Tudo sobre espinheiro de frutos grandes
O espinheiro de frutos grandes - um arbusto ou pequena árvore - pertence à família rosa. A planta tem um segundo nome - maçã do paraíso. A pátria do espinheiro-frutífero grande é a parte sudeste dos Estados Unidos. Na Rússia e em alguns outros países, o espinheiro é cultivado. É utilizada como decoração decorativa de um terreno pessoal, bem como com o objetivo de obter frutos saudáveis e saborosos. Compotas, xaropes, compotas e geleias são feitas com eles. Além do mais, quase todas as partes da planta (flores, frutos e folhas) são usadas para criar medicamentos.
Tipos e sua descrição
Mais de 1000 espécies de espinheiro são conhecidas pela ciência. Apenas 40 deles crescem no território da Rússia. Quase todos são arbustos baixos, atingindo uma altura não superior a 5 m. A floração ocorre de maio a junho, as inflorescências podem ser rosadas ou brancas, têm um cheiro específico. Os frutos são bastante grandes.
Vamos listar os tipos mais comuns de espinheiro de frutos grandes que crescem na Rússia.
-
Oriental. O arbusto atinge uma altura de 6 m, com uma característica distintiva é a ausência de espinhos nos troncos. Os frutos são muito grandes, de cor amarelo-alaranjada.
- Chinês. Um belo arbusto que é mais frequentemente usado como cultura ornamental. As bagas são coloridas em um tom vermelho vivo, cada uma delas pode chegar a 15-18 gramas de peso. Esta planta tem longos espinhos nas hastes. Particularmente grandes, atingem 5 a 6 cm de comprimento e os frutos são agridoces.
- Carne verde. Outro tipo de espinheiro. Difere em frutos de tamanho médio. A casca é marrom-avermelhada e a própria carne é esverdeada. As bagas têm um sabor doce, têm alguma adstringência. Vale ressaltar que o amadurecimento ocorre em junho, mas eles não caem dos galhos até o final do verão.
- Canadense. Outra espécie varietal de espinheiro. As características distintivas são folhagem densa e densa, bem como frutos bastante grandes.
Estas não são todas as variedades de espinheiro-alvar, mas apenas as mais populares delas. Eles são cultivados em quase todas as regiões: no sul, nas regiões do norte, no centro da Rússia, incluindo na região de Moscou.
Aterrissagem
O espinheiro de frutos grandes pertence à categoria de plantas cultivadas despretensiosas. As mudas de espinheiro criam raízes melhor na primavera, mas você também pode plantá-las no outono. Neste último caso, deve ser feito 2 meses antes da primeira geada, ou seja, o mais tardar nos primeiros dias de setembro.
Para que o arbusto fique o mais confortável possível, recomenda-se alocar um local elevado e não sombreado de todo o local. Mas uma pequena sombra não causará um mau desenvolvimento. No entanto, para uma rica colheita, é ainda melhor não se arrepender do prado ensolarado.
Para plantar mudas, recomenda-se cavar buracos com cerca de 80 cm de profundidade. A drenagem é necessariamente criada na parte inferior. Pode ser feito de tijolos quebrados ou pequenas pedras. Você pode adormecer com uma mistura de húmus e areia. Deve ser pingado com a mesma composição.
Nos primeiros dias após o plantio, é necessário regar com frequência. Quando a planta finalmente fica mais forte, é permitido que a rega seja menos abundante. É possível transplantar o espinheiro para um novo local apenas em tenra idade, a saber: nos primeiros 5 anos após o plantio. Então, o arbusto escavado não criará mais raízes em outra área.
Você pode fazer vários de um arbusto em sua trama pessoal. A criação de Hawthorn envolve três métodos principais.
-
Estacas.
-
Plantar sementes.
-
Enxerto.
Se a propagação de sementes for escolhida, apenas os maiores espécimes devem ser usados. Eles têm uma capacidade de germinação aumentada. Por 24 horas, os grãos devem ser embebidos em água, depois enxugados com areia e colocados por mais um dia em solução de nitrato de potássio a 1%. Após este tratamento, as sementes são plantadas em pequenos vasos. É permitida a transferência para terreno aberto somente quando o broto é finalmente fortalecido.
Para propagação por estacas, é necessário escolher as raízes, cuja espessura é de 24-25 mm. Formam segmentos de 8 cm. Em um ligeiro ângulo, são lançados em solo fértil de forma que não fiquem mais de 2 cm na superfície. Para criar um efeito estufa, cubra com filme plástico. Isso é necessário para que o crescimento se intensifique. Na primavera, as estacas devem ser separadas da planta principal e plantadas na área selecionada.
As formas de jardim na maioria das vezes se reproduzem por meio de enxertos. Quase qualquer planta de espinheiro pode ser usada como porta-enxerto. A opção ideal seria um arbusto de dois anos. A melhor época para se vacinar é de julho a agosto.
Cuidado
Hawthorn não requer nenhum cuidado especial. O processo é padrão e inclui vários pontos.
-
Rega intensiva durante os períodos de seca.
-
Poda ramos secos e doentes para dar um aspecto bonito ao arbusto.
-
Formação do arbusto correto.
Para não prejudicar o arbusto, os frutos devem ser colhidos com muito cuidado e, melhor ainda, cortados com tesoura.
No verão, é suficiente regar o espinheiro uma vez a cada 2-3 semanas. Um arbusto requer cerca de 10 litros de água. Se o verão for seco, o volume e a frequência da rega podem ser ligeiramente aumentados à medida que o solo seca. Pulverizar as folhas de um borrifador não é necessário.
Para para apoiar a planta, às vezes você pode alimentá-la. Os fertilizantes são aplicados na primavera, antes da floração. Slurry é a melhor opção. Um balde de 10 litros é suficiente para cada arbusto.
Se o arbusto for bem cuidado, ele formará uma bela coroa por si só. Nos casos em que é apertado para ele, a coroa assumirá uma forma incompreensível. Para corrigi-lo, é necessária uma poda oportuna. O procedimento é realizado na primavera. Recomenda-se remover ramos secos.
Se o arbusto for varietal e for cultivado para a obtenção de frutos, recomenda-se a realização de podas internas. Caso contrário, os galhos ficarão muito próximos uns dos outros, o que atrapalhará o desenvolvimento e a formação dos frutos.
Os cuidados com Hawthorn incluem proteção contra doenças e todos os tipos de pragas. Considere as doenças arbustivas mais comuns.
-
Ferrugem É uma doença fúngica que surge como resultado de um ataque de fungos da ferrugem. Primeiro, a doença atinge as folhas e, se não for tratada, vai para a parte do caule. Um sintoma visual marcante é o aparecimento de manchas vermelhas na folhagem que externamente se parecem com ferrugem. Para se livrar da doença, recomenda-se realizar o tratamento com sulfato de cobre ou calda bordalesa. Antes do tratamento, é melhor remover as partes doentes da árvore.
-
Oídio, cujo principal sintoma é uma teia de aranha desabrochando nas folhas e nos brotos. Para se livrar da doença, as partes afetadas são removidas e, em seguida, o tratamento desinfetante é realizado com soluções como "Vector", "Cumulus" ou "Skor". Para consolidar o resultado obtido, pulverizações adicionais são realizadas aproximadamente 2 semanas após a primeira.
-
Mancha marrom - uma doença não menos comum para o espinheiro. O principal sintoma é o aparecimento de manchas marrons nas folhas. O líquido bordalês ou a solução de oxicloreto de cobre são usados como medicamentos para esse caso.
Às vezes, os arbustos de espinheiro são atacados por pragas. Um dos mais comuns é o pulgão da maçã verde, que é atraído pela seiva do espinheiro. Se a invasão for grande, isso é muito prejudicial para a planta: os brotos ficam deformados e as folhas caem prematuramente. Para se livrar da praga, recomenda-se fazer o tratamento com alho ou infusão de tabaco.
Outra praga que também se alimenta de seiva é o inseto da cochonilha. Para destruir a praga, a planta é tratada com "Karbofos" ou "Fufanon".
Às vezes, os arbustos são atacados por vermes dos botões das rosas. Na fase inicial, a praga põe ovos sob a casca da planta. Depois de um tempo, as lagartas aparecem dos ovos, que causam os principais danos. Sua comida são ovários e botões, então as lagartas são capazes de reduzir a quantidade de colheita futura várias vezes. Você pode coletá-los em uma jarra e jogá-los longe do canteiro, mas é melhor borrifar a planta atacada com clorofos.
Se você cuidar dos espinheiros de maneira oportuna e correta, poderá obter frutas grandes, saborosas e saudáveis, além de usar os arbustos como decoração de seu terreno pessoal.
O comentário foi enviado com sucesso.