iskitim "Yunna" nas suas colecções de móveis de cozinha apresenta vários tipos de aparadores de boa qualidade e valor fidelizado.
- "Progresso" da fábrica de Rostov produz aparadores em carvalho e freixo com um design bonito e complexo.
- Excelente, visualmente leve buffets de MDF "Constance" produzido pela fábrica do MIF em Penza.
- Armários modernos e elegantes são projetados pelos famosos Fábricas de grupos de camelos feitas na Itália.
- Buffets caros de elite produzem Empresa alemã Barnickel.
Lindos exemplos no interior
Os aparadores pertencem a guarda-roupas especiais, e seu design em várias camadas permite que os designers expressem totalmente sua imaginação e criem algo incrível e perfeito. Aqui estão alguns exemplos de belos modelos no design de diferentes interiores.
- Uma belíssima peça antiga com entalhes artísticos de um desenho muito raro. A estrutura tradicionalmente contém 3 níveis, mas todos violam a estrutura usual do buffet. Em primeiro lugar, estes são tamanhos não padronizados - as partes superior e inferior são estreitas e a do meio é larga (por tradição, tudo está disposto ao contrário). Além disso, não existe uma sequência construtiva clara - um meio-fio, uma mesa, uma vitrine. Todos os compartimentos do produto constituem um conjunto de prateleiras e gavetas abertas e fechadas.
- Um modelo antigo incrivelmente belo, executado em estilo clássico. O aparador é decorado com vitrais, balaústres e esculturas em madeira.
- Outra obra-prima antiga com incríveis esculturas em madeira. As dimensões e o propósito de todas as três camadas são bastante condicionais.
- Um aparador moderno feito para parecer antiguidades.
- Um produto clássico com muitas prateleiras e gavetas. O modelo é composto por vários tipos de madeira, trabalhando em contraste.
- Uma rara estrutura de buffet. Parece aristocrático e elegante, apesar da quase completa ausência de prateleiras abertas.
- Continuando com o tema antigo, considere um aparador fantasticamente belo criado por um gênio do passado. As portas são decoradas com dragões esculpidos, a parede traseira decorada rola suavemente até o teto acima da prateleira superior.
- Um antigo aparador de duas camadas, da mesma idade dos acontecimentos representados pelo mestre nas portas das fachadas, tingido em bronze.
- Aparador moderno em estilo classicismo. Uma cômoda é considerada a base da camada inferior.
- Um lindo buffet retro decorado com o tema caçador-pescador.
- Armário italiano para pratos, a parte superior da exposição é dividida em duas partes: aberta e sob o vidro.
- A coroa que forma a parte superior do aparador enfatiza sua grandeza real.
O aparador é único na sua versatilidade, possui uma grande variedade de arrumos, prateleiras para decoração e está estruturado de forma a tornar-se ele próprio uma decoração de interiores.
Para informações sobre como escolher o buffet certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.