Máquinas de corte de chávenas
Máquina cortadora de copos - equipamento para toras arredondadas ou vigas perfiladas. Destina-se ao fabrico de fechos em madeira serrada em semicírculo ou rectângulo. Esses "copos" são necessários para a conexão confiável de toras entre si ao erguer uma parede ou outra estrutura de edifício.
Compromisso
Ao construir uma casa de toras, é importante fornecer uma conexão confiável das vigas nos cantos. Para isso, várias fechaduras são fornecidas no material de construção.
O tipo mais comum, confiável e simples de tal acessório são as tigelas. Anteriormente, ferramentas improvisadas eram usadas para esculpir a tigela por conta própria.
As desvantagens deste método de montagem incluem:
- custos excessivos de tempo e energia;
- a necessidade de ajustes repetidos das ranhuras;
- tipo de conexão inestética;
- riscos de descuido, pelo que a fixação perde a sua fiabilidade.
O uso de equipamentos especiais evita esses problemas. Cortadores de copo para serrar travas em toras ou madeira contribuem para um aumento no número de peças de madeira serrada processada durante um certo período de tempo. Freqüentemente, as máquinas-ferramentas são compradas para produção ou parcelas subsidiárias. As vantagens de seu uso incluem alta precisão de corte, o que proporciona forte fixação das vigas, redução de rejeitos e obtenção de ranhuras estéticas.
Princípio da Operação
A especificidade de funcionamento dos diferentes tipos de máquinas de cortar copos é diferente. Por exemplo, para cortar uma tigela em uma unidade portátil, você precisa prender as guias à barra e instalar o cortador (corpo de trabalho). Os valores necessários de profundidade e largura da futura fixação são definidos no quadro com a ajuda de limitadores. O cortador com fenda para madeira pode se mover ao longo e ao longo do tronco. Depois de definir os parâmetros necessários, a madeira serrada é lavada.
As máquinas-ferramentas com controle numérico (CNC) executam o trabalho de acordo com os programas especificados. Graças a equipamentos modernos, é possível produzir conexões em forma de T ou de quatro vias.
Visualizações
Cortadores de copos para madeira ou toras são manual (móvel) ou estacionário. As máquinas móveis incluem máquinas nas quais o cortador é fixado à madeira processada por meio de mecanismos de parafuso. Neste caso, a posição do fuso é ajustada manualmente - para isso, a unidade é equipada com volantes. Se for necessário selecionar uma nova conexão, a máquina é reorganizada, os parâmetros são redefinidos.
Na maioria das vezes, modelos de mão são comprados para cortar tigelas em um canteiro de obras. Ao mesmo tempo, a instalação pode ser usada tanto para lavar as tigelas do zero, quanto para fazer ajustes nas conexões existentes (com um casamento aceitável para garantir a perpendicularidade total da estrutura que está sendo erguida).
Os modelos fixos, ao contrário dos manuais, possuem uma cama fixa. Nesse caso, o movimento da madeira serrada é realizado ao longo de uma mesa de rolos.
Além disso, pode ser simplesmente colocado na cama e preso com grampos. Existem também no mercado tipos avançados e produtivos de cortadores de copo controlados numericamente. Eles incluem:
- programa de processamento de madeira serrada;
- dispositivo para inserir parâmetros operacionais;
- dispositivo para controlar o equipamento.
Essas unidades possuem um avanço totalmente automatizado da peça.
Visão geral do modelo
As máquinas de corte para copos são produzidas por muitos fabricantes nacionais. As máquinas diferem em características técnicas, recursos de design e funcionalidade.
- SPB-2. Equipamento compacto com possibilidade de processamento frente e verso da peça. O diâmetro das fresas é de 122-137 mm, a potência do motor elétrico é de 2x77 kW, a profundidade máxima do perfil processado é de 30 mm. Dimensões da unidade - 9000х1100х1200 mm, peso - 1200 kg.
- Cortador de copos SZU. Uma máquina projetada para criar juntas de ranhura em forma de copo em uma barra com um diâmetro de até 320 mm em um ângulo de 45-135 ° com o eixo da peça. Equipado com uma mesa ajustável em altura para arranjo de madeira. A velocidade de rotação do cortador da unidade é de 4000 rpm, a velocidade de alimentação é de 0,3 m / min. O tempo para cortar 1 composto é de aproximadamente 1 minuto. Dimensões da máquina - 1,5x1,5x1,5 m, peso - 600 kg.
- "Hornet". Máquina manual, com a ajuda da qual se realizam travas na madeira com uma profundidade de 74 mm com uma disposição em um ângulo de 45-135 °. A potência do equipamento é de 2,3 kW, dimensões - 650x450x400 mm.
Modelos populares de cortadores de copo incluem máquinas-ferramenta MCHS-B e MCHS-2B, VKR-7 e VKR-15, ChB-240 e outros.
Escolha
Para pequenas obras, os especialistas recomendam dar preferência máquinas de corte manual de copos. Eles são pequenos em tamanho, design simples e baixo peso, o que os torna convenientes para uso diretamente em canteiros de obras. Os dispositivos móveis são fáceis de usar e têm um princípio de operação claro. Podem substituir equipamentos industriais profissionais, de difícil entrega no canteiro de obras ou inviável comprar apenas para corrigir o casamento obtido no corte de tigelas com ferramenta improvisada.
Para a colocação permanente de cortadores de copo em oficinas especializadas, é melhor dar preferência às soluções fixas. Eles são mais eficientes.
Para grandes complexos madeireiros, é recomendado escolher máquinas enormes com um conjunto de opções adicionais e CNC.
Independentemente do tipo de equipamento, os seguintes critérios devem ser considerados:
- força motriz - quanto mais, mais produtiva é a ferramenta;
- a possibilidade de inclinação do eixo de rotação do bico;
- as dimensões máximas admissíveis das peças que podem ser processadas na máquina (diâmetro e comprimento de uma barra ou tora);
- indicadores de velocidade de alimentação do cortador;
- disponibilidade de CNC para equipamentos fixos.
Também é importante prestar atenção às funções adicionais. Por exemplo, a capacidade da unidade de trabalhar com um cortador tandem é considerada uma opção importante.
As máquinas de corte para copos podem ser equipadas adicionalmente com unidades de corte, pinças pneumáticas, ferramentas de medição e um sistema de afiação com copo de diamante. A qualidade e comodidade do trabalho, bem como a produtividade, vão depender do número de opções disponibilizadas.
Regras operacionais
Ao trabalhar com qualquer fresadora, é importante seguir as instruções de uso do fabricante. Antes de começar a trabalhar, você precisa de:
- mude para um terno especial, usar equipamentos de proteção individual (óculos, máscaras, respiradores);
- verificar a capacidade de manutenção equipamento em marcha lenta, ligando e desligando as alavancas, correto funcionamento dos bloqueadores.
É proibido fazer medições de madeira serrada quando ela estiver sendo processada na máquina, não se apoie no equipamento... Para evitar choque elétrico, a máquina deve ser aterrada. Todo o trabalho deve ser feito em uma área bem ventilada. O uso de ferramentas elétricas em oficinas úmidas não é permitido.
Não deixe o equipamento ligado sem supervisão - se precisar sair do local de trabalho, desligue o motor elétrico. Após o término do corte das tigelas, é necessário arrumar a área de trabalho, limpar o aparelho de aparas com escovas especiais.
Para que o cortador de copos funcione sem problemas, é importante fazer reparos programados e não programados e lubrificação dos mecanismos móveis a tempo. Para fazer isso, você precisa inspecionar a máquina todos os meses, limpá-la de vários contaminantes e realizar ajustes preventivos.
O comentário foi enviado com sucesso.