Como escolher uma barra com bordas?
A madeira é muito procurada na construção. Ao mesmo tempo, a madeira pode ser diferente - alguém constrói casas com toras, enquanto outros preferem usar madeira cortada. A escolha depende das especificações de um determinado projeto e orçamento. Vale a pena aprender mais sobre os recursos da barra para saber se ela é adequada para seus objetivos.
O que é isso?
O material é uma tora processada dos quatro lados. Dela é retirada a casca e obtido um produto de seção quadrada ou retangular. Apenas toras sólidas são usadas como espaços em branco. A viga, que é feita de pranchas individuais, é chamada de colada, é outro tipo de madeira serrada.
Na maioria das vezes, pinheiros ou abetos são usados para a produção, essas espécies de árvores são baratas, fáceis de processar e têm boas propriedades operacionais. A madeira com orlas de lariço é menos comum, pois é mais cara. Produtos de cinza ou álamo são geralmente feitos sob encomenda.
A madeira é obtida com serras circulares, por corte longitudinal. A peça de trabalho tem as dimensões exigidas, que não devem ser inferiores a 100 mm de largura ou altura.
Os produtos também são tratados com antisséptico e repelente de insetos. Normalmente a madeira não é seca nas câmaras, o que significa que mantém o seu nível de humidade natural.
O material é popular nos setores industrial e de construção devido às suas vantagens:
- segurança ambiental e origem natural;
- peso leve em comparação com pedra ou tijolo - é conveniente para montar e transportar;
- fácil encaixe devido às formas geométricas, a presença de planos e ângulos;
- bom isolamento térmico, estrutura respirável;
- durabilidade devido ao tratamento com agentes anti-sépticos.
No entanto, também existem desvantagens. O material requer condições especiais de armazenamento e, caso sejam violadas, a madeira pode perder sua qualidade. Também é imprescindível realizar o tratamento com um composto protetor para evitar o apodrecimento. Recomenda-se também o uso de impregnação à prova de fogo, uma vez que a madeira tem alta tendência a queimar.
O que eles são?
Os produtos são divididos em grupos, dependendo de suas características. Existem várias classificações que o ajudarão a escolher a opção certa. O tipo de processamento pode ser o seguinte:
- Em ambos os lados. Essa barra é chamada de carro de arma.
- Em três lados. Em um dos aviões, uma faixa de decadência permanece, uma borda;
- Em quatro lados. Uma opção popular, com demanda na construção.
O comprimento da madeira pode variar de 1 a 5 metros, para coníferas é permitido até 6 metros. Outros parâmetros são possíveis com a produção individual sob encomenda.
Na maioria das vezes, são adquiridos produtos de 3 metros, adequados para diversos trabalhos e finalidades. A largura e a espessura devem ultrapassar 100 mm, os parâmetros máximos não são padronizados, mas se forem menores que a barra inferior, já são outros tipos de madeira - uma barra ou uma tábua.
Também existe uma classificação por tipo de madeira:
- Selecionado. Os produtos estão isentos de defeitos, fissuras, bolsas de resina e outros defeitos de origem natural ou artificial. Essa barra é usada para a instalação de estruturas projetadas para cargas elevadas ou para fins decorativos.
- Primeiro. São permitidos pequenos nós, lascas e cortes mínimos são possíveis dentro das normas estabelecidas pelas normas.Não deve haver apodrecimento, fungos e outras lesões na madeira que contribuem para a destruição rápida.
- Segundo. Para este grau, a exigência é menor, o dano pode ser maior. É usado para necessidades domésticas, onde a resistência ao estresse e as qualidades estéticas não são importantes.
- Terceiro e quarto. A madeira tem muitos defeitos. É normalmente utilizado para trabalhos auxiliares, por exemplo, na instalação de fôrmas para concretagem. Essas variedades são as mais baratas.
Em qualquer caso, a produção de madeira serrada é regulamentada pelo GOST. Ao mesmo tempo, existem vários padrões, portanto, na hora de comprar, é melhor saber com qual deles os produtos estão rotulados para comparar os parâmetros.
Qual é a diferença entre madeira cortada e madeira não cortada?
Existem diferentes tipos de processamento de materiais. Sem bordas em um ou vários lados tem uma faixa de minguar, uma pequena borda, isso é o que o torna diferente. As vantagens de tal barra são um preço mais baixo em comparação com as bordas e a possibilidade de processamento posterior. Se você tiver as ferramentas certas, pode comprar madeira não cortada e remover a casca dela.
Ao escolher esses produtos, em primeiro lugar, é necessário observar o estado da madeira. Não deve haver podridão, fungos, nós. Também vale a pena prestar atenção na espessura da diminuição, às vezes pode estar dentro da normalidade por um lado, mas por outro não está mais. Não deve haver restos de casca na borda, pois tende a acumular umidade, o que prejudica a qualidade da madeira. Se você não quer perder tempo com o processamento, você pode comprar madeira cortada. Suas bordas são serradas nos quatro lados, portanto, nenhuma ação adicional é necessária com ele.
Critérios de escolha
Ao comprar madeira serrada com arestas, é necessário verificar a precisão dos cortes. A viga deve ter a forma geométrica correta - retangular ou quadrada. Curvatura ou empenamento não são permitidos - tudo isso é consequência de violações da tecnologia de produção. Esses defeitos são visíveis a olho nu, portanto, é melhor examinar minuciosamente o lote de mercadorias para ter certeza de que está em ordem. Você pode pegar um quadrado e uma fita métrica para verificar a qualidade dos cortes.
A umidade é um aspecto igualmente importante. Os indicadores ideais estão na faixa de 18-22%.
Uma madeira muito seca deformará e medirá sua geometria. Se a umidade for excedida, isso provoca apodrecimento se armazenado de forma inadequada, e os produtos também ficarão mais pesados, respectivamente, sendo mais difícil transportá-los.
Quanto à raça, tudo depende dos objetivos e do orçamento. Na maioria dos casos, utiliza-se o pinho disponível, adequado para a construção de moradias, banhos, garagens e outros objectos no local. Se os fundos permitirem, você pode prestar atenção às espécies de árvores mais caras ou usá-las seletivamente para decoração e decoração.
Métodos de aplicação
A madeira é um material bastante popular que é usado ativamente em vários campos:
- o seletivo é utilizado nas coberturas, para a instalação de estruturas de suporte, no assentamento de toras para o piso;
- produtos de primeira classe são procurados na agricultura, construção de carros industriais, construção naval;
- o segundo grau é usado ativamente na construção civil e privada.
As dependências são erguidas com este material, com sua ajuda as paredes ocas são reforçadas, o caixote é feito. A madeira é utilizada na fabricação de janelas, portas, cercas, escadas. Também é procurado na indústria de móveis. O material selecionado corretamente faz seu trabalho bem e servirá por um longo tempo.
O que é a madeira cortada e que tipo de madeira é melhor escolher para construir uma casa, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.