Motocultivadores Husqvarna: alcance e recomendações de uso
A introdução de novas tecnologias e equipamentos na agricultura levou a um aumento na produtividade de muitas propriedades. Dentre os equipamentos de jardinagem exigidos hoje em dia, vale destacar os motocultivadores. Na lista de aparelhos demandados, o lugar de liderança é ocupado pelos equipamentos suecos da Husqvarna, que são procurados em todo o mundo.
Vantagens e desvantagens
Os equipamentos agrícolas suecos, de acordo com as avaliações dos proprietários, se destacam por uma série de características de alto desempenho. Além disso, em comparação com o resto do equipamento europeu no mercado, o equipamento é vendido a um custo aceitável. No entanto, para obter uma imagem mais completa de tais unidades, vale a pena considerar todas as características positivas e negativas dos modelos de cultivadores Husqvarna.
Entre as características positivas estão as seguintes.
- A gama de unidades apresenta-se numa grande variedade de dispositivos de várias capacidades e modificações, à luz dos quais qualquer consumidor poderá escolher um equipamento que satisfaça as suas necessidades individuais em termos de resolução de problemas agrícolas.
- Graças à instalação de motores Robin-Subaru, Husqvarna ou Briggs & Stratton potentes e eficientes em tratores de passeio, o equipamento se destaca por sua durabilidade e risco mínimo de danos, mesmo durante a operação de longo prazo.
- Os cultivadores Husqvarna podem ser equipados com uma função reversa. Esta característica da programação exclui situações em que o maquinário agrícola fica preso no solo, mesmo ao trabalhar com solo úmido.
- O fabricante se preocupou com a facilidade de operação de suas unidades, por isso a maioria dos modelos modernos possui uma alça de controle telescópica ergonômica removível, que pode ser removida se necessário. Este recurso é relevante para o transporte e armazenamento de cultivadores.
- Todas as máquinas são fabricadas com caixa de engrenagens que não requer manutenção adicional.
- Para proteger o operador durante as tarefas de cultivo do solo, muitos modelos possuem, adicionalmente, escudos em seus cascos que podem proteger contra torrões de sujeira. Além disso, eles protegerão as colheitas contra danos causados pelo dispositivo.
- O motocultivador Husqvarna possui pequenas rodas no corpo que permitem transportar o equipamento. Existem também unidades com uma alça de transporte.
- A configuração da tecnologia sueca envolve a partida manual do motor, tornando o dispositivo bastante fácil de colocar em funcionamento.
- Esta técnica se destaca por sua embreagem de correia de alta qualidade. Esta unidade tem uma longa vida útil e raramente falha. Além disso, o mecanismo é confiavelmente escondido da penetração de vários tipos de contaminantes de fora. Devido aos redutores de corrente, as unidades têm a capacidade de se mover não apenas para frente, mas também para trás.
- Na configuração básica, os motocultivadores contêm vários cortadores, por via de regra, um conjunto é composto por 2, 4 ou 6 peças. Em ação, esses elementos podem girar na direção da máquina ou contra ela.
Mas a técnica tem suas desvantagens.
- Uma vez que as máquinas de alto desempenho se distinguem por sua potência, também se destacam por suas dimensões impressionantes, o que limita significativamente o círculo de pessoas que podem operar as unidades.
- Dispositivos acionados por corrente requerem condições especiais de uso, pois qualquer objeto sólido que caia no cortador pode danificar toda a corrente.
Dispositivo
As unidades da classe pesada de equipamentos suecos são equipadas com motores americanos quatro tempos da marca Briggs & Stratton, já para os motoblocos das classes média e leve, o fabricante os coloca no mercado com motores da empresa asiática Robin-Subaru.
Apesar da origem, todos os mecanismos instalados se destacam pela alta qualidade e durabilidade. Além disso, os motores são leves e bastante econômicos em termos de consumo de combustível.
Uma característica da configuração dos motores a gasolina nos tratores de passeio Husqvarna é a disposição horizontal do virabrequim com válvulas suspensas. Esse arranjo facilita a partida dos motores, independentemente das condições de temperatura. Os dispositivos são iniciados manualmente.
As unidades funcionam com caixas de engrenagens do tipo corrente, graças às quais mesmo tratores leves podem lidar com o processamento de solos pesados e terras virgens.
Modelos e suas características técnicas
Existe uma gama bastante grande de máquinas agrícolas da Suécia no mercado.
A classificação do produto é a seguinte:
- Husqvarna T - máquinas recomendadas para pequenas áreas;
- Husqvarna TF - tratores manuais projetados para trabalhar em terrenos de tamanho médio;
- Husqvarna TR - máquinas pesadas para grandes áreas.
Vale a pena nos determos em detalhes sobre os mais populares.
Husqvarna TF 230
Trator de passeio pequeno e leve, equipado adicionalmente com um pára-choque especial para proteger o motor. O aparelho possui alça dobrável e roda no corpo para facilitar o transporte do aparelho.
O trator de passeio Husqvarna funciona com o motor com o mesmo nome e possui um interruptor de velocidade conveniente.
Husqvarna TF 324
Equipamento de jardim com motor americano. O motocultivador se distingue por sua facilidade de operação e vibração mínima durante o movimento. O design do dispositivo contém barreiras de proteção para evitar danos às plantações. O posto de controle está localizado na alça, o trator de passeio é equipado adicionalmente com uma relha.
Husqvarna TF 334
O dispositivo possui seis fresas, cujo movimento ocorre no decorrer do cultivador. A unidade opera em duas velocidades: 1 traseira e 1 dianteira. O aparelho pesa 56 quilos.
Husqvarna TR 430
O equipamento está equipado com grandes rodas, graças às quais a sua capacidade de cross-country é significativamente melhorada. O motocultivador contém dois pares de lâminas, cujo movimento é executado na direção oposta. O cultivador possui contrapesos no corpo para máxima produtividade e boa tração.
Neste modelo de técnica, a alça não dobra. A massa do trator de passeio é de 90 quilos.
Husqvarna TR 530
A popularidade da máquina se deve à profundidade e largura do cultivo do solo. O dispositivo possui 2 velocidades: 1 reversa e 1 direta. O trator de passeio opera com um motor asiático e um carburador. O volume do tanque de combustível é de 3,6 litros. Na configuração básica, a técnica é realizada com dois pares de cortadores.
Husqvarna T50 RS
Equipamento leve, com peso de 53 quilos, o trator de passeio inclui 4 cortadores, a troca de marchas é realizada por meio de um sistema embutido na alça.
Neste modelo, a alça pode ser ajustada em altura e ângulo de inclinação, o trator de passeio é compatível com a maioria dos acessórios, você pode instalar adicionalmente um limpa-neve.
Além dos dispositivos acima, a empresa sueca oferece máquinas de médio porte que também são procuradas no mercado:
- Husqvarna TF 338 9673168 01;
- Husqvarna TF 335;
- Husqvarna TF 225;
- Husqvarna TF 325;
- Husqvarna TF 434P;
- Husqvarna TF 224;
- Husqvarna TF 545P e outros.
Anexos
Para aumentar a funcionalidade dos dispositivos, o fabricante propõe equipar os tratores com vários tipos de acessórios e equipamentos rebocados. Assim, ao utilizar ferramentas auxiliares, é possível realizar não só o cultivo e a aração, mas também a sacha de cristas, amontoamento de culturas plantadas, formação de sulcos para semear ou regar as plantas. Além disso, equipamentos adicionais permitirão o uso de tratores para cortar feno e preparar ração animal.
Dentre as opções de componentes utilizados que podem ser acoplados ao trator portátil por meio de um acoplador padrão, destacam-se as seguintes:
- reboque;
- adaptador;
- hillers e cortadores planos;
- conjuntos de equipamentos de semeadura;
- cultivadores em forma de pernas;
- sopradores de neve.
Ao usar uma conexão de correia, os tratores de passeio Husqvarna de qualquer classe podem ser usados juntos:
- com um cortador;
- pulverizador;
- gerador;
- bomba de motor.
Existem também várias ferramentas adicionais que são projetadas para alguns modelos de dispositivo:
- cortadores de borda;
- arados giratórios;
- bicos para capinar canteiros;
- ancinho para o musgo.
Além disso, os tratores de passeio podem ser operados com rodas de grande diâmetro, que são vendidas separadamente.
Sutilezas de uso
Uma característica distintiva das máquinas agrícolas estrangeiras é a necessidade de reabastecer os aparelhos com gasolina, cuja graduação será de no mínimo 90. Quanto ao óleo, o fabricante recomenda a compra do tipo SAE-10W-30 para a caixa de câmbio.
Além disso, a unidade precisa de lubrificação regular de todos os mecanismos móveis. Para isso, devem ser usados lubrificantes de tipo universal com base à prova d'água.
A manutenção técnica preventiva do equipamento é reduzida a trabalhos regulares de limpeza relacionados ao filtro de ar do sistema. Para um trabalho produtivo, o mecanismo precisará ser processado a cada cinquenta horas de operação do equipamento. O filtro de combustível deve ser limpo duas vezes mais.
O fabricante nas instruções em anexo dá recomendações claras sobre a necessidade de manter certas unidades em tratores de passeio, como regra, não exige muito tempo e esforço.
Dentre os requisitos especiais, vale destacar a necessidade de rodagem inicial do equipamento após sua aquisição para retificação em todas as unidades da unidade. Esses trabalhos envolvem iniciar o dispositivo para operação em modo inativo por uma hora. Depois disso, com potência média, você deve correr no trator com ferramentas adicionais. É importante colocar óleo novo no trator manual e, em seguida, substituí-lo. Atenção especial deve ser dada à troca do retentor da caixa de engrenagens, bem como ao diâmetro do eixo do motor.
Para uma visão geral dos cultivadores Husqvarna, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.