Qual é a aparência de um brunner e como fazer crescer uma flor?
Não é uma tarefa fácil escolher plantas para um jardim de flores sombreadas que terão um aspecto decorativo durante todo o período de cultivo. Brunner é considerado uma das opções adequadas. Vamos falar sobre todas as características desta cultura, as regras para seu transplante, reprodução e tecnologia agrícola em nosso artigo.
descrição geral
Brunner é uma planta perene de tamanho médio da família Burachnikov. Na natureza, esta flor é encontrada na Sibéria Oriental e Ocidental, bem como em algumas regiões dos países do Cáucaso e da Ásia. A cultura recebeu o nome do famoso viajante e biólogo S. Brunner: na vida cotidiana, a planta costuma ser chamada de miosótis. Hoje, a cultura é amplamente procurada na horticultura para a criação de mixborders e composições de paisagens. Brunner é um arbusto herbáceo com 40-50 cm de tamanho, as folhas são sólidas, grandes, em forma de coração, crescendo em pecíolos alongados.
Os brotos são ligeiramente abaixados, fazendo com que pareçam macios. A folhagem é geralmente comum, verde escuro. Embora existam muitas variedades variadas que podem ter ("Emerald Mist", "Heart of the Sea", "Langtries", "Silver Wings"), variações brancas ("Silver Heart") ou amarelo-bege ("Diana Gold", "Giordano Gold", "Hudspan Cream" , "Kings Ransom"). As flores são minúsculas, não têm mais de 1 cm de diâmetro e, na maioria das vezes, são ainda menores.
Visualmente, eles parecem não-me-esqueças. A única diferença é que o ponto no centro do brunner não é amarelo, como o miosótis, mas branco.
Tipos e variedades
Na natureza, existem 3 variedades principais de brunner, das quais apenas duas são cultivadas.
Siberiano
Este não-te-esqueças-de-mim cresce nas florestas de Altai e Sayan. Esta é uma planta bastante grande e vistosa. As raízes são alongadas, com até 1 cm de espessura. Os caules são únicos, glandular-púberes, em condições favoráveis crescem até 50-60 cm de altura. Este brunner forma arbustos reais, e não arbustos comuns, como outras variedades. As folhas basais são em forma de coração, bastante densas com uma superfície enrugada, os pecíolos são alongados. As folhas do caule são lanceoladas, os pecíolos são encurtados.
As flores são de cor azul escuro profundo com um núcleo branco como a neve, o diâmetro não é superior a 4-5 mm. Eles são coletados em panículas-inflorescências paniculadas complexas. A floração do brunner siberiano geralmente começa em maio e dura cerca de 3 semanas.
De folhas grandes
Também conhecido como Caucasiano devido à sua distribuição natural nas montanhas do Cáucaso. Os alemães a chamam de “miosótis caucasiana”. Ao contrário da Sibéria, esta cultura cresce como um arbusto - hastes bem ramificadas e pubescentes estendem-se a partir do rizoma com 35-40 cm de comprimento.
As folhas são oblongas, em forma de coração, pontiagudas no ápice. No exterior apresentam uma rica cor verde escuro, no dorso são ligeiramente pubescentes, adquirindo uma tonalidade cinzenta pronunciada. As flores são azuis escuras, com 6-7 mm de tamanho. Eles se reúnem em panículas no topo do arbusto. A floração começa na última década de abril e dura cerca de um mês.
O brunner de folhas grandes é muito procurado na jardinagem desde o século XIX. As mais difundidas são as seguintes variedades.
- Millennium Zilber - esta planta distingue-se por grandes folhas com manchas de cor branco-prateada.
- "Jack Frost" - planta muito delicada, com folhas esbranquiçadas com ligeiro tom prateado. Neles, uma borda verde ao longo da borda da lâmina foliar e nervuras verde-escuras são claramente distinguíveis.
- "Hudspan Cream" - brunner com grandes folhas em forma de coração. Atinge um comprimento de 10-15 cm, cor verde, beiral claro nas bordas.
- Langtries - um tipo de brunner com lâminas de folhas verdes escuras, ao longo da borda das quais existem pontos prateados. As flores são azuis.
- Também frequentemente plantado brunner "Macrophylla".
- "Variegata" - uma característica desta variedade de mármore é uma faixa larga bege claro que se estende para o campo verde na forma de línguas. Na luz forte, essas folhas parecem quase completamente brancas.
Brunner oriental é considerada uma variedade separada. Como o nome indica, é encontrado principalmente no território dos estados do Oriente. Esta planta não é particularmente decorativa, portanto, não é usada na jardinagem paisagística.
Aterrissagem
No ambiente natural, Brunner cresce em áreas arborizadas, por isso tolera facilmente o sombreamento e adora umidade. Assim, o local selecionado para isso deve criar condições semelhantes. O solo deve ser bem drenado, com composto melhorado e húmus. A reação de pH pode ser ácida ou neutra. O melhor de tudo é que Brunner cresce e se desenvolve em solos argilosos que consomem umidade, e as variedades da Sibéria são muito mais exigentes do que as de folhas grandes. As plantas geralmente são plantadas nos últimos dias de julho ou no início de agosto. É aconselhável transplantar um arbusto com um grande torrão de terra, caso contrário, há um alto risco de morte da cultura.
É muito importante que o trabalho seja executado à noite ou durante o dia com tempo nublado. Na hora de escolher um local, deve-se também partir das características varietais de Brunner. Assim, plantas com folhas verdes e prateadas se adaptam facilmente em locais onde o sol aparece pela manhã. Eles podem sobreviver mesmo em solo seco e sombra densa, embora seja improvável que você veja a floração neste caso. As variedades amarelas e brancas murcham em substratos excessivamente secos.
Com o excesso de sol, eles começam a "queimar" e murchar mesmo na sombra muito densa. Portanto, para encontrar um local adequado para tal planta, você terá que experimentar.
Cuidado
As regras agrícolas estão relacionadas às peculiaridades de seu habitat natural. Ao mesmo tempo, o cultivo de morenos siberianos e de folhas grandes tem algumas diferenças.
Condições
A cultura não tolera secas e altas temperaturas, mesmo o frio é muito mais fácil para eles. Portanto, em locais com clima quente, Brunner é melhor plantado na sombra, caso contrário, o arbusto morrerá com o sol forte.
Em regiões de climas mais frios, o plantio é permitido na penumbra, bem como em áreas abertas que são iluminadas pelo sol apenas até o meio-dia. Brunner pode ser plantado sob raios diretos apenas perto de corpos d'água. Para manter o nível de umidade ideal do substrato, o local de plantio deve ser coberto com cinzas e coberto com casca de árvore ou serragem.
Regar e alimentar
Com a seleção correta de um local com solo úmido, praticamente não há necessidade de rega adicional. A irrigação é realizada apenas em dias quentes e secos. E então apenas se as folhas enrolarem e parecerem atrofiadas.
Como fertilizante, a cobertura do composto é suficiente. Além disso, no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve, grânulos com complexas coberturas minerais podem ser espalhados sobre o canteiro de flores. Isso irá garantir o rápido crescimento das folhas e suas cores brilhantes, nenhuma fertilização adicional é necessária para a planta.
Capina, poda e invernada
As variedades de folhas grandes mantêm sua aparência decorativa durante todo o período de cultivo. Com o plantio adequado em solo úmido em local sombreado, você nem consegue se lembrar deles até a chegada dos meses de outono. Mas essas plantações costumam ter dificuldade com ervas daninhas, por isso os proprietários do local precisam remover as ervas daninhas regularmente. Isso deve ser feito com delicadeza para não danificar as raízes das mudas cultivadas. Mas é indesejável afrouxar o solo ao redor do arbusto, uma vez que o sistema radicular da planta corre rente à superfície.
Quanto às variedades siberianas, após o término da floração, a cultura perde rapidamente seu aspecto decorativo. Manchas marrons aparecem nas folhas, logo secam. Este não é um sinal de doença, mas sim uma fase natural do ciclo de vida, por isso é aconselhável cortá-los em meados de julho. No entanto, já no início de agosto, novas folhas jovens vão crescer no Brunner, que vai decorar o canteiro antes da chegada da geada. Pouco antes da geada, todas as folhas restantes devem ser cortadas e o canteiro de flores com turfa brunner deve ser totalmente coberto com cobertura morta.
Em regiões quentes, tal preparação para o inverno não é necessária, uma vez que as plantas são resistentes ao inverno.
Métodos de reprodução
Na maioria das vezes, Brunner é propagado pela divisão de um arbusto ou rizoma. Os métodos vegetativos são especialmente eficazes na criação de variedades variegadas. As variedades de espécies podem ser propagadas por sementes. No entanto, esta planta dá sementes muito precárias e muitas vezes não é possível coletar o material de plantio antes do início da geada, por isso é melhor comprar mudas em loja especializada.
As sementes pequenas são plantadas no solo antes do inverno. Caso queira plantar na primavera, lembre-se que precisam de estratificação por cerca de 3-4 meses em casa. Para isso, as sementes devem ser colocadas em uma adega / geladeira ou plantadas em uma caixa com areia e cobertas com neve. No entanto, não há nenhum sentido particular nesses problemas, uma vez que Brunner se reproduz bem vegetativamente. Além disso, muitas vezes se espalha em um canteiro de flores por auto-semeadura.
Se você notar que há uma careca no centro do velho arbusto - isso significa que a planta precisa ser dividida, é considerada a forma mais rápida e fácil de reproduzir o brunner. É melhor fazer este trabalho na primavera, assim que surgem os rebentos, ou no início do outono. As mudas são plantadas a uma distância de 30-50 cm umas das outras.
Em agosto, você pode transplantar Brunner com fragmentos de rizomas e cortes. Se a preservação das características varietais não é uma prioridade para você, basta plantar os arbustos obtidos por semeadura própria. Eles podem ter características externas semelhantes às de seus pais ou podem ser muito diferentes. Brunner, plantada com sementes, começa a florescer no terceiro ou quarto ano.
Doenças e pragas
Os principais inimigos da cultura são lesmas e caracóis. Você precisa lidar com eles com preparações químicas à base de metaldeído ou armadilhas tradicionais. Brunner é frequentemente atacado por pulgões, embora geralmente não incomode tanto a planta a ponto de ser necessário o uso de inseticidas. Como regra, existem métodos populares suficientes, soluções de sabão e tabaco dão um resultado rápido. Outra praga perigosa é a mosca-branca, apenas compostos químicos inseticidas podem salvar dela.
Apesar do amor pela umidade, com chuvas prolongadas a planta adoece com mancha marrom e oídio... Se alguma dessas infecções aparecer, todos os fragmentos afetados devem ser cuidadosamente cortados e queimados. As partes restantes da planta são pulverizadas com soluções fungicidas.
Aplicação em paisagismo
Apesar de Brunner não poder de forma alguma ser chamada de cultura de floração decorativa, ela encontrou ampla aplicação na jardinagem paisagística. Nos jardins, é utilizada para decorar vielas e formar caminhos. A cultura como parte de mixborders parece muito impressionante.
Os companheiros de maior sucesso para ela serão zimbros, alho selvagem e samambaias. A planta envolve lindamente os lagos artificiais, dando-lhes uma semelhança com os reservatórios naturais.
O comentário foi enviado com sucesso.