Tudo sobre a barra seca em estufa

Contente
  1. O que é isso?
  2. Qual é a diferença?
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Dimensões (editar)
  6. Formulários

Nas prateleiras dos mercados de construção e supermercados, você pode encontrar duas ofertas - madeira seca em estufa ou umidade natural. Uma característica de tais propostas é a preservação da umidade natural nela ou sua remoção de formas variáveis. O segundo tem uma vantagem indiscutível em um custo mais democrático, embora também tenha desvantagens. Mas olhando através de todas as informações sobre as matérias-primas para construção, é possível encontrar outros diferenciais que dificultam na hora de escolher um item de sua preferência.

O que é isso?

O uso desse material de construção tem sido frutífero há milênios. A prevalência e demanda em épocas anteriores é explicada por sua presença em alcance próximo, persistência relativa e facilidade de processamento. Anteriormente, uma versão em tora era levada para construção, nas condições modernas, a mais utilizada é a colada, que mantém todas as vantagens do seu antecessor, mas é mais barata e tem algumas vantagens inegáveis. Um deles é a versatilidade: os incorporadores podem utilizar a madeira para a construção de um edifício residencial, uma mansão de campo, anexos (celeiro, balneário, estábulo, galinheiro ou estábulo). Daí a divisão em três tipos principais.

  • Construção - uma tora processada de todos os lados para lhe dar uma forma retangular, que tem tudo o que você precisa para facilidade de construção - resistência, capacidade térmica, encaixe rápido e facilidade de instalação de juntas de canto. No entanto, para um funcionamento sem problemas, não só é necessário um processamento adicional, mas também tendo em conta o provável encolhimento, que atrasa por muito tempo o acabamento final das paredes.
  • Perfilado na demanda na construção de casas sazonais. Tem uma excelente aparência, uma estrutura de perfis variados, não há necessidade de calafetagem, mas para a construção de capital, um aquecedor mezhventsovy é usado, caso contrário, em tempo frio há dificuldades para aquecer o edifício.
  • Colado, em que se aprecia o combinado, pinho e lariço, combinando as vantagens de dois tipos de madeira - resistência ao apodrecimento, resistência, não encolhimento e possibilidade de iniciar os acabamentos imediatamente após a construção da casa.

De acordo com especialistas, esta última categoria mantém todas as vantagens da madeira natural, excluindo o encolhimento inevitável e dando propriedades adicionais - e resistência à umidade e ao ataque de insetos. GOST define a secura do material de madeira como a presença de não mais do que 20% de umidade nele, e para paredes externas, 12-18% são considerados o indicador ideal. Métodos ativos e passivos são usados ​​para remover o excesso de umidade.

No primeiro caso, a madeira é seca em pilhas, sob toldos ventilados. Este é um método menos caro, mas difícil de prever em termos de tempo e resultados.

O método ativo tem suas vantagens - rapidez de fabricação e obtenção do nível de umidade necessário. As desvantagens incluem o custo mais alto de secagem da madeira em câmara.

Qual é a diferença?

Sem um medidor de umidade com agulha, é difícil para uma pessoa desinformada distinguir uma madeira bem seca passivamente de uma madeira processada industrialmente. Seu custo é diferente, e um vendedor sem escrúpulos pode vender produtos a um preço inflacionado. Os especialistas têm certeza de que para sua própria construção, contando com uma operação mais longa, é melhor comprar não natural, mas sim câmara de secagem.

A diferença no tempo de construção também é perceptível - a madeira preparada pelo método passivo pode ser isolada e acabada não antes de seis meses depois, até encolher. A madeira seca na câmara, ao contrário da madeira mais barata, livre da umidade natural sob um galpão aberto, não precisa de uma pausa para isso. O desenvolvedor poderá começar a terminar imediatamente.

Existem outras propriedades valiosas que distinguem a madeira seca em estufa:

  • alta resistência à umidade, mesmo em climas com precipitação freqüente;
  • deformação mínima, sem grandes rachaduras;
  • não apodrece e praticamente não está exposta à ação destrutiva dos bolores;
  • a forma geométrica correta, o que facilita muito o processo de instalação;
  • parece bastante decorativo, pitoresco, mesmo com processamento mínimo.

As propriedades úteis também dependem do tipo a que pertence o material de construção adquirido, mas os construtores também observam o encolhimento mínimo (para uma boa madeira é inferior a 3%) e a oportunidade de economizar na fundação, menor peso da estrutura e a ausência de necessidade de manutenção constante (tratamento com anti-séptico, calafetagem de fissuras, excelente condutividade térmica e efeito decorativo mesmo sem revestimento adicional).

Visualizações

Nos produtos apresentados nesta linha comercial, várias características se distinguem pelas quais a diferenciação é feita. A escolha do consumidor pode ser determinada por tais parâmetros.

  • Superfície frontal - rectilíneo, com lados lisos, curvos, onde um dos lados é convexo, assemelhando-se a um tronco arredondado quando colocado do exterior, e a um perfil em O convexo, o que permite obter a mesma ilusão na decoração interior do sala.
  • Perfilagem - com uma crista, não é suficientemente isolante de calor, mas fácil de usar, duplo, para colocar uma camada isolante entre as costuras. Existe outra maneira de obter um dry wall permanentemente: se o perfil for chanfrado, a água não entrará entre os sulcos. E o mais popular é um pente, com vários dentes, fiável na junção e bastante difícil de montar.

Recentemente, a produção de escandinavo foi estabelecida - com 2 pentes, espaço para um selante e chanfros, que é recomendado para a construção de um edifício residencial importante.

  • Uma distinção comum é o tamanho da barra, o método de acabamento superficial é aplainado ou polido, anti-séptico ou requer uma impregnação desinfetante. Tábuas molhadas são mais propensas a apodrecer, enquanto a aspiração remove até a umidade acumulada e isso pode causar o ressecamento da madeira.

Materiais (editar)

As matérias-primas predominantemente utilizadas são as árvores coníferas, de longa e comprovada construção. Uma barra de quatro pontas é feita a partir de uma tora, que, após a secagem, é perfilada em uma máquina especial. Para maciças, utiliza-se madeira com estrutura intacta, para perfis - peças especiais com espigões e ranhuras, cola é feita de várias camadas. Às vezes é madeira diferente - por exemplo, pinho e larício, mas também pode ser semelhante, só que em cada camada é colocada em direcções diferentes, o que dá uma deformação mínima na secagem.

A qualidade da madeira folheada laminada depende da tenacidade e das propriedades adesivas da composição usada na fabricação. A secagem, a moagem e o empacotamento são realizados após a obtenção dos esboços de madeira de dimensões variáveis.

Uma barra de qualquer tamanho pode secar em câmara, método por corrente natural e elétrica, mas na hora de comprar é preciso levar em consideração que uma seção grande com qualquer método raramente seca no miolo até a desidratação desejada.

Dimensões (editar)

A gama de parâmetros é em certa medida ditada pela necessidade de aplicação de projetos já desenvolvidos, mas existem certas medidas de padronização que orientam o produto acabado. O comprimento padrão da peça de trabalho é de 6, 2 e 3 metros. No caso de um projeto fora do padrão, é dada preferência ao mais longo, que é cortado no local de acordo com os requisitos do projeto. 100x100 é considerada uma seção padrão, como outras quadradas - por exemplo, 200x200.

Acontece que o primeiro é usado para construções sazonais - casas de campo, varandas ou gazebos, e o segundo é usado para a construção de chalés de alta resistência com elementos de ponderação. Neste caso, é melhor pegar grandes lotes marcados com 200x200x6000 (onde o último dígito é o comprimento da peça). 45, 275, 50 por 150, retangular 100x150 - produtos menos comuns classificados como não padronizados, entretanto, e podem ser exigidos sob certas condições climáticas ou a implementação de um projeto de construção não padronizado para uma finalidade específica. 150x150 é considerado o material de construção ideal para banheiros e habitações.

Formulários

A possibilidade praticamente ilimitada de usar madeira seca se deve às suas excelentes propriedades - na construção, operação e benefícios para a saúde. Casas e chalés, jardins e casas de hóspedes, salas de serviço - de um balneário e uma garagem a um celeiro e um galinheiro são construídos a partir dele. O advento da madeira escandinava e dos aquecedores modernos eliminou as restrições climáticas, e a presença de um grande número de projetos às vezes oferece a oportunidade de receber gratuitamente documentação pronta ao comprar um grande lote de madeira serrada.

Existem opções para a construção não só de espaços residenciais, mas também de estabelecimentos industriais e de restauração, com a sua decoratividade e economia inerentes. Este material de construção progressivo permite que você implemente o projeto de forma rápida e suave devido a uma pequena porcentagem de encolhimento, sem deformação e rachaduras, apodrecimento, mofo. Não precisa de uma base maciça, calafetagem permanente de metas.

Possui excelente condutividade térmica, alta resistência e um aspecto muito decorativo, caso não seja necessário isolamento adicional externo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário