Tudo sobre LVL
LVL é um material de construção produzido por colagem de folha fina descascada. Ele apareceu no mercado interno há pouco tempo - a partir de meados de 2009. A madeira serrada com estrutura multicamadas é amplamente utilizada na construção civil. Considere seus prós e contras, tecnologia de fabricação, desempenho e principais parâmetros técnicos.
O que é isso?
As vigas LVL são feitas de folha de madeira maciça de espécies coníferas. Na maioria das vezes, o pinheiro ou o lariço são usados para esses fins. Para a produção do material, as matérias-primas são cuidadosamente selecionadas na fase de aquisição. É dada preferência à madeira sem vários defeitos. Para a preparação do folheado, é retirada a parte mais forte da raiz do tronco. Em termos de indicadores de resistência, as vigas LVL são superiores à madeira natural.
Durante a operação, ele não se deforma e sua alta densidade resiste à absorção de umidade. Com isso, as dimensões originais e o peso da madeira serrada são preservados.
Outros benefícios incluem o seguinte:
- a ausência de pontos de tensão interna, muitas vezes a causa da destruição da madeira serrada natural;
- resistência a mofo e fungos, atratividade a insetos e roedores;
- preservação das propriedades operacionais e características técnicas ao longo de todo o período de operação;
- excelente capacidade de carga;
- possibilidade de construção de edifícios com madeira laminada, independentemente da época do ano e das condições climatéricas;
- resistência a ambientes agressivos;
- ampla variedade de tamanhos;
- estrutura homogênea;
- facilmente processado com várias ferramentas;
- peso leve em comparação com a madeira natural (devido a essa característica, para uma construção pequena, a instalação de uma base de fundação volumosa não será necessária);
- a possibilidade de erguer estruturas com formas arquitetônicas complexas;
- confiabilidade, longa vida útil e estética.
As vigas LVL são produzidas a partir de matérias-primas caras, usando tecnologias complexas e demoradas. Sua fabricação requer equipamentos caros. Tudo isso se reflete no preço do produto acabado - a construção de um prédio a partir de uma barra LVL exigirá grandes investimentos financeiros. Esse material de construção é considerado inseguro para o meio ambiente, uma vez que substâncias à base de formaldeído são utilizadas na conexão das camadas.
Durante a operação, as substâncias tóxicas evaporam no meio ambiente. Barras produzidas em violação da tecnologia de fabricação representam um perigo específico para a saúde. Outra desvantagem é a baixa permeabilidade ao vapor, o que dificulta a circulação natural do ar no ambiente.
Como o LVL é feito?
O processo tecnológico de produção inclui várias etapas.
- Preparação de troncos de árvores entregues à planta para descascamento... Para isso, a casca é retirada deles (no mínimo 3 mm) por meio de equipamento especializado e, a seguir, imersa em água quente (até 80 graus) por cerca de 24 horas. A madeira úmida é mais macia e flexível, mais fácil e rápida de cortar em tiras finas.
- Corte de toras molhadas em placas com o comprimento necessário, sua centralização e descascamento para obtenção de folheados com espessura de 3 mm.
- Classificando as peças recebidas pela umidade, seu envio para unidades de secagem. O teor de umidade do folheado seco deve estar entre 5 e 8%.
- Reorganizando o material, eliminação do casamento, sua posterior transferência para a fabricação de outras madeiras serradas.
- Folhas de colagem usando um adesivo especial no equipamento de prensagem.
Na última etapa, o folheado colado é cortado para obter uma viga com o comprimento necessário. Antes de serem colocados à venda, os produtos passam por verificações de qualidade adicionais, são embalados e rotulados. O processo de produção do LVL é totalmente automatizado, o que exclui defeitos acidentais devido ao fator humano.
O descascamento, a medição e a centralização das peças de trabalho são realizados por meio de programas de computador. A qualidade do verniz é verificada por equipamento ultrassônico especial.
Características e propriedades
LVL com uma estrutura de múltiplas camadas é fabricado em empresas industriais de acordo com GOST 33124-2014. Materiais de qualidade, produzidos em estrita conformidade com a tecnologia de produção, possuem as seguintes características:
- densidade - 480 kg / m³ (mais densa e resistente que a madeira natural);
- classe de resistência ao desgaste - 4;
- resistência à umidade - de 8 a 12% (praticamente não absorve umidade);
- classe de resistência ao fogo - E (taxa de carbonização não excede 0,7 mm / min.);
- classe de formaldeído - E1 (a norma permissível de substâncias cancerígenas não excede 10 mg por 100 g de massa seca de uma barra);
- resistência à tração - 16-22,5 MPa, resistência à flexão - 48 MPa.
O material possui uma estrutura homogênea devido à qual suas propriedades físicas são mantidas ao longo de todo o seu comprimento. A madeira colada não deforma e não muda de tamanho e desempenho sob as mudanças climáticas e influências sazonais. As propriedades importantes do material de construção incluem seu excelente isolamento acústico e térmico. Devido a esse recurso, o cômodo erguido a partir de um bar será silencioso e aconchegante. A madeira LVL, ao contrário dos produtos de metal e da madeira natural, é altamente resistente à água e aos vapores de sal, amônia.
A madeira LVL difere da usual pela maior refratariedade devido à estrutura multicamadas e baixa porosidade. Os adesivos à base de formaldeído usados no processo de fabricação do painel são neutros à oxidação e resistentes ao fogo.
Devido à alta densidade e ausência de fissuras na superfície dos produtos, é criada uma barreira para a penetração do fogo no material.
Variedades
A madeira LVL, dependendo da tecnologia de fabricação, é dividida em 2 tipos. Os materiais são estruturais ou com camadas transversais.
Estrutural
Isso inclui uma barra na qual todas as camadas disponíveis estão localizadas na direção longitudinal às fibras de madeira. Sua principal característica é a capacidade de suportar uma grande carga com uma pequena seção transversal. Ao usar material de construção, não é necessária a instalação de uma fundação maciça. Sua desvantagem é a torção do material de construção ao longo das bordas em seus grandes valores de largura.
Com camadas cruzadas
Possui uma estrutura diferente da viga estrutural. Durante a sua produção, cada 5ª camada é colocada nas outras fibras. Graças a isso, o produto adquire força adicional. O material com camadas transversais não se enrola nas arestas, pelo que é aconselhável utilizá-lo no fabrico de folhas de portas e de várias estruturas de construção largas.
Dimensões (editar)
As vigas LVL são produzidas em vários tamanhos, para que o comprador tenha a oportunidade de adquirir material para tarefas específicas. A espessura mínima do material é de 1,8 cm e a máxima de 10,2 cm. Os painéis LVL são produzidos em larguras de 10 a 180 cm e comprimento máximo de 18 metros. A pedido do comprador, o material de construção é cortado em pedaços com o comprimento necessário.
Marcando
No mercado da construção, a madeira laminada colada é representada por produtos com marcações diversas. Decodificação de designações de letras:
- R, S - madeira maciça de folheado, colocada paralelamente ao grão da árvore;
- X, Q - materiais de alta qualidade com fibras de madeira direcionadas perpendicularmente em relação às folhas adjacentes;
- I - combinação de 2 tipos anteriores de lâminas de qualidade inferior;
- T - vigas feitas de folheado denso graus G3-G4 com direção de grão paralela.
Os produtos em cuja marcação existe a letra designação R podem ser utilizados para a construção de estruturas portantes, S - para a construção de vigas. Os materiais X e I são recomendados para uso na construção de paredes e várias divisórias. A madeira laminada colada com a marca Q destina-se à instalação de lajes de cobertura. O material de construção com a marca T pode ser utilizado como vigota para revestimento de pisos.
Fabricantes populares
No território da Rússia, existem apenas alguns complexos de produção especializados na fabricação de vigas LVL. Existem 2 explicações para isso - a complexidade do processo tecnológico, bem como uma pequena demanda do consumidor devido ao alto custo e informações insuficientes sobre as vantagens da madeira serrada.
Um dos fabricantes mais populares é considerado "LVL-Ugra"... Esta é uma empresa de marcenaria com instalações de produção em Tyumen. É especialista na produção de diferentes tipos de vigas, incluindo madeira LVL. No ano, a fabricante produz cerca de 30 mil m3 de madeira para venda.
Outra grande empresa registrada na cidade de Torzhok, região de Tver, é "Talion Terra"... Ela está envolvida na fabricação de toras Ultralam multicamadas duráveis. É o maior fabricante russo, produzindo pelo menos 150 mil m3 de painéis LVL anualmente.
A madeira serrada é fabricada com tecnologia de prensagem contínua com pré-aquecimento, o que facilita a penetração mais rápida e profunda da resina adesiva na estrutura da madeira.
Um dos fabricantes estrangeiros mais populares de madeira LVL é a empresa Finnforest (Finlândia)... Fabrica produtos com a marca Kerto. No entanto, a madeira serrada doméstica será mais barata para o consumidor.
Os produtos fabricados em fábricas de marcenaria russas têm se mostrado positivos - eles não são piores em qualidade e desempenho em comparação com análogos trazidos do exterior.
Formulários
O LVL colado é usado na construção de prédios baixos privados - as estruturas das casas são feitas a partir dele. As barras são freqüentemente substituídas por vigas e vários componentes do sistema de vigas. Com a ajuda da madeira serrada LVL, eles constroem:
- hangares;
- garagens;
- corredores para esportes;
- quiosques;
- várias estruturas para uso comercial e industrial;
- pisos intermediários;
- painéis de telhado e estruturas de vedação;
- cofragem para posterior concretagem de argamassa.
O material também é utilizado na fabricação de portas, janelas, móveis, estruturas em arco, decoração de interiores. Devido à sua alta resistência à umidade, é muito procurado na construção de edifícios com indicadores de alta umidade (por exemplo, banheiras e saunas). LVL tem muitas vantagens, mas devido ao alto preço de cerca de 30.000-40.000 rublos. / m3, não é lucrativo construir paredes a partir dele. No entanto, este é um dos melhores materiais de construção com o qual várias estruturas auxiliares são erguidas - pilares ou vigas de suporte. Para reduzir o custo de construção de uma casa, é recomendável combiná-la com outros tipos de vigas.
Ao escolher uma viga LVL para a construção de uma casa de madeira, você terá que investir, mas neste caso é possível construir uma habitação sólida, confiável, durável, aconchegante e visualmente atraente.
O comentário foi enviado com sucesso.