Tudo sobre a madeira
Perguntas sobre madeira surgem regularmente de construtores novatos ou artesãos domésticos que desejam trabalhar com madeira de forma independente. É importante para eles descobrirem em que difere de outras madeiras, o que é, quão forte e durável é. Para entender as características de uma barra calibrada ou redonda impregnada, você deve estudar os padrões dos GOSTs e também considerar todas as suas principais características com mais detalhes.
O que é isso?
Entre as variedades de madeira serrada, a madeira pode ser considerada a opção mais popular usada na construção para criar estruturas de suporte de carga. Sua produção é regulada pelos requisitos de GOST 18288-87, GOST 22454-80, GOST 2695-83. Esta categoria inclui madeira serrada com largura e espessura de pelo menos 100 mm. Uma barra é feita em serrarias cortando 2, 3 ou 4 arestas de uma matriz de madeira com dissolução de acordo com as dimensões especificadas. Seção padrão - retangular ou quadrada, proporcionando máxima resistência, resistência a diversos tipos de cargas.
As características distintivas da madeira incluem um uso generalizado - é usado como elementos de suporte, bem como um material de construção independente. O tratamento cuidadoso da superfície reduz ao mínimo as operações subsequentes.
A madeira é facilmente serrada nas dimensões especificadas com meios improvisados - ferramentas manuais, elétricas e movidas a gasolina.
A madeira tem vantagens óbvias que a distinguem de outros materiais.
- Custo acessível. A solução mais orçamentária será o tipo clássico de madeira, que possui umidade natural. As demais opções custarão mais.
- Facilidade de instalação. A madeira processada se encaixa bem nos planos horizontal e vertical. Os edifícios são montados e construídos em poucas semanas.
- Parâmetros dimensionais unificados. O perfil e o comprimento são padronizados, o que facilita muito o cálculo durante a construção.
- A produção de madeira é generalizada, é fácil encontrar e comprar em qualquer região.
- Baixa carga na fundação. Você pode construir uma base leve, construir em solos elevados.
- Aparência atraente. Madeira perfilada ou colada de alta qualidade não requer acabamento adicional.
Também existem desvantagens. Variedades baratas de madeira seca naturalmente proporcionam um encolhimento impressionante, que só é concluído após 1-2 anos. O material não colado irá rachar com o tempo. Sua inflamabilidade também é bastante elevada, a superfície requer proteção adicional com impregnações.
Além disso, o material é bastante pesado, por isso é quase impossível construir apenas com ele.
Visualizações
A madeira é bastante variada em tamanho e características. Pode ser calibrado e emendado, estrutural e impregnado, perfurado e escovado, não aplainado e polido. Cada espécie possui uma diferenciação em variedades, bem como um determinado conjunto de características. Para a fabricação de material, a madeira redonda é aberta a partir de madeira de coníferas ou decíduas e, principalmente, da colheita de inverno.
Independentemente da classificação, a madeira retém completamente a textura das superfícies de madeira. O alcance é determinado pelos requisitos do GOST, eles também indicam os tipos de conexões. Segundo eles, a madeira serrada é dividida em:
- Dois pedaços;
- três peças;
- de quatro gumes.
Considerando todos esses pontos, podemos proceder à consideração da classificação básica da madeira. É ela quem determina a finalidade do material, o escopo de seu uso e as propriedades básicas.
Todo
As vigas de madeira com bordas planas planas são um dos tipos mais comuns de madeira serrada. Suas bordas são semicirculares, a seção padrão é quadrada. Essa madeira também é chamada de padrão, pode ter superfície aplainada ou não tratada.
Eles secam madeira maciça de madeira maciça em condições de umidade natural, então todo o processo leva muito tempo.
A madeira serrada padrão não é adequada para tarefas de construção difíceis. Na maioria das vezes, é usado como base para a criação de estruturas simples para fins domésticos. Essa viga é usada para a construção da cintas de fundação, a construção de gazebos, pérgulas.
As características de toda a variedade incluem a seguinte série de pontos.
- A presença de encolhimento pronunciado. Com o tempo, a madeira pode rachar, empenar e diminuir de volume.
- A necessidade de isolamento adicional. Como o material muda sua geometria após a instalação, lacunas se formam entre os elementos adjacentes ao longo do tempo, causando perda de calor. O problema pode ser eliminado apenas por isolamento e vedação adicionais da estrutura.
- A necessidade de acabamento. Não se realiza o acabamento da superfície da madeira, sendo necessário cobri-la adicionalmente com tintas e vernizes.
- Exigindo a resistência da estrutura. Os elementos de apoio e cantos de madeira devem ser reforçados adicionalmente.
Em geral, uma madeira padrão com umidade natural pode ser chamada de material universal. Se você inicialmente levar em consideração suas características, você pode facilmente realizar trabalhos de construção durante a construção de estruturas de capital e temporárias.
Perfilado
A madeira perfilada em madeira maciça é processada na máquina, o que lhe confere parâmetros geométricos precisos, lisura e apelo visual. Às vezes é produzido um material já anti-séptico, tratado com impregnações especiais contra mofo e podridão.
Na montagem de estruturas a partir de uma barra perfilada, utiliza-se a tecnologia “thorn-groove” (ou “comb”) contínua, que permite unir elementos adjacentes da forma mais justa possível, sem lacunas.
A madeira serrada desse tipo é feita de toras pré-secas com um teor de umidade de no máximo 22%. Isso permite que a usinagem posterior não tenha medo de mudanças nas características geométricas do material. Dependendo do tipo de conexão usada, um isolamento adicional pode ser usado - é possível se as coroas forem unidas usando a tecnologia “espinho-ranhura”.
Embora as vigas perfiladas sejam valorizadas em relação às sólidas, elas não diferem muito em suas características de outras madeiras de madeira maciça. Defeitos e defeitos de madeira podem estar presentes em alguns elementos.
Além disso, a madeira pode encolher ligeiramente durante o processo de secagem.
Colado
Material selecionado, isento de defeitos. Na produção de madeira folheada laminada, os elementos individuais são combinados entre si, formando um produto com seção transversal calibrada, sem nós e rachaduras. Esta madeira serrada é submetida a compressão e exposição a altas temperaturas durante a produção.
É caracterizado pelas seguintes características distintivas.
- Parâmetros geométricos constantes. O material não encolhe durante a construção, de modo que uma casa a partir dele pode ser imediatamente acabada e arrumada.
- Pente ou junta espigada. Permite evitar a perda de calor, garante um melhor ajuste dos elementos uns aos outros.
- Arestas planas ou perfil D. A segunda opção permite dar à superfície da parede a aparência de um edifício de toras, uma vez que um dos quatro lados permanece arredondado.
- Não necessita de acabamentos decorativos. Basta cobrir o material com impregnações protetoras.
A madeira laminada colada é vendida a um preço muito mais alto do que suas contrapartes de madeira maciça. O uso de compostos, com os quais pequenas barras são transformadas em um produto completo, torna o material menos amigo do ambiente. Vale a pena verificar com antecedência se a cola utilizada atende aos requisitos de segurança.
Além disso, os edifícios dessa barra não retêm a capacidade de ventilar naturalmente, portanto, ela deve ser criada à força.
LVL
As vigas LVL são fabricadas com tecnologia semelhante à utilizada na produção da variedade colada. É verdade que as matérias-primas são usadas de forma diferente. No centro de tal barra está um folheado com espessura de 3 mm, conectado em camadas do tamanho desejado. A textura da superfície é decorativa. Ao colar, as camadas de folheado são colocadas paralelas umas às outras de modo que a direção das fibras coincida.
A madeira LVL é um material bastante caro usado para acabamento de edifícios e estruturas, a formação de paredes externas e internas, divisórias. Devido à estrutura multicamadas, adquire maior resistência e flexibilidade. Tal produto não apresenta defeitos típicos de madeira maciça serrada.
Materiais (editar)
Na fabricação de madeira colada e maciça, são utilizadas espécies de madeira de coníferas e caducas. Nesse caso, um bom material de construção deve ter alta densidade, dureza e suportar cargas significativas.
Os principais tipos de madeira adequados para a criação de uma barra devem ser considerados mais detalhadamente.
- Faia. Os produtos feitos com ele se diferenciam pelo alto custo. Ao mesmo tempo, a madeira de faia tem uma aparência bonita, muito densa e dura. A principal aplicação do material é a decoração de interiores, construção de suportes para escadas e outras estruturas.
- Cedro. Deve-se notar que esta valiosa espécie de madeira raramente é usada na construção. Uma casa ou uma banheira de cedro custam uma fortuna. Utiliza o pinheiro cedro - uma árvore mais comum com uma estrutura forte e densa, de textura bonita.
- Aspen. A madeira desta espécie é caracterizada por uma tendência ao empenamento e, quando seca, encolhe fortemente. Caso contrário, o feixe aspen praticamente não tem desvantagens. É durável, forte e resistente à deterioração.
- Bétula. Uma espécie de árvore caducifólia caracterizada por forte empenamento e tendência a rachar. Para a construção de capital em grande escala, a madeira de bétula não é usada, uma vez que é caracterizada pela absorção intensiva de umidade e uma tendência à decomposição.
- Bordo. Esta espécie de madeira tem uma bela textura de corte e alta densidade de fibra. A madeira de bordo não é um material barato, é mais frequentemente encontrada entre variedades coladas.
- Cinza. Material de alta classe. Mais comumente disponível como uma variedade colada. A madeira densa não emite resina, como é o caso das coníferas, é durável, suporta cargas operacionais bastante elevadas.
- Spruce. O material mais procurado para a fabricação de madeira, pois possui densidade suficiente e peso relativamente baixo. A madeira de abeto é bem adequada para a construção de banhos, residências e casas de campo, tem boas características de isolamento térmico. As desvantagens incluem resinosidade, suscetibilidade à decomposição.
- Linden. Sua madeira é macia, sujeita a decomposição e outros fatores biológicos, e está sujeita a deformações significativas. A madeira tília não é usada na criação de casas, mas pode ser usada na construção de banhos, sua decoração de interiores. O material é leve e fácil de processar.
- Pinho. O segundo material mais utilizado na produção de madeira. É mais resinoso do que o abeto, por isso não é adequado para a construção de banhos. Esta opção é adequada para a construção de edifícios frios que não são usados no inverno.
O pinheiro é mais nodoso, e você deve prestar atenção especial ao tipo dessa madeira.
O design finlandês (escandinavo) muitas vezes requer o uso de materiais que imitam a madeira natural no interior, por exemplo, na forma de vigas, suportes. Ele usa um composto de polímero de madeira (WPC), que é mais leve, porém mais forte e tem uma geometria constante.
Tipos de conexão
A montagem de estruturas a partir de uma barra envolve a formação de ligações de elementos entre si - nos cantos e em linha reta, com seção diferenciada. No plano horizontal, a instalação pode ser realizada conectando as laterais com ranhuras e espigas.
Além disso, os seguintes tipos de compostos são diferenciados.
Com o resto
Este método é usado para unir materiais de um lado. Em um lado da madeira, um entalhe é feito - um corte ao longo da largura do elemento anexado. O corte está sempre na seção transversal. Esta é uma boa solução se você não estiver usando material comum, mas um carro com duas bordas planas cortadas.
A conexão com o restante também pode ser bidirecional. Neste caso, os cortes são feitos nas partes superior e inferior da barra (opostas). A profundidade de amostragem deve ser de até 1/4 de toda a espessura.
Com uma conexão de quatro lados, os cortes são feitos em todas as bordas - estritamente em ângulos retos.
Sem resíduo
Este tipo de conexão possui várias opções ao mesmo tempo.
- Butt. Esta ligação é feita por meio de placas de metal com espigões. Neste caso, os próprios elementos são fixados com grampos, pregos e outras ferragens. A junta de topo elimina o deslocamento e a rotação da barra.
- No espinho. Esses elementos são triangulares ou trapezoidais. Na parte correspondente da junta, uma ranhura do mesmo tamanho e forma é formada. As peças são unidas sem dificuldades desnecessárias, podem ser colocadas adicionalmente com materiais isolantes de calor - feltro, fibra de juta.
Estas são as principais opções de conexão utilizadas na fixação da madeira sem deixar resíduos.
Tamanhos e formas
A classificação da madeira por tamanho e forma também é de grande importância. As opções mais comuns estão listadas abaixo.
- Quadrado. Com esta seção, a faixa de tamanho varia de 100 a 250 mm. O perfil quadrado é bastante popular na produção de madeira sólida aplainada.
- Semicircular (carruagem, madeira com perfil em forma de D). A borda redonda é geralmente colocada para fora, imitando coroas de toras.
- Retangular. A melhor opção para a montagem de estruturas não expostas a cargas intensas. Sua largura é sempre 50-100 mm maior que sua espessura.
A faixa de tamanho padrão da escala começa em 100 mm. Os produtos são produzidos com um degrau de cerca de 5 cm, ou seja, para construção, você pode escolher opções com seção de 100, 150, 200, 250 mm. As dimensões afetam a confiabilidade das paredes dos edifícios montados em madeira, determinando a necessidade de isolamento térmico adicional.
O feixe mais fino de 100 mm é usado para a construção de edifícios e estruturas isoladas. Nesse caso, a diferença de 50 mm não é muito importante, então você pode pegar material com indicadores menores sem perder a confiabilidade da estrutura. Para edifícios sem isolamento adicional com uma conexão de pente de uma barra, um material de seção quadrada mais espesso com parâmetros de 200 a 250 mm é usado.
Aplicativo
A madeira para construção é talvez a madeira mais popular. Na sua produção são utilizadas matérias-primas ecológicas, cujo processamento pode incluir não só serragem, mas também retificar, bem como a aplicação de impregnações protectoras.
As principais direções de uso da madeira são bastante óbvias.
- Construção. A madeira serrada deste tipo pode ser utilizada para a construção de caixilhos ou revestimento de edifícios e outras estruturas. Tudo depende da forma como são processados. Para construir uma casa, ele usa madeira colada ou perfilada.
- Fabricação de cercas. Para criar a parte da moldura da cerca, uma barra sólida comum é usada, barata e durável.
- Fabricação de móveis. Aqui, a madeira torna-se parte dos elementos de suporte ou estrutura.
- No interior. Na criação do interior, a madeira é utilizada para cobrir grandes espaços. É usado para fazer vigas de suporte de carga e decorativas de teto, vigas de parede, suportes de piso. Partições parcialmente abertas e balcões de barra de uma barra também parecem atraentes.
- Acabamento do navio. As vigas do convés são usadas para colocar pisos de madeira em navios para diversos fins.
- Criação de containers de grande porte. Recipientes e caixas com estrutura de madeira suportam as cargas mais intensas.
São listadas as principais direções nas quais o uso de madeira serrada de espessura considerável é mais justificado. Além disso, os elementos decorativos e funcionais da paisagem são frequentemente criados a partir de madeira - pérgulas, gazebos, pavilhões no campo, em uma propriedade rural.
Como escolher?
A escolha de uma barra adequada para a construção exige um estudo aprofundado de todas as características de sua operação posterior. Às vezes é melhor considerar uma margem de espessura ou gastar um pouco mais de dinheiro com materiais para evitar possíveis problemas.
Entre as recomendações que serão úteis para os construtores na hora de escolher, os seguintes pontos podem ser observados.
- Número de andares de um edifício ou estrutura. Materiais de seção quadrada de até 150 mm de espessura são adequados para a construção de edifícios de um andar. Para uma casa de dois andares, considere uma viga de 200 × 200 mm ou mais, que tem capacidade de carga e características operacionais mais altas.
- Compromisso. Para uma casa de campo, edifícios com um modo de operação sazonal, uma madeira de umidade natural, uma peça, não tratada, é adequada. Edifícios residenciais exigem materiais de qualidade para uso durante todo o ano. Aqui, eles usam madeira laminada colada seca em câmara com uma conexão perfilada em forma de pente.
- A qualidade do material. A gama ideal de madeira para construção - A, AB. Para anexos, gazebos, pérgulas, materiais com um grande número de defeitos são adequados. Mas você não deve comprar produtos com curvatura pronunciada, rachaduras e um grande número de nós. Uma flor azulada, opaca da madeira testemunha sua derrota pela podridão.
- Aparência. Uma viga com um perfil em forma de D em um lado (carro) parece mais esteticamente agradável do que a versão clássica com lados lisos e planos. É utilizado na construção residencial, bem como onde é necessário criar uma imitação de uma moldura de toras.
- Espécies de madeira. Escolhendo entre as opções de coníferas e caducas, você pode dar preferência ao primeiro grupo. O pinho e o abeto, ao usar impregnações especiais, aumentam significativamente a sua resistência aos fatores externos. Se você não quer perder tempo e dinheiro com pinturas adicionais, é melhor preferir o larício, o bordo ou o freixo.
- Sazonalidade da aquisição. Uma barra feita com uma tora colhida no inverno é mais durável. A madeira serrada de primavera é a mais úmida e requer secagem em câmara.
- Condições de armazenamento. Se o material estava ao ar livre, será muito difícil falar sobre a preservação das características. É preferível optar por madeiras em grandes bases de construção ou serrarias que tenham recursos para o correto armazenamento dos produtos fornecidos.
Tendo em conta todas estas recomendações, pode escolher uma viga de madeira adequada para trabalhos de construção, decoração de edifícios e estruturas.
O comentário foi enviado com sucesso.