Características do brunner de folhas grandes e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Brunner, de folhas grandes na natureza, cresce apenas no Cáucaso. Mas, desde o século 19, esta planta tem sido cultivada ativamente e, de fato, é capaz de decorar o local. Brunner fica linda tanto em plantações em grupo quanto como planta de meio-fio. E não se pode dizer que ela seja especialmente exigente no atendimento.

descrição geral

Esta cultura pertence à família da borragem. Acontece que é confundido com não-me-esqueças. Não ultrapassará 60 cm de altura, mas devido às folhas enormes, a planta parece um pequeno arbusto. Parece que os miosótis foram combinados com algumas plantas semelhantes a bardana. Mas é exatamente essa combinação que atrai. Algo importante sobre Brunner:

  • outro nome para essa flor é ankhuza não-me-esqueças;
  • refere-se a plantas perenes;
  • no sul, é considerada uma planta verde-inverno;
  • as folhas basais crescem até 25 cm, têm uma estrutura peciolada longa, cordada de rim, pontiaguda;
  • as folhas são verde-escuras no topo, acinzentadas embaixo, ásperas pelas vilosidades;
  • a fruta é uma noz;
  • as flores são pequenas, com não mais de 1 cm de diâmetro, azul-escuras com uma mancha branca mediana;
  • as flores são coletadas em uma inflorescência paniculada;
  • a floração ocorre do final de abril a junho (se o tempo estiver quente, o brunner pode florescer novamente no outono).

A planta forma belos matagais, ao mesmo tempo despretensiosa e, pode-se dizer, obediente.

Variedades

Existem variedades que são tão espetaculares que você quer encontrar imediatamente um lugar no jardim para elas.

  • Por exemplo, Betty Bowring - cresce até 40 cm ou menos, tem placas foliares em forma de coração, de cor verde escura e textura áspera. As flores de tal brunner são brancas, aparecem na segunda metade da primavera.
  • Uma série Creme Hadspen interessante porque as folhas verdes são emolduradas por uma borda creme. E em áreas ensolaradas, as folhas podem ser quase completamente brancas. Devem ser retirados, pois com o envelhecimento vão ficar castanhos, feios.
  • Folhas prateadas têm uma variedade Jack Frost, e essa prata tem lindos veios e bordas verdes. A planta torna-se rapidamente decorativa, mas ainda falta encontrar um local para o plantio. Se o sol estiver com ele apenas pela manhã, a folha ficará branca e azul, e as veias também ficarão mais azuis - e isso é muito bonito. Se o sol brilhar em Brunner por mais de três horas, uma grande área da folha ficará branca, apenas as nervuras ficarão verdes com o azul.
  • Uma variedade incomum pode ser considerada Langtrees, sua altura é de até 40 cm. Placas de folhas verdes escuras com manchas cinza-prateadas na área intersticial atraem essa pigmentação - ela persistirá ao longo da estação de crescimento. As flores da variedade são azuis, pequenas.
  • E também uma variedade interessante Asas prateadas, cuja beleza não será visível imediatamente. O arbusto torna-se ornamental apenas no terceiro ano, quando manchas claras em suas folhas adquirem uma agradável cor prateada. De manhã, esta variedade precisa especialmente do sol, e à tarde deve estar na sombra, caso contrário, as placas das folhas ficarão pálidas de forma desvantajosa.
  • Na literatura russa, criadores e melhoristas de plantas enfatizam, as variedades mais populares são Alexander Great, Mister Morse e também Silver Hart e Variegata. A sua popularidade é ditada pelas grandes variedades decorativas e despretensiosas.

Aterrissagem

A luz solar direta é quase sempre queima de folhas, após as quais elas perdem seu efeito decorativo. Portanto, é melhor plantar o brunner em sombra parcial ou sombra, de preferência se ele estiver localizado perto da água. Em tal lugar, a planta vai deliciar toda a temporada com sua cor pitoresca. Aliás, não é difícil cuidar de um arbusto Brunner, mas podem surgir alguns problemas com o seu plantio. Na maioria dos casos, o plantio envolve dividir um arbusto já velho. Em um lugar, Brunner pode viver 15 anos, é melhor planejar a divisão e reprodução da planta a cada três anos.

Quais são as características do plantio Brunner:

  • é necessário aparar a bucha uterina em até 20 cm de altura;
  • desenterrar a raiz, que depois enxágue bem com água;
  • divida a raiz em partes - geralmente o arbusto se desintegra, mas você também pode ajudar, apenas com um instrumento estéril;
  • mergulhe as raízes de cada arbusto separado em uma preparação - um estimulador de crescimento;
  • plantar a planta em covas pré-preparadas, mantendo uma distância de 50-70 cm;
  • regar o brunner recém-plantado.

Com isso, as dificuldades, pode-se dizer, acabaram. Se o local de plantio for escolhido corretamente, se as raízes se separaram bem, a flor plantada deve crescer normalmente.

Cuidado

Não é difícil cuidar do Brunner crescendo em campo aberto. No entanto, sair, como sempre, pressupõe complexidade.

  • Condições... Se um brunner cresce, por exemplo, em um mixborder, seus “parentes” serão os vizinhos mais bem-sucedidos para ela - diferentes variedades deste quase-me-esqueças-não ficam ótimas em uma composição. É muito importante remover as ervas daninhas do solo em tempo hábil, porque se aparecerem ervas daninhas com raízes poderosas, não será possível tirar o alimento do solo. Às vezes, as ervas daninhas obstruem completamente o sistema radicular de Brunner. E os arbustos da planta devem ser desbastados de vez em quando. Fria, a planta, aliás, dura com firmeza. Mas se as geadas afetaram negativamente o florescimento da cultura, então com o início do verão a flor quase sempre é restaurada com calma. O principal é que ele cresce à sombra ou meia sombra, ou melhor, próximo ao reservatório.
  • Rega... Os arbustos que crescem em sombra parcial são pouco exigentes para regar. Eles só podem ser umedecidos algumas vezes durante a estação de crescimento. Para reduzir a evaporação da umidade, jardineiros experientes são aconselhados a aplicar cobertura morta no solo.
  • Top curativo... Se o solo for adequado, nenhuma alimentação adicional será necessária. Somente em solos esgotados a introdução de nutrientes será necessária. E preparações complexas são adequadas para isso. Mas você só precisa tomá-los na metade da concentração, que é o que a instrução sugere. Será suficiente aplicar fertilizantes duas vezes. É impossível criar superalimentação mineral do solo, porque as propriedades decorativas da folhagem sofrerão com isso. Eles estarão cobertos de manchas de ferrugem.
  • Transferir... Esta é a divisão do mato. O sistema radicular de Brunner é bom porque, após a escavação, partes da planta podem se separar, sem o uso de uma faca. Sacuda a terra desde as raízes com cuidado. Partes separadas da raiz cavadas em buracos diferentes geralmente se adaptam bem, raramente uma planta não cria raízes em um novo lugar.

Métodos de reprodução

Dividir o arbusto é o método de criação predominante para Brunner. Mas o método da semente também existe. No entanto, coletar as sementes do não-me-esqueças não é fácil. Os frutos simplesmente nem sempre têm tempo de amadurecer. É melhor plantar sementes em terreno aberto no outono, mas se você planeja fazer isso na primavera, as sementes são estratificadas em um local frio durante todo o inverno.

Doenças e pragas

É uma flor saudável e com forte imunidade. Ele raramente fica doente. Mas se o verão for muito quente ou, ao contrário, muito chuvoso, as doenças também podem afetá-lo. Por exemplo, o oídio ou a mancha marrom podem "atacar" o moreno. Nesse caso, você deve usar produtos com teor de cobre. E após a primeira pulverização, deve-se repetir uma semana e meia a duas semanas. Isso salvará a flor da recorrência.

Se o solo ficar encharcado, e isso durar muito tempo (período de chuvas prolongadas), as folhas da brunner ficam marrons, e isso é uma ameaça à morte da planta. E das pragas, pulgões e moscas-brancas devem ser temidos, qualquer medicamento contra esses parasitas vai ajudar o Brunner também. Finalmente, muitas vezes as mudanças na cor da planta com sinais subsequentes de murchamento estão associadas a queimaduras: talvez o lugar para o miosótis foi escolhido muito ensolarado, ativo

Aplicação em paisagismo

Essa cultura tem uma característica maravilhosa - tanto suas folhas quanto suas flores são decorativas. E você não pode dizer imediatamente qual é a mais bonita. No jardim ou no terreno do brunner, ficará bem em lugares diferentes.

  • Fronteira... Variedades de baixo crescimento de não-me-esqueças são boas para seu design. Eles são plantados ao longo do caminho que circunda o prédio para criar um meio-fio modesto, mas atraente.
  • Rockeries... Forget-plant é considerada uma planta que adora umidade e, portanto, pode ser plantada perto de um lago. Ao lado de pedras avermelhadas, essa flor parece especialmente impressionante.
  • Com vizinhos de sucesso... Eles podem ser, por exemplo, lungwort, narcisos (branco e amarelo), spurge. Amarelo, roxo, azul, branco - essas são as cores que os parceiros da Brunner devem ser.
  • Com hospedeiros e samambaias. Será uma vegetação profunda, o que torna o local mais misterioso e interessante.
  • Como uma elevação acima de um tapete Miosótis. Você terá uma linda clareira de pequenas flores. A própria Brunner está plantada ao fundo, e um miosótis Alpino ou colorido está plantado na frente dela. Na frente - rastejando. Vai ser incrivelmente lindo.

A planta é grata, com uma beleza cuidada e delicada. E, o mais importante, ela "obedecerá" até mesmo os jardineiros novatos - ela é uma Brunner de folhas grandes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário