Tudo sobre calafetagem de barras

Contente
  1. Para que serve?
  2. Materiais (editar)
  3. Como calafetar corretamente?

A madeira perfilada praticamente não encolhe, e a conexão ponta-ranhura permite encaixar perfeitamente o material entre si e usar menos isolamento. No entanto, mesmo uma casa de toras encolhe com o tempo, o que significa o aparecimento de fissuras e a necessidade de calafetagem.

Para que serve?

Sob seu próprio peso, a casa afunda com o tempo, especialmente no primeiro ano. Como resultado, as lacunas são formadas entre as coroas, que deixam o frio passar e as correntes de ar aparecem. A penetração da umidade expõe a madeira ao apodrecimento, mofo e pragas.

A própria árvore sofre com os caprichos do clima. As barras absorvem a umidade, incham e encolhem quando secas. Podem aparecer rachaduras. O isolamento colocado durante a construção da casa também é amassado ou despedaçado pelos pássaros ao longo do tempo.

Portanto, a calafetagem da barra permite que você:

  • melhorar o isolamento térmico;
  • exclui a formação de gelo nas paredes e o aparecimento de correntes de ar;
  • proteger a madeira de danos.

Materiais (editar)

Um fator importante é a escolha do material isolante. O mercado oferece uma seleção bastante ampla de matérias-primas para calafetagem. Estes são musgo, estopa, euroline, juta, cânhamo, flaxjut e outros análogos.

O principal é que o material selecionado atenda aos seguintes critérios:

  • baixa condutividade térmica;
  • respirabilidade e higroscopicidade;
  • durabilidade;
  • resistência às flutuações de temperatura;
  • altas propriedades anti-sépticas;
  • Amizade ambiental.

Musgo é o material mais barato que você pode preparar. Nela não começa fungo, não apodrece, é resistente às mudanças de temperatura, um material natural absolutamente amigo do ambiente e com uma longa vida útil. O musgo deve ser colhido no final do outono. Além de secar, requer pré-tratamento de solo, detritos e insetos. Não deve ser secado em excesso, caso contrário, torna-se quebradiço. O musgo comprado é pré-encharcado.

A única desvantagem de tais matérias-primas é a laboriosidade do trabalho; quando o assentamento, experiência e habilidade são necessárias. E os pássaros também gostam muito de musgo, por isso o isolamento mal compactado é rapidamente e facilmente roubado.

Oakum é mais frequentemente feito de linho, mas é encontrado de cânhamo ou juta. Como o musgo, é levado pelos pássaros. Disponível em correias ou fardos. A principal desvantagem é que a estopa acumula umidade, o que prejudica a madeira. Para neutralizar essa desvantagem, os fabricantes impregnam a estopa com resinas. Se antes eram principalmente resinas de madeira seguras, agora os derivados de petróleo são cada vez mais usados. Portanto, a estopa não é mais um material totalmente ecológico, mas possui excelentes propriedades anti-sépticas e baixo custo.

O feltro de linho, também conhecido como Eurolene, é composto por fibras de linho, destinadas especificamente ao isolamento. O material macio e flexível geralmente está disponível em rolos. É mais caro do que o reboque, mas de qualidade superior e também mais conveniente de usar.

Às vezes, o feltro de linho é confundido com o linho. Na verdade, o linho sem costura é o feltro de linho de qualidade mais baixa. O linho freqüentemente contém impurezas ou impurezas, portanto, é considerado uma opção de orçamento, e o Eurolene é o análogo mais puro produzido. O linho não é recomendado pelos construtores para calafetagem, principalmente costurado com fios de algodão, que apodrecem e estragam a madeira. Este material é mais utilizado na indústria moveleira.

O linho em si não é durável. Sua vida útil não ultrapassa 10-15 anos, o material endurece, torna-se mais fino e está sujeito a temperaturas extremas. E embora o linho não apodreça, ele libera toda a umidade acumulada para a madeira.É importante notar que sua cor cinza se destaca visivelmente entre as coroas.

O cânhamo de cânhamo parece estopa. Pelas suas propriedades, é mais próximo da madeira, embora não apodreça e é adequado para climas úmidos.

Oakum tem um custo alto, portanto não é tão popular.

A juta é um material produzido no exterior na Índia, Egito e China. É higroscópico, não apodrece e não é atraente para os pássaros. Pelas suas características e baixo custo, é o material mais comum para calafetagem. Entre as desvantagens: a juta não tem durabilidade, tem fibras grossas. Disponível na forma de cordas, estopa e fitas. Os últimos são mais convenientes de usar.

O linho é um novo isolamento feito de uma mistura de fibras de juta e linho. Esta combinação torna o isolamento durável e elástico ao mesmo tempo. É importante observar que quanto maior a porcentagem de linho na composição, maior a condutividade térmica.

Como calafetar corretamente?

Para trabalhar, você precisará de uma ferramenta especial - calafetar, bem como um martelo ou um martelo de madeira. O selante é inserido na fenda com uma calafetagem e batido com um martelo para compactar o material.

Existem três estágios de calafetagem.

  1. Ao construir um edifício. Inicialmente, o isolamento é colocado entre as copas, inclusive para edifícios de madeira perfilada.
  2. Após 1-1,5 anos de operação do edifício. Nesse período, a casa encolhe mais. Por exemplo, um edifício com 3 m de altura pode afundar 10 cm.
  3. Em 5-6 anos. A essa altura, a casa praticamente não encolhe. Se do lado de fora da casa o isolamento foi colocado sob o revestimento, a calafetagem do lado de fora não é necessária.

A calafetagem começa sequencialmente a partir das coroas inferior ou superior e, em nenhum caso, a partir do meio da fortificação. O isolamento deve ser colocado em todo o perímetro da casa. Isso significa que é necessário selar as lacunas entre a primeira e a segunda coroas e só então passar para a terceira coroa. Se apenas uma parede for calafetada no início, a casa pode deformar. Pelo mesmo motivo, é necessário calafetar não só por dentro, mas ao mesmo tempo por fora do edifício.

Acontece que todas as paredes são calafetadas de uma vez. Preste atenção aos cantos. Eles são isolados por dentro ao longo da costura.

Após o encolhimento, podem formar-se pequenas fendas e fendas de até 2 cm. Portanto, dois métodos são distinguidos: "esticar" e "definir". Com o método de "alongamento", comece pelo canto, coloque o isolamento na fenda e obstrua com calafetar. Se for usado material de fita, primeiro ele é enrolado sem tensão ao longo da parede, mas não cortado. A ponta da fita é inserida na fenda, então o isolamento saliente é enrolado com um rolo e preenchido com calafetar entre as barras.

O musgo e o reboque são colocados com fibras ao longo da abertura. Em seguida, é enrolado e martelado, deixando a ponta para fora. O próximo fio de material é entrelaçado com o final e faz o mesmo. Não deve haver interrupções.

O método "in-set" é adequado para espaços grandes de até 2 cm de tamanho. É melhor usar isolamento de fita, uma vez que deve ser torcido em um feixe e, em seguida, em laços. Isso é mais difícil com materiais fibrosos. O cabo resultante é martelado na fenda, preenchendo todo o espaço. Em seguida, uma camada regular de isolamento é colocada por cima.

As paredes devem ser calafetadas até que a calafetagem se encaixe nas rachaduras por menos de 0,5 cm. Você pode verificar a qualidade das costuras com uma faca ou uma espátula estreita. Se a lâmina passar facilmente mais de 1,5 cm, o trabalho foi mal executado. Após a calafetagem, a casa pode subir até 10 cm, o que é normal.

Como selar as paredes de uma casa a partir de um bar, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário