Como uma madeira difere de uma placa?
Para a construção de várias estruturas desde tempos imemoriais, as pessoas usaram madeira. E embora durante esse tempo tenha ocorrido uma evolução significativa da tecnologia de construção, muitos produtos de madeira permaneceram inalterados até hoje. Isso se aplica principalmente a tais madeiras insuperáveis em popularidade, como tábuas e vigas. Será interessante saber quais são suas diferenças, bem como qual desses materiais é mais forte.
As principais diferenças
Madeira serrada é o nome dado aos produtos do processamento da matéria-prima da madeira, que se forma no corte das toras com o auxílio de equipamentos especiais. Dependendo do método de serrar a madeira, você pode obter tábuas ou barras. Estes últimos são utilizados tanto para a construção de estruturas portantes como para a decoração de interiores de instalações. Alguns consumidores muitas vezes confundem placas de construção com bordas com madeira, mas há uma diferença entre esses produtos de madeira.
Uma barra é considerada um material de construção de alta resistência usado em partes críticas (de suporte de carga) de edifícios de madeira que estão sendo erguidos. É frequentemente usado para funções de apoio durante a construção de carcaças, como vários tipos de vigas, pisos, caibros e toras de piso. As contra-ripas são frequentemente arranjadas com uma barra no negócio de telhados, uma vez que difere significativamente da placa em resistência. Esta última não possui uma capacidade de carga tão elevada como a madeira, portanto, é principalmente utilizada para acabamento de piso, paredes, teto, bem como na confecção de ripas. Além disso, a placa é ideal para a construção de gazebos de verão e anexos leves (por exemplo, galpões).
Quanto às dimensões, o cartão é denominado madeira serrada, cuja espessura não pode ultrapassar 100 mm. Mas, ao mesmo tempo, a largura do produto deve exceder a espessura em 2 vezes ou mais. No caso de uma barra, a largura é igual à espessura ou um pouco maior (até 2 vezes).
Deve-se ter em mente que uma barra completa pode ser chamada de produto que tem uma espessura de pelo menos 100 mm. Madeira que se assemelha a uma barra, mas com tamanhos laterais menores que este indicador, os especialistas chamam de barras, a partir das quais são construídas estruturas de madeira mais leves. E produtos quadrados muito finos com dimensões laterais inferiores a 50 mm, ao contrário, podem ser atribuídos a lâminas que não estão relacionadas com os elementos principais do edifício.
Dependendo do processamento das faces, a madeira é dividida nos seguintes tipos:
- de dois gumes (isto é, tendo 2 lados opostos processados);
- três gumes (com 3 lados processados);
- de quatro arestas (todos os lados disponíveis são processados).
Como você pode ver, a principal diferença nos materiais é o uso pretendido. Todas as outras (dimensões, forma geométrica, método de processamento) já são consideradas após a definição da função do material de construção. Deve-se dizer também que as pranchas são feitas de toras ou de barra. Uma tábua com uma espessura de 100 mm também consiste, de facto, em pelo menos dois elementos de uma barra, por exemplo, com dimensões de 100x100 mm, sem falar no número de barras que podem ser feitas a partir dela.
Pode-se usar uma placa em vez de uma barra?
Dependendo do propósito e da tecnologia de produção de madeira, o tipo de madeira serrada é determinado, o que é mais adequado para um caso particular. Cada produto deve ser usado estritamente para o fim a que se destina. Esta regra se aplica a madeira e tábuas. A madeira pode ser utilizada como alternativa ao tabuleiro para decoração interior e exterior da divisão. Mas não é recomendado o uso de tábua afiada em vez de madeira, por ser menos confiável.
No caso de tal substituição, é provável que a vida útil da estrutura seja significativamente reduzida.
O que é melhor?
Muitas pessoas costumam pensar em qual forma a árvore é mais bem usada para construir e sobrepor uma casa. O problema só poderá ser resolvido após considerar as características de qualidade dos materiais, bem como esclarecer o projeto externo da edificação. A madeira é mais resistente e confiável do que as tábuas afiadas, mas também custa muito mais. Além disso, com a utilização de uma madeira, o consumidor não precisa isolar as paredes dela por dentro, protegê-las de mofo e até mesmo guarnições.
Infelizmente, Não será possível dar uma resposta inequívoca para uma melhor escolha entre um bar e um tabuleiro, uma vez que o material deve ser adquirido em função das tarefas que lhe são atribuídas. A viga é mais forte e confiável, por isso é ideal para organizar a estrutura e o suporte. Por sua vez, o painel é um material de construção com boas características de desempenho, graças ao qual pode ser utilizado para o acabamento das partes internas da estrutura.
- Para os benefícios madeira incluem resistência, compatibilidade com o meio ambiente e facilidade de instalação. As desvantagens são a complexidade de fabricação, alto custo.
- Vantagens tábuas afiadas são considerados: facilidade de processamento e instalação, segurança ambiental, aparência atraente. As desvantagens do produto podem ser chamadas de tendência ao apodrecimento, aparecimento de mofo, bem como fragilidade em caso de uso indevido.
O comentário foi enviado com sucesso.