Instalação de imitação de barra
Ao construir sua própria casa, você precisa escolher os materiais de revestimento corretos. Qualquer edifício não deve apenas ter uma boa aparência, mas também fornecer proteção de alta qualidade contra fatores ambientais adversos.
Freqüentemente, para decoração de interiores, os proprietários escolhem uma viga feita de bons tipos de madeira. Essas estruturas têm uma aparência elegante, mas o processo de construção é muito caro. Portanto, para economizar dinheiro, muitas pessoas preferem usar uma imitação de uma barra ou um feixe falso.
Métodos de instalação
A imitação de uma barra é uma tábua de um certo tamanho, que é feita de fora sob uma barra natural... Nos lados longos, o material possui elementos de união especiais - pontas e ranhuras, que garantem a adesão confiável das peças individuais. Como resultado, a superfície do acabamento é plana, lisa, sem fendas e fendas. Uma imitação de uma barra é instalada de duas maneiras.
Horizontalmente
A maneira mais bem-sucedida. Nesta posição, as pranchas ficam facilmente em cima umas das outras e formam uma estrutura confiável. A imitação de assentamento de uma barra de qualquer forma é realizada em 3 etapas.
- Montagem da estrutura do torneamento. O revestimento começa com a instalação de uma moldura de parede, que deve ser colocada estritamente perpendicular aos painéis de revestimento. Para o torneamento, são utilizadas barras com as dimensões 30x50, 40x40, 40x50 mm, as quais são instaladas com um degrau de no mínimo 400-600 mm. O tamanho do degrau depende da espessura da viga elevada: quanto mais fino for o material, maior será o degrau que pode ser deixado entre os postes da estrutura.
Antes do uso, o material da estrutura deve ser tratado com anti-sépticos.
Na construção de banheiras e saunas, a estrutura da caixa é montada em perfis de aço galvanizado. Em condições de alta umidade do ar e quedas constantes de temperatura, tal estrutura durará muito mais.
Antes de instalar a madeira falsa, retire o material da embalagem e deixe-o na sala de instalação ou no pátio sob uma cobertura por 4 a 5 dias. Isso ajudará a madeira a se adaptar ao novo microclima, evitando o aparecimento de pequenas fissuras ou quaisquer outros defeitos superficiais.
- Peças de fixação da estrutura. A instalação é feita com o espigão para cima, com a ranhura para baixo, o que evita o acúmulo de condensado nas ranhuras. O recorte de alta qualidade com um feixe falso deve segurar bem e ter uma superfície plana. Para fazer isso, ao instalar as pranchas, você não deve economizar em fixadores. Você pode usar pregos, parafusos ou grampos especiais.
A fixação dos elementos pode ser efectuada tanto "pelos espigões" como "pelas ranhuras". Na primeira versão são utilizados pequenos pregos ou parafusos autorroscantes, que devem atravessar a barra em ângulo. A cabeça de um prego ou parafuso autorroscante é ligeiramente recuada na madeira e, a seguir, fecha imperceptivelmente com uma ranhura de outra tira.
O padrão de montagem da estrutura é considerado a fixação "através da ranhura" com o auxílio de travas. Eles são colocados na ranhura e, em seguida, fixados através dos orifícios com parafusos ou pinos auto-roscantes. Os raspadores fixam a estrutura com segurança, são invisíveis, pois são fechados pelos espigões das venezianas subsequentes. Vendido em embalagens de 100-200 peças juntamente com parafusos ou pregos.
Em locais onde a viga elevada é coberta com móveis ou outros elementos decorativos, a prancha pode ser fixada diretamente "através do corpo" da imitação.
- Organização dos cantos... Ao colocar uma imitação de uma barra no exterior, é necessário esconder os cantos externos formados pelas pontas das tiras.As tábuas na junção devem ser fixadas com pregos ou parafusos auto-roscantes (2 para cada tábua). Mais ao longo da altura, um canto decorativo é instalado, ocultando a costura longitudinal, bem como os fechos.
Os cantos internos geralmente não precisam ser refeitos, pois as pranchas se encaixam bem. A fixação da madeira falsa na divisão deve ser efectuada “através do espigão” ou “através da ranhura” de forma a que as partes dos fechos não fiquem visíveis.
Nas juntas entre o chão e a parede, as primeiras réguas são fixadas “através do corpo” de forma que as cabeças dos pregos ou parafusos sejam posteriormente cobertas com um rodapé. Se o teto for revestido com imitação e for assumido que um pedestal de teto é usado, as primeiras pranchas são fixadas de maneira semelhante.
Cada prancha é necessariamente coberta com soluções de proteção especiais antes de ser lançada para venda. Independentemente disso, é melhor reprocessar o material antes da instalação. Assim, terá uma vida útil mais longa e manterá suas qualidades e aparência originais, e o tratamento com soluções resistentes ao fogo evitará incêndios acidentais na estrutura.
Verticalmente
Algumas pessoas preferem colocar a viga elevada verticalmente ou mesmo diagonalmente. Observe que será mais difícil fixar e unir elementos de tal estrutura. Se você deseja fazer o estilismo dessa forma, é melhor fazê-lo dentro de casa. A estrutura do torneamento neste caso também é montada estritamente perpendicular às lâminas de imitação. Lá fora, a imitação de uma barra é instalada apenas horizontalmente.
Como instalar dentro de casa?
A madeira falsa é adequada para a decoração de interiores de quartos projetados em estilo ecológico. Dá ao interior um aspecto fresco, tem boas propriedades de isolamento térmico e acústico.
É possível embainhar com imitação de madeira não só as paredes dos quartos, mas também pisos com tetos e até varanda. Neste caso, recomenda-se a utilização de materiais com dimensões de pelo menos 20-25 mm de espessura e 100-120 mm de largura. Você não deve usar tábuas mais grossas, pois elas reduzirão visualmente o espaço útil da sala. O comprimento é selecionado de acordo com o tamanho da parede e a forma como a madeira é colocada.
A decoração interior das instalações pode ser feita com materiais diversos ou exclusivamente imitação de madeira. O primeiro método é chamado combinado, o segundo - monolítico. Com a decoração combinada das instalações, a colocação de madeira é limitada a uma parede separada ou parte dela, combinada com gesso, azulejos, pedra.
No caso de acabamentos de parede monolíticos, o piso e o teto são totalmente revestidos com pranchas de madeira. Eles devem aderir bem uns aos outros, todas as juntas, ranhuras devem ser uniformes e, se possível, escondidas por elementos internos. A instalação consiste em várias etapas.
Antes do trabalho principal, é necessário preparar a superfície. Deve ser plano e limpo, livre de lascas, rachaduras e outros defeitos. É necessário tratá-lo cuidadosamente com anti-sépticos e soluções que evitem o apodrecimento e o crescimento de mofo.
Torneamento
Para a montagem e instalação da estrutura de torneamento, barras padrão de tamanho médio são usadas, mas não menos do que 20 mm ao longo de um plano... Visto que uma imitação de espessura menor é usada para o revestimento interno, o passo entre as barras de torneamento pode ser de até 600-900 mm.
Aquecimento
O próximo passo é o vapor e o isolamento térmico da sala. Antes de colocar a madeira falsa, uma película de barreira de vapor é fixada na caixa, evitando a penetração de umidade em seu interior. Todas as juntas são cuidadosamente fixadas. A próxima camada é o isolamento: lã mineral, espuma de poliestireno, espuma de poliuretano ou qualquer outro material à sua escolha, cujo uso irá reduzir a transferência de calor do edifício e manter a temperatura ideal dentro do ambiente.
Suporte de parede
Os painéis são geralmente instalados na horizontal, a partir do teto, de forma que os espigões fiquem voltados para cima e as ranhuras para baixo. Partes da estrutura devem se encaixar perfeitamente, as juntas devem ser alinhadas.
Pelo nível, acompanhe a posição das primeiras pranchas, pois depende de como ficará toda a estrutura.
Os primeiros painéis no canto entre o teto e a parede, assim como os últimos entre a parede e o chão, são melhor fixados “pelo corpo” e cobertos com pedestais. A fixação dos elementos estruturais subsequentes é realizada com grampos "pela ranhura" ou parafusos auto-roscantes com pregos "pelo espinho".
Outra forma de imitar madeira é com a ajuda de fechos "dueto". Construtores profissionais recomendam usá-lo para iniciantes que têm medo de instalar a estrutura fragilmente ou deixar lacunas aleatórias. Os fixadores são primeiro conectados ao feixe falso em sua parte superior, o limitador na parte não permitirá que ele fique acima ou abaixo do local pretendido. Em seguida, a barra é instalada em seu lugar com uma ponta para cima e as partes salientes dos fixadores são conectadas à caixa com parafusos autoatarraxantes.
Este método deixa espaço entre a ripa e a parede da viga elevada, o que melhora a ventilação. É discreto e adequado para revestimento interno. Nesse caso, é melhor iniciar a instalação dos painéis do chão ao teto.
Observação: a vida útil dos materiais depende de como você fixa corretamente todas as partes da estrutura. Caso contrário, o ar penetrará nas ranhuras e juntas. A umidade contida nele se condensará internamente e causará o crescimento de mofo ou o apodrecimento da estrutura.
Revestimento de teto
Esta é a parte mais difícil do trabalho por causa de seus perigos e inconvenientes. Você não deve tentar embainhar o teto apenas com uma viga falsa; para tal, são necessárias pelo menos 3-4 pessoas. Antes do assentamento, é necessário preparar o torneamento com um passo da ripa não superior a 400-500 mm. O fixador ideal neste caso fornecerá um kleimer ou "dueto". Com eles, é muito mais fácil montar uma imitação de barra no teto do que com um martelo e pregos.
Características da instalação ao ar livre
No exterior, paredes, empenas e fundações são revestidas com viga falsa. Para decoração exterior, recomenda-se o uso de materiais com dimensões de cerca de 30-35 mm de espessura, pelo menos 150-180 mm de largura. Esses parâmetros permitem que você crie uma estrutura completa que imita a madeira natural. Caso contrário, ao usar uma viga falsa com uma espessura menor, parecerá que o edifício está revestido com ripa.
O comprimento dos materiais deve ser escolhido exatamente de acordo com as dimensões da parede, já que a instalação horizontal é preferível a imitar a madeira. As placas corretamente selecionadas eliminarão a necessidade de uni-las ao longo do comprimento, fechando as ranhuras externas com tiras separadas.
Observação: o uso de ripas grandes na construção não só economizará em quantidade, mas também reduzirá o número de juntas, o que reduzirá o risco de penetração de sujeira e umidade e aumentará as propriedades de isolamento acústico e térmico da construção.
Não é difícil montar uma viga falsa com as próprias mãos, mas o acabamento deve ser realizado estritamente de acordo com o processo tecnológico. Consiste nas mesmas etapas da instalação interna, mas possui algumas peculiaridades:
- as barras da moldura devem ser maiores;
- perfis de aço galvanizado são adequados para torneamento;
- os elementos da estrutura devem ser instalados em etapas menores;
- a organização dos cantos externos é realizada da maneira descrita acima;
- além do isolamento de vapor e calor externo, você pode usar placas ou folhas à prova de vento.
Do lado de fora, as travas nem sempre fornecem uma conexão confiável; muitos construtores recomendam o uso de um pregador para tais fins. Cada tábua é fixada com três pregos em forma de T de 64 mm de comprimento em uma fileira com um passo, como com ripas. Essa conexão é confiável, a imitação para o próximo ano não cairá e não formará um ziguezague.
A vantagem do método é que não há necessidade de martelar os pregos por conta própria, a desvantagem é um defeito estético óbvio, embora as fissuras formadas pelo pregador diminuam após um ano e se tornem mais planas.
Este efeito surge porque os pregos são cravados na madeira, as fibras posteriormente fecham o defeito e endurecem com o tempo.
Após a construção, a parte externa da estrutura deve ser tratada com anti-sépticos e soluções especiais para evitar o apodrecimento e o crescimento de mofo, bem como para aumentar as propriedades refratárias. A escolha dos materiais para decoração interior e exterior é necessária tendo em conta os seguintes critérios: dimensão, tipo e qualidade da madeira, preço.
O tamanho da imitação é selecionado de acordo com seus próprios desejos. Além disso, é importante que as placas para decoração de exteriores sejam mais grossas e largas do que para interiores. No interior, você pode usar tábuas curtas para economizar dinheiro, se não estiver preocupado com a presença de um grande número de juntas. Por fora, são inaceitáveis, pois constituem um ponto fraco da estrutura e contribuem para a rápida penetração de sujidade e água no seu interior.
O tipo de madeira deve ser escolhido dependendo da finalidade da sala e da natureza do microclima nela. Cada raça tem sua própria qualidade e características mecânicas.
- Árvores decíduas (tília, bordo, álamo tremedor)... São utilizados para a decoração de interiores de qualquer tipo de instalações. Os materiais desta madeira são desprovidos de odores característicos, ideais para quem sofre de doenças respiratórias crónicas e asma brônquica. Os painéis de madeira decídua têm um ótimo preço, longa vida útil, não mudam de cor com o tempo e mantêm sua qualidade por muito tempo.
- Coníferas (abetos, pinheiros, cedros, abetos). Os painéis feitos dessa madeira não podem ser usados em locais de alta temperatura devido ao teor de resina. Apesar de sua resistência à umidade, eles não são de forma alguma adequados para revestir cozinha, banheiro, bem como banheiras e saunas. Não se esqueça do cheiro característico de coníferas, que começará a irritá-lo quando ficar muito tempo na sala. O local ideal para esses painéis é um banheiro, onde eles desempenharão o papel de fragrâncias naturais.
- Carvalho... Estes painéis são ideais para revestimento de divisões com elevada humidade (cozinha, banho, sauna), podem ser utilizados para revestimento de quartos e quartos de crianças, ginásio. Este tipo de madeira não tem medo de solicitações mecânicas, bem como de umidade.
- Larício... A madeira mais resistente à umidade. Ela, como o carvalho, pode embainhar cozinhas, banhos, saunas, banheiros. Será mais fácil fixar esses painéis do que os de carvalho, especialmente no teto.
A madeira de um certo tipo tem qualidades diferentes, com base nas quais 4 variedades são distinguidas. Quanto mais alto, mais caro é o material, mas ao mesmo tempo de melhor qualidade. Normalmente, uma variedade é avaliada de acordo com os seguintes parâmetros:
- uniformidade e suavidade da superfície;
- a presença de defeitos: fissuras, lascas, depressões;
- a presença de vestígios de decomposição, danos por insetos, queimaduras;
- uniformidade de cor e padrão;
- a presença de nós e sua natureza.
Espécies de imitação de um bar.
Extra |
A superfície das placas é plana, lisa e bem aplainada. Não há defeitos nos lados frontal e traseiro, mas são permitidas fissuras nas extremidades de até 3 cm de tamanho. Não há vestígios de decomposição ou danos por insetos. Não há nós, a presença de nós embrionários é permitida, não mais do que 1-2 por barra. |
UMA |
A superfície das placas é plana, são permitidas áreas lisas e mal planejadas, que não são visíveis durante a montagem. Os defeitos estão ausentes ou são insignificantes: rachaduras, substâncias resinosas, lascas em uma quantidade não superior a 10% da área de superfície. Não há vestígios de decomposição ou danos por insetos. Nós únicos, de tamanho pequeno, não caem. |
B |
Áreas não planejadas significativas são permitidas na superfície das placas. Os defeitos estão presentes em pequeno número, quase sempre ocultos após a instalação. São permitidos três buracos de minhoca por placa. A presença de desbotamento e azulamento em até 10% da área de superfície é aceitável. Não há sinais de decomposição, nenhum dano de inseto. Nós de tamanhos diferentes em grandes quantidades, mortos e caindo são permitidos. |
C |
Madeira de má qualidade, não aplainada. É permitida a presença de um grande número de defeitos que não afetam a resistência do cartão. É permitida a presença de fissuras longitudinais com comprimento não superior a 3 cm. Nós de várias formas, tamanhos, um grande número de nós mortos e em queda. |
Produtos de primeira classe são quase impossíveis de encontrar no mercado. Os fabricantes costumam dar a nota A para ele, que é um pouco mais barato em custo. Existem também categorias intermediárias, como AB e BC, que combinam as qualidades de variedades adjacentes.
Não se esqueça de realizar o cuidado correto e oportuno dos materiais: envernizamento, soluções de proteção contra a podridão, mofo e parasitas, líquidos resistentes ao fogo. Essa abordagem ajudará não apenas a estender a vida útil dos materiais, mas também a preservar suas qualidades originais.
Por que vale a pena escolher um revestimento de madeira de imitação? A resposta é simples: ele tem muitas vantagens em relação a outros materiais. Entre eles:
- aparência estética e atraente do edifício;
- harmonia com qualquer design;
- uma superfície plana da estrutura que esconde todas as falhas do material de construção principal;
- Amizade ambiental;
- formação de um microclima interno saudável;
- aroma agradável de madeira;
- a presença de propriedades de isolamento térmico e acústico;
- instalação simples que não requer conhecimentos, habilidades e ferramentas especiais;
- relação custo-benefício e facilidade de manutenção;
- longa vida útil;
- a capacidade de escolher o tamanho, tipo e qualidade da madeira;
- a capacidade de cobrir fiação, tubos e outras comunicações com uma estrutura;
- o material é quase indistinguível da madeira natural.
Para informações sobre como montar uma imitação de barra, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.