Como cortar um tronco em tábuas em casa?
As tábuas e vigas de madeira são consideradas os materiais mais comuns na construção e marcenaria. No entanto, nem todos têm a oportunidade de comprar madeira serrada pronta. Para economizar seu orçamento familiar, você mesmo pode cortar as toras em tábuas. Basta ter a ferramenta necessária no estoque doméstico e conhecer os fundamentos da tecnologia de corte.
O que é necessario?
Muitos dispositivos simples e complexos foram desenvolvidos para o corte de toras. A escolha desta ou daquela ferramenta depende do número necessário de toras de seu tamanho.
Quando surge a questão de serrar uma grande quantidade de tábuas de madeira, surge uma serraria.... Este dispositivo é uma máquina de marcenaria equipada com várias serras, graças às quais a tora é cortada.
A singularidade da serraria é que permite processar toras com 80 cm de diâmetro e 7 m de comprimento.
Para cortar o tronco de uma árvore, você pode usar máquina circular equipada com serras circulares. Seu design pode conter um disco de corte ou vários de uma vez. As circulares de disco único trabalham com material de baixa qualidade. Os discos múltiplos são projetados para cortar madeira redonda de grande diâmetro.
Hoje estão em grande demanda serrarias de banda... Eles são divididos em tipos horizontais e verticais. O principal elemento de corte na estrutura é uma lâmina de correia esticada sobre polias. As serrarias de fita realizam cortes longitudinais e mistos de madeira. Todo o processo de trabalho é acompanhado de um mínimo de desperdício.
Os tipos de ferramentas de corte apresentados são usados com mais frequência no campo industrial. No entanto, suas contrapartes em miniatura podem ser encontradas na dacha de carpinteiros e pessoas cujo hobby está relacionado à fabricação de produtos decorativos de madeira.
Além do equipamento estacionário, existem muitas ferramentas manuais que permitem processar troncos de árvores. Estamos falando de uma motosserra e uma serra com dentes rasgando.
Especialistas na área de marcenaria para uso doméstico recomendam motosserras... Eles se distinguem pela alta potência, capazes de operar continuamente por um longo tempo, uma vez que não precisam ser conectados à rede elétrica. Com uma motosserra, você pode ir até o terreno, onde poderá processar uma grande quantidade de troncos. Além disso, esta ferramenta manual possui vários tipos de acessórios projetados para opções de corte específicas.
- Acessório de serra Rip. Projetado para corte horizontal de toras.
- Bocal leve. Não pode ser chamado de elemento de qualidade da motosserra, pois o corte resultante apresenta irregularidades.
- Fumigador. Este bico em um curto período de tempo é capaz de dissolver uma tora em placas com as dimensões exigidas.
Tecnologia de serração
Pode parecer a alguém que cortar uma tora em tábuas em casa é tão fácil quanto descascar peras. Mas este é um julgamento errado, especialmente quando se trata da fabricação de material de construção para a construção de qualquer estrutura.
Antes de dissolver uma tora, você precisa decidir o tamanho da madeira serrada e a qualidade das tábuas finais. A escolha da ferramenta certa depende desses fatores.
A fase principal da dissolução deve ser iniciada apenas examinando os logs. Pode ser necessário remover a casca e os nós deles. Se as toras não tiverem falhas e defeitos, o processo de processamento será muito mais rápido e a madeira final superará todas as expectativas do mestre.
Hoje existem vários tipos de corte de toras, dependendo da orientação dos anéis da árvore derrubada.
- Radial... Nesse caso, o corte deve ser realizado ao longo do raio dos anéis anuais. A madeira acabada atende aos requisitos de alta qualidade e não se deforma, mesmo após um uso prolongado.
- Tangencial... Este tipo envolve serrar uma tora tangencialmente em relação aos anéis das árvores. No entanto, a madeira resultante não terá a resistência desejada.
- Paralelo... A opção mais compreensível para cortar paralelamente ao grão da árvore.
Ao abrir a tora na direção do grão, é melhor usar a opção de madeira redonda. Inicialmente, a laje de madeira redonda é cortada da 1ª parte lateral. Em seguida, a tora é virada 180 graus e a 2ª laje fica sob a remoção.
Para uniformizar as placas, o registro processado deve ser constantemente virado.
Apesar do método escolhido de corte de toras diferentes, é necessário cumprir várias regras gerais correspondentes à tecnologia de corte.
- O log não deve se mover durante o processamento. Deve ser fixado com segurança à superfície de trabalho.
- Ao usar uma motosserra, você precisará de uma corrente para o processamento longitudinal para que o corte seja suave e a serra não fique para os lados. É muito importante que a corrente seja afiada e não ceda.
- Ao serrar com as próprias mãos, você deve escolher pequenos pedaços de toras.
- Antes de começar a serrar, deve fazer as marcações correspondentes ao tipo de serra selecionado.
- É importante prestar atenção especial à segurança em qualquer estágio do processamento do log.
Saber como afrouxar as toras de maneira adequada é apenas parte da tecnologia para serrar madeira. É muito mais difícil trabalhar a partir de um desenho quando você precisa traduzir um desenho em papel em realidade. No a presença de um esquema claro cada peça de corte é medida cuidadosamente. As linhas de corte devem ser retas, o que é extremamente importante na fabricação de produtos decorativos.
Motosserra
Antes de pegar uma motosserra, é necessário fazer um corte competente da tora. Assim, será possível obter a quantidade máxima de placas de qualidade com um pequeno resíduo de resíduo.
Para começar, é aplicada uma marca na árvore, correspondente ao tipo de madeira concebida. Em seguida, a tora é fixada na superfície de trabalho para que não se mova ou fique pendurada.
O tronco deve ser cortado horizontalmente. Vantagem Este método envolve o mínimo esforço necessário para segurar a serra em suas mãos. Para cortar ao longo do tronco, você precisará de um dispositivo para dissolução longitudinal. Esses complementos podem ser adquiridos na loja ou feitos à mão.
Usando o acessório da serra de corte, prenda-o firmemente ao corpo da motosserra e prepare uma superfície de base para cortar. Sob nenhuma circunstância você deve colocar pressão na serra, ela deve se mover suavemente ao longo da superfície de trabalho. Bem, para a comodidade do trabalho, é melhor convidar um parceiro. Mãos extras ajudarão a proteger as peças de trabalho para inserir as cunhas no corte.
Na serraria
Ao trabalhar com uma serraria, é importante levar em consideração o parâmetro de espessura das tábuas, o afilamento e a rotação da matéria-prima. O mestre pode fazer um corte em uma serraria tipo fita de acordo com vários esquemas.
- Serragem fácil. Neste caso, a tora é cortada do início ao fim, resultando em pranchas não tratadas, uma vez que a tora não é girada. Este método é considerado o mais simples, mas tem várias desvantagens.As tábuas resultantes têm de ser cortadas dos lados e a própria madeira perde qualidade. Mesmo durante a operação, as placas centrais podem rachar.
- Serra circular... É feito um corte, após o qual o serrador vira a tora para o outro lado. Assim, a árvore é processada em seu centro. Este método é considerado o melhor para o processamento de matérias-primas médias e premium.
- Serrar madeira. Inicialmente, o corte é feito em círculo, e o centro da tora assume a forma de uma barra de tamanho específico, que é posteriormente recortada sem deixar resíduos. Este esquema é adequado para o corte de madeira de baixa e média qualidade.
Para a aplicação de padrões de serragem para serragem inclinada e circular, os especialistas usam 2 métodos.
O primeiro assume desconsiderar a conicidade, e o segundo requer que você preste atenção a ele. O primeiro método escolhe a pior aresta para o corte inicial. Porém, sem levar em conta o afunilamento, haverá muitas lajes. A serração do lado bom da tora corre paralelamente à casca, o que dá ao artesão um grande número de tábuas alongadas de excelente qualidade.
Para começar a cortar uma boa aresta da matéria-prima, levando em consideração o afilamento, é necessário fixar a tora de forma que a serra tenha uma direção paralela à casca.
Em ambos os casos, as pranchas finais têm as mesmas características. No entanto, usar o segundo método torna muito mais fácil para o serrador encontrar a melhor aresta.
Quanto à questão do golpe de madeira. Quando a matéria-prima é girada em 180 graus, obtêm-se placas não cortadas, cujos lados requerem processamento adicional. A 90 graus, saem placas semi-arestas e não-arestas, que precisam ser modificadas apenas em um lado.
Uma volta de 180 graus permite obter amostras de alta qualidade do material final com dimensões amplas. Se a serraria tiver apenas uma serra, é muito mais conveniente virar a matéria-prima da mesma forma que em ângulo reto.
Depois que as bordas opostas foram cortadas, a pior parte da tora é processada sem levar em conta o estreitamento. Mas uma boa aresta requer um corte paralelo à casca, o que aumenta a qualidade da madeira final.
Regulamentos de segurança
Ao trabalhar com equipamentos de corte, é importante seguir as regras de segurança, graças às quais você será capaz de evitar até mesmo lesões mínimas:
- transeuntes, especialmente crianças, não devem estar presentes perto do local de trabalho e no local de trabalho;
- ao trabalhar com serra circular, é importante colocar uma capa protetora;
- para sua própria proteção ao cortar toras, você deve usar uniformes especiais - óculos e máscara;
- deve haver um kit de primeiros socorros à mão;
- não coloque gasolina no tanque quente da motosserra;
- em nenhum caso você deve ligar a motosserra fora do local de trabalho;
- os logs a serem processados devem ser instalados apenas no lado direito do mestre;
- ao trabalhar com equipamento de corte, é estritamente proibido o uso de força.
Além disso, você pode assistir a instruções detalhadas no vídeo sobre como serrar toras em placas.
O comentário foi enviado com sucesso.