Tudo sobre brovallia
O desejo de agradar aos olhos com a visão de belas plantas com flores exuberantes é, de uma forma ou de outra, uma característica de cada pessoa. A Brovallia, uma linda flor que decora a casa e o jardim, vai te ajudar a curtir as cores do verão. Você pode plantá-la com sementes, proporcionando a si mesmo o prazer de contemplar essa beleza continuamente.
Peculiaridades
A pátria da Solanaceae brovallia é a Colômbia. A planta é encontrada em toda a América Central e do Sul, representando belos arbustos de um metro e meio de altura. A flor interna parece um pequeno arbusto com uma ponta de flores azuis, roxas, roxas ou brancasem forma de estrelas. As folhas da planta são alongadas, pontiagudas nas pontas e ricas em cores. A planta da casa atinge uma altura de 30-40 centímetros. Floresce quase todo o período de sua vida de dois anos - até 18 meses, o que permite encher a casa de tintas mesmo no inverno. Depois disso, a brovallia pode crescer novamente a partir de sementes, que amadurecem em cápsulas semelhantes a folhas e, em seguida, derramam-se delas.
As propriedades decorativas da planta permitem utilizá-la para decorar varandas e terraços, bem como quartos. Nos canteiros de flores, a brovallia ganha destaque e é decorada com manchas coloridas no jardim, criando tons claros. Essas decorações vivas parecem lindas, penduradas nas bordas em banheiras altas. Um parente de petúnias, batatas e tomates no jardim começa a florescer no meio do verão e continua a se deliciar com sua magnificência até geada profunda.
Tipos e variedades
Existem vários dos tipos mais comuns de brovallia.
- A bela brovallia é cultivada em casa. São flores de várias cores - do branco ao azul-violeta. O diâmetro da flor é bastante grande em comparação com algumas outras espécies - cerca de 5 cm, o comprimento das folhas é cerca de 6 cm.
- A brovália de flores grandes atinge meio metro. Ela tem flores azuis ou brancas que crescem em forma de pincéis.
- Brovália pubescente é um arbusto com uma abundância de "estrelas" - azuis ou roxas.
- Brovallia pegajosa - Trata-se de um arbusto com cerca de 30 cm de altura, em forma de bola e constituído por um grande número de pequenas flores de cor azul, branco ou azul claro. O caule da planta é pegajoso ao toque, por isso recebeu esse nome.
Você deve prestar atenção às diversas variedades de brovallia.
- Para decoração de interiores, brovallia de variedades como Silver Bell (Flores brancas), "Blue Bell" (azul). As pétalas têm uma textura graciosa densa e pronunciada. Eles ficam ótimos contra a folhagem escura.
- Variedades populares de brovallia "Lealdade"... É um arbusto que atinge a altura de meio metro com uma flor azul celeste de até 3 cm de diâmetro. É plantado em vasos, em bordaduras, canteiros de flores e varandas, avivando significativamente a paisagem em torno de uma casa de campo ou rua da cidade .
Pode ser utilizado para decorar o espaço interior de apartamentos, casas e escritórios.
- Variedades Brovallia Bells Indigo floresce por muito tempo em vasos suspensos, na varanda ou no jardim, com estrelas roxas de até 4 cm de tamanho e no centro de cada flor há uma mancha branca. O arbusto atinge 30 cm de altura.
- Variedades Brovallia "Mistura do oceano" é uma planta em vaso com um longo período de floração. As flores têm cerca de 5 cm de diâmetro, o arbusto ramifica-se bem e atinge quase 30 cm de altura. Ele é muito despretensioso no cuidado.
- Variedades de plantas Marina adequado para uso em interiores, embora também possa ser plantado em um canteiro de flores. É um arbusto perene com cerca de 30 centímetros de altura, com flores de 2 a 3 cm de diâmetro, colhidas em lindos pincéis. A variedade é resistente ao frio.
Em condições de uso ao ar livre, é cultivado anualmente.
Aterrissagem
O cultivo de brovallia a partir de sementes em casa é possível durante todo o ano. Para plantas que são projetadas para decorar um ambiente, é melhor escolher o mês de agosto como a época de plantio. Então eles vão se deliciar com a floração por muito tempo. A melhor maneira de semear mudas para uma casa de campo ou jardim de verão é em fevereiro ou março. A sequência de ações é a seguinte:
- mergulhe as sementes em água morna por 2 dias; você pode adicionar fundos para estimular o crescimento;
- preparar uma mistura turfosa pré-fabricada ou com solo de grama e folhas, areia e húmus, combinando igual número de componentes;
- colocar seixos de argila expandida no fundo do recipiente para o plantio (se não houver argila expandida, pode-se pegar seixos ou pequenos fragmentos de tijolo);
- despeje terra na camada de drenagem, molhe bem o solo levemente triturado com água;
- colocar as sementes na superfície da terra, sem enterrar, a fim de preservar o acesso da luz a elas, que possibilita a ascensão;
- coloque um recipiente com as futuras mudas em um local bem iluminado e aquecido e cubra-o com vidro, criando a aparência de uma estufa;
- umedeça levemente o solo todos os dias, retire o vidro por várias horas pela manhã para ventilação;
- os brotos aparecem após 13-14 dias; quando as primeiras folhas reais eclodirem, transplante os brotos para recipientes estreitos e altos, como copos de plástico;
- após o aparecimento da segunda folha verdadeira, belisque a muda;
- plantar em terreno aberto ou em varanda, desde que a geada não se repita;
- vários rebentos jovens podem ser plantados em um vaso.
Cuidado
Ao sair, como qualquer planta, a brovália deve criar condições favoráveis para o crescimento e a floração. Ele pode ser colocado em um canto claro ou onde a luz é difusa - de forma que não haja luz solar direta. A prática mostra que o arbusto se sente mais confortável nas janelas voltadas para oeste ou leste. Se a brovallia for plantada em terreno aberto, é melhor que não fique no lado sul. Deve-se ter em mente que ela também não gosta da sombra.
A temperatura do ar mais confortável é de cerca de +20 graus no verão e + 10– + 15 graus no inverno. No verão a planta é regada abundantemente e no inverno este procedimento é completamente abandonado ou a rega é minimizada. Durante o procedimento, a terra deve estar saturada de água, mas não supersaturada com ela. É preferível regar para que o solo seja umedecido normalmente de cada vez. A irrigação freqüente com umidade superficial não deve ser realizada.
E você também precisa levar em conta que, se a terra secar completamente, a planta murchará e não crescerá. Portanto, você não pode deixar seu animal sem vigilância por muito tempo.
Se o ar do ambiente estiver completamente seco, você pode borrifar a planta periodicamente para que a água não entre nas flores - isso pode causar manchas. Deve-se ter em mente que em sua essência, brovallia é um arbusto tropical acostumado a alta umidade... Portanto, não é uma má idéia borrifar água de um borrifador em uma sala com uma flor ou colocar um recipiente com líquido para criar um microclima adequado. Para alimentação, fertilizantes universais são adequados, cuja taxa de aplicação é reduzida à metade. Você precisa adicionar nutrientes duas vezes por mês. Isso se aplica apenas a brovallia crescendo em vasos ou outros recipientes.
Se o terreno estiver aberto, não há necessidade de alimentar os arbustos.
Para que a brovália tenha uma bela aparência, é necessário, de vez em quando, encurtar seus arbustos e beliscar os brotos que se esforçam para crescer em comprimento. Então, o arbusto pode parecer uma bela esfera verde, coberta com estrelas brilhantes de uma cor ou de outra.Para manter a aparência elegante, você também deve remover as folhas e flores murchas a tempo. Se o arbusto cresceu durante todo o verão ao ar livre em uma banheira ou outro recipiente, é possível estender sua vida útil se ele for “movido” para dentro da sala ao primeiro sinal de uma onda de frio. Então, a brovallia pode florescer por mais algumas semanas, ou até meses.
Doenças e pragas
Como qualquer planta, a brovallia pode ser atacada várias doenças e pragas.
- Flores brancas nas folhas indicam que o oídio está se espalhando pelo arbusto. Teremos que aplicar fungicidas para curar o animal de estimação verde.
- A queda irracional das folhas sugere que a planta está sendo comida pela mosca-branca, um pequeno inseto que põe ovos no dorso da folha e se reproduz muito rapidamente. Para prevenir a propagação desta infecção e salvar a flor, suas folhas devem ser tratadas cuidadosamente com água e sabão.
- Outro infortúnio são as glândulas tireóide. Como resultado da "atividade" desses insetos, as folhas da brovália ficam manchadas e desagradavelmente pegajosas ao toque. O tratamento da glândula tireóide é feito com uma solução de sabão ou tabaco. Você também pode usar inseticidas comprados em lojas.
- Brovallia às vezes é atacado por um ácaro-aranha. Um sinal disso é a formação de manchas claras na folhagem. Uma teia de aranha aparece na parte de trás da placa de folhas. Por causa disso, a planta seca. Para combater esse flagelo, utilizam-se preparações especiais ou uma solução de sabão, além da infusão de cebola (para 100 gramas de casca, 5 litros de água - é mantida por 5 dias).
- Se as folhas de brovallia ficarem amarelas, isso pode ser um sinal de falta de ferro no solo. Esta doença é chamada de clorose. A planta precisa de um alimento para flores.
- O arbusto está frágil, com folhas claras, o que significa que não há luz suficiente.
Se a brovallia está em casa, ela precisa encontrar um lugar novo e mais confortável.
Para uma pessoa acostumada a lidar com plantas de jardim e flores de interior, não é difícil cuidar da brovallia. Com apenas um pouco de esforço, você pode tornar o verão mais brilhante e estendê-lo, estendendo por muito tempo a floração da planta grata.
Para obter informações sobre como cultivar Brovallia a partir de sementes, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.