Madeira de fixação ao concreto

Contente
  1. Recursos de instalação
  2. Métodos de montagem
  3. Possíveis erros

As habitações modernas são muitas vezes construídas com blocos de concreto, que não são inferiores à pedra em suas características de desempenho, mas ao mesmo tempo, uma viga de madeira deve ser fixada no topo da superfície de concreto para o torneamento. Isso não é tão fácil de fazer, pois é necessário que a estrutura de concreto perfurada mantenha as vigas na posição correta de forma confiável. Considerando que os coeficientes de dilatação térmica de 2 materiais também diferem, é extremamente importante observar a tecnologia de sua ligação.

Recursos de instalação

A fixação de uma viga de madeira ao concreto é realizada de maneiras diferentes, mas âncoras, suportes de metal, buchas e outros meios semelhantes são usados ​​com mais frequência como fixadores. A escolha de uma técnica particular depende fortemente do tipo de material com o qual você está trabalhando e da configuração que terá toda a estrutura. Por exemplo, ao erguer uma casa de bloco em cima de uma fundação de concreto, você pode, depois de esperar que o concreto endureça completamente, simplesmente cobri-lo com uma barra ao redor do perímetro, puxando-o com suportes, ou pregar as bases das paredes de madeira para um ao outro, criando uma circunferência. Para que a estrutura não se incline e assuma uma posição estável final, pode-se aparafusar nela os suportes internos, que ficarão sobre a laje de concreto sem estar presos a ela, e permitirão que a parte externa da moldura penda verticalmente, cobrindo a laje do lado de fora.

Essas abordagens são relevantes em todos os casos, quando uma tentativa de fixar uma parte de madeira de uma estrutura por meio de perfuração ameaça danificar significativamente a estrutura de um material poroso como o concreto aerado. Pode colocar o chão na varanda sem o fixar à base de forma alguma, mas simplesmente ajustando-o claramente ao contorno do espaço livre.

Em todos os outros casos, quando blocos de concreto ou de argila expandida têm que suportar o peso de uma viga localizada verticalmente ou suspensa, é necessário instalá-la com fixação obrigatória na base de uma forma ou de outra.

Métodos de montagem

O método específico de montagem de uma viga em uma base de concreto depende fortemente de qual parte do edifício está sendo trabalhada. Para obter uma imagem mais completa do próximo trabalho, consideraremos todas as opções em detalhes.

Para a fundação

Na maioria das vezes, a fixação de estruturas de madeira a uma fundação de concreto é realizada durante a construção de uma casa de toras. O método de fixação mais óbvio são as hastes de ancoragem, que são fixadas na armadura antes mesmo de ser derramado com concreto e, após o endurecimento, permanecem salientes, representando um fixador pronto. Esse método é bom porque não sugere a perfuração do concreto, o que significa que não ameaça sua integridade. Quando a fundação endurece, as toras de revestimento são fixadas aos pinos, nos quais orifícios especiais são feitos com antecedência nos pontos de conexão propostos. Para uma fixação completa, a tora deve ser fixada adicionalmente ao grampo de cabelo com porcas e arruelas.

A instalação em chumbadores é realizada por meio de furos para cavilhas com perfurador. Para garantir que os orifícios na tora e na base de concreto estejam perfeitamente alinhados, a caixa deve ser mantida na posição planejada e perfurada apenas ao mesmo tempo que o concreto - nunca separadamente. Depois de formado o furo, os detalhes da futura construção são imediatamente fixados com um prego.A desvantagem desse método é que a junta de pino é um orifício obrigatório na camada de impermeabilização, embora pequeno. Nem vale a pena lembrar que a madeira tende a se deteriorar rapidamente em condições de umidade.

O canto metálico ajuda a não tocar na laje de concreto e a fixar com segurança as estruturas de madeira que estão sendo erguidas, mas então é necessário fixá-lo dentro do prédio. Em uma fundação de faixa, uma estrutura de toras pode ser mantida mesmo com seu próprio peso, sem fixação específica, mas isso somente se for relativamente leve. O método é bom para a capacidade de substituir toras podres, mas não é adequado para uma estrutura de quadro em uma fundação colunar.

Neste último caso, a solução para o problema será a fixação a uma grade - uma treliça de madeira que envolve as estacas. Ela própria é fixada às estacas por meio de hastes de reforço - grossas hastes de metal que são embutidas nos pilares durante a fase de construção. Neste caso, são marcados orifícios nas vigas e feitos orifícios com os quais é colocada a grelha nas varetas.

Se a haste sobressair de cima após a montagem da grelha (o que é desejável para um caldo), sua parte superior é cortada com um moedor após a montagem da grelha.

Para o chão de concreto

Uma viga de 50X50 mm é ativamente usada para a construção de uma ripa sobre um piso de concreto. Ao criá-lo, as toras devem ser localizadas em incrementos de 50–70 cm, dependendo da carga esperada. A sua fixação ao solo realiza-se mediante a perfuração dos orifícios para as âncoras. O parafuso de ancoragem deve ser inserido na luva de metal pré-fornecida. Depois disso, as defasagens são forçadas a ficarem horizontais, sustentando-as por baixo com pedaços de papelão, e os espaços livres sob as vigas são preenchidos com espuma de poliuretano.

Para a parede

A instalação da madeira no concreto é possível mesmo em uma situação em que você só precisa consertar o pedestal. Se tudo está em perfeita ordem com as paredes, e elas possuem uma superfície plana, você pode até resolver o problema com cola. No entanto, deve-se ter em mente que a desmontagem durante os reparos subsequentes será problemática.

Com paredes perfeitamente planas, outro método de fixação é aceitável: em colchetes de canto. A sua instalação é efectuada em pregos de plástico, pelo que o betão ainda terá de ser perfurado. No entanto, isso não será visível do lado de fora, porque o pedestal se encaixará no suporte e o ocultará completamente de olhares indiscretos. Neste caso, qualquer irregularidade na parede será notada imediatamente.

A instalação com buchas requer cuidados especiais, pois dividir um pedestal de paralelepípedo fino é uma tarefa simples. A abertura do rodapé é feita por meio de rebaixamento; o ideal é que o diâmetro seja ajustado com precisão ao diâmetro da cabeça do fixador. Para que o parafuso auto-roscante não seja visível após a conclusão da obra, geralmente é vedado com um tampão decorativo. Você pode comprá-lo na mesma loja onde o rodapé foi adquirido. Alternativamente, uma massa pode ser usada, mas este método irá complicar o desmantelamento futuro.

Uma das raras maneiras de proteger um rodapé é pregando-o com pregos. Este último não vai entrar no concreto, então a laje é primeiro perfurada com uma broca vitoriosa, e os furos são preenchidos com rolhas de madeira - vamos pregar o pedestal nelas. Como no caso das buchas, a viga do pedestal requer um processamento cuidadoso: os furos são feitos previamente e o rebaixamento é feito e, após a conclusão da instalação, as cabeças dos fechos são escondidas com plugues.

Se o rodapé não suportar nenhuma carga especial, então a montagem das ripas sobre a parede de concreto, seja dentro ou fora da edificação, já é uma tarefa que requer uma fixação mais sólida, mesmo que materiais leves de acabamento sejam fixados sobre a treliça. Nesse caso, os tarugos são considerados a versão ótima e praticamente incontestável de fixadores, e os mais longos - devido à presença de uma espessa camada de gesso em prédios antigos, eles deverão ser aparafusados ​​em pelo menos 4 cm de profundidade.

Hoje, existem buchas que não precisam mais de uma luva de plástico para serem aparafusadas - elas podem ser aparafusadas diretamente em tijolos ou concreto. Você pode identificar esses fechos por um asterisco em vez de uma cruz na cabeça. Na maioria dos casos, eles são projetados para um furo com um diâmetro de 6 mm, mas construtores experientes dizem que uma broca de 6,5 mm ajudará muito mais, caso contrário, os fixadores simplesmente não podem ser aparafusados.

A tecnologia de montagem da caixa permanece clássica e não implica nenhuma inovação. A viga, planejada para instalação, é aplicada na parede e sua posição é verificada quanto ao nível correto, após o que se começa a perfurar a parede através dela.

Depois disso, uma luva de plástico é inserida no interior (se necessário) e um parafuso auto-roscante é aparafusado.

Ao instalar o telhado

Uma tecnologia separada é a fixação de um telhado de madeira ou Mauerlat sobre paredes de madeira. Independentemente do peso da estrutura, deve-se ter em mente que ela está regularmente exposta ao vento, portanto deve ser fixada da forma mais confiável possível, evitando deslocamentos e principalmente quedas.

A opção de montagem mais óbvia é a âncora. É adequado não só para a instalação de uma cobertura, mas também para a fixação de qualquer tipo de ripa ao teto, mesmo que seja pesado: a partir de uma viga de 100X100 mm. Como no caso de fixação de tais estruturas em qualquer outra posição, a perfuração do furo para a âncora é realizada pelo método through, com a aplicação preliminar do Mauerlat ou defasagens separadas. Para a fixação, geralmente são utilizadas luvas de metal, que tendem a se expandir na extremidade à medida que as porcas são aparafusadas.

Se a casa está apenas sendo erguida, é razoável colocar travas na estrutura das paredes, que desempenharão a função de fixadores e não permitirão a perfuração do concreto. Os pinos são fixados diretamente na armadura antes mesmo de o concreto ser concretado, enquanto são feitos com uma margem de comprimento decente: o ideal é que eles se estendam por 4–5 cm da laje de concreto nativo, e até mesmo além da viga planejada. Esta abordagem permite que você coloque 2-3 camadas de material de cobertura entre o concreto e o Mauerlat para um isolamento confiável e só então prenda a própria madeira. Para que o material isolante fique bem prensado, não haja rachaduras e oscilações, toda a estrutura após a montagem é aparafusada com porcas e arruelas.

Existe também uma opção com um fio, que, apesar de sua aparente primitividade, é usado de forma bastante intensiva. A técnica é muito semelhante à fixação com pinos: com um arame de 6 mm de diâmetro, a barra é simplesmente aparafusada à base de concreto.

Ao mesmo tempo, é importante calcular corretamente o número de tais pontos de conexão para que sejam capazes de suportar o peso da estrutura.

Possíveis erros

Na construção, é importante evitar erros que podem afetar adversamente a resistência e durabilidade das estruturas que estão sendo erguidas. No caso de prender uma barra ao concreto, preste atenção a alguns erros que não devem ser cometidos.

  • O diâmetro do orifício para a luva de plástico nunca deve exceder seu próprio diâmetro. Se suas ferramentas apresentarem um grande erro, você só precisa pegar uma broca 0,5 mm mais fina.
  • Torções no orifício são altamente indesejáveis. Metade da manga deve entrar facilmente no buraco e só então pode ser finalizada com um martelo.
  • O parafuso autorroscante deve ser cravado no concreto em pelo menos 2 cm. Observe: especificamente em concreto, não apenas em uma parede! A espessura do gesso, que não é uma base confiável para fixadores, também pode chegar a 2 cm, portanto a profundidade total de penetração do parafuso autorroscante idealmente deve começar a partir de 4 cm.
  • O parafuso auto-roscante deve ser muito mais comprido do que a luva de plástico com a qual é usado. A fórmula de cálculo é bastante simples: o comprimento da manga é tomado, a espessura da barra fixada e 10 mm de reserva - a soma de todos esses valores é o comprimento recomendado do fixador.
  • É necessário furar a parede até uma profundidade de pelo menos 2 cm maior que o comprimento da bucha utilizada. Para não ir muito longe, você pode marcar a profundidade normal com antecedência com uma caneta de feltro brilhante na broca. Lembre-se que o lodo no buraco atrapalha a avaliação correta de sua profundidade, por isso é aconselhável retirar o pó em tempo hábil com aspirador de pó.
  • O diâmetro do parafuso auto-roscante é selecionado individualmente, dependendo da espessura da parede da luva - este último não deve enrolar atrás dos fechos aparafusados.

Para fixar a madeira ao concreto, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário