Tudo sobre o tamanho de madeira laminada laminada
Você precisa saber tudo sobre as dimensões da madeira folheada laminada, sobre produtos nos tamanhos 50x50 e 100x100, 130x130 e 150x150, 200x200 e 400x400. Também é necessário analisar a madeira de outras dimensões, espessura e comprimento possíveis. Um outro tópico significativo é a escolha correta da madeira para construção.
Requisitos dimensionais
As dimensões da madeira laminada laminada são muito mais importantes do que você pode imaginar à primeira vista. O uso do material em casos específicos depende deles. Os parâmetros da madeira serrada são rigidamente fixados no GOST 8486-86. Lá, junto com as dimensões lineares, também são fornecidas informações sobre a difusão permitida dessas propriedades; tanto a altura quanto a largura e o comprimento são normalizados. Desvios admissíveis do plano não excedem 5 mm.
A medição das dimensões da madeira também é padronizada. O comprimento é medido no menor espaço que separa as pontas. A largura pode ser medida em qualquer lugar. A única limitação é que o ponto de medição deve estar a pelo menos 150 mm do final. Seções e outros parâmetros são definidos na descrição oficial de cada modificação.
A necessidade de conhecer todos esses parâmetros se deve ao fato de que a madeira laminada colada é amplamente utilizada. A demanda por este material está crescendo continuamente. Este material é de fácil instalação e possui características técnicas atraentes. Para obtê-lo, é permitido usar apenas madeira da mais alta qualidade. A madeira laminada colada também é usada para criar pesados edifícios públicos e industriais, e não apenas para construção privada.
Aplicar uma barra:
-
quadrado;
-
retangular;
-
seção poliédrica.
Os principais parâmetros estão listados no GOST 17580-92. Existem também parâmetros regulatórios básicos e descrições de madeira laminada laminada. O esclarecimento das informações necessárias pode ser realizado de acordo com GOST 20850-84.
Todas as seções são fornecidas com os chamados subsídios. Variedades e requisitos tecnológicos também são levados em consideração.
Tamanhos padrão
Dimensões de uma barra de pinho:
-
na largura de 8 a 28 cm;
-
de comprimento de 6 a 12 m;
-
na altura de 13,5 a 27 cm.
As seções transversais são sempre determinadas levando em consideração as propriedades climáticas do terreno. Deve-se ter cuidado para garantir um clima interno ideal. Raramente são utilizadas toras com diâmetro inferior a 19 cm, cujas dimensões específicas são fortemente influenciadas pelas características das lamelas coladas. Por isso, cada fabricante oferece sua própria gama de tamanhos.
A madeira laminada colada de 200x200 mm de comprimento costuma atingir 6 m. Portanto, seu nome oficial completo é geralmente 200x200x6000 mm. Com a ajuda desse material, eles podem construir:
-
casas de madeira de dois andares;
-
complexos hoteleiros;
-
instalações turísticas e de entretenimento de vários tipos;
-
outros edifícios comerciais.
Uma viga deste tamanho é usada na construção de casas particulares na zona climática média. Em comparação com soluções planejadas simples, é muito mais quente, lida com segurança mesmo com geadas bastante severas. Para sua informação: nas regiões do norte da Federação Russa, é melhor usar materiais mais espessos, com uma camada adicional de 40-45 mm. Modelos semelhantes com altura aumentada são usados em projetos arquitetônicos sérios; seu comprimento pode ser de até 12-13 m, e essas versões são muito mais resistentes do que o material de madeira maciça. A madeira de pinheiro e abeto é usada principalmente, apenas em estruturas de elite às vezes é necessário usar cedro e lariço.
Em alguns casos, faz sentido usar uma viga com uma seção de 100x100 mm, que é necessária principalmente para estruturas secundárias. Ele também é usado para a construção de divisórias, paredes de quadro.
E você também pode colocar o chão e construir casas de campo, colunas baixas.
O uso de uma barra 50x50 tem ótimas perspectivas. Sim, devido ao seu tamanho limitado, não é capaz de suportar cargas significativas, mas existem muitos casos em que tal problema é insignificante. A única limitação é que esse material não pode ser usado como vigas e elementos estruturais de suporte de carga. Uma vez que tais produtos são propensos a rachar, é permitido usar exclusivamente madeira seca para eles.
Ocasionalmente, há uma barra de tamanho ainda menor - 40x40 mm. Na construção, esse material quase não tem perspectivas, no entanto, encontra aplicação em:
-
fabricação de móveis;
-
receber partições de design;
-
a formação de galpões para aves e pequenos rebanhos.
Muitas empresas também oferecem madeira laminada colada de 40x80 mm. Distingue-se por uma confiabilidade mecânica muito maior em pelo menos um dos planos. Já a madeira 60x60 é utilizada tanto para a construção como para diversas estruturas auxiliares. É fácil fazer com ele, por exemplo, uma divisória para o sótão ou vários jardins, móveis rústicos.
Às vezes, uma madeira de 70x70 mm também é usada. Ele difere da versão anterior por maior confiabilidade mecânica e estabilidade. A solução quadrada aumenta significativamente as características estéticas dos produtos.
Atenção: este projeto não é adequado para torneamento. As razões são puramente práticas (muito grandes) e financeiras (preços altos em comparação com o rake regular).
A viga 80x80 mm também está em demanda. Esta seção fornece uma confiabilidade ainda maior do que no caso anterior. Na maioria dos casos, uma estrutura de pinho é usada. Mas as soluções à base de carvalho também têm seu próprio nicho - são usadas onde a resistência e a sustentabilidade são críticas. Mesmo que tais parâmetros sejam completamente insuficientes, é necessário escolher uma madeira 90x90.
Os modelos 100x200 podem ser usados mesmo para trabalhos de fundação sérios. Também é permitido usá-los em pisos de casas, galpões e outros edifícios de grande porte. Vigas de lariço ou carvalho podem servir como um bom suporte para paredes principais feitas de madeira 150x150 (150x150x6000) ou 180x180 mm. Às vezes, eles também são permitidos em estruturas de quadro. No teto, essa solução não é ruim, mas no chão é excessivamente pesada e cara.
As vigas coladas medindo 120x120 também são uma boa opção, de acordo com vários especialistas. Uma vantagem importante é que esse tamanho é descrito em várias especificações técnicas. Portanto, não devem surgir problemas de uso. Mas por razões de confiabilidade, cada vez mais é dada preferência aos modelos 120x150, 130x130.
E algumas empresas ainda oferecem um produto 185x162; também é popular entre os processadores de madeira da Sibéria, porque essas coisas são visualmente bonitas.
Com base em uma madeira de 240x240 mm, você pode construir casas de verão e chalés de verão. Em qualquer caso, o SNiP sobre proteção térmica de edifícios permite que isso seja feito até mesmo para a região de Leningrado. Na faixa do meio e na região de Moscou, os problemas não deveriam surgir ainda mais. É verdade que há um esclarecimento - isso só é possível quando se usa isolamento não combustível de alta qualidade com uma espessura efetiva de pelo menos 100 mm. Também será necessário consultar especialistas.
Algumas pessoas escolhem uma viga de 200 x 270 mm e comprimento de 8 metros para a construção de suas casas. Ou até aumenta o desempenho necessário até 205x270. Isso é o suficiente para construir um bom prédio de um andar. Podem ser facilmente alcançadas alturas de teto altas (até 3,2 m). O nível de carga recomendado pelos padrões de construção não será excedido.
Tipos maiores de madeira, o que é importante, devem ser usados apenas com o envolvimento de profissionais, e não de forma independente. Estamos falando de um bar:
-
280x280;
-
305 mm de espessura;
-
350 mm;
-
400x400.
Qual madeira escolher para construção?
A madeira laminada colada é dividida em 3 grupos:
-
destinado à construção de paredes maciças;
-
Destina-se à construção de capitéis isolados;
-
produtos para uma variedade de designs.
O último grupo também é heterogêneo, inclui:
-
janela;
-
em linha reta;
-
material curvo;
-
vigas de chão;
-
Outros produtos.
A construção de casas de inverno deve ser realizada com base em uma madeira típica. Sua seção transversal deve ser de pelo menos 1/16 de todo o vão. A seção normal é igual a:
-
18x20;
-
16x20;
-
20x20 cm.
Neste caso, o comprimento das estruturas é de 6 ou 12,5 m, materiais que são perfeitos para a construção de habitações particulares de qualquer dimensão. Mesmo um preço relativamente alto não interfere no seu uso. Você pode economizar dinheiro em aquecimento. Quanto mais espessa for a madeira, maiores serão suas qualidades de economia de calor; no entanto, isso aumenta muito o custo do produto.
Mas a altura das estruturas não tem praticamente nada a ver com suas propriedades práticas. A única diferença é que o número de coroas será menor. Como resultado, a percepção estética do edifício irá melhorar e o custo de sua construção aumentará ligeiramente. O comprimento deve ser selecionado levando-se em consideração a integridade da barra. É inaceitável deixar juntas na parte inferior da coroa e nas cintas de parede, bem como durante a construção de tectos entre pisos e tectos de sótão.
A especificação determina que as vigas do piso podem ter 9,5 a 26 cm de largura e 8,5 cm a 1,12 m de altura. A madeira laminada colada para construção de janelas pode ter as seguintes dimensões:
-
8x8;
-
8,2x8,6;
-
8,2x11,5 cm.
Variedade muito mais permitida de modelos de parede (em milímetros):
-
140x160;
-
140x240;
-
140x200;
-
170x200;
-
140x280;
-
170x160;
-
170x240;
-
170x280.
A madeira laminada colada regular é dividida em grupos aplainados e não aplainados. O segundo tipo é necessário quando não é necessário realizar o tratamento de superfície. Uma barra é tudo o que tem mais de 100 mm. Para espessuras menores, o termo "barra" é usado.
Em situações onde algo grande precisa ser feito, seções de 150-250 mm são usadas.
Tudo sobre os tamanhos de madeira folheada laminada, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.