Aparadores e aparadores de madeira: escolha, estilos e design
Os conjuntos de cozinha estão substituindo gradualmente os bufês, e é por isso que são cada vez menos procurados. Porém, um aparador de madeira é capaz de criar aconchego na sala, adicionar charme e variedade ao interior. Esses armários são freqüentemente usados para armazenar pratos, tecidos, cereais ou livros de receitas. Modelos com vitrines abertas muitas vezes se tornam um lugar para exibir belos jogos de chá, estatuetas caras, antiguidades, itens colecionáveis, fotografias. É um erro pensar que esses produtos estão desatualizados e não são mais usados no dia a dia. Modelos modernos de madeira são capazes de se encaixar organicamente em qualquer interior e se tornar a decoração da cozinha.
Peculiaridades
O aparador de madeira é uma peça de mobiliário concebida para ser colocada não só na cozinha, mas também na sala de estar. Para diferentes tipos de instalações, os fabricantes oferecem diversas variedades dessas peças de mobiliário:
- padrão;
- aparador;
- mostruário.
Os modelos tradicionais são instalados principalmente na cozinha. Via de regra, possuem gavetas inferiores fechadas com portas vazias opacas e uma zona superior que lembra visualmente uma vitrine envidraçada. Existem cacifos equipados com um nicho com tampo de mesa. Você também pode encontrar aparadores completamente surdos à venda. Esses produtos destinam-se ao armazenamento de diversos utensílios de cozinha, especiarias e produtos alimentares.
Os aparadores são os móveis mais adequados para organizar uma sala de estar. É um tipo de aparador que inclui um armário inferior com um número diferente de portas fixas e um armário superior com portas de vidro deslizantes. Ele não tem nicho. A maioria dos modelos de aparadores são muito mais largos do que os aparadores clássicos.
A área de jantar é frequentemente equipada com vitrines. A principal característica deste móvel é a presença de estantes abertas ou envidraçadas, às quais é proporcionado acesso direto. Essas vitrines são destinadas à exibição de louças e vários itens decorativos.
Os móveis de madeira apresentam várias vantagens. Ela:
- fácil de usar;
- devido às impregnações especiais e revestimentos externos, é ideal para uso na cozinha;
- adequado para dividir o espaço em zonas;
- contribui para a organização do local de trabalho na cozinha.
Os produtos de madeira natural também apresentam algumas desvantagens. Por exemplo, apesar do seu tamanho, este móvel é considerado inaceitável. Os aparadores de madeira não são adequados para todos os estilos de interior, e isso deve ser levado em consideração. A maioria dos modelos são grandes e ocupam muito espaço, por isso não é “rentável” colocá-los em pequenas cozinhas.
Outra desvantagem significativa é o alto custo. Os produtos de madeira, especialmente de espécies valiosas de madeira, não serão baratos para os compradores.
Visualizações
Os buffets diferem de várias maneiras. Por exemplo, em tamanho. Os fabricantes oferecem soluções massivas para salas espaçosas e opções de tamanho pequeno para salas em miniatura. Modelos de grande porte parecem aparadores, e os pequenos são estojos de lápis alongados com armários e portas. As soluções em miniatura têm pequenas dimensões de largura e profundidade.
Dependendo do desenho, o móvel pode ser equipado com ou sem pés. Os suportes podem ser simples (redondos, quadrados ou retangulares), ornamentados ou roscados. Na maioria das vezes, os fabricantes equipam esses móveis com pernas longas para garantir a facilidade de limpeza e limpeza. O número de suportes varia de acordo com o modelo.Existem soluções com 4 ou 6 pernas.
Os buffets também são classificados com base na configuração. Eles são lineares (padrão) ou angulares. Cada uma dessas peças de mobiliário possui certas características.
Padrão
O aparador padrão ou reto é projetado para ser instalado ao longo da parede. É utilizado como complemento de um móvel de cozinha ou instalado no lado oposto. Os gabinetes lineares são enormes. Eles podem ter 1, 2 ou 3 arestas. As formas de alguns modelos tendem a ser arredondadas. Os aparadores clássicos são monolíticos, podendo também ser fabricados na forma de armários superior e inferior ligados por paredes laterais.
Os produtos lineares são escolhidos principalmente pelos proprietários de grandes cozinhas ou salas de estar. Eles não são adequados para colocação em Khrushchevs.
Angular
Essas soluções são projetadas para serem colocadas em um dos cantos da sala. Graças à sua configuração, não ocupam muito espaço. Esses modelos são usados para zoneamento de espaços de trabalho e refeitórios. Freqüentemente, aparadores com configuração angular são fixados em um conjunto de cozinha. Com o estilo, o design e a cor certos, estes móveis vão ficar parecidos com um todo.
As variações angulares são recomendadas para proprietários de pequenas cozinhas.
Materiais (editar)
Várias espécies de madeira são utilizadas para a fabricação de aparadores de madeira. Esses produtos são sólidos, eles irão adicionar solidez a qualquer interior. Considere as espécies de árvores das quais a maioria dos modelos é feita.
- Pinho. Os produtos de pinho maciço são brancos, bege ou castanhos. A madeira é fácil de processar, tem uma boa aderência. Um produto feito de pinho é geralmente envernizado ou acabado com uma folha de madeira mais dura.
- Carvalho. Caro e ao mesmo tempo um dos tipos de madeira mais duráveis. Tem uma bela textura e efeito decorativo natural. Os aparadores de carvalho são resistentes à decomposição.
- Cinza. O material é plástico (após vaporização), dobra bem e praticamente não racha durante a secagem. A desvantagem da cinza é a dificuldade de polimento.
- Árvore vermelha. Este material, junto com a faia, é classificado como uma madeira de elite. Os aparadores de mogno combinam elegância, estética e praticidade. Eles se distinguem por maior resistência, resistência a vários fatores adversos e durabilidade.
O lariço, o amieiro, a nogueira, a bétula, a carpa e outras espécies também são usados para a fabricação de aparadores. Se o orçamento for limitado, é melhor escolher móveis de variedades baratas (bétula, pinho). Se você quer focar no luxo e alto custo, é recomendável dar preferência aos produtos feitos com madeira elite.
Estilos e design
Para decorar com estilo uma sala ou cozinha, é importante escolher todos os móveis de forma que fiquem em harmonia entre si, ao mesmo tempo em que combinam com itens de interior e decoração. Os aparadores para cada direção estilística serão diferentes em forma, paleta de cores, decoração e acessórios.
- Clássico. É caracterizada por cores pastel claras, moldagem em estuque, decoração dourada ou acessórios. Os aparadores projetados em um estilo clássico são frequentemente equipados com alças douradas e inserções nas fachadas. Eles têm uma estrutura arqueada e são feitos de espécies de madeira valiosas.
Esses buffets são de elite, elegantes e originais. No interior, eles podem se tornar o principal "destaque" do interior.
- Retro. Os armários da cozinha neste estilo têm cores vivas e suculentas. Esses móveis lembram uma antiguidade que era popular nos anos 50 e 60. O gabinete pode ser feito de madeira envelhecida artificialmente. O produto acabado é freqüentemente pintado e envernizado.
- País. É um estilo que combina o conforto rústico, a severidade das linhas e formas e a ausência de elementos decorativos.
Buffets nesta performance estilística “não toleram” a riqueza de cores, brilho e originalidade.
- Provence. Este estilo francês tornou-se popular recentemente. É caracterizada por elementos esculpidos, inserções forjadas, monogramas. A paleta de cores prioritárias é bege neutro.
- Moderno. Os aparadores projetados neste estilo têm linhas curvas e formas de plástico. A mobília deve ser compacta. Freqüentemente, é feito de espécies valiosas de madeira em tons escuros ou claros.
A modernidade não aceita cantos agudos e linhas retas. Os aparadores neste estilo são caracterizados por formas aerodinâmicas.
- Inglês. O buffet de estilo inglês incorpora o gosto requintado de seus proprietários e sua individualidade. Combina suavidade e curvatura de linhas, tons naturais quentes, severidade e solidez. Não há nada de supérfluo no design de tais móveis. Restrição e concisão são características dos bufês ingleses.
Os aparadores podem ser usados em salas decoradas em estilo barroco, minimalismo, loft. Existem também várias tendências estilísticas que “não podem ser combinadas” com um aparador de madeira. Isso é alta tecnologia, futurismo ou techno.
Onde instalar?
Os buffets são adquiridos para a preparação de cozinhas em apartamentos e casas de campo, salas de estar, em dachas e em estúdios. Nas lojas, você encontra o modelo ideal para qualquer tipo de ambiente, incluindo sua área e estilo de decoração. Um aparador bem escolhido e bem colocado parecerá apropriado em quase todos os lugares.
Na cozinha
A localização do buffet dependerá diretamente das características da própria cozinha. Se for espaçoso, o guarda-roupa pode ser colocado em frente à entrada ou ao lado do grupo de jantar. Se o modelo de buffet for modular, você pode instalar um módulo em um canto e o segundo em uma distância remota. Se desejar, coloque uma mesa compacta, cômoda, poltrona ou sofá entre eles. Se o espaço permitir, um aparador linear ou de canto pode ser conectado ao fone de ouvido. Ao organizar um estúdio com a ajuda de um aparador, muitas vezes delimitam o espaço, dividindo-o visualmente em duas zonas funcionais - jantar e trabalho.
Para um zoneamento elegante, um bar buffet com balcão dobrável ou fixo é adequado.
Na sala de estar
O aparador da sala está localizado perto da mesa. Integra-se perfeitamente na área de refeições e ajuda-o a aproveitar ao máximo o seu espaço livre. Um armário aparador pode se tornar um elemento que separa a área de alimentação da área de descanso. Em grandes salas de estar, aparadores bidimensionais instalados um em frente ao outro parecem interessantes (por exemplo, um é instalado próximo à abertura da janela e o outro próximo à porta da frente).
Se o espaço for limitado e houver um canto livre, um pequeno aparador de canto pode ser integrado lá.
Belos exemplos
Fotografias dos interiores de cozinhas e salas, onde existem buffets, permitem avaliar visualmente o estilo e a funcionalidade das instalações. Aqui estão alguns belos exemplos que ilustram a combinação bem-sucedida de aparadores com alguns estilos modernos e clássicos.
- A foto mostra uma sala de estar clássica com um aparador colocado no estilo correspondente. Neste caso, todos os móveis são selecionados em cores uniformes, o que enfatiza o estilo geral. Um aparador elegante está localizado ao lado da mesa de jantar. Graças às portas de vidro, é possível exibir o conteúdo de sua parte superior.
- A foto abaixo mostra uma cozinha retrô. A peça central é o aparador azul maciço. Nesse caso, ele fica ao lado do móvel da cozinha, aumentando a área da área de trabalho para a dona de casa.
- A foto mostra uma área de relaxamento equipada com um sofá macio, uma mesa e um aparador leve em estilo provençal.
Com a escolha certa, o buffet pode ocupar um lugar central na cozinha. Com a sua ajuda, os designers trazem leveza e elegância ao interior, graças ao qual o mobiliário que saiu de moda voltou a ser procurado.
Para uma visão geral do aparador de canto, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.