Como anexar uma barra a uma barra?

Contente
  1. Como prender a madeira?
  2. Como colocar nos cantos?
  3. Opções de conexão longitudinal

Nem todos os construtores novatos sabem como prender uma barra a outra. Esta questão é especialmente relevante se o material de construção for usado pela primeira vez. A forma de fixá-lo no sentido do comprimento depende da localização. Existem situações em que diferentes opções de conexão são usadas entre si nos cantos.

Como prender a madeira?

A abundância de fixadores que podem ser usados ​​na construção para conectar as peças é estonteante. No entanto, se os considerarmos separadamente, verifica-se que todos são inventados para finalidades diferentes e nem sempre são racionais quando aplicados com um determinado tipo de material. Construtores inexperientes adquirem fixadores por recomendação dos mesmos consultores de vendas incompetentes, que garantem que para uma viga de madeira é melhor pegar uma mais forte e mais longa, feita de metal durável.

A madeira é um material utilizado na construção civil há séculos, bastante estudado, com propriedades valiosas e graves desvantagens. Uma estrutura de madeira, especialmente feita de toras ou madeira cuidadosamente processada de contornos geométricos regulares, pode durar décadas sem mudanças visíveis.

No entanto, muito na operação de longo prazo é decidido precisamente pelo uso de materiais de fixação apropriados. Os especialistas têm certeza de que a escolha dos dispositivos de conexão deve ser abordada com mais responsabilidade do que as características de qualidade do material de base usado.

Mercados de construção e supermercados oferecem muitas opções diferentes.

  • Pinos de metal - produto laminado, corte de reforço ondulado. Eles são usados ​​para fixar firmemente a moldura, as coroas da parte inferior da estrutura. O uso de um pino é projetado para evitar a deformação da base. Sua resistência inerente dá a durabilidade aparentemente confiável da estrutura. Porém, os especialistas têm certeza de que a superfície ondulada provoca deformação na estrutura natural da madeira, outro argumento contra é a suscetibilidade do metal à corrosão, mas isso pode ser questionado, já que os pinos também podem ser adquiridos com revestimento anticorrosivo. Portanto, o principal argumento contra os tarugos é a incompatibilidade de madeira e metal, suas estruturas e propriedades completamente diferentes, susceptibilidade a influências externas de clima e tempo.
  • Alfinetes de madeira - uma excelente solução, já que também são feitos de madeira, mas de madeira dura. Os mais populares são feitos de bétula, que praticamente não é inferior em resistência aos produtos de metal, e desempenham as mesmas funções. Sua popularidade é explicada por seu custo democrático, bem como por duas opções de fabricação - redondo e quadrado. Os primeiros são considerados simples, pois é mais fácil preparar furos redondos, mas uma conexão mais forte é reconhecida usando pinos quadrados.
  • Um meio confiável de prender uma viga de madeira é um conjunto de mola com o nome eloqüente de "força". Este é um conjunto funcional de parafuso roscado e molas com comprimento padrão de 25 centímetros. A vantagem indiscutível do material do produto (só são utilizadas ligas duráveis ​​que não corroem) - não deformam a madeira e podem suportar uma carga enorme. Graças a estes recursos, não há necessidade de usar uma grande quantidade (no máximo quatro elementos são usados ​​para 1 barra).
  • Os especialistas têm certeza de que usar pregos do tipo usual é um grande erro na construção de uma casa a partir de um bar. Eles enferrujam rapidamente e são incapazes de suportar a carga necessária. Também não é aconselhável levar grampos de metal. A única opção que não encontra críticas são os pregos sem chapéu de 6 mm de diâmetro.

A opinião dos especialistas é inequivocamente inclinada em favor de conjuntos de molas ou cavilhas de bétula. No entanto, esses fixadores são bons em juntas simples, sem grande parte da complexidade dos elementos estruturais. Na verdade, os mestres sem experiência de trabalho enfrentam dificuldades que parecem intransponíveis.

Mas cada problema tem sua própria solução especial - séculos de experiência, a engenhosidade dos artesãos há muito ajudou a encontrar uma maneira de resolver até mesmo o problema mais difícil na construção em madeira.

Como colocar nos cantos?

Do lado de fora, parece que não é difícil fixar as juntas dos cantos e um ou dois métodos podem ser usados ​​para isso. A viga é mais fácil de acoplar do que as toras sólidas que eram habitualmente usadas há um século. É bem processado, tem a forma geométrica correta e geralmente é equipado com ranhuras e ranhuras especiais para uma união rápida. Todos os métodos elaborados receberam nomes amplos e figurativos.

  • Em meia árvore, quando durante a junta, uma parte da madeira é selecionada, formando uma espécie de degrau. Eles são sobrepostos entre si e fixados com cavilhas de madeira de ponta a ponta, por meio de orifícios pré-preparados. Para maior resistência, os artesãos usam alfinetes para prender em uma barra entre dois cantos.
  • "Na pata" - quase uma maneira semelhante de amarrar uma conexão de canto, mas se um entalhe é feito retangular em meia árvore, então aqui ele é cortado em um certo ângulo de inclinação.
  • "Dovetail" requer mais trabalho, mas é considerado um dos mais duráveis ​​de todos os tipos existentes. Pontas trapezoidais são feitas nas barras irregulares, que são inseridas na ranhura oposta. O espigão em forma de trapézio mantém-se mais firmemente na conexão da fechadura e as barras não se dispersam.
  • Espinha raiz "à prova de vento" também chamada de frigideira ou canto quente. Esta também é uma conexão de travamento, mas é obtida cortando uma ranhura, e a segunda espiga repete a forma da primeira. Agora, um pino de madeira é adicionalmente martelado nele, e os artesãos anteriores conseguiam uma conexão "à prova de vento" simplesmente ajustando as fibras de madeira. Era usado para os cantos externos para que o frio não penetrasse nas articulações.

Pelo tipo de corte externo, apenas duas variedades se distinguem - com sobras que ficam na frente das laterais do canto ou sem sobras. Embora a experiência atual com ferramentas e carpintaria, bem como com os produtos da indústria de serraria, permita muitas aplicações. A popularidade da construção de moradias de madeira não é inferior à construção de moradias com os materiais de construção mais recentes e avançados.

Com o restante no "oblo" ou na "tigela"

Este método, anteriormente procurado na construção de toras, distingue-se pela presença de um bypass (resíduo na superfície do canto exterior). No entanto, ainda se encaixa de várias maneiras, e algumas delas, com seus segredos, são passadas de geração em geração. No mundo moderno, é menos procurado se os proprietários do edifício têm necessidade de economizar dinheiro, uma vez que a única desvantagem do corte "na tigela" é o consumo excessivo de madeira.

Nas zonas arborizadas, onde não faltam particularidades, este não é o principal argumento na escolha de uma tecnologia - aqui, um argumento a favor deste método é considerado um excelente isolamento térmico e uma visualização tradicionalmente decorativa.

Se for uma madeira com ranhuras já preparadas, a coleta "em uma tigela" é fácil e acessível até mesmo para um amador. No entanto, se eles forem cortados sozinhos, você precisará de um modelo e da observação cuidadosa dos parâmetros necessários. A peculiaridade da construção em madeira é que apenas um método é usado para todos os cantos, então você precisa consertar e comprar ferramentas de alta qualidade.

Sem resíduo

O método sem desvio, é claro, ajuda a economizar materiais de construção, além disso, esse método pode ser usado para obter metros adicionais dentro do edifício. No entanto, essas casas são consideradas frias, uma vez que mesmo a junção mais forte é soprada no inverno frio. Economizar madeira é um argumento extremamente polêmico, uma vez que as juntas precisam de isolamento externo. Mas ninguém impede o zeloso proprietário de usar o método “na mão” ou suas variedades para a construção de anexos.

Opções de conexão longitudinal

A ancoragem ao longo do comprimento é uma parte igualmente importante do processo de construção de um edifício com madeira. Os mestres acreditam que o encaixe longitudinal de alta qualidade é igualmente importante, uma vez que a duração da preservação de uma coroa cuidadosamente ajustada depende deste estágio.

Se você realizar todas as etapas da emenda corretamente, a duração do serviço e a estabilidade da construção estarão garantidas por muitas décadas. A maneira mais fácil é construir usando uma trava direta ou superior, e são esses dois tipos que são solicitados ao construir a partir de um bar. O seguro adicional é o uso de pinos ou cavilhas verticais.

Existem algumas dicas de verdadeiros mestres para quem se arriscou e começou uma construção com as próprias mãos, não tendo bastante experiência neste tipo de obra.

  • Método conveniente de conexão longitudinal - meia árvore, em que uma parte da extremidade é cortada, porém, para maior resistência, será necessário colocar dois pinos, caso contrário a rigidez necessária da junta na zona de contato não funcionará.
  • "Dovetail" - uma opção bastante aceitável para fixação longitudinal.
  • Versão combinada do método meia árvore, em que a cauda do pássaro é o destaque na saliência superior. Nesta forma, resistem perfeitamente ao alongamento longitudinal, sendo inevitável quando as copas de madeira secam.
  • A desvantagem do método familiar de meia árvore é a possibilidade de um intervalo sob a ação da tensão longitudinal.
  • Conecte de forma confiável vigas de 150x150 mm de tamanho., Você pode aplicar patch lock direto, já que o oblíquo tem a mesma desvantagem do método da meia árvore. É mais difícil para um artesão inexperiente, mas é capaz de suportar a carga potencial.

Para usar para unir os elementos, se não houver materiais de construção suficientes, é melhor usar um espigão com chave ou um espigão de raiz. Freqüentemente, para juntar duas peças componentes, eles simplesmente fazem um corte, que é adicionalmente preso com pregos ou buchas.

Esta não é a opção mais durável que não deve ser usada para sobreposição, mas é bastante aceitável ao erguer construções externas a partir de uma barra de 100x100 mm de tamanho.

Os materiais básicos para a fixação de toras ou vigas de madeira não mudaram significativamente, mas novas opções foram adicionadas. Para o leigo, eles parecem uma escolha mais inteligente. E os verdadeiros mestres recorrem a métodos antigos e comprovados. Entusiastas de experiências ancestrais gravam vídeos e postam fotos para não perderem o jeito.

No próximo vídeo, você aprenderá como conectar uma madeira usando buchas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário