Variantes de união de madeira em cantos
"O novo é o velho bem esquecido." Este provérbio é mais adequado às tendências da moda do século XXI. Era uma vez, as casas não eram construídas com tijolos e blocos de concreto, mas com toras. Agora está de novo na moda construir casas de campo e chalés de veraneio em madeira semi-antiga, enquanto dentro das casas estão sendo montados os mais modernos móveis, interiores e equipamentos. Existem muitos materiais para a construção dessas casas, o principal é conectar corretamente os cantos da estrutura. Toda a tecnologia de junção da madeira é controlada por GOST 30974-2002.
Requisitos primários
Antes de começar a trabalhar com uma barra, é necessário compreender dois requisitos básicos. Primeiro - a confiabilidade da viga reforçada. Segundo - impermeabilidade das vigas instaladas e conectadas nos cantos. Tudo é muito simples: se a madeira não for instalada de forma confiável, as paredes se soltarão e eventualmente desabarão, porque a estrutura de uma casa de madeira é sustentada não apenas por paredes horizontais, mas também por paredes verticais.
A confiabilidade da viga também é determinada pela secagem da madeira (até 20%). A secagem correta aumenta a capacidade de suporte de carga quando exposta a fatores externos. É proibido o uso de madeira com danos mecânicos e fendas naturais, pois a água ficará estagnada nestes intervalos. Cantos estourados são um dos sinais de uma instalação de baixa qualidade. Se o corte for feito incorretamente e não de acordo com a tecnologia, esse momento não pode ser evitado.
De acordo com os dados do GOST, a seguinte espessura de madeira é usada para a construção de edifícios: 100, 150, 200, 250 mm. Ele é escolhido em função dos parâmetros do edifício desejado. Se uma casa térrea estiver sendo construída e, posteriormente, for planejado o isolamento das paredes, será necessário escolher uma espessura de 150 mm. Para edifícios mais altos, é necessária rigidez e estabilidade da estrutura, para isso, utiliza-se uma barra com seção de 200x200 mm.
Antes de prosseguir com a construção do prédio, decida o tamanho da barra... Se for construída uma casa de veraneio, basta utilizar uma viga comum aplainada, que é seca de forma natural. Para a construção de uma casa na qual viverão o ano todo, é melhor usar uma viga perfilada. Deve ser secado mecanicamente.
Uma escolha excelente seria viga de grau A ou AB. Se você precisar de toras arredondadas, use madeira tipo D.
Conexões de canto com resto
A conexão da barra com o resto leva a um alto consumo de material, mas é muito mais confiável do que a conexão sem o resto. Este método foi usado nos tempos antigos na Rússia. À menção da cabana russa, uma pequena construção aparece na frente de seus olhos com cantos conectados ao remanescente. Com esta conexão, a madeira sobressai para além da estrutura.
A conexão dos cantos da barra com o restante é chamada de conexão com a tigela. A viga é montada em uma tigela graças a vários tipos de travas de canto:
- unilateral;
- bilateral;
- de quatro lados.
Ranhura unilateral
Quando a viga é mantida unida unilateralmente, tem um pequeno corte transversal em forma de ranhura. O tamanho da ranhura é igual ao tamanho da barra superior e a espessura é a metade da mesma barra. Este método de conexão é usado com todos os tipos de materiais.
Ranhura de dupla face
Com a fixação bilateral, os cortes são feitos tanto na viga inferior quanto na superior, enquanto a espessura do corte é igual a um quarto da espessura da casa de toras. O comprimento e a espessura da ranhura são iguais à largura da barra. Essas ranhuras devem ser cortadas por especialistas, porque aqui são necessários cortes de alta precisão.
Ranhura de quatro lados
A fixação de quatro vias envolve fazer cortes em todos os quatro lados da barra... O comprimento e a espessura são iguais à largura da viga e a profundidade é 1/4 da espessura da barra. Essa fixação fortalece ao máximo a estrutura.
Caminhos sem resíduo
Ao unir a madeira sem deixar resíduos, obtém-se bordas de topo lisas. Existem três tipos de conexão sem resto:
- bunda;
- chaveado;
- Espigão.
Considere as características de todas as três subespécies.
Bunda
A opção mais simples são os fechos de topo da barra perfilada. Aqui, a união ocorre usando blocos ou grampos de aço. A qualidade do aperto da conexão é influenciada pela qualidade do processamento da ranhura. A superfície desta ranhura deve ser perfeita. Mas mesmo com processamento de alta qualidade, esse ângulo não é muito forte na vedação e está sob tensão regular.
Por causa disso, a taxa permitida de perda de calor é perdida. Portanto, este método de fixação não é usado em saunas.
Keyway
Ao usar o método de chaveta para fixar a madeira, o madeira e junta de madeira... Após a colocação da madeira nesta ranhura, a chave fixa-a e não permite que a estrutura se mova. Este fixador é o tipo de conexão mais comum.
Espinho
Com o método de conexão por espigão, uma ranhura é cortada na extremidade da barra e uma espiga é formada na extremidade da segunda barra com a qual a conexão será realizada. Para uma conexão correta, os dois feixes se tocam em um ângulo de 90 graus. Quanto mais espinhos e sulcos, mais forte é a estrutura.
Quando as vigas são colocadas na ranhura, elas devem ser colocadas lá. forro de linho-juta. Este forro veda o canto da estrutura e aumenta o isolamento térmico. Além disso, pinos de madeira são inseridos em cada viga instalada (também são chamados de buchas), o que confere resistência adicional à fixação. Existem dois tipos de buchas: cilíndricas e quadradas. O tipo mais comum é o cilíndrico, pois evita o recalque parcial da parede. Square é mais barato de fabricar, mas mais fraco em relação à quebra. Esses fechos são feitos de espécies de madeira dura, por exemplo, bétula.
Para a estabilidade de uma estrutura de madeira, é necessário o uso de diferentes tipos de fixadores... O preço desses produtos é baixo, o que permite economizar dinheiro. O sortimento é tão diversificado que você pode facilmente encontrar a opção de montagem ideal. Trabalhar com fixadores não requer ferramentas caras ou profissionalismo especial. Basta colocar a peça no ponto de fixação e, em seguida, aparafusá-la com um parafuso auto-roscante e uma chave de fenda.
A vantagem de tais montagens é a vida útil... Eles são processados com materiais especiais que lhes permitem resistir a condições adversas sem problemas. Na fixação das vigas, não é necessário efetuar quaisquer cortes e cortes, o que preserva a máxima resistência do produto de madeira. Considere algumas opções de fixadores.
Placa
As placas permitem a fixação de elementos que estão no mesmo plano. Eles permitem emendar e alongar diferentes partes da madeira. Os furos para fixadores em placas são de vários diâmetros, o que permite a sua fixação com diversos tipos de parafusos, pregos e parafusos auto-roscantes.
Canto
O canto de conexão de metal é outro tipo de fixadores. Este tipo é projetado para fixar vigas em ângulo. Os furos de fixação nas peças de canto são posicionados simetricamente, o que permite que duas vigas sejam fixadas com a mesma carga. Os cantos de conexão têm tamanhos diferentes, portanto, com a ajuda deles, as vigas são conectadas até 150x150 mm e mais.
É aconselhável usar essas subespécies em locais onde é necessária alta rigidez de fixação, bem como onde a conexão se deformará com o tempo. Você pode conectar produtos não apenas em um ângulo de 90 graus.Suportes angulares de metal também estão disponíveis para fixar barras a 135 graus, várias peças assimétricas, padrões Z e muito mais.
Suporte
Suportes e suportes fornecem a capacidade de fixar as vigas na parede sem cortar uma ranhura. Isso simplifica o trabalho e economiza o tempo do empreiteiro. Os elementos do suporte podem prender as vigas em qualquer ângulo, o que permite fazer trabalhos em caibro muito rapidamente. Escudo - Este é um tipo de produto de formato achatado. É importante que sua espessura seja menor que sua largura e comprimento. Existem dois tipos de escudos:
- sólido;
- quadro.
A blindagem consiste em uma moldura, que deve ser unida por todos os lados de maneiras diferentes (coladas, conectadas nos cantos com espinhos). As lacunas da moldura são preenchidas com filetes ou folheadas em ambos os lados com madeira compensada. Exemplos de um escudo são moldura de madeira, moldura, painel.
Para preparar as vigas para instalação, é inicialmente necessário corte corretamente a seção transversal para a conexão... Existem quatro tipos de modelo: nº 50, nº 80, nº 120, nº 160. Ao escolher um modelo, eles são guiados pela largura da madeira. Cada modelo oferece um intervalo específico de larguras de cantoneira com as quais você pode trabalhar. Uma solução lógica e razoável seria escolher um gabarito para aumentar a resistência da estrutura de suporte. Uma viga de pequena largura requer uma pequena seção. Dimensões maiores exigirão, portanto, ranhuras maiores. A altura da ranhura, dependendo do gabarito selecionado, pode ser de 90 a 300 mm.
Os modelos também diferem na série. Série B São gabaritos com suportes fixos a 90 graus. O gabarito é utilizado para a conexão perpendicular da ranhura das vigas. A série N são modelos com suportes inclinados a 50, 90 e -50 graus. Eles são usados para conexões retas e angulares.
É especialmente vantajoso utilizá-los em trabalhos de telhados, uma vez que a formação da ranhura e das pontas ocorre em diferentes ângulos.
Quando usados na construção de madeira, os edifícios precisarão partições internas... As partições emolduradas geralmente são construídas a partir de um rack, trilho e revestimento. As estantes são feitas de barras ou placas e sua seção transversal depende do tamanho da partição. Basicamente, o tamanho dos racks é 50x100 mm. Tudo começa com a fixação das placas às quais o rack será fixado. Essas placas são pregadas de ambos os lados no teto e no chão. Em seguida, a uma distância de 40 a 120 mm, são instaladas estantes, fixadas com pregos ou espinhos. O resultado é uma estrutura pronta para revestimento.
Tendo decidido construir uma casa ou uma cabana de verão de um bar, você pode obter um edifício amigo do ambiente. Sujeito às regras e tecnologias de construção, será fresco no verão e quente no inverno. Uma casa de banhos feita de vigas de madeira é a maneira ideal de conseguir uma construção em poucos dias.
Ainda assim, tal projeto trará um pequeno incômodo devido ao encolhimento das vigas de madeira, caso essas vigas não tenham sido secadas mecanicamente. Este momento deve ser levado em consideração na hora de escolher uma barra.
O vídeo a seguir mostra opções para conectar a madeira nos cantos.
O comentário foi enviado com sucesso.