Tudo sobre toras arredondadas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como é diferente de um tronco picado?
  4. Visualizações
  5. Materiais (editar)
  6. Dimensões (editar)
  7. Tecnologia de produção
  8. Formulários

No momento, a popularidade de tecnologias para a construção de várias estruturas de materiais naturais está crescendo. É por isso que muitos estão tentando aprender tudo sobre toras arredondadas. Obviamente, a principal vantagem neste caso é a compatibilidade com o meio ambiente. Cada vez mais, a escolha é feita em favor de uma tora processada com o mesmo diâmetro. Isso se deve ao fato de ser muito mais fácil trabalhar com esse material - na maioria das vezes, não é necessário acabamento externo e mesmo interno.

O que é isso?

Este tipo de material de construção moderno é uma tora usinada. É realizado com equipamentos especiais (fresadoras) e com tecnologia adequada. Ao mesmo tempo, a principal característica e uma clara vantagem competitiva é a mesma seção transversal ao longo de todo o comprimento.

No estágio inicial de produção, os troncos das árvores são classificados por tamanho. Também é importante notar que durante o processamento, eles podem receber qualquer forma. Outro ponto importante é a impregnação da madeira, que evita os efeitos negativos de diversos fatores externos e aumenta as propriedades de combate a incêndios.

Hoje, os OCBs são um material de construção muito difundido. Será a melhor escolha se a naturalidade e a estética estiverem em primeiro lugar. Estamos também a falar da possibilidade real de concretizar as ideias arquitectónicas mais atípicas e ousadas.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens do material em consideração incluem os seguintes parâmetros importantes:

  • estética da textura natural;
  • circulação de ar para um microclima confortável;
  • propriedades de isolamento térmico e acústico;
  • a capacidade de reduzir custos financeiros para decoração de paredes;
  • facilidade máxima de montagem de estruturas, o que requer tempo mínimo;
  • uma variedade de projetos prontos e a possibilidade de implementar quaisquer soluções de design;
  • Amizade ambiental;
  • vida útil máxima (edifícios de madeira são operados sem problemas por 60-80 anos).

Além de tudo o que já foi dito, é de salientar que este material permite a construção de edifícios de qualquer disposição. Em termos de isolamento térmico, as toras perdem apenas para os painéis SIP. Porém, neste caso, também é necessário levar em consideração o componente ambiental, levando em consideração as propriedades das placas de espuma e OSB.

Ao escolher um material de madeira, é importante ter em mente a necessidade de fornecer proteção adequada. Caso contrário, algumas das vantagens óbvias serão niveladas com o tempo. Na esmagadora maioria dos casos, as toras são impregnadas com compostos especiais nas fábricas.

Além disso, durante a montagem de casas e outras estruturas, o processamento adicional é frequentemente realizado.

Para objetividade, é importante destacar as deficiências mais significativas, na lista das quais:

  • secagem natural, levando à deformação das toras, nomeadamente ao seu dobramento e torção;
  • o risco de rachaduras na madeira redonda após a instalação;
  • a presença de certas restrições em termos de acabamento da obra devido ao encolhimento;
  • perigo de incêndio (na prática, minimizado por tratamento adequado).

Deve-se prestar atenção especial ao encolhimento dos prédios de toras. Geralmente ocorre durante todo o ano.Naturalmente, neste período, não se pode falar em acabamentos, já que é possível alterar a geometria dos principais elementos estruturais.

A partir disso, as paredes externas e internas muitas vezes não são revestidas de nada.

Como é diferente de um tronco picado?

Analisando quais são exatamente as diferenças entre esses dois tipos de materiais naturais de construção, é necessário enfocar exatamente quais tarefas são definidas durante a construção da estrutura. Por exemplo, o corte manual e as toras não cilíndricas serão melhores se necessário:

  • a casa mais durável (literalmente durante séculos), construída de acordo com a tecnologia tradicional;
  • reduzir custos futuros de energia;
  • simplificar a manutenção da edificação - tais toras, via de regra, são menos suscetíveis a danos e deterioração;
  • preservar a estrutura natural da madeira.

Levando em consideração a diferença na abordagem da produção de toras, o material arredondado apresenta uma série de vantagens claras. Deve-se notar que, neste caso, o tempo de construção é significativamente reduzido. Cabines de toras manuais levam de 8 meses a um ano para encolher.

Um ponto igualmente importante são as dimensões iguais de todos os elementos dos kits, proporcionados pelo processamento de barris em máquinas.

Visualizações

No segmento correspondente do mercado moderno, diferentes categorias do material de construção descrito são apresentadas. E não estamos falando apenas de madeira serrada de primeiro ou, por exemplo, de terceiro grau, utilizada como matéria-prima. Todas as variedades de madeira serrada disponíveis, levando em consideração parâmetros específicos, podem ser classificadas como segue.

  • O tipo de processamento da madeira. Muitas pessoas ainda associam a construção de uma casa de madeira a uma tora cortada, que é cortada manualmente. No entanto, são precisamente os tarugos arredondados processados ​​em equipamentos especiais que agora estão assumindo a liderança com segurança. Ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção a um registro de umidade natural. É importante que a grande maioria dos produtos no mercado interno pertença a esta categoria. Isso se deve a problemas com a garantia de uma secagem uniforme.
  • Tipo de secagem. Neste caso, podem-se distinguir dois tipos - trata-se de uma tora térmica, ou seja, completamente seca e em toras com uma certa humidade.
  • Tipo de ranhura (perfil). Existem duas opções - finlandês e lunar.
  • Localização do perfil - longitudinal (estritamente no centro), transversal (na forma da chamada tigela de aterrissagem) e diagonal (necessário para criar formas não padronizadas).

Além de tudo isso, a classificação leva em consideração mais dois pontos importantes. Estamos falando da madeira utilizada na produção, que determina as propriedades do material, bem como as dimensões das toras.

Materiais (editar)

O material mais comum para cabanas de madeira são as árvores coníferas. Isso se deve ao formato dos troncos, que são os mais longos e retos possíveis. Um fator igualmente importante é a densidade da madeira com um rico conteúdo de resina e resistência ao apodrecimento. No entanto, todas essas características não indicam dominância incondicional.

A competição é feita por madeiras de lei, que não apresentam indicadores de desempenho menos elevados.

Pinho

No momento, na maioria das vezes você pode encontrar troncos de pinheiro arredondados. Essa escolha dos produtores se explica pela ampla distribuição dessas árvores, pela qualidade da madeira e pelo custo relativamente baixo. Também é importante notar que este material parece bastante atraente.

Não devemos nos esquecer de características como baixa condutividade térmica e aumento da resistência a fatores ambientais. Entre outras coisas, o pinho é caracterizado por rachaduras mínimas. Naturalmente, tudo depende da observância das regras de transporte, armazenamento e instalação.

Larício

A madeira de lariço siberiano difere do pinheiro principalmente na sua dureza, embora seja ligeiramente inferior às do carvalho e da faia. É importante levar em consideração que esta característica só melhora com o tempo, o que garante uma longa vida útil da casa de toras e aumento da resistência estrutural. Devido à alta dureza e conteúdo de resina, o risco de incêndio de madeira é bastante reduzido.

Para muitos, o critério decisivo para a escolha também é a estética das cabines de toras OTSB de lariço. Esta madeira difere de seus concorrentes mais próximos por sua textura pronunciada e contrastante. Isso por si só elimina a necessidade de pintura e, mais frequentemente, de acabamento em geral.

Cedro

Uma casa de toras feita desta raça é o sonho final de muitos conhecedores de materiais naturais. Essa popularidade se deve às propriedades únicas dessa árvore conífera. Em primeiro lugar, vale a pena focar na estrutura interna do cedro, que lembra uma esponja. A propósito, cada centímetro quadrado do tronco contém até 60.000 tubos microscópicos (canais) cheios de ar.

As principais características do cedro são a dureza, a resistência à decomposição e as propriedades de alto isolamento térmico. Além disso, os cientistas comprovaram a singularidade das propriedades do aroma desta árvore, o que tem um efeito positivo na saúde humana.

Aspen

Na maioria das vezes, o OCB deste tipo de madeira é utilizado para a construção de banhos e saunas. Pelas suas características, este material é a solução ideal para a construção de tais estruturas.

A única condição é a secagem de alta qualidade das toras, que é realizada em câmaras especiais com estrita aderência à tecnologia.

O tempo médio de crescimento do aspen é de até 90 anos. Porém, fígados longos são freqüentemente encontrados, atingindo a marca de 1,5 século. Para a produção de material de construção, são usados ​​espécimes de 45-50 anos. Isso leva em consideração que muitas vezes o núcleo pode estar podre, já que as árvores preferem áreas úmidas.

Durante o processo de secagem, parte do tronco sofre deformação. Levando em consideração todas as nuances, o comprimento do OCB aspen, via de regra, é de 4,5 metros. Toras mais longas, na grande maioria dos casos, torcem ou entortam. Com base nisso, colher esse tipo de madeira pode acabar não sendo lucrativo.

Dimensões (editar)

Até hoje, não há normas claras consagradas nos documentos relevantes. Em outras palavras, teoricamente, um log pode ter quase qualquer comprimento, peso e diâmetro (por exemplo, 150, 200, 260 mm e outros parâmetros). Via de regra, os próprios fabricantes tentam definir os padrões. No entanto, alguns pontos ainda são regulamentados pelo GOST.

Os parâmetros padrão de toras arredondadas podem ser representados da seguinte forma.

  • Diâmetro - um indicador de importância fundamental, pois determina a resistência e a condutividade térmica das futuras paredes. Na esmagadora maioria dos casos, a seção transversal varia de 160 a 320 mm. Na construção de moradias privadas, os OCBs são usados ​​com mais frequência, cujo diâmetro é de 240 mm.
  • Altura de trabalho, da qual dependerá o número de coroas a serem colocadas. Isso se refere à altura das paredes e divisórias que estão sendo erguidas. O valor é a distância entre os vértices da seção e a ranhura. Portanto, com um diâmetro de 240 mm para os perfis lunar e finlandês, a altura de trabalho será de 208 e 190 mm, respectivamente.
  • Comprimento do log. O padrão, neste caso, é considerado 6 lm (em qualquer caso, um múltiplo de 1 metro). Naturalmente, quase todos os materiais, até 12 metros, são feitos em pedidos individuais.
  • Largura da ranhura (perfil). Com o mesmo diâmetro, o sulco finlandês (140 mm) será mais largo que o lunar (110 mm). A propósito, em alguns casos, há um perfil lunar estendido por 20 mm.
  • Bebeu compensação, cuja presença contribui para uma redução significativa da chamada tensão interna. Como resultado, a probabilidade de formação de um grande número de fissuras é minimizada. A profundidade de tal corte depende da seção da tora e na maioria das vezes varia de 15 a 20 mm.

Além de tudo isso, vale a pena prestar atenção a um parâmetro como a capacidade cúbica. Na esmagadora maioria dos casos, a tora é vendida em metros cúbicos (cubos). Neste caso, o volume de cada tipo específico, levando em consideração a ranhura e o corte de compensação, pode ser calculado independentemente ou especificado nas tabelas apropriadas.

Tecnologia de produção

Em seu núcleo, o OCB é uma parte de um tronco de árvore, a casca e parte da camada superior de madeira são removidas em fábricas usando equipamento de moagem especializado. Este cilindro garante que o mesmo diâmetro (espessura máxima) seja mantido em todo o comprimento. Dependendo do tipo e da finalidade, toras finas e regulares com uma seção transversal de até 100 mm podem ser produzidas. Para obter os parâmetros necessários, é necessário processar o material em várias etapas.

Essas são as próximas etapas da produção.

  1. Classificando o material de origem.
  2. Fresagem de peças em máquinas.
  3. Reorganize com base nos tamanhos.
  4. Secagem natural ou em câmara.
  5. Se necessário, crie um corte de compensação.
  6. Serrar toras.
  7. Formação de um kit doméstico.

Outro ponto importante é prevenir os riscos de apodrecimento da madeira. Não se trata de aplicar tinta. Isso significa impregnação com soluções anti-sépticas, bem como retardadores de fogo.

Formulários

Hoje, toras arredondadas encontraram uso mais do que generalizado. Naturalmente, em primeiro lugar, estamos falando sobre a construção moderna de edifícios de madeira para diversos fins. Agora, em muitas áreas, você pode encontrar edifícios semelhantes, muitos dos quais se destacam contra o fundo geral com sua aparência original. Podem ser edifícios residenciais e banheiros, salas de serviço e varandas.

No entanto, durante a construção das instalações listadas, os métodos de utilização do tipo de material de construção descrito não param por aí. Portanto, por exemplo, um poço parece muito impressionante, a parte superior do qual é feita de toras arredondadas. Paralelamente, eles são amplamente usados ​​para criar uma lista completa de produtos que se tornam elementos do design de interiores original.

Tendo em conta as características únicas deste material natural, incluindo a sua estética, encontram-se no interior de muitas casas móveis em toras de secção mínima. Também são confeccionados canteiros e outros itens de interior com imitação de toras, inclusive com uso de materiais colados. Não se esqueça das soluções de design, em cuja implementação procuram decorar o quarto desde o seu interior.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário