Motocultivadores "Toupeira": características e dicas de uso

Contente
  1. Descrição
  2. Modelos
  3. Dispositivo
  4. Anexos
  5. Manual do usuário
  6. Avaliações

Os motocultivadores "Krot" são produzidos há mais de 35 anos. Durante a existência da marca, os produtos passaram por mudanças significativas e hoje representam um exemplo de qualidade, confiabilidade e praticidade. As unidades "Krot" são legitimamente consideradas uma das mais procuradas no mercado de motocultivadores na Rússia.

Descrição

Os motocultivadores da marca Krot ganharam grande popularidade no final do século passado, a produção em massa dessas unidades foi iniciada em 1983 nas instalações da Fábrica de Produção de Omsk.

Naquela época, o agricultor recebeu o nome de "nacional", já que os veranistas soviéticos e proprietários de pequenas fazendas literalmente faziam filas enormes para adquirir esse mecanismo, necessário no cultivo das safras.

O primeiro modelo tinha uma baixa potência - apenas 2,6 litros. com. e estava equipado com uma caixa de câmbio que, junto com o motor, era fixada ao quadro com os parafusos mais comuns. Este modelo tinha funcionalidade bastante limitada, então os engenheiros da empresa estavam constantemente trabalhando para melhorar o "Mole". As modificações modernas são projetadas para resolver uma variedade de tarefas:

  • desenterrar o solo, incluindo solo virgem;
  • plantar batatas e outros vegetais;
  • plantações amontoadas;
  • remova ervas daninhas dos corredores;
  • colheita de raízes;
  • cortar a grama;
  • limpe a área de detritos, folhas e, no inverno, da neve.

Os modernos tratores de passeio já possuem motor 4 tempos dos fabricantes mais famosos do mundo. O equipamento básico inclui:

  • volante;
  • punho da embreagem;
  • sistema de controle do mecanismo de amortecimento do carburador;
  • dispositivo de ajuste do acelerador.

O circuito do trator manual consiste em uma ignição eletrônica, um tanque de combustível, um carburador K60V, uma partida, um filtro de ar e um motor. A gama de motocultivadores oferece uma grande variedade de motores movidos a tração elétrica da rede CA - esses modelos são ideais para estufas e estufas, não geram resíduos tóxicos e, portanto, são seguros para plantas e pessoal de serviço. Dependendo da potência, os motocultivadores "Krot" são marcados da seguinte forma:

  • M - compacto;
  • MK - baixo consumo de energia;
  • DDE são poderosos.

Modelos

O progresso não fica parado e hoje foram desenvolvidas modificações bastante modernas que têm uma gama bastante ampla de funções: "Krot-OM", "Krot-2", "Krot MK-1A-02", "Krot-3" , e também "Mole MK-1A-01". Detenhamo-nos na descrição dos modelos mais populares de tratores de passeio "Mole".

MK-1A

Esta é a menor unidade equipada com um motor de carburador de dois tempos com parâmetros de potência de 2,6 litros. com. Apesar das características de tamanho e baixa potência, em tal motocultivadora podem ser cultivados terrenos bastante grandes, além disso, o baixo peso torna mais fácil mover o trator de passeio para qualquer local desejado. Essas instalações são usadas com mais frequência em estufas e estufas. O modelo não tem opção de ré e só pode andar para frente e em uma única marcha. Peso da instalação - 48 kg.

MK 3-A-3

Esta opção é muito maior que a anterior, seu peso já é de 51 kg, porém pode ser facilmente transportado no porta-malas de qualquer carro padrão.A unidade está equipada com um motor GioTeck altamente eficiente com uma capacidade de 3,5 litros. com. A diferença fundamental entre este modelo é a presença de um reverso e propriedades técnicas e operacionais aprimoradas, por isso é muito mais confortável e conveniente trabalhar com tal dispositivo.

MK-4-03

A unidade pesa 53 kg e está equipada com um motor Briggs & Stratton de 4 HP. com. Há apenas uma velocidade aqui, não há opção reversa. O motocultivador distingue-se por parâmetros melhorados de agarramento do solo em profundidade e largura, devido ao qual todo o trabalho agrícola necessário é executado de forma mais eficiente e eficiente.

MK-5-01

Este produto é muito semelhante ao anterior no seu design e características operacionais, difere na mesma largura e profundidade de aderência, mas o tipo de motor aqui é completamente diferente - Honda, que se caracteriza por uma maior resistência com a mesma potência.

MK 9-01 / 02

Motocultivador muito prático, equipado com um motor HAMMERMANN de 5 litros. com. A alta produtividade permite processar até mesmo solos virgens complexos em tal bloco, e as dimensões do dispositivo não criam problemas com seu transporte e movimentação.

Dispositivo

Os modelos de motocultivadores "Toupeira" têm, em sua maioria, uma estrutura semelhante. Os produtos são equipados com redutor de corrente, puxadores com painel de controle, estrutura de aço e suporte de fixação. Um motor é fixado na estrutura, que se comunica com o eixo da caixa de câmbio por meio de uma transmissão. As lâminas afiadas das fresas permitem trabalhar o solo a uma profundidade de 25 cm.

Existem alavancas nas alavancas que são responsáveis ​​por mudar a embreagem e a velocidade do motor. Os modelos mais modernos são equipados adicionalmente com um interruptor para trás e para a frente. Para um movimento eficaz existem rodas, podem ser simples ou emborrachadas. Se desejar, a distância entre eixos pode ser facilmente e simplesmente removida.

Os motores têm sistema refrigerado a ar, partida manual com cabo e sistema de ignição sem contato.

Os parâmetros do motor são os seguintes:

  • volume de trabalho - 60 cm3;
  • potência máxima - 4,8 kW;
  • o número de revoluções por minuto - 5500-6500;
  • capacidade do tanque - 1,8 litros.

O motor e a transmissão formam um único sistema. A caixa de câmbio é projetada para uma marcha, em regra, é acionada através da correia A750 e uma polia de 19 mm. A embreagem é espremida empurrando a alavanca como uma motocicleta convencional.

Anexos

Os modelos modernos podem ser agregados com várias opções de acessórios e equipamentos rebatidos, devido ao qual a funcionalidade do dispositivo é significativamente expandida.

Dependendo da finalidade, as seguintes opções para dobradiças e reboques são usadas.

  • Fresa. Necessário para arar o solo. Normalmente, são utilizadas fresas de aço fortes com um diâmetro de 33 cm para isso, assim como uma charrua reversível, ambas as dobradiças são fixadas ao cultivador pela parte traseira por meio de um engate de aço.
  • Hilling. Se você precisa amontoar as plantas, então você precisa usar dispositivos adicionais, enquanto os cortadores afiados são completamente removidos e em seu lugar são colocadas rodas com travas poderosas, e em vez do abridor localizado na parte de trás, um hiller é pendurado.
  • Remoção de ervas daninhas. Na luta contra o crescimento excessivo de ervas daninhas, um capinador sempre ajudará: ele é colocado diretamente no cortador em vez de facas afiadas. A propósito, se junto com o sachador você também colocar o abridor na parte de trás, então, em vez de sacar, ao mesmo tempo você vai bater nas suas plantações.
  • Plantando e colhendo batatas. Não é nenhum segredo que o cultivo da batata é uma tarefa muito trabalhosa e demorada, e a colheita requer ainda mais esforço e tempo. Para facilitar o trabalho, eles usam acessórios especiais - um plantador de batata e escavadores de batata. Semeadores têm características semelhantes, com a ajuda das quais você pode plantar sementes de qualquer grão e hortaliças.
  • Roçada. Um cortador é usado para fazer feno para animais de estimação.Para isso, as rodas pneumáticas são fixadas no eixo da caixa de engrenagens e, em seguida, as correias são colocadas nas polias da segadora de um lado e no cultivador do outro.
  • Transferência de líquido. Para organizar o fluxo de água para as plantações de um recipiente ou qualquer reservatório, uma bomba e estações de bombeamento são usados, eles também são pendurados em um cultivador.
  • Carrinho. É um equipamento rebocado utilizado quando é necessário transportar cargas pesadas de um local para outro.
  • Limpando a área da neve. Motoblocks também podem ser usados ​​no inverno, com a ajuda de limpadores de neve especiais, eles limpam com sucesso os territórios adjacentes e caminhos de neve (ambos recém-caídos e compactados) e modelos rotativos até mesmo lidam com gelo fino.

Com a ajuda de tais dispositivos, em questão de minutos, você pode fazer o trabalho que levaria várias horas se você tivesse que empunhar uma pá comum.

Manual do usuário

Motocultivadores "Krot" são unidades práticas e duráveis, porém as condições de operação do dispositivo têm um efeito importante em sua vida útil. Existem várias operações que cada proprietário de trator a pé deve realizar como regra e realizar regularmente:

  • limpeza da sujeira e lavadores de cultivadores;
  • inspeção técnica periódica;
  • lubrificação oportuna;
  • ajuste correto.

As regras de manutenção são extremamente simples.

  • Para o funcionamento do aparelho, devem ser utilizados motores das marcas A 76 e A 96, diluídos com óleo M88 na proporção de 20: 1.
  • Você deve monitorar constantemente a quantidade de óleo e adicioná-lo em tempo hábil, se necessário.
  • Os especialistas recomendam o uso de óleo de carro da marca M88, mas se não estiver disponível, você pode substituí-lo por outros, por exemplo, 10W30 ou SAE 30.
  • Ao final do trabalho com o cultivador, deve-se limpá-lo completamente de sujeira. Além disso, todas as suas peças estruturais e conjuntos são lubrificados com graxa e óleo. A unidade é removida para um local seco, de preferência aquecido.

Como as avaliações dos usuários mostram, a maioria das avarias e avarias do cultivador da marca "Krot" são reduzidas à única razão - contaminação de peças sobressalentes e componentes do mecanismo, pode levar aos seguintes problemas.

  • Com a contaminação significativa do carburador, o cultivador começa a superaquecer rapidamente e parar um pouco depois de ligar.
  • Quando depósitos de carbono aparecem no silenciador e nos orifícios do cilindro, bem como quando o filtro de ar está sujo, o motor muitas vezes não funciona com potência total. Menos comumente, a causa de tal quebra pode ser um aumento excessivo na tensão da correia ou uma falta de compressão.
  • Você não pode usar gasolina pura como combustível, ela deve ser diluída com óleo.
  • Por mais de 10 minutos, você não deve deixar a unidade em ponto morto, neste caso, o combustível é consumido de forma insignificante e, portanto, o virabrequim esfria muito lentamente, esquenta muito rapidamente e começa a emperrar.
  • Velas de ignição sujas são o principal motivo pelo qual o motor funciona intermitentemente.
  • Antes do primeiro lançamento do "Mole", deve-se rodar, o que acontece é que para qualquer trator de passeio as primeiras horas de operação são consideradas extremamente importantes, já que a carga sobre os elementos naquele momento é máxima. As peças levam tempo para polir com eficácia, caso contrário, você não poderá evitar os reparos subsequentes. Para fazer isso, o dispositivo é ligado por 3 a 5 horas e usado a 2/3 de sua capacidade, após o que você já pode usá-lo no modo padrão.

Outros problemas comuns incluem o seguinte.

  • É difícil inverter a marcha e a caixa de câmbio se comporta de maneira "suspeita" ao mesmo tempo. Nesta situação, faz sentido verificar a integridade do próprio componente, uma vez que na esmagadora maioria dos casos, a razão para este fenómeno é a deterioração dos elementos. Normalmente, é necessária a troca da caixa de câmbio e da ré, e você pode levar todas as peças, mesmo as chinesas.
  • O cultivador não arranca - existem problemas com a ignição, talvez rompimento do cabo e problemas no mecanismo da catraca, na maioria dos casos a situação é corrigida pela substituição habitual do cabo.
  • Não há compressão - para eliminar tal problema, o pistão e os anéis do pistão, bem como o cilindro, devem ser substituídos.

Avaliações

Os proprietários dos tratores de passeio da marca "Krot" distinguem a resistência e durabilidade desta unidade, neste parâmetro os produtos superam significativamente todos os análogos da produção nacional. Uma vantagem importante é a versatilidade da tração - quaisquer acessórios e reboques podem ser agregados a este cultivador, devido ao qual ele executa uma variedade de trabalhos no local e na área local.

Note-se que a "Mole" pode funcionar mesmo nas condições mais difíceis, em solos pesados ​​e virgens, para esta técnica uma crosta argilosa no solo não é um problema. Mas os usuários consideram a usina um ponto fraco, e o problema não poderia ser eliminado mesmo nas modificações mais modernas, a potência do motor muitas vezes não é suficiente e o próprio motor muitas vezes superaquece.

Porém, raramente o motor quebra, portanto, em geral, o recurso do aparelho agrada aos proprietários. Caso contrário, não há queixas - o quadro e a pega são bastante resistentes, pelo que não necessitam de reforço adicional, como acontece com a maioria dos cultivadores modernos, quando necessitam de ser alterados imediatamente após a compra.

A caixa de velocidades, a transmissão por correia, os cortadores e o sistema de embraiagem funcionam suavemente. Em geral, pode-se notar que o motocultivador "Krot" é um verdadeiro equipamento de potência profissional que a maioria dos residentes de verão e agricultores russos gostaram devido à combinação ideal de baixo custo, alta qualidade e uma ampla gama de funções adicionais. Os Motoblocks "Mole" são ideais para uso em chalés de verão, em casas de campo e em pequenas quintas e, com os devidos cuidados, têm servido fielmente os seus proprietários há mais de uma década.

No próximo vídeo você encontrará uma visão geral do cultivador Mole com motor chinês Lifan (4 CV).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário