Tudo sobre o tamanho da barra
Hoje não há necessidade de convencer que ter sua própria casa de campo ou chalé de verão, senão uma necessidade urgente, é desejável para todas as famílias. As casas de madeira são especialmente populares. A lista de propostas de casas prontas e terrenos para construção não para de crescer.
Tamanhos padrão
Um dos materiais de construção mais exigidos é a madeira. Distingue-se de outros tipos de madeira serrada pelas suas dimensões - de acordo com GOST 18288-77, tem uma altura e largura de pelo menos 100 mm. Seus parâmetros são regulados por outro padrão - GOST 24454-80 "Madeira macia: dimensões", que contém uma variedade de tamanhos padrão.
A madeira mais comum vem nos tamanhos 100 x 100, 100 x 150, 150 x 150 mm.
Comprimento
As dimensões nominais do comprimento da madeira serrada são estabelecidas por GOST 24454-80: de 1 a 6,5 m com uma graduação de 0,25 m. Na prática, há uma ampla gama de valores: mais frequentemente do que outras, uma barra de seis metros é produzida, mas uma barra com um comprimento de 7 metros pode ser feita sob encomenda. O comprimento máximo do material produzido é de 18 metros (para madeira folheada laminada).
Espessura
A espessura mais simples é determinada para vigas de duas e três arestas. Para uma seção quadrada de quatro arestas, a espessura é igual à largura, para uma seção retangular, a espessura será medida no lado menor.
De acordo com GOST 24454-80, a madeira é feita com uma espessura de 100 a 200 mm com um passo de 25 mm e uma espessura de 250 mm.
Largura
A largura pode ser de 100 a 250 mm em incrementos de 25 mm e deve ser igual ou maior que a espessura. O mais comum é 150 mm.
Recursos de cálculo
As tecnologias modernas de marcenaria oferecem três tipos de madeira:
- todo;
- perfilado;
- colado.
A madeira maciça é o material mais popular para a construção de uma casa. É obtido de forma extremamente simples: numa serração, quatro partes são serradas de uma tora para obter uma secção quadrada ou rectangular e secas, em regra, em condições naturais (humidade 20%). A barra pode ser:
- de dois gumes, quando duas faces opostas são processadas e os outros dois lados não são tratados;
- de três arestas, quando duas faces opostas e uma perpendicular a elas são processadas;
- de quatro arestas - uma madeira na forma mais familiar, que tem faces nos quatro lados.
Trabalhar com este material não requer alta qualificação, além disso, é relativamente barato e não é escasso. Ao mesmo tempo, ao começar a trabalhar com uma barra maciça, é necessário levar em consideração suas peculiaridades.
A secagem da árvore dura um ano ou mais, logo a formação de fissuras e distorções é inevitável, além disso, devido à impossibilidade de garantir um encaixe confortável de cada elemento estrutural da casa, as paredes são rebatidas, mesmo apesar do presença de juta ou estopa. Estas circunstâncias obrigam a que o revestimento exterior da casa seja feito com tapume, fortificação e outros materiais, o que complica significativamente a obra e aumenta o valor da casa. Um ponto importante é a possibilidade de um fungo afetar a madeira em bruto, sendo necessário o tratamento com uma solução anti-séptica.
As vigas perfiladas são feitas em máquinas especializadas para trabalhar madeira que fornecem não apenas alta precisão dimensional, mas também criam um perfil especial para um ajuste perfeito dos elementos uns aos outros. Suas principais vantagens:
- ausência quase completa de sopro nas paredes;
- aparência atraente (paredes planas não requerem processamento adicional);
- boa resistência às intempéries (uma superfície aplainada, ao contrário de uma serrada, é menos propensa a se molhar e absorve mais água).
Se o empreendimento que produz a madeira perfilada garante sua secagem até 3% de umidade, não há dificuldades - as paredes são lisas e não requerem isolamento. no entanto após a montagem da casa, leva cerca de um ano para se acomodar e encolher, e durante esse tempo podem aparecer pequenas rachaduras.
A madeira laminada colada é produzida juntando várias camadas - lamelas com cola e removendo o excesso de madeira. O número de lamelas depende da espessura do produto e varia de duas a cinco. A precisão de fabricação é maior do que a da madeira perfilada, além disso, a possibilidade de enviesamento durante a secagem é excluída - a casa está pronta para uso quase imediatamente após a montagem.
Hoje esta é a melhor tecnologia para a construção de casas de madeira, mas o custo do material ultrapassa não só a madeira maciça, mas também perfilada.
Cálculo de material para madeira maciça
Para calcular com precisão a quantidade de material necessária para a construção de uma casa de toras tradicional, é necessário ter um projeto com base no qual é calculado o volume de madeira que será necessário para a construção das paredes acabadas - este é um ideal cálculo teórico. Na prática, é necessário enfrentar uma série de circunstâncias que afetam a quantidade real de madeira necessária:
- a qualidade do material;
- encolhimento;
- contabilizando aberturas de portas e janelas.
Entre as barras compradas, via de regra, encontram-se as abaixo do padrão: podres, com nós pretos, rachaduras, etc., portanto, na hora de comprar, é preciso garantir que a quantidade seja mínima.
Ao calcular a altura da casa de toras, é necessário levar em consideração que durante a secagem, a madeira encolhe, chegando a 4 - 8% do tamanho original. No entanto, o fabricante costuma cortar madeira fresca, praticamente não seca. Isso pode causar um aumento na porcentagem de encolhimento de até 10 - 12%.
Muitas vezes você pode encontrar uma recomendação para subtrair o tamanho das aberturas das janelas e portas do volume das paredes. Os autores dessas dicas esquecem que, ao colocar uma casa de toras, as aberturas de portas e janelas não devem ser deixadas livres. A abertura é indicada a uma altura de 2 a 3 coroas, devendo então ser recoberta com uma coroa maciça - e assim por diante em toda a altura da abertura.
Assim, ao construir uma casa a partir de uma barra maciça, é recomendável ter uma reserva de material de 10-15% do volume estimado das paredes.
Cálculo de material para vigas perfiladas e coladas
Ao usar uma barra perfilada, o cálculo da quantidade necessária de material pode ser feito com muito mais precisão. A probabilidade de produtos abaixo do padrão entrarem no lote é significativamente menor, o que está associado ao seu alto preço e cultura de produção relativamente alta. Madeira perfilada de alta qualidade é feita de madeira seca e, como resultado, tem uma porcentagem de encolhimento de 1,5-2%.
A madeira laminada colada praticamente não encolhe. Devido à alta precisão de processamento e à presença de superfícies de encaixe perfiladas, as aberturas de portas e janelas não requerem sobreposições periódicas, como ao usar uma madeira serrada sólida. Em geral, o fator de segurança do material ao usar vigas perfiladas e coladas é suficiente para levar entre 2 - 4%.
Qual tamanho escolher para construção?
Objetivo da construção
O tamanho da seção transversal da madeira é ditado, em primeiro lugar, pela finalidade da casa. Para uma casa de veraneio, uma seção de 100x100 mm ou 100x150 mm é suficiente (com a formação de uma parede com espessura de 100 mm). Para um edifício residencial de um andar, são necessárias paredes com espessura de 150 mm ou mais. O cálculo térmico da espessura da parede certamente dará uma espessura maior, mas deve-se ter em mente que as paredes feitas de madeira serrada comum devem ser isoladas e protegidas de sopro, portanto, o tamanho de 150x150 mm pode ser considerado ótimo.Para uma casa de dois e três andares, a espessura da parede deve ser aumentada para 175-200 mm. Isso tem mais a ver com a estabilidade das paredes, especialmente durante o processo de montagem.
O tipo de madeira a partir do qual a madeira é serrada depende da capacidade financeira e das preferências pessoais do cliente. O pinho pode ser considerado ótimo. Não é desejável usar abeto devido à sua baixa resistência ao apodrecimento, mas se a fundação é planejada para ser alta, então isso não é crítico.
Além disso, em qualquer caso, recomenda-se tratar as coroas inferiores com compostos que protegem a madeira da umidade, fungos e podridão.
Fabricação de piso e teto
Ao construir a partir de um bar, não apenas as paredes são erguidas, mas as toras para o piso e os tetos para o teto são feitos. No assentamento do piso, é necessário levar em consideração as diferenças de temperatura e umidade, portanto, o comprimento da madeira deve ser considerado 20-30 mm menor que o tamanho nominal da sala. Recomenda-se usar um material retangular como lag. A relação largura / comprimento aproximada deve ser 1,5 / 2,0.
Ao comprar uma madeira para o piso, é importante monitorar a qualidade do material - você não pode usar madeira deformada, pois será impossível colocar um piso plano sobre tal base. A umidade não é menos importante - exceder o valor de 15 a 18% inevitavelmente levará ao empenamento. É estritamente proibido o uso de material com sinais de degradação e grande número de nós, pois isso levará a uma diminuição acentuada da resistência à flexão.
A viga para lajes de teto não deve ser inferior em qualidade ao material para as toras. Uma viga com uma relação de aspecto de 1,4 / 1 com um comprimento não superior a 6 m é usada no teto. Se for necessário cobrir salas grandes, suportes intermediários devem ser instalados. O passo entre as vigas não é superior a 1,2 m. Como regra, é ditado pelo tamanho das folhas de material isolante térmico.
Madeira perfilada e colada no teto parece muito atraente, por isso não é necessário escondê-la sob um teto suspenso ou suspenso - existem opções modernas para combinar madeira com ripa, fortificação, etc.
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de produtos de madeira serrada, e cada consumidor, com foco em sua capacidade financeira, pode escolher a opção adequada.
O comentário foi enviado com sucesso.